terça-feira, 29 de novembro de 2016

Capas Semelhantes (Parte 23)

Nessa postagem mostro capas semelhantes em que primeiro saiu em um gibi convencional e depois fizeram outra com a mesma piada em um almanaque, ou vice-versa. Todas envolvendo a Editora Globo, menos a do Almanaque do Cebolinha que foi da Panini. 


Cascão Nº 38 X Almanaque da Mônica Nº 29

Cascão em um elevador incomodando os outros por causa do seu cheiro. Foi publicada primeiro em 'Cascão Nº 38', de 1988, mostra o lado interno do elevador fechado, com o Cascão tranquilo, nem aí se estava incomodando os outros e os personagens que apareceram foram secundários, inclusive um cachorro. Depois fizeram outra versão, publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 29', de 1992, mostra o elevador visto do lado de fora aberto e estava lotado, só aparecendo personagens conhecidos da turma e Cascão sabendo muito bem que que estava incomodando. Podiam ter publicado essa em algum Almanaque do Cascão.



Cebolinha Nº 32 X Almanaque do Cebolinha Nº 3

Mônica sendo comparada a uma caveira dentuça. A versão original saiu em 'Cebolinha Nº 32', de 1989, eles estão como piratas, sendo que a piada foi referente á história de abertura "A caveira dentuça", em que Mônica, Cebolinha e Cascão vão atrás de um tio da Mônica em uma ilha. Já na 2ª versão, de 'Almanaque do Cebolinha Nº 3', de 2007, eles estão como arqueólogos e a piada da caveira dentuça foi normal, sem fazer referência a alguma história de abertura. De curiosidade, a edição 'Cebolinha Nº 32' foi a verdadeira "Nº 200", se não tivesse reiniciado a numeração quando foram para a Globo.



Magali Nº 65 X Almanaque da Magali Nº 42

Magali como Cinderela comeu toda a abóbora que era a carruagem. Na versão original, de 'Magali Nº 65', de 1991, só aparece a Magali, o motorista e os cavalos da carruagem espantados com a façanha dela. Já na versão publicada em 'Almanaque da Magali Nº 42', de 2004, são os personagens da turma, incluindo secundários, que ficaram espantados. Os cavalos olham também para ela. Em almanaques tinham  essa ideia de vários personagens reunidos e ai por isso teve essa adaptação.



Magali Nº 176 X Almanaque da Magali Nº 35

Magali exibindo seu jet-ski de banana. Na versão original, de 'Magali Nº 176', de 1996, só aparece a Magali na capa e foram utilizadas 2 bananas para formar o jet-ski. Já na versão de 'Almanaque da Magali Nº 35', de 2002, aparecem junto com ela a Mônica, Cebolinha e Dudu e foi só uma banana.



Almanaque do Chico Bento Nº 50 X Chico Bento Nº 406

Chico lendo gibi e as figuras folclóricas atrás dele querendo ler também. Saiu primeiro em 'Almanaque do Chico Bento Nº 50', de 1999, com eles na rua em cima de um tronco de árvore, com o Chico aceitando numa boa os seres folclóricos lendo atrás dele, aparecem Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça, Curupira e Cuca e estão lendo o próprio Almanaque do Chico Bento Nº 50. Já na versão de 'Chico Bento Nº 406', de 2002, eles estão na varanda da casa do Chico, que estranha os seres atrás dele, aparecem os mesmos seres, só mudando a Cuca pela Sereia e estão lendo um gibi da Mônica.



Dessa vez eu preferi as primeiras versões de cada uma. Em breve posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

18 comentários:

  1. Entre essas capas, praticamente todas ficaram empatadas pra mim, mas eu preferi a primeira versão de todas, exceto a da Magali no jetski, que eu prefiro a segunda versão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei das primeiras versões de todas. Mas as 2 versões de todas bem desenhadas.

      Excluir
    2. Verdade, esse ficou bem equilibrado. Aguardo um próximo post sobre histórias semelhantes!

      Excluir
  2. Marcos, vc preferiu qua versão desta vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras versões de cada. Ficou omitido no texto, já mudei.

      Excluir
  3. Respostas
    1. É mesmo, que detalhe bacana, nem tinha reparado, kkk

      Excluir
    2. Ficou engraçado, ajudou a mudar um pouco. Hoje em dia seria maiô fechado.

      Excluir
  4. Todas muito boas achei e ao que lembro só tenho o Almanaque da Magali Nº 35 na coleção! ;) http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pra mim a primeira do Cascão é a mais engraçada de todas. Essas capas simples do Cascão fazendo piada com a sujeira dele, eram muito engraçadas. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, adorava as capas do Cascão com piadas de sujeira e fugindo d'água

      Excluir
  6. dessa vez prefiro todas as segundas versões, prefiro as capas com muitos personagens da turma e cores mais claras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capas de almanaques eu gostava com muitos personagens, inclusive aparecendo secundários. Já não gostava de secundários aparecendo nos gibis normais por tirar o universo deles. Já almanaques gostava. Vai entender.

      Excluir
  7. Qual a diferença da revista original pro almanaque ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As revistas originais têm histórias inéditas e os almanaques são republicações de histórias que já saíram.

      Excluir
  8. Sobre essas capas das bananasda Magali, nenhuma das duas é com jet skis. A primeira tem as bananas como esquis aquáticos, e a segunda é um banana-boat.

    ResponderExcluir