quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Capas Semelhantes (Parte 22)

Nessa postagem comparo capas semelhantes que saíram em gibis do Chico Bento, Cascão e Magali. Dessa vez todos da Editora Globo, menos a primeira do Chico que envolve a Editora Abril.


Chico Bento Nº 44 X Chico Bento Nº 175

Chico afundando dentro do barco enquanto estava pescando no rio. Na versão original, de 'Chico Bento Nº 44', de 1984, ele afundou porque pescou um peixe enorme que ocupava todo o barco. Já na 2ª versão, de 'Chico Bento Nº 175', de 1993, afundou depois de ter pescado vários peixes pequenos.



Cascão Nº 28 X Cascão Nº 401

Cascão com reflexo limpo depois de terem feito limpeza no espelho. A 1ª versão, de 'Cascão Nº 28', de 1988, a capa foi dividida em 2 quadros formando uma tirinha, um recurso bem utilizado na época, e foi uma faxineira que fez limpeza no espelho. Já na 2ª versão, de 'Cascão Nº 401, de 2002, com uma imagem tradicional, foi a mãe do Cascão que fez a limpeza e  o reflexo dele mudou de roupa também, agora de terno cinza.



Cascão Nº 120 X Cascão Nº 406

Cascão tirando o cenário chuvoso da capa da sua revista. Foi publicada primeiro em 'Cascão Nº 120', de 1991, com o Cascão segurando e dobrando a página chuvosa e tem um cenário com Sol ao fundo e depois fizeram uma nova versão, que saiu em 'Cascão Nº 406', de 2002, com ele empurrando a página chuvosa e o outro cenário é vazio, só com uma cor rosa ao fundo.




Magali Nº 20 X Magali Nº 257

Magali esquentando seu alimento com o fogo de um Dragão. Na versão original, de 'Magali Nº 20', de 1990, a Magali encarna uma princesa de conto de fadas e o Dragão esquenta um churrasco pra ela, não gostando muito de ter que fazer isso. Já na 2ª versão de 'Magali Nº 257', de 1999, a Magali está na Lua, o Dragão é de São Jorge e ele está esquentando queijo (pedaço da própria Lua), gostando de fazer isso.



Magali Nº 70 X Magali Nº 251

Magali telefonando em um orelhão de melancia e gancho de banana. Na versão original, de 'Magali Nº 70', de 1992, a Mônica aparece ao fundo falando no orelhão original para mostrar a diferença entre os orelhões porque era comum mostrar nas capas a versão original dos objetos e o que os personagens parodiavam. Depois fizeram outra versão, que saiu em 'Magali Nº 251', de 1999, só com a Magali mostrando o seu orelhão alimentício, que ainda teve o poste representando por um pirulito em forma de bengala. 



Capas muito bacanas, interessante comparar as diferenças entre elas. Em todas eu preferi a primeira versão de cada, menos a do Chico, que preferi a 2ª versão. Em breve posto novas capas semelhantes aqui no Blog.

17 comentários:

  1. Essas postagens de capa sao legais demais!!! Adorei a do Cascão, que sempre foi um dos meus personagens favoritos! Adorava esse medo dele sendo bem explorado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas essas capas semelhantes. De fato, as capas do cascão com medo d'água eram muito criativas.

      Excluir
  2. curiosos é que quando o cascão ficou limpo o cabelo dele ficou diferente, porém o pai dele toma banho regularmente e o cabelo dele é igual ao do Cascão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocam pra fazer graça, que alisou por causa do banho. Mas o certo era pra ficar crespo, mesmo depois de ter lavado.

      Excluir
  3. É impressão minha, ou na primeira capa do Chico Bento, o Peixão está morto? Aliás, será que o Chico tá conseguindo respirar? Os absurdos dos quadrinhos são muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o peixe tá morto, provavelmente por causa do tempo que ficou na superfície depois de pescado. Esses absurdos eram muito bons.

      Excluir
    2. Sim, quando peixe tem esses X nos olhos nas histórias, é porque o peixe tá morto.

      Excluir
  4. Nossa,eu gosto mais da primeira versão do Chico, e das segundas versões do Cascão limpinho no espelho (a segunda tem menos detalhes na capa. Gosto de capas com poucos detalhes) e Magali com Dragão (por causa do detalhe do queijo ser parte da Lua)

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei de todas as capas. Porém, tive a impressão que essas segundas capas foram feitas às pressas. Não ficaram ruins. Mas parece que a MSP já estava com tempo apertado para darem conta de toda a demanda de revistas.

    ResponderExcluir
  6. Por isso eu defendo menos títulos. Talvez aí, a qualidade vá melhorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que mudaram de quinzenais pra mensais para não precisarem fazer tantas capas, já que conteúdo juntando as 2 do m~es, não mudaria muito. Menos títulos seria melhor sim.

      Excluir
  7. Eu tenho essa Cascão 120!A outra dele eu não conhecia,mas a capa que ele segura existiu!Um edição que eu também tenho-ou tinha-em que só tem a chuva,e portanto ele não está!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa que só aparece a chuva foi de Cascão nº 147 de 1992. Uma capa muito criativa a ponto do Cascão não aparecer na própria capa.

      Excluir
  8. Teve uma outra em que ele está num cantinho olhando desesperado para a chuva em sua frente que ocupa quase toda a capa!

    Mas essa da capa toda com chuva superou todas!

    ResponderExcluir