domingo, 8 de janeiro de 2017

Outras Promoções e brindes dos gibis da Turma da Mônica

Há algum tempo falei de promoções e brindes que saíram nos gibis da Editora Abril e Globo. Encontrei outras também bem interessantes e nessa postagem mostro essas outras promoções, nas 2 editoras, através de propagandas e capas.

Em relação a brindes, foram vários que sairam, principalmente na Editora Abril. Destaco dessa vez 2 brindes bem marcantes. Em 1978, teve os adesivos fofinhos do tipo cole e descole, em que vinham encartados nos gibis da Mônica, Cebolinha, Pelezinho e Destaque e Brinque, de fevereiro e março daquele ano. As capas dos gibis já eram diferentes, sendo divididas ao meio, com metade de cima com ilustração da capa e metade de baixo com anúncio dos adesivos. Abaixo, capa do 'Cebolinha Nº 61', com alusão ao brinde.

Capa de 'Cebolinha Nº 61' (Ed. Abril, 1978)

Tiveram adesivos da Mônica, Cebolinha, Cascão Bidu, Pelezinho e Cana Braba. Ou seja, os personagens principais da Turma da Mônica (detalhe sem Magali) e mais os da Turma do Pelezinho, recém lançada até então.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 61' (Ed. Abril, 1978)

Já nos gibis de fevereiro de 1979, tiveram jogo de botão completo e de amarelinha, comprando as 3 revistas principais daquele mês. Em 'Mônica Nº 106', ganhava as peças de um time do jogo de botão de salão e amarelinha. Em 'Cebolinha Nº 74', eram as peças do outro time. E em 'Pelezinho Nº 19', ganhava as cartelas dos jogos. Interessantes todas as capas fazerem referência aos brindes, só com imagem dos personagens dentro de uma estrela. Abaixo, uma propaganda desses brindes e mostrando como foi a capa de 'Mônica Nºª 106'.

Propaganda tirada de 'Pelezinho Nº 19' (Ed. Abril, 1979)

Agora em relação a promoções, tiveram várias ao longo dos anos 80. Em 1983, teve a promoção "Poupa na Haspa" que ganhava um disco da Turma da Mônica ao abrir uma poupança no banco. Uma parceria da MSP com  o banco "Haspa" para incentivar crianças abrirem caderneta de poupança. 

Nela, a criança tinha que comprar as revistas de  Mônica, Cebolinha, Cascão e Chico Bento. Então, tirava o selo do Cebolinha que vinha nas revistas. Depois, teria que ir ao banco "Haspa" abrir uma caderneta de poupança e fazer depósito que aí ganhava um disco "Cante com a Turma". A promoção durou entre junho a 15 de outubro de 1983. As revistas estampadas eram de junho: 'Mônica Nº 158', 'Cebolinha Nº 126', 'Cascão Nº 23' e 'Chico Bento Nº 23'.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 128' (Ed. Abril, 1983)

Teve também em 1983, teve a promoção do café "Pelé" para ganhar uma bola do Pelezinho. Do tipo "juntou, ganhou", bastava juntar 8 embalagens do café "Pelé" que ganhava uma bola, que trocava em pontos especializados.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 19' (Ed. Abril, 1983)

Ainda em 1983 teve o concurso para a escolha do nome do coelhinho de pelúcia da Mônica. Antes da promoção, era chamado apenas de "coelhinho", mas com a promoção, os leitores puderem escolher o nome para ele. Consistiu de ir ao Barra Shopping (Rio de Janeiro), BH Shopping (Belo Horizonte), Ribeirão Shopping (Ribeirão Preto) ou Morumbi Shopping (São Paulo) e preencher lá um cupom colocando qual o nome que devia chamar o coelhinho da Mônica. 

O nome escolhido foi "Sansão" e a ganhadora foi Silvia Roberta Facci Capri, uma menina de 2 anos. Teve uma festa em cada shopping para celebrar o batizado do Sansão com os ganhadores. A apuração com os ganhadores, mais fotos do batizado do Sansão saiu em 'Mônica Nº 160'.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 160' (Ed. Abril, 1983)

Já na edição seguinte, teve uma história especial, mostrando o batizado do Sansão na história de abertura "Sansão! Esse é nome do meu coelhinho!". Porém, essa não foi a primeira história com o nome Sansão em uma história. Em 'Mônica Nº 160' mesmo, por descuido da MSP, o nome havia sido revelado na história de abertura "Uma história de circo". Abaixo, a capa de 'Mônica Nº 161'.
Capa de 'Mônica Nº 161' (Ed. Abril, 1983)

Em 1987, teve a promoção "Toque mágico da sorte" da Hering. Nos gibis vinha uma página com um cupom para preencher os dados e formar uma frase completando "A música é". As frases mais criativas ganhavam piano Amadeus Preto, Pianíssimo 37, Linha Completa de Instrumentos musicais da Turma Mônica, Piano e gaitinha da Mônica. Não dá informações de regulamento, de quantos ganhadores para cada prêmio. Mesmo assim uma promoção bem interessante.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 10' (Ed. Globo, 1987)

Ainda em 1987, teve a promoção "É comendo bicicleta que ganha biscoito". Um trocadilho bem criativo para mostrar que a promoção dos biscoitos "Cory". Nela, tinha que criar um desenho do Chico Bento medindo 22 X 32 cm, juntar 2 embalagens dos biscoitos "Cory" e enviar para o endereço indicado junto com os dados da criança, para ganhar bicicletas, bonecos infláveis do Chico Bento medindo mais de 1 metro de altura e camisetas. Os resultados eram divulgados uma vez por mês na TV entre outubro a dezembro de 1987 no "Programa do Bozo", do canal TVS (atual SBT).

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 23' (Ed. Globo, 1988)

Em 1989 teve a promoção "Desenhe uma casa para os bonequinhos Din e Don", dos brinquedos "Rosita". Os leitores tinham que desenhar uma casa para Din e Don e enviavam para a Editora Globo, junto com seus dados. Tinha prêmios para os 30 primeiros colocados. O primeiro classificado ganhava um Minibug. Os demais ganhavam bicicletas, skates, brinquedos "Rosita" e assinaturas das revistas da Turma da Mônica, de acordo com a classificação. O resultado foi divulgado em 'Mônica nº 33', de setembro de 1989.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 65' (Ed. Globo, 1989)

Em 1990, foi a vez da promoção "Descubra o artista que existe em você". Nela, o leitor tinha que pintar a ilustração da Mônica e Cebolinha, preencher seus dados (com detalhe de ser em letras de forma ou máquina de escrever) e enviar para a editora. Os 60 primeiros colocados ganhavam mochilas da linha "Turma da Mônica Line", da Coleção Infantil "Ika". Trabalhos podiam ser enviados até março de 1990 e a apuração dos resultados foi divulgada em 'Mônica Nº 42', de junho de 1990.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 38' (Ed. Globo, 1990)

Como podem ver eram bastante comuns essas promoções e brindes. Serviam para alavancar as vendas dos gibis, afinal eram muitos títulos a vendas de várias editoras e ai estimulava mais a comprar. Hoje todas muito raras de se ver, principalmente encontrar esses prêmios vendidos por aí.

Para saber sobre os brindes e promoções das Editoras Abril e Globo e suas curiosidades, entre aqui:

20 comentários:

  1. pelo menos nesse tempo as propagandas não eram enganosas,hoje a MSP não faz mas essas promoções,porque se um ganha as mamães choronas iriam reclamar que estavam enganando seus cocozinhos (filhos)

    ResponderExcluir
  2. A propaganda do jogo de botão e da amarelinha me lembra um pouco a capa do gibi da Mônica coleção Coca Cola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, lembrei disso na hora. Essas devem ter inspirado para as capas da Coleção Coca-Cola.

      Excluir
  3. Gostei e achei curioso do batismo do Sansão, rs ;)

    ResponderExcluir
  4. Sim, vários gibis da Editora Abril tinham seus brindes e promoções. Algumas promoções eram até da editora e englobavam todas as revistas, como a Cartela Milionária. Na Globo também tiveram suas promoções de editora, como mostrei na outra postagem.

    ResponderExcluir
  5. Se já há muito tempo não davam brindes, agora em tempos de crise muito menos. Foi fase de promoções até os anos 90. Depois pararam com isso. Em todas as editoras.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Interessante nome de vpersonagem com referência à cachaça. Outros tempos. Não sei como não mudaram isso quando republicaram histórias do Pelezinho na Panini. Só faltava.

      Excluir
    2. Chico Bento????? Que voce apareceu

      Excluir
  7. Muito interessantes! Seria legal se houvessem promoções desse tipo atualmente.

    ResponderExcluir
  8. Eu tive esse disquinho da Haspa. Fiz meus pais abrirem a tal poupança na época hehe

    Interessante que o disquinho não era de vinil. Era de plástico maleável transparente, com uma figura da turma dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. O que os pais não faziam rs. Quantas músicas vinham nele?

      Excluir