domingo, 6 de novembro de 2016

Piteco: HQ "Para provar o seu amor"


Mostro uma história do Piteco ajudando o seu amigo a pegar uma presa de um monstro terrível para dar de presente para namorada. Com 6 páginas, foi publicada originalmente por volta de 1983, e republicada no 'Almanaque da Mônica Nº 24' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 24' (Ed. Globo, 1991)

Nela, enquanto casal Torg e Luma estavam namorando, Torg fala que ela é o único amor da sua vida e então Luma manda provar. Torg diz que poderia pegar uma flor do alto da montanha que nenhum homem pegou ou atravessar todo o pântano para pegar a rosa azul, a mais rara do planeta. Luma não queria nada disso, e, sim uma presa do monstro Grande Jujuba para adornar o seu cabelo. Torg pergunta se quer que ele morra, e Luma não volta atrás, falando que trazendo a presa era a forma de provar o seu amor.


Torg fica desesperado, se perguntando se a namorada não gosta dele e quer se ver live dele. Nisso, Piteco chega e pergunta ao amigo o que houve. Ele conta a história e Piteco diz que é melhor arrumar outra namorada menos exigente. Torg fala que gosta da Luma e resolve enfrentar o Grande Jujuba. Piteco resolve ir atrás e ele agradece, falando que é um amigão ou não bate bem da cachola.

Eles vão atrás do Grande Jujuba, percorrendo a aldeia toda, cada vez mais neblina enquanto eles andavam e Piteco no caminho lembra que o Grande Jujuba não gosta de ser incomodado e Torg responde que é um risco de tem que correr. Até que encontram o Grande Jujuba, veem que é um monstro feio com presas enormes e se assustam. Grande Jujuba pergunta o que eles querem e Piteco responde que estão só de passagem. O monstro manda caírem fora senão vai devorar os dois.


Piteco e Torg correm e ficam atrás de uma pedra, esperando o Grande Jujuba dormir para atacarem. Quando dorme, Piteco acerta com sua clave a cabeça do Grande Jujuba, que desmaia. Eles tentam tirar a presa do monstro e aí tem a surpresa de que era apenas um velho disfarçado. Piteco pergunta aonde está o Grande Jujuba verdadeiro  e o velho diz que não existe, que história de monstro foi invenção dele para ficar sossegado lá, longe das pessoas e poder meditar em paz.


Torg ri e fica imaginando o que o povo de Lem vai achar quando descobrirem a verdade. O velho diz que para não contarem para ninguém porque o povo vai ficar furioso e vai acabar com a paz dele. Pede ainda, para irem embora, mas entrega a presa da fantasia para eles, e, então, Piteco e Torg vão embora, prometendo que não vão contar para ninguém. No final, o velho volta para sua caverna e ai a gente descobre que existia sim o Grande Jujuba, que era o bichinho de estimação do velho, e inventou a fantasia para não perturbá-lo.


Essa história é muito legal com Piteco e seu amigo enfrentando um suposto monstro brabo. E, de certa forma, tem mensagem se vale a pena fazer de tudo, enfrentar tanto risco só para agradar ma namorada exigente ou uma pessoa que quer bem. A história até lembra um pouco os desenhos do Scooby Doo, em que pessoas se disfarçam de monstros por interesses próprios, sendo que dessa vez o monstro existia mesmo. Com Scooby Doo, os monstros não existiam, em quase todas as temporadas.


Era normal a clava do Piteco ter prego para dar graça e mostrar absurdo, além de mostrar que vai machucar as presas nas suas caçadas. Desde o final dos anos 90, não aparece mais prego na clava do Piteco, por causa do politicamente correto e para não mostrar absurdo de existir prego na pré-história. Outros pontos incorretos, além do tema de caçar presa de animal, mesmo sendo um monstro,  as palavras "droga" (que era extremamente falada na época, tranquilamente) e "idiota" seriam mudadas se republicassem de novo hoje em dia.


Os traços muito bons, bem característicos dos anos 80. Na postagem a coloquei completa. Lembrando que esses personagens Torg, Luma, o velho e Grande Jujuba que contracenaram com o Piteco só apareceram nessa história, como era costume de personagens aparecerem apenas em uma história e depois não serem aproveitados depois.

8 comentários:

  1. Nunca tinha lido antes..bem bolada e traço bacana..gostei, valeu, Marcos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante mesmo e os traços muito bons, como sempre na época. Valeu.

      Excluir
  2. Então existem monstros no universo do Piteco? Em outra história que encontrei no seu blog, "O Rapto da Thuga", vemos um dragão e um ciclope fazendo parte de um grupo de bandidos, além de um homem de duas cabeças. Você se lembra de outras histórias onde aparecem monstros?

    Gostei bastante do blog, ando procurando histórias do Piteco e seu site ajuda bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes aparecia monstros e seres de fantasia nas histórias do Piteco, assim como animais que não existiam na pré-história como tigres dentes-de-sabre, coelhos, etc. Isso vai de cada roteirista. Isso era pelo menos nas histórias antigas, atualmente são mais coerentes em relação a isso, colocando mais dinossauros mesmo.

      Valeu por ter gostado do Blog, tme outras histórias do Piteco aqui também.

      Excluir