domingo, 17 de abril de 2016

Capa da Semana: Cascão Nº 64

Uma capa simples e muito bonita, tanto em traços e cores, mostrando a essência do Cascão, com ele com medo da gota de chuva prestes a cair em cima dele e com seu guarda-chuva pra protegê-lo.

Curiosamente, esse desenho já existia antes, aproveitado de imagem existente do final dos anos 70. Acontecia isso de vez em quando era normal por causa de que eles tinham muitas capas pra produzirem.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 64' (Ed. Abril, Janeiro/ 1985).


13 comentários:

  1. Legal esse nunca tinha visto por ai... xD

    ResponderExcluir
  2. os traços dessa capa parecem muitos com o dos primeiros gibis dele, será que também foram aproveitados do final dos anos 70?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros gibis dele ainda tinha vestígios do final dos anos 70, embora já estavam começando a mudar. Mas essa capa eles tiraram realmente do final dos anos 70.

      Excluir
    2. os traços dos primeiros gibis deles já eram mais esbeltos, que eu me lembre. Vou até pegar a coleção histórica pra rever

      Excluir
    3. Sim, já estavam começando a ficar igual ao que se tornaria padrão nos anos 80. Diferença maior nas curvas das bochechas. Não é a toa que na Globo eles procuravam republicar mais histórias de 1982/ 83.

      Excluir
  3. Dá pra perceber,pois os traços parecem com os traços fofinhos(Eu disse "parece",porque não sei exatamente se é)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem um pouco dos traços fofinhos que começaram em meados de 1977. Não é bem o fofinho que prevaleciam, só uns vestígios. Essa capa foi tirada especificamente de uma figurinha do álbum da Turma da Mônica de 1979.

      Excluir
  4. Não tem jeito, as simples são as melhores.

    Quem sabe quiseram fazer homenagem a Rosana nessa história da Tina da Turma da Mônica 11. Legal que vc comprou esses gibis, quando vc fizer postagem deles eu confiro.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo gostar desses traços fofinhos, não tem jeito. Mas gosto do minimalismo da capa.

    Aliás, Marcos, me tira uma dúvida pfvr: a gente sempre comenta os traços por aqui, critica os atuais traços "carimbo" etc. Mas lá nos anos 70 a turma era naquele estilo anguloso e no final da década ficou excessivamente fofa. Quer dizer, a mudança foi bastante radical. Como será que reagiram os leitores da época? Mesmo os traços fofos sendo bem mais simpáticos que os angulosos (a maioria prefere, eu não gosto, to falando de maneira geral), será que os leitores não estranharam os personagens?
    Do mesmo modo que nós, por exemplo, achamos que os traços da turma da Tina descaracterizaram os personagens, será que os leitores dos anos 70 curtiram as mudanças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os traços foram mudando bem lentamente entre 1970 a 1975, aí só quando fosse reler história dos primeiros números dava pra perceber as diferenças. Mas, as dos superfofinhos já foi uma mudança bem grande e o pessoal dos anos 70 devem ter estranhado sim.

      Mas acredito o susto maior foi com a Tina em 1977 porque foi completamente radical a mudança. Em um número se via ela riponga e no outro já via completamente diferente, deve ter sido uma surpresa e tanto rsrs.

      Só quem colecionava nos anos 70 pra dizer esse impacto. Só sei que quando eu via esse traços fofinhos nos almanaques da Globo achava bem diferente, mas gostava.

      Excluir
  6. vc não conheceria nenhum colecionador dos anos 70? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... tem alguns que comentam aqui, se eles lerem esses comentários, quem sabe comentam também.

      Excluir