sábado, 18 de junho de 2016

Tirinha Nº 39: Anjinho

Uma tirinha incorreta com o Anjinho em que ele estava com muito frio no céu e a solução foi ir ao inferno para bater um papo com o Diabo para poder se aquecer.

Nos gibis de 1986 da Editora Abril era normal ter tirinhas de outros personagens sem ser o da revista principal e Anjinho era um deles. Na 'Revista Parque da Mônica' isso voltou a acontecer de ter também tirinhas de vários personagens.

Uma pena o crédito no alto da tirinha fazer referência à 'Revista Parque da Mônica' em vez de colocarem Anjinho. É que era por padrão, a partir de 1995, eles colocarem no topo o nome da revista em vez do personagem que a tirinha faz referência.

Tirinha tirada de 'Parque da Mônica Nº 54' (Ed. Globo, Junho/ 1997).


11 comentários:

  1. O que NÃO tem de bom do diabo.Ótima postagem,Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Já vi outras piadas parecidas em tirinhas ou histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eles sempre aproveitavam piadas de tirinhas pra colocarem em histórias e em capas. Deve ser isso.

      Excluir
  3. Marcos, comprei esses dias o almanaque da turma do penadinho e tem uma história interessante - eu diria até que bem adulta, assunto complicado pra criança - da Dona Morte, em que ela fica devendo almas pro diabo e vai comprar ações no banco de almas hehe. Lembrei que vc fala que os diabos estão sendo amenizados nas histórias, mas o curioso é que eu vi nos balões que se referiam ao diabo como "diabão", e as letras de diabão vc percebia que eram alteração original (sabe aquelas letras malfeitas de quando eles reeditam as histórias?). Creio que originalmente era "diabo" mesmo, e não diabão.

    A dúvida é: qual a diferença pro politicamente correto chamar de diabo ou diabão??? Tipo...oi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não tenho a original nem posso dizer se mudaram, mas vou folhear de novo nas bancas esse almanaque pra ver isso. Pra mim, diferença nenhuma, só o prazer de eles alterarem tudo que veem pela frente. talvez quisessem dar um ar mais informal ao Diabo.

      Excluir
    2. capaz hahaha eles têm uma certa tara pra alterar histórias de almanaque

      Excluir
    3. Ah recolheram esse almanaque das bancas e não pude ver se alteraram ou não. Pelo que vc descreveu capaz de terem mudado.

      Excluir
  4. Eu preferia que colocassem o nome do Anjinho no alto, ou do personagem específico de que se trata a tirinha. Tipo, se for tirinha do Cebolinha, que coloque o nome dele. Mas nada contra assim também.

    ResponderExcluir