sábado, 23 de janeiro de 2016

Os 25 anos do Genesinho


Em 1991 estreava o personagem Genesinho nos gibis. Em homenagem aos 25 anos de sua criação, nessa postagem falo sobre o Genesinho e da sua história de estreia.

Genesinho é o filho do Coronel Agripino, um menino rico, metido e orgulhoso que gosta de se exibir com seus bens materiais e tem uma queda pela Rosinha e causa ciúmes do Chico ela, além de fazer de tudo para separar o casal.

Nas histórias, o Genesinho faz planos infalíveis para separar o casal ou aproveita uma briga da Rosinha com o Chico e nesse momento, ele passa uma lábia para conquistá-la e separa o casal, mas seu plano sempre fracassa. Ou senão ele faz charme para a Rosinha, mostrando o que ele tem, ela cai na lábia dele e acaba passando sufoco precisando o Chico salvar. Lembra muito os desenhos do Popeye, onde a Olivia Palito ficava dando confiança ao Brutus e ela fica em perigo por causa disso e o Popeye tem que salvá-la. 

Têm histórias também que o Genesinho fica se exibindo, fazendo questão de dizer que é rico e dar inveja ao pessoal da vila que são pobres. Antes da sua criação, apareciam outros meninos secundários para histórias assim de causar ciúmes do Chico com a Rosinha. Com a criação do Genesinho, foi de forma fixa ele se aproximar da Rosinha. Raramente aparecia o filho do Coronel, sendo que tinha outros nomes, e não Genesinho, e normalmente mais histórias com contraste do rico e pobre.  

A estreia do Genesinho foi em janeiro de 1991 na história "Intrigas da oposição" de 'Chico Bento Nº 104'.  Abaixo, a capa desse gibi que marcou a estreia do Genesinho:

Capa de 'Chico bento Nº 104' (Ed. Globo, 1991)

Ele tinha traços diferentes do que vemos hoje. Apesar de ser loiro, ele apareceu com com olhos azuis redondos e com narigão. Nessa história de estreia, com 8 páginas no total, Genesinho arma um plano infalível para separar o Chico da Rosinha, fazendo com que a Ritinha invente que está com cisco no olho para o Chico assoprar e o Genesinho tira a foto escondido para a Rosinha pensar que o Chico estava beijando a Ritinha.

Trecho da HQ "Intrigas da oposição" (1991)

Genesinho mostra a foto para Rosinha, pensa que é verdade e fica furiosa e muito magoada, dizendo que não quer mais ver o Chico. Genesinho convida para dar uma volta, mas ela recusa, dizendo que quer voltar para casa. No caminho, Rosinha encontra o Chico e dá um gelo no Chico, que pergunta o que ele fez e Rosinha grita que não é para falar com ela e sai correndo chorando. Quando ela vai embora, Genesinho deixa um bilhete saindo da moita, que diz que adorou estar na companhia da Rosinha e que quer vê-la de novo na casa dela às 3 horas.

Trecho da HQ "Intrigas da oposição" (1991)
Chico fica encucado com o bilhete e resolve conferir se o Genesinho estava na casa da Rosinha. Diz que não desconfia dela porque a Rosinha nunca ligou para ele. Porém, quando enumera que o Genesinho tem olhos azuis, cabelos loiros e fortuna do pai, como coisas que o Genesinho tem e o Chico não tem, Chico vai correndo para casa dela.

Trecho da HQ "Intrigas da oposição" (1991)

Um pouco antes do Chico chegar, Genesinho está na porta da casa da Rosinha e diz que tem  uma coisa para mostrar para ela. Genesinho derruba a Rosinha, ela cai e o Chico chega bem na hora que o Genesinho está segurando para levantar, dando a entender que estão de mãos dadas. Chico toma satisfação da Rosinha, de trocá-lo por um cara mais bonito e mais rico que ele. Rosinha, por sua vez, quer saber porque o Chico beijou a Ritinha. Os dois começam a discutir e acabam se separando.

Trecho da HQ "Intrigas da oposição" (1991)

Genesinho tenta consolá-la e quando tenta dar um beijo nela, a Ritinha aparece cobrando a paçoca que ele ia dar se ela pedisse para o Chico assoprar um cisco no olho dela. Rosinha ouve e entende que tudo foi um plano do Genesinho para separá-la do Chico. Genesinho pergunta se acreditou, então, Rosinha diz para ele se aproximar por causa do beijo e acaba dando um forte tapa na cara do Genesinho. Rosinha corre atrás do Chico para pedir desculpas e eles fazem as pazes.

Ritinha cobra de novo a paçoca do Genesinho, que a manda ir embora senão faz ela virar paçoca. Genesinho reclama que depois de tudo não conseguiu nada e Rosinha interrompe falando que ele conseguiu deixar ela e o Chico mais unidos ainda, com eles de mãos dadas bem apaixonados.

Trecho da HQ "Intrigas da oposição" (1991)

Curioso que nos primeiros anos sempre colocavam "Genesinho, o filho do Coronel" quando se dirigiam a ele, para os leitores saberem a condição financeira dele. Como era personagem novo e com aparições ocasionais, eles precisavam colocar esse reforço que ele era o filho do Coronel.

Vale lembrar que essa história foi a primeira aparição de destaque da Ritinha, que passaria a ser personagem secundária, como amiga do pessoal de Vila Abobrinha. Não tinham muitas meninas contracenando com os personagens da Turma do Chico Bento e resolveram criá-la para fazer figuração. Mas a estreia da Ritinha foi mesmo nos anos 70 em alguma história do Chico, mas ficou sumida e voltou na história "Coisa séria", de Chico Bento Nº 85', de 1990 (em que Chico e Rosinha cismam em se casar na igreja, deixando padre Lino sem saber o que fazer), participando apenas, como madrinha do casamento do Chico e Rosinha.

Depois dessa história "Intrigas da oposição", o Genesinho ainda não ficou fixo como o filho do Coronel. O tipo de história era o mesmo, só que aparecia outro nome para o personagem e sempre com traços diferentes a cada história. Em duas ocasiões aconteceu isso: na história "A roupa não faz o caipira", de 'Chico Bento Nº 112', de 1991, sendo chamado de Belarmino. História do tipo da Rosinha se meter enrascada por ter dado confiança par ao filho do Coronel.

Trecho da HQ "A roupa não faz o caipira" (1991)

E em 'Chico Bento Nº 163', de 1993, na história "Quem é rico, quem é pobre?" foi chamado de Rufino. Em ambas fica a dúvida se era o Genesinho só que com outro nome ou foram outros personagens. E também apareciam outros personagens que apareciam ema só história para dar ciúme ao Chico como o Belindo Cesar, o primo da cidade da Rosinha, na história "O bocoió", de 'Chico Bento Nº 121' , de 1991.

Trecho da HQ "Quem é rico, quem é pobre?" (1993)

Em 'Chico Bento Nº 168', de 1993, na história "A botina de 7 léguas", o personagem voltou a se chamar Genesinho e agora de forma definitiva, porém ainda com traços diferentes. Nessa história, ele apareceu moreno com cabelo crespo e narigão.

Trecho da HQ "A botina de 7 léguas" (1993)

Na história "Natal Rural", de 'Chico Bento Nº 180', de 1993, o Genesinho apareceu com cabelos castanhos com topete grande e nariz pontiagudo grande.

Trecho da HQ "Natal Rural" (1993)

Já em "Amor brega", de 'Chico Bento Nº 187', de 1994, o personagem retornou com um visual completamente diferente, com cabelo laranja com topete arrepiado, olhos verdes com ponto preto no centro e sardas no rosto e detalhe de um estilo de traços bem fofinhos e mais delicado, assim como outros personagens dessa história.

Trecho da HQ "Amor brega" (1993)

Apenas na história "O castigo vem a carroça", de 'Chico Bento Nº 235', de 1996, exatos 5 anos após a sua primeira aparição que ele passou a ter traços fixos definitivos que a gente estamos acostumados. Então, ele passou a ser loiro com olhos verdes, olhos com riscos abertos iguais aos outros personagens e nariz pequeno. É que os personagens não são mais desenhados com narigão provavelmente para não ter bullying em relação a isso. Até o Chico não tem mais nariz grande como era, ficando feio os seus traços atualmente.

Trecho da HQ "O castigo vem a carroça" (1996)

Curiosamente, depois incorporaram que ele faz aniversário perto do Chico Bento. O Chico faz dia 1º de julho e ele dia 4, como foi falado na história "É o meu aniversário (e o dele também)", de 'Chico Bento Nº 299' de 1998.

Trecho da HQ "É o meu aniversário (e o dele também)" (1998)

Hoje em dia as características do Genesinho estão mais amenizadas ao longo dos anos por causa do politicamente correto,  a Rosinha não sofre mais tanto nas mãos dele, por exemplo, e não tem mais histórias com ele orgulhoso e causando inveja para os outros. Mesmo assim é um personagem legal e valeu a pena relembrar o personagem que está comemorando 25 anos de criação.

9 comentários:

  1. Muito boa a postagem, muito boa mesmo!

    Só vou acrescentar uma coisa, sobre ele no Chico Moço: agora, o Genesinho terá um filho (sua ex-namorada está grávida), e no ano passado teve uma série de histórias sobre o assunto... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O brigado por ter gostado, Marcelo. E valeu pela informação do Genesinho em Chico Moço. Bem interessante. :)

      Excluir
  2. O Politicamente correto estraga mesmo as HQs. Histórias com o Genesinho rendem ótimas lições de humildade, com o Chico mostrando que ter muito dinheiro não indica ter caráter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, estraga muito. Acaba tudo ficando muito limitado. Uma pena.

      Excluir
  3. Puxa, agora que você comentou a história "Coisa séria", de Chico Bento Nº 85, de 1990, fiquei curiosa para ler. Teria como postá-la aqui? Eu agradeceria muito!

    ResponderExcluir
  4. eu tenho o chico bento 163, tbm ja escaneei e postei no issuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, não tem muitos gibis daquela época lá, muito bom vc ter escaneado.

      Excluir