sexta-feira, 29 de abril de 2016

Capas Semelhantes (Parte 20)

Mostro 5 capas semelhantes que apareceram em almanaques. Nessa postagem, todas da Editora Globo.

Almanaque do Chico Bento Nº 4 X Almanaque do Chico Bento Nº 48

Os personagens roubando goiabas do Nhô Lau. Na versão original de 'Almanaque do Chico Bento Nº 4', de 1988, o Nhô Lau e o seu cachorro estava de vigia, mas não sabia que eles já estavam na goiabeira, com o Chico subindo sem que eles vejam. e os personagens foram praticamente todos da Turma do Chico Bento, com exceção do Papa-Capim e Cafuné. Fizeram uma nova versão 10 anos depois, que saiu em 'Almanaque do Chico Bento Nº 48', de 1998, dessa vez com o Nhô Lau surpreso com tanta gente na goiabeira e prevaleceram personagens de outros núcleos, com exceção da Rosinha.

Diferente dos almanaques dos outros personagens, os Almanaques do Chico Bento eram raros de aparecer secundários nas capas, com exceção do Papa-Capim. Eles procuravam colocar secundários nas capas dos almanaques para diferenciar dos gibis convencionais. 



Almanaque do Chico Bento Nº 16 X Almanaque do Chico Bento Nº 85

Chico Bento encontra seus amigos na sua rede bem na hora que ele vai deitar nela. Na 1ª versão, de 'Almanaque do Chico Bento Nº 16' , de 1991, o Chico fica brabo quando encontra todos na rede, depois de ele ter saído para buscar o travesseiro. Já na nova versão, de 'Almanaque do Chico Bento Nº 85', de 2005, ele deixa pra lá e se conforma com seus amigos na rede. Interessante que as redes tiveram o mesmo tom de verde nas 2 versões.



Almanaque do Cascão Nº 19 X Almanaque do Cascão Nº 46

Cascão usa um guarda-chuva no lugar de um para-quedas.As diferenças entre elas são que na versão original, de 'Almanaque do Cascão Nº 19', de 1992, aparecem Mônica, Cebolinha, Bidu e Penadinho em seus para-quedas olhando para o Cascão, além de detalhe de um passarinho, enquanto que na nova versão, em 'Almanaque do Cascão Nº 46', de 1998, aparecem Mônica, Cebolinha e Magali e colocando o avião de onde eles pularam. 




Almanaque do Cascão Nº 23 X Almanaque do Cascão Nº 62

Cascão faz uma escultura com seus amigos. Na versão original, de 'Almanaque do Cascão Nº 23', de 1993, a escultura tem um tema da Grécia Antiga, com presença do Astronauta e Penadinho como secundários. Já na 2ª versão, de 'Almanaque do Cascão Nº 62', de 2001, a estátua foi feita de argila com ajuda do Chovinista e só aparece os personagens da turminha em uma situação cotidiana.

De curiosidade, o 'Almanaque do Cascão Nº 23', foi o primeiro almanaque dele com moldura na capa, o que acontece até hoje.




Almanaque do Cebolinha Nº 40 X Almanaque do Cebolinha Nº 95

Cebolinha como fotógrafo aparecendo no centro e as fotos dos seus amigos que ele tirou ao fundo. Foi publicada primeiro em 'Almanaque do Cebolinha Nº 40', de 1997, com o Cebolinha com roupa diferente da habitual e as fotos foram com os personagens posando para ele, com presença de secundários, enquanto que na 2ª versão, de 'Almanaque do Cebolinha Nº 95', de 2006, o Cebolinha está com sua roupa tradicional e as fotos foram feitas de flagrante, como o Cascão brincando de boneca com a Cascuda, a Magali tomando o suco do Dudu, entre outras.



Em todas eu preferi as primeiras versões de cada uma. Em breve, posto novas capas semelhantes aqui no Blog.

20 comentários:

  1. Muito legal. Quase todas eu gostei mais da primeira versão, com exceção do cebolinha em que a segunda foi mais divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana mesmo ver essas comparações. :D

      Excluir
  2. Acho que a de Almanaque do Cascão Nº 23 e Almanaque do Cascão Nº 62 eles deveriam ter posto o Cascão fazendo a escultura com sujeira,aí teria ficado mais engraçado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos nessa nº 62 ele ficou todo sujo de argila do jeito que ele gosta rs.

      Excluir
  3. O Xaveco está colocando chifrinhos na Mônica na capa do almanaque do Cebolinha 40, o curioso é que teve uma capa de um almanaque dela em que o Cebolinha coloca chifrinhos nela também. A propósito: eu adoro as capas do almanaques sem moldura, são bem bonitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi no almanaque dela nº 32 da Globo. Com certeza as capas do almanaques sem moldura era melhores, mostravam melhor a arte. Comparando essas capas semelhantes em que uma tinha moldura e outra não, dá pra notar bem isso. Colocam moldura pra diferenciar almanaque de um gibi convencional, principalmente os da Mônica.

      Excluir
    2. Marcos, soube que um dos filhos do Maurício de Souza Morreu, o Maurício Spada, que inspirou o Dr Spam. Notícia triste.

      Excluir
    3. Soube hoje. Foi de madrugada. Infartou em casa. Muito triste mesmo.

      Excluir
  4. Vai falar do doutor Spam/Spada, em homenagem ao filho do Mauricio que faleceu hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostrei uma capa que da Mônica que ele apareceu.

      Excluir
  5. Almanaque do Chico Bento Nº 85, Almanaque do Cascão Nº 46, Almanaque do Cascão Nº 62 e Almanaque do Cebolinha Nº 40!! xD

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o almanaque 95 do cebolinha (Eu ganhei)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o almanaque 95 do cebolinha (Eu ganhei)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Então uma capa de gibi que vc tem.

      Excluir
    2. Tem uma hq que o dudu fala pro cebolinha que aprendeu a contar! é muito engraçada!

      Excluir
    3. Parece ser engraçada mesmo.

      Excluir