quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Propagandas anunciando brinquedos (Parte 9)

Nessa postagem mostro algumas propagandas de brinquedos que sairam nos gibis da Editora Panini entre 2009 a 2015.

Nessa fase com tecnologia bem em alta, as propagandas são bem poluídas visualmente, cheias de efeitos e cores, além da maioria das imagens dos personagens ao fundo serem apenas inseridas nas propagandas através de desenhos digitais já existentes em vez de criarem as próprias ilustrações a mão. Se tornam muito feias assim, nem de longe lembram as antigas até os anos 90. Outro detalhe que a partir de 2012, todas as propagandas passaram a ter um texto "Informe Publicitário" bem grande, para frisar bem que aquilo não é história e sim uma propaganda, como se as crianças não conseguem distinguir uma história de uma propaganda.

Em 2009 teve o anúncio dos novos quebra-cabeças da Turma da Mônica pela "Grow". Foram 6 variações diferentes, com temas com os personagens no Egito, no conto de fadas, em situação cotidiana deles, entre outros, e eles variavam entre 16 a 100 peças, de acordo com o escolhido. Na propaganda, eles colocaram o brinquedo como "puzzles", com o nome em inglês. Anúncio ilustrado só com os quebra-cabeças.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 28' (Ed. Panini, 2009)

Em 2010, a "Grow" lançou o boneco rockeiro do Cebolinha. O diferencial é que ele tocava guitarra e cantava uma música, que colocaram a letra na propaganda. Ilustrada com o boneco e também com ele na embalagem.

Propaganda tirada de 'Coleção Histórica Nº 20 - Cebolinha Nº 20' (Ed. Panini, 2010)

Também em 2010 teve lançamentos das bolhas de sabão, ioiôs e piões da marca "BrasilFlex". As bolhas de sabão foram com Mônica e cebolinha, os piões tiveram 1 de cada um dos 4 personagens principais e os ioiôs foram dois modelos com presença dos 4 personagens. Propaganda ilustrada pelos brinquedos apenas.

Propaganda tirada de 'Coleção Histórica Nº 20 - Chico Bento Nº 20' (Ed. Panini, 2010)

Em 2012 teve a propaganda dos brinquedos Pula-Bola e Jogo de Boliche, da "PlastBrinq". Cada um deles tiveram 2 versões, sendo um da "Mônica e Magali" com cor rosa, voltados para as meninas e "Cebolinha e Cascão" com cor azul e verde e voltados para os meninos.

Propaganda tirada de 'As Melhores Histórias do Pelezinho Nº 1' (Ed. Panini, 2012)

Foram lançados 6 novos brinquedos da marca "Brincadeira de Criança" em 2013. Foram "Lousa de desenho", "Kit Pintura", "Aprendendo as cores", "Primeiras contas" e "Vamos soletrar". todos, então, voltados a crianças pequenas, que estão começando a vida escolar.

Propaganda tirada de 'As Melhores Histórias do Pelezinho Nº 5' (Ed. Panini, 2013)

Em 2013 tiveram a bateria da Turma da Mônica, da marca "Lien". Era uma bateria comum, só que pequena, do tamanho das crianças e tinha ilustrações dos personagens nela. Na propaganda, mostrou a bateria com os personagens nela, sendo que desenhos digitais já existentes, como era de costume.

Propaganda tirada de 'As Melhores Histórias do Pelezinho Nº 7' (Ed. Panini, 2013)

A marca "Candide" lançou 3 brinquedos em 2013. Teve um "laptop 28 atividades da Mônica" e "Gira-Gira Rádio Controle", carrinhos que giravam por controle remoto. Sendo que esses Gira-Gira" tiveram 2 versões: um verde do Cebolinha e um vermelho da Mônica. Ilustrada com desenhos digitais horrorosos dos personagens, pra variar.

Propaganda tirada de 'As Melhores Histórias do Pelezinho Nº 8' (Ed. Panini, 2013)

Os brinquedos "Cria Mix" da marca "Elka" foram lançados em 2015, Vinham 2 personagens em cada embalagem e permite montar e desmontar, fazendo combinações inusitadas. Dava pra colocar cabeça da Mônica no corpo da Magali, colocar óculos neles, etc. Vinham 22 peças pra poder fazer as combinações.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 1' - 2ª série (Ed. Panini, 2015)

Então, essa foi a última postagem mostrando propagandas de brinquedos. Tiveram outras, mas quis mostrar apenas as principais e que encontrei na minha coleção ou pesquisadas na internet. Caso eu encontre outras interessantes, posso voltar ao tema. Quando mostrar propagandas no Blog será de outro tema.

11 comentários:

  1. Pois é, os brinquedos são bons, mas crianças de hoje não se interessam por nada disso. Uma pena.

    ResponderExcluir
  2. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10205927796033017&id=1802856585

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feio esses desenhos, a Magali pareceu um gorila kkk

      Excluir
  3. Teve um erro: em todas as legendas das fotos, diz ''editora globo'' sendo que essas datas já tinha a panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por avisar. Já tá corrigido. É o costume de mostrar Globo, aí coloquei no primeiro e ai na hora de copiar e colar eu não vi.

      Excluir
  4. Estou procurando este brinquedo de montar
    Não acho em lugar nenhum

    ResponderExcluir
  5. Unknown, difícil de encontrar porque não estão mais em circulações em lojas. Mas quem sabe consiga encontrar em sites como Mercado Livre, Shopee, OLX, etc.

    ResponderExcluir
  6. "Hoje em dia, iriam evitar lançamento de uma vassoura como essa porque a patrulha do politicamente correto ia reclamar que é trabalho infantil, que estariam obrigando as crianças fazer serviços domésticos de casa." E olha no título: "Aprenda a fazer mágica".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, intenção na época seria fazer de conta que as crianças estavam brincando de serem bruxos, mas na visão de hoje, na condição de varrer casa, iriam reclamar.

      Excluir