quinta-feira, 9 de junho de 2016

Titi: HQ "Jogo duro"


Mostro uma história de quando o Titi tentou paquerar uma menina, mas não contava que ia se esbarrar com a Aninha no meio do caminho. Com 6 páginas no total, foi publicada em 'Mônica Nº 90' (Ed. Globo, 1994). 

Capa de 'Mônica Nº 90' (Ed. Globo, 1994)

Nela, o Titi telefona para Aninha falando que não vai poder ir ao encontro deles porque vai jogar futebol com a turma no campinho. Quando desliga comemora que conseguiu enganá-la e logo o telefone toca e era a Bárbara, a menina com quem ele ia sair no lugar da Aninha, para confirmar o encontro deles.


Tudo certo, Titi toma banho e se arruma todo para sair com a Bárbara. No caminho, perto do campinho, se assusta quando vê a Aninha e pergunta o que ela estar fazendo lá. Aninha diz que foi torcer por ele no jogo e pergunta se sempre joga tão bem vestido daquele jeito. Titi diz que foi distração dele e que vai voltar para casa vestir o uniforme do jogo.


Titi  volta e diz que a turma ainda não chegou e que eles já deviam estar lá. Aninha fala que se eles não vierem, eles vão passear. Titi diz que a turma virá porque é jogo de campeonato, só que sempre se atrasam e aí se ela quiser ir embora, mas Aninha faz questão de esperar e vê-lo jogar e fazer um gol pra ela. Titi diz que vai fazer uma dúzia de gols.


Ele esperam um tempão até que Aninha diz que está tarde e precisa ir embora. Se despede dele, pedindo para contar depois como foi o jogo. Quando ele avista Aninha de longe, ele volta correndo para casa se trocar e vai ao encontro da Bárbara. Quando chega no local do encontro, encontra Bárbara com outro menino, o Leandro. Titi toma satisfações e ela diz que Leandro é o seu novo namorado. Titi quer saber desde quando ela tem namorado e Bárbara responde que há uns 30 minutos porque ele demorou demais. 

Titi fica uma fera e volta para casa emburrado. Aninha telefona para saber como ficou o jogo. Titi grita que foi 1 a 0 para ela e Aninha fica sem entender nada, terminando assim.


Essa história é legal, mostrando o lado paquerador do Titi. Como enganou a Aninha teve o seu merecido castigo no final, mas até que dessa vez não se separou da Aninha porque ela não descobriu a verdadeira intenção dele, Os traços muito bons, bem característico dos anos 90. Engraçada a cara que ele fez quando deu de cara com a Aninha no campinho. na postagem a coloquei completa.


Apesar de ter a Aninha como namorada fixa, ele não era fiel com ela, gostava de pular a cerca com outras meninas, jogar charme para elas, tudo escondido da Aninha. As vezes ela descobria, outras vezes não, mas de qualquer forma o Titi sempre se dava mal nas histórias assim.

Era muito comum ter histórias solo do Titi nos gibis. Quase todos da Mônica e do Cebolinha tinham,. Jeremias e Humberto também tinham bastantes histórias solo nos gibis. Quando não mostrando esse lado do Titi paquerador versão mirim do Rolo, mostravam conflitos típicos da transição de criança para adolescente, afinal, ele é mais velho que a turminha e ora agia como criança ora como adolescente. 


Uma curiosidade em relação a capa desse gibi da Mônica, foi o único com o preço como "URV" na capa, assim como os outros gibis de junho/ 1994. A partir da edição 'Nº 91', de julho/ 1994 passou a ser o "Real" a moeda brasileira.

27 comentários:

  1. Mostra uma criança,no caso um pré-adolescente,nu,tomando banho.Hoje em dia a MSP seria acusada de pedofiliaao mesmo tempo em que outras correntes políticas defendem a pedofilia.

    É para ficar maluco mesmo!

    E na TM as crianças apareciam nuas até de frente(menos as meninas não sei por quê)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada bobagem que eles se preocupam, hoje em dia se republicassem novamente na Panini eles iam redesenhar essa cena do Titi tomando banho... pra mim é absolutamente normal, passou batido isso.

      Excluir
    2. Hoje o Brasil vive a era de extremos,dos lados da esquerda e da direita.Ao menos são os que se destacam.Não se chega a um consenso.Mas com o tempo as coisas se ajeitam.

      Excluir
    3. Pode se ajeitar, mas vai levar um tempo pra isso. E nada a ver de não mostrarem as crianças peladas.

      Excluir
    4. Marcos,vi no YT um vídeo de um programa de TV em Portugal o caso de uma menina de 12 anos com gigantomastia,e ela apareceu com as mamas à mostra sendo avaliadas pelo médico,sem frescura e nem pixelização.E lá é um país muito religioso,católico.Aqui é que tem mimimi!

      Excluir
    5. Aqui capaz de até não mostrarem rosto da menina por ser menor d eidade, ai só comentariam o caso da doença dela. Hoje criam caso com tudo, qualquer coisa é motivo de discussão. Uma pena.

      Excluir
    6. A Mônica já apareceu pelada de frente, tomando banho, lá pelo início dos anos 90 eu acho. Mas pelo que eu lembro era uma daquelas revistinhas institucionais, não era um gibi normal.

      Excluir
    7. Sério,Fábio?Apareceu a pererequinha dela,sem espuma em cima?

      Excluir
    8. Maneiro Fábio, não sabia disso.

      Excluir
    9. Seria de produto de banho?

      Campanha contra doenças?

      Excluir
    10. Sim, Julio Cesar.
      Era algo sobre higiene.

      Excluir
    11. "correntes políticas defendem a pedofilia"?

      De onde vc tirou isso, cara?

      Excluir
    12. É mano, esclarece aí quem é que defende a pedofilia.

      Excluir
  2. Eu também gostava das histórias do Titi, principalmente quando ele dava em cima das outras garotas. Realmente descaracterizou quando ele pertenceu á Turma do Bermudão. Hoje em dia não tem mais histórias nem do Bermudão nem solo do Titi.

    ResponderExcluir
  3. Titi anda bastante sumido. Quer dizer, ele tá sempre fazendo pontas, mas nunca mais estrelando nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, histórias solo dele é raro ter, só participando com a turma e olhe lá. Eu gostava das histórias dele.

      Excluir
  4. Alguns tempo atras tinha um site que dava pra criar hq da turma da Mônica... voce chegou a entrar nesse site e criar hq, Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha sim, o Máquina de Quadrinhos, o que incentivou a eles fazerem desenhos de PC nos gibis convencionais. :(

      Não, não entrei nesse site.

      Excluir
    2. sério? essa máquina de quadrinhos foi que incentivu os traços "carimbo" atuais? Achei que era um curso "natural" por causa das tecnologias e tal...

      Excluir
    3. As 2 coisas. Por coincidência esses carimbos surgiram depois desse site Máquina de Quadrinhos.

      Excluir
  5. Marcos, seria bom se você pudesse opinar sobre O Episódio 7 (lançado no gibi do Cascão desse mês). Achei a arte-final e os "efeitos" bem zoados, mas a história foi até que boa. Enfim, boa sorte sempre. Adoro ler seus comentários e publicações. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, que bom que gosta das postagens. Sobre essa edição do Cascão eu não comprei, eu folheei nas bancas os traços meio estranhos mesmo e o enquadramento de 6 quadrinhos por página que aí a história ocupa mais páginas do gibi do que era pra ser. Embora nem posso reclamar disso porque nos gibis antigos tinha isso as vezes. Sobre roteiro não posso opinar porque não li.

      Excluir
  6. Tenho essa na coleção e muito boa essa HQ do Titi!(toma discarado..rsrsrs)! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. O Titi mereceu mesmo. Bem que a Aninha devia ter visto também, aí ele ficava sem as 2 pra aprender rsrs.

      Excluir
  7. Jeremias tinha bastante histórias solo? Eu só lembro de uma que o chapéu dele sai voando. Sobre o que eram essas histórias? Pergunto porque me interesso bastante pelos secundários, e o Jeremias, por incrivel que pareça, parece ser o único personagem sem características reais, o que é chato pro único personagem negro (aliás, acho que se não fosse por isso ele podia ter sido esquecido durante a época que o Manezinho também foi.). E eu to curioso pra saber se o Jeremias algum dia teve algum tipo de característica forte única. Os únicos dois personagens do núcleo Mônica que eu consigo pensar sem ter características é o Jeremias e o Manezinho, mas o Manezinho não conta muito porque ele era um esquecido, sem falar que ele é português e até ganhou um irmão... E o Jeremias? Ter um chapéu do avô não é uma característica muito válida nos meus olhos (afinal, eles quase não falam disso), uma pessoa uma vez me disse que ele era boleiro, o que é verdade, mas... Todos são, o Cascão é o melhor jogador ainda, e histórinhas com futebol precisa de muitos personagens, e o Jeremias pode tá lá só pra fazer número...
    Você conhece alguma característica do Jeremias?
    A Salvat vai lançar agora a miniatura do Jeremias que vem com um fásciculo falando sobre o personagem e estou curioso pra ver, infelizmente a miniatura e a capa fazem alusão que a característica dele é jogar bola, o que pra mim não parece verdadeiro e até parece querer enganar o público fingindo que ele tem uma característica e que ela é única, ou como se ele fosse mais viciado em futebol do que qualquer um, ou que ele fosse o melhor. Pareceu forçado do mesmo jeito que colocaram a Bonga na campanha Donas da Rua, pra fingir que tem uma personagem menina negra regular na turma da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha bastante hqs com ele nos gibis. Falavam sobre ele na escola, problemas com boné, futebol, brincadeiras, magoando os seus amigos, temas mais voltados a problemas da transição de criança pra pré-adolescência. Legal que vai ter boneco do jeremias na coleção Salvat.

      Excluir
  8. ainda bem que a aninha largou ele kkkk

    ResponderExcluir