sábado, 23 de julho de 2016

Cebolinha: HQ "De novo, Seu Juca?"

Nessa postagem mostro uma história de quando o Cebolinha e a Mônica perturbaram o Seu Juca quando ele foi jardineiro. Com 5 páginas no total, foi publicada originalmente em 'Cebolinha Nº 70' (Ed. Abril, 1978).

Capa de 'Cebolinha Nº 70' (Ed. Abril, 1978)

Nela, a Dona Cebola, mãe do Cebolinha, pede para ele levar um café para o jardineiro da casa. Quando o Cebolinha chega lá, ouve o jardineiro cantando enquanto faz poda na moita e o Cebolinha reconhece pela voz e jeito de dançar que era o Seu Juca. Com a animação de tê-lo visto, Cebolinha faz derrubar o café quente na bunda do Seu Juca e ainda sobe em cima dele, perguntando o que ele faz lá, já que na última vez estava com uma camisa engraçada (camisa de força).


Seu Juca, já desesperado por ter visto o Cebolinha, fica pensando como foi a última vez que eles se encontraram, pensando que quando saiu do hospital ia trabalhar como jardineiro para ter descanso e acaba caindo lá. Cebolinha pergunta se ele está triste e logo emenda que ele está triste porque está com saudades da turma e trata logo de ir chamá-los. Seu Juca impede, falando que não precisa porque está alegre.


Mônica aparece, perguntando para o Cebolinha qual era a piada. Seu Juca ao vê-la trata logo de se esconder na moita. Mônica estranha, corta a moita e vê que era o seu Juca, sendo que ela acabou cortando o cabelo dele, deixando careca. Mônica pergunta desde quando ele resolveu ficar careca, e aí o Seu Juca percebe que perdeu o cabelo e começa a chorar. Mônica pensa que está chorando de felicidade em vê-los e diz que estão felizes também e vão ajudá-los a cuidar do jardim. 

Foi só Seu Juca aceitar a ajuda deles que na mesma hora é derrubado pela escada que o Cebolinha carregava e faz com que ele caia dentro do saco de folhas que havia cortado. Mônica pergunta aonde está o seu Juca, ele aparece dentro do saco e Cebolinha trata de bater com a escada e Mônica dá pauladas, pensando que era um monstro-folha. Aí descobrem que era o Seu Juca, pensando que ele estava dormindo dentro do saco.


Depois de um tempo, Cebolinha estranha estar cuidando do jardim a 1 quilômetro de distância do Seu Juca, que fica aliviado por ter se livrado dos pestinhas. Mônica faz o alicate soltar da mão e com a sua força vai parar em uma árvore que estava uma coruja, que acaba voando tonta e se choca com um pássaro, que cai no lago em que estava um sapo, que voa e acaba batendo uma pedra gigante que estava em uma ladeira e acaba se chocando direto no Seu Juca.

No final, passa um tempo, Seu Juca está internado no hospital todo quebrado, com gesso no corpo inteiro. O médico comenta com a enfermeira que Seu Juca está se recuperando bem, mas logo ele começa a dar umas risadas de louco, e o médico estranha que ele estava bem até agora pouco. Na verdade, Seu Juca passou a enlouquecer quando viu da janela que a turminha estava indo visitá-lo no hospital.


Muito engraçada essa história, bem voltada aos absurdos típicos dos quadrinhos e desenhos animados. Seu Juca sofreu muito dessa vez, Cebolinha e Mônica pegaram pesado com ele, com direito a ficar careca e ser espancado com escada e paulada, inclusive. Eles eram bem mais perversos com o seu Juca do que atualmente, sem comparação. Seu Juca fica doido só com a presença de alguém da turminha, só avistar é como se visse assombração, coisa típica esquizofrênica. Eles aprontam muito com ele, sem intenção, mas se soubesse se controlar, conseguiria contornar os pestinhas.

Gosto de quando eles veem e já gritam logo "Seu Juca" com sorriso de orelha a orelha. Eles gostam do Seu Juca, mas ele tem pavor da turminha e com o jeito de tratar logo de se livrar deles, acaba se complicando mais. A turminha, por sua vez, não se manca que Seu Juca não gosta deles, e fazem as coisas sem querer só para "ajudá-lo", mas acabam o atrapalhando ainda mais as atividades. Nessa postagem AQUI falei mais sobre o personagem Seu Juca.


Interessante também que mostravam a última aparição que teve, como que aconteceu na história passada. Por ser uma das primeiras histórias do Seu Juca e suas aparições eram ocasionais, costumavam muito colocar títulos como "De novo, Seu Juca?", "Seu Juca novamente", "Mais uma vez Seu Juca", etc. Depois que passou a ser um personagem frequente, passaram a colocar títulos mais elaborados.

Os traços típicos do final dos anos 70, com uma característica muito marcante da língua dos personagens ocuparem quase toda a boca deles. Achava engraçado esses traços. E teve alguns erros de cores de deixarem de pintar a língua dos personagens. Na postagem a coloquei completa.  Ela foi republicada depois no 'Almanaque do Cebolinha Nº 5' (Ed. Globo, 1989). Abaixo, a capa desse almanaque:

Capa do 'Almanaque do cebolinha Nº 5' (Ed. Globo, 1989)

28 comentários:

  1. Você já leu a história de abertura do Cebolinha 70? Ela foi lembrada no Cebolinha 500.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li sim, é muito boa. Foi republicada no Almanaque do Cebolinha Nº 4 (Globo, 1988).

      Excluir
    2. A morte que aparece na história é a mesma da do Penadinho? Falando nisso, você já leu a história "Larga a minha foice", publicada originalmente em Cebolinha 108 da Abril? Nela o Chico Bento perde a sua foice e rouba a de uma morte pensando ser a dele. Ela é bem diferente da que aparece nas histórias do Penadinho.

      Excluir
    3. Não, não é a mesma Morte da Turma do Penadinho. Assim como dessa hq do Chico que saiu na Cebolinha 108 também não é a mesma. Essas foram mais perversas.

      A Dona Morte só havia aparecido em algumas tiras de jornais a partir de 1975, e nos gibis já do jeito que a gente conhece só a partir de 1983.

      Excluir
    4. Depois de 1983 apareceram outras Mortes diferentes da da turma do Penadinho?

      Excluir
    5. Creio que não. Ela se tornou definitiva, aparecendo até em historinhas da turminha quando necessário.

      Excluir
    6. E antes, além das duas histórias citadas, conhece outra em que alguma morte apareceu?

      Excluir
  2. Confesso que no primeiro momento que vi a capa achei que você fosse comentar sobre a história de abertura rsrs. Consegui adquirir essa revista recentemente em um sebo virtual e gostei muito. Legal essa história do seu Juca também, apesar de ele não ser um dos meus personagens favoritos. Mudando um pouco o assunto, gostaria de saber se você conhece uma história da turma em que um vilão encolhe monumentos conhecidos pelo mundo a fim de colecionar. Lembro que li nos anos 90, seria legal se pudesse comentar sobre ela um dia. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parque da Mônica 41 de 1996, né? Também lembro dessa história e achava ela bem legal também

      Excluir
    2. Não lembro qual revista Gabriel mas acredito que seja pois era a revistinha que eu mais comprava rsrs

      Excluir
    3. Verdade André, esse gibi do cebolinha é muito legal sim que bom que vc conseguiu comprar. Quando mostra hq de gibi que tem capa com alusão à de abertura fica dando essa ilusão mesmo rs.

      Essa hq que vc mencionou foi mesmo dessa do Parque da Mônica 41. Muito legal.

      Excluir
  3. Hoje vou ser contra e dizer que não gosto desses traços (sei lá, achei a história poluída, não sei se pela coloração ou pela impressão gráfica ruim) nem da história. Mas isso é pq não gosto do Seu Juca mesmo rsrs nas histórias dele a turminha fica meio retardada, sabe? Ficam ingênuos demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema, é sua opinião. Esses traços achava engraçado, embora quando era criança achava estranho e não gostava não, aind amais que estava acostumado com os desenhos do final dos anos 80 que eu tava lendo na época.

      E de fato eles ficavam bobos com o Seu Juca, não se mancavam que ele não gostava da turminha. Mas achava engraçado o Seu Juca se dando mal com os pestinhas.

      Excluir
  4. Muito bom esse almanaque, várias hqs do final dos anos 70. Essa do Seu Juca é legal. Abraços

    ResponderExcluir
  5. pensando bem...tem muitas histórias cujo enredo eu gosto mas os traços me desanimam (justamente esse do fim dos anos 70), como "Os embalos de sábado à tarde". Historinha legal com desenho nhé hahaha

    ResponderExcluir
  6. mas do seu juca não gosto em traço nenhum hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. Essa hq "Os embalos de sábado à tarde" é muito boa, por coincidência foi republicada nesse Almanaque do Cebolinha nº 5 da Globo.

      Excluir
    2. vc tem o original de 1978, Marcos? Achei o gibi no geral muito bacana (curioso notar como tinha história com bandidos trapalhões naquela época), mas algo no desenho me incomoda. Repito, não sei se é o traço ou a coloração/impressão.

      http://napalmadasuamao.blogspot.com.br/2015/08/cebolinha-71-os-embalos-de-sabado-tarde.html

      Excluir
    3. Sim, tenho original do Cebolinha n° 70. A nº 71 não. As imagens foram tiradas dessa original. De fato, tinham muitas hqs de bandidos, nem que seja fazendo participação. Como eles gostavam. Se fosse outros tempos, dava até pra fazer vários Almanaque Temático sobre bandidos rsrs.

      Nesse link as cores foram modificadas, a original segue as cores como nessa hq do Seu Juca. Pra vc deve ser mais os traços que incomodam.

      Excluir
    4. ah, então é isso! A partir do começo dos anos 80 os desenhos são mais suaves, gosto bastante, até meados de 2000 e pouco. Mas prefiro os traços "fofinhos" aos atuais (aliás, acho que prefiro até os traços dos anos 60 aos atuais hahaha)

      Excluir
    5. Com certeza, até os traços dos anos 60 são melhores que os atuais. kkk

      Excluir
  7. Não conheço essa história. Parece ser boa.

    ResponderExcluir
  8. O seu Juca as vezes me lembra do Senhor Wilson do Dennis o Pimentinha. Também lembra um pouco o Lula Molusco.

    ResponderExcluir
  9. Não, ou pelo menos não lembro. Qual edição foi

    ResponderExcluir
  10. Não lembro mesmo, nem tenho ideia rs.

    ResponderExcluir