quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tirinha Nº 34: Bidu

Uma tirinha envolvendo trocadilho, muito comum na época. Nela, o Duque pede uma vacina anti-britânica porque um outro cachorro, Fido, o acertou com uma chave inglesa. Afinal, britânico é da Inglaterra. 

Curioso que Fido é o nome do cachorro do Chico Bento. Ou é um cachorro qualquer com o mesmo nome ou, de certa forma, teve um crossover entre os personagens. Fica a critério de cada um. O Bidu ficou pintado bem claro, quase branco. Nos gibis da Editora Abril nos últimos anos, muitas vezes o Bidu era colorido dessa forma.

Lembrando que em 1986 era normal ter tirinhas de outros personagens sem ser do dono do gibi. Além do Bidu, era normal ter também tirinhas da Turma do Penadinho, Anjinho e Magali, isso quando não colocavam também, por exemplo,  tirinha do Cascão em gibi da Mônica.

Essa tirinha foi publicada originalmente em 'Cebolinha Nº 159' (Ed. Abril, 1986).


21 comentários:

  1. Mas esse aí não se chama Duque? Ou é uma tirinha crossover com um personagem da turma da Chico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, me confundi legal agora kkkkk. E, sim, o Fido é do Chico Bento e pelo menos por nome não deixa de ser um crossover.

      Excluir
  2. Que esquisito, Marcos! Tem certeza que o cachorro dessa tira é o Fido? Porque olhando assim, não parece com ele. Parece mais o Duque, o melhor amigo do Bidu. Sem contar que, obviamente, ele não tem a aparência do Fido do Chico Bento.

    Mas mesmo que as aparências enganam, essa tirinha ficou muito engraçada! Nunca tinha visto ela antes.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Daniel confundi os cachorros rsrs. Fiz a alteração. O Fido é do Chico Bento. Essa tirinha é muito legal.

      Excluir
  3. Muito bom o trocadilho, mas esse aí é o Duque. Não há erro algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, fiz confusão com eles. Eu gostava das tirinhas com trocadilhos. Essa é muito boa.

      Excluir
  4. Na editora Abril as tirinhas (quando tinham) poderiam ser de qualquer personagem, não necessariamente do dono da revistinha. Depois que foram pra Globo, as tirinhas eram obrigatórias nos gibis e sempre eram do personagem dono do gibi. Isso até meados de 2012, quando voltaram a publicar tirinhas de outros personagens que não o dono da revista. As exceções eram os almanaques. Essa tirinha mesmo do artigo foi republicada no almanaque do Cebolinha 30 da Globo, em 1995. Lembro disso porque nessa época eu lia muito gibis da Disney também e eu estranhava que os da turma da Mônica tinha esse padrão certinho, enquanto que os da Disney tinham tirinhas de qualquer personagem (quando tinham) e muitas eram de 4 rolagens de quadrinhos, não só 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que em 2012 eles colocaram tirinhas de outros personagens nos gibis mensais. Mas tem um erro aí, a Globo não fez esse padrão durante toda a estadia da MSP lá não. Em 2003 tem alguns gibis da Mônica com tirinhas de secundários. Eu mesmo tenho um com tirinha do Bidu dessa época.

      Excluir
    2. Entre 2002 a 2003 alguns gibis da Globo tinham sim tirinhas do Bidu e do Penadinho. Acho q o Gabriel digitou errado. Porém, em alguns raros da Panini, sem contar o título 'Turma da Mônica', tiveram tirinhas de outros personagens, como tirinhas da Turma da Mata em gibi do Chico Bento.

      Excluir
    3. Sim, Gabriel, ela foi republicada no Almanaque do Cebolinha 30 da Globo de 1995, que foi onde eu vi pela primeira vez. No caso, nos almanaques tiveram tirinhas assim porque eram republicações antigas.

      Excluir
    4. Pois é Marcos, e agora, os gibis não colocam mais o nome de ninguém. Só eu não gostei disso?

      Excluir
    5. Somos 2 Gabriel. Não gostei disso não, fica como se fosse uma história sem título. Sem contar desenhos ampliados. Mas pior mesmo é fazerem isso nos almanaques, mudando, assim, como foram as originais. Sem contar que também na Coleção Histórica, q aí q não tinham q mexer mesmo.

      Excluir
  5. Muito boa essa tirinha. Eu tbm gostava das cores assim bem clarinhas. Naquela época os gibis eram ótimos sem dúvida.

    ResponderExcluir
  6. Unknown, desculpa, foi em meados de 2002, não 2012... falha minha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa piada não foi muito feliz,mas geralmente as tirinhas do final do gibi eram bem engraçadas!A MSP sempre caprichava!Isso me faz lembrar de outras produções da editora Globo,que na época do gibizinho,foram no embalo.Então,além da Turma da Mônica,havia gibizinho da Xuxa,Sérgio Mallandro(creio eu),Chaves e Chapolin.Voltando à questão das tirinhas de fim de gibi,uma que eu vi da Turma do Arrepio era horrível:aquele morcego perguntou,acho que ao Vampiro,para adivinhar quem tinha ligado para ele,ele perguntou e o morcego,no último quadro,respondeu "ninguém" e saiu gargalhando.Só ele,pois foi uma tira ridícula de sem graça,só para encher linguiça!Melhor se fizesse como no gibi do Recruta Zero(também da Globo)que simplesmente não tinha a tirinha de fim de gibi,junto aos créditos!

      Excluir
    2. Eu até q gostava da Turma do Arrepio e dos outros gibis da Editora Globo q tbm tiveram gibizinhos quando criança, menos Leandro & Leonardo. Mas, de fato, tinham algumas coisas bobas de vez em quando, mas pras crianças até q dá pra passar o tempo.

      Excluir
  7. Ah,é verdade!Teve Leandro e Leonardo também,mas muito fraco!Foi uma época em que eles explodiram de tanto sucesso,ganharam programa na Globo,lotaram o hoje fechado Canecão,tinha música em trilha de novela,etc.!No que diz respeito a quadrinhos,foi datado.Hoje em dia só sobrou mesmo a TM e o profissionalismo da MSP!

    ResponderExcluir