sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Histórias semelhantes 3: "Olhando para cima"

Nessa postagem mostro 2 histórias mudas semelhantes que envolveram personagens olhando para cima,  atraindo multidão. A versão original foi com o Cascão e publicada em 'Mônica Nº 14' (Ed. Abril, 1971) enquanto que a 2ª versão com o Do Contra saiu em 'Cebolinha Nº 108' (Ed. Globo, 1995).

Capas: 'Mônica Nº 14' (Ed. Abril, 1971) e 'Cebolinha Nº 108' (Ed. Globo, 1995)

Baseada na ideia de que quando uma pessoa olha para cima, todos querem saber o motivo que está olhando e , fizeram essas histórias.A história de 1971 foi sem título, com 4 páginas em que o Cascão olha para cima de repente, Aparece o Cebolinha e olha para cima para saber o que estava olhando. Depois vem Mônica e vai aparecendo outras pessoas, todas olhando para cima, formando uma multidão. 

Trecho da HQ do Cascão ('Mônica Nº 14' - Ed. Abril, 1971)

Então, Cascão começa a movimentar a cabeça e é confirmado que ele estava olhando para cima por causa de torcicolo. Mas, ele repara que todos estão olhando para cima e resolve olhar também para saber o motivo.

Trecho da HQ do Cascão ('Mônica Nº 14' - Ed. Abril, 1971)

De curiosidades nela são as pessoas pintadas tudo de azul, um recurso muito utilizado em gibis da Editora Abril na época, em vez de pintar normalmente, Não era só gibis da Turma da Mônica, todos tinham, principalmente os da Disney. E foi primeira história da MSP que não foi desenhada pelo Mauricio de Sousa,e, sim, por colaboradores do estúdio.

Trecho da HQ do Cascão ('Mônica Nº 14' - Ed. Abril, 1971)

Depois em 1995, teve uma história semelhante, com o título "Do Contra olhando para cima" só que dessa com 1 página e foi com o Do Contra. Nela, ele está olhando para cima e começa a aparecer a Mônica, depois o Cebolinha, e os outros personagens formando multidão. Todos olhando para cima. Do Contra percebe que todos estão fazendo o mesmo por ele, aí resolve olhar para baixo.

HQ "Do Contra olhando para cima" ('Cebolinha Nº 108' - Ed. Globo, 1995)

Como podem ver o enredo é semelhante, mas o motivo dos personagens olharem para cima foi diferente. Com o Cascão foi por causa de torcicolo e com o Do Contra ele olha por pirraça, pra ser diferente dos outros, De semelhante foi a Mônica e Cebolinha como os primeiros personagens que aparecem com o personagem protagonista, embora invertendo a ordem de aparição. Entre as 2 eu gostei mais da versão de 1971 com o Cascão.

17 comentários:

  1. Verdade, bem notado. No máximo umas sombras embaixo dos pés deles

    ResponderExcluir
  2. autor tem um erro,vc colocou 1971 na história de 1995....eu também gostei da versão de 1971 ela é bem mais real parece que realmente está acontecendo algo la em cima beijos<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira é melhor mesmo. Obrigado por avisar. Erro corrigido. Beijos

      Excluir
  3. Eu gostei das duas. São estilos diferentes, cada um no seu tempo, ambas bem feitas.

    ResponderExcluir
  4. A do Cascão foi mesmo a melhor! Lembrando que essa foi única aparição da Magali no gibi inteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem reparei que Magali só tinha aparecido nessa história no gibi todo. E detalhe que foi só 1 quadrinho. Realmente ela não era considerada personagem principal.

      Excluir
  5. Quanta curiosidade hehe. O legal é o pessoal ficar um tempão parado, mesmo sem ver nada de estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando viam que não tinham nada, podiam seguir seu caminho. Mas bacana assim

      Excluir
  6. Oi Marcos, me tira uma dúvida. Eu assinei o pacote da Panini com as revistas solos da turma. Sabe se elas costumam sair com histórias das "turmas secundárias" tipo do Penadinho, da mata, da Tina, do Bidu, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos os gibis têm histórias também com secundários, inclusive os gibis da Magali.

      Excluir
  7. Engraçado... eu poderia jurar que lembro de uma historinha parecida com essas, mas com o Cebolinha olhando pra cima, mas observando a ponta de um dos cabelos. Dessas duas, lembro de ter lido a do Do Contra, mas tenho quase certeza de que havia essa versão do Cebolinha também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outras também seguindo esse estilo, ou pelo menos o tema principal de olhar pra cima. :)

      Excluir
    2. Sim, já vi mais duas versões. Essa do cabelo que você mencionou e uma outra em que Dona Cebola aparece no final dizendo que levaria ele para a consulta para resolver o torcicolo.

      Excluir
  8. eu gostei mais da do Do Contra, pois uma vez Do Contra, sempre Do Contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk. sim, focaram na característica dele. Olhou pra cima só pra pra ser diferente.

      Excluir
  9. Calças e Calções pretos muitos usam: Franjinha, Cebolinha, Quinzinho, Hiro, Pelezinho, Xaveco, Zé Luís, Zé da Roça e Anjinho, o Titi usa camisa preta e amarela, das meninas a maioria usa vestido, ou seja, uma peça de roupa, cores efetivas parece-me que só Mônica e Magali, na Turma da Mônica as cores das peças de cima é que costumam ficar relacionadas aos personagens que na maioria são meninos. Concluindo, será que no caso do Do Contra Mauricio viu no preto a cor da contrariedade?

    ResponderExcluir