domingo, 27 de dezembro de 2015

Capa da Semana: Almanaque do Cascão Nº 48

É verão! Todos se refrescando em uma piscina e o Cascão deixa um bilhete dando satisfação aos leitores, dizendo que se recusa a aparecer na capa do seu próprio almanaque com tanta água assim.

A piada é muito legal e é um exemplo de como a imagem do Cascão ao lado do logotipo usada para identificação do personagem e a moldura atrapalharam bastante. De certa forma, o Cascão apareceu na capa por terem colocado a sua imagem padronizada do lado do logotipo e a moldura estraga a arte do desenho. Podiam ter pelo menos tirado o Cascão do logotipo nessa edição ou terem colocado essa capa em um gibi quinzenal dele convencional da época.

A capa dessa semana é de 'Almanaque do Cascão Nº 48' (Ed. Globo, Novembro/ 1998).


19 comentários:

  1. Tem uma capa de gibi quinzenal do Cascão em que ele não aparece também, fica apenas a chuva na paisagem. Eu não me lembro do número.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa que eu ajudo, Bruno! A capa do Cascão que você se refere é a do nº 147 de 1992. Pra você entender melhor, veja a imagem da capa e me diga se é essa mesmo que você disse: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=23153&path=ca005010147_23153.jpg

      Abraços!!!

      Excluir
    2. A própria. Muito criativa. Afinal, dia de chuva o Cascão não sai de casa e não pode aparecer na capa. Se der, posto aqui nessa seção um dia.

      Excluir
    3. Ah, sim, Marcos! Já teve uma capa semelhante a da edição 147, só que com as roupas do Cascão aparecendo, que é a capa do nº 341 de 2000. Conhece essa capa?

      Caso não conheça, é esta aqui: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=23346&path=ca005010341_23346.jpg

      Quem sabe, você faça um Capas Semelhantes com essas duas capas.

      Abraços!

      Excluir
    4. Já vi essa capa, embora não tenho o original. Eu vi no site do paulo back com todas as capas. Elas tem um sentido de piada meio diferente, nessa da CC 341 dá uma ideia q ele foge tão rápido da chuva q a roupa ficou, mas quem sabe posto aqui.

      Excluir
    5. É essa mesmo Daniel, obrigado. Achei essa capa bonita. A propósito a piada da Chuva era bem comum nas capas dele. Teve uma em que ele pega o cenário da Chuva e tenta tirar da capa da revista.

      Excluir
    6. Ah, já sei de qual capa você se refere. É a capa do Cascão nº 120 de 1991, não é?

      Infelizmente, essa capa não tem disponível no Guia dos Quadrinhos, então tive que procurar outro site que tenha a capa, pois no site do Paulo Back, as capas são bem pequenas.

      Enfim, veja a capa e me diga se é essa que você se refere: http://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/167519-480-480/-turma_monica-cascao-globo-120.jpg

      Abraços!

      Excluir
    7. Ou quem sabe ele se refere ao nº 406, de 2002... em mais um caso de capa semelhante, com a nº 120 bem mais bonita.

      http://rika.vteximg.com.br/arquivos/ids/167805-480-480/-turma_monica-cascao-globo-406.jpg

      Excluir
  2. Concordo com vc, essas molduras estragam com a arte. Essa ficaria bem melhor se não tivesse. Creio q se algum dia resolverem tirar essas molduras dos almanaques, só quando reiniciarem a numeração depois das nº 100, lá em 2023. E mesmo assim acho difícil.

    ResponderExcluir
  3. Essa tenho na coleção...o engraçado é vê o Astronauta com a roupa! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... meio estranho mesmo o Astronauta de roupa na água. Já aconteceu isso tbm no Almanacão de Férias nº 6 , q vc tem tbm. São absurdos bons q a gente gosta.

      Excluir
    2. É verdade, Marcos! Muito estranho e engraçado ver o Astronauta nadando com sua típica roupa espacial.

      Mas não é só com o Astronauta que acontece esse tipo de absurdo. A Dona Morte, por exemplo, já entrou na água com sua roupa "mortal" na capa do Almanaque do Cascão nº 45 de 1998, que pode ser vista aqui: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=44257&path=globo/a/al00502045.jpg

      Falando em Dona Morte, outra coisa engraçada sobre a capa acima é ver o Penadinho usando um calção. Afinal, não é todo dia que podemos ver fantasmas como o Penadinho vestirem roupas, ainda mais se foram calções de banho.

      Mas seja como for, é com absurdos legais como esses que a gente se divertia lendo os gibis da turma, não é mesmo?

      Abraços!!!

      Excluir
    3. É mesmo, onde já se viu Fantasma vestir calção. Absurdo legal. Dona Morte na água tbm é um absurdo sim. Abraços

      Excluir
  4. Que capa ótima, Marcos! Eu acho que eu já vi esse almanaque em algum lugar, mas eu não lembro como. Se não me engano, eu devo ter lido na minha antiga escola.

    Quanto á capa, ela é um ótimo exemplo do Verão e realmente todos estão se divertindo á beça. Mas vendo essa capa, acabei me lembrando da capa de Cascão nº 65 de 1985, porém a diferença é que essa se passa no Carnaval.

    Caso não conheça, o bilhete da capa desse nº 65 diz que o Cascão nos explica que ele não apareceu na capa, por causa do hábito do pessoal jogar água nos outros durante o Carnaval. E ele ainda dizia que quando terminava esse perigo, ele voltava á aparecer nas capas do gibi dele. Conhece essa capa?

    Agora voltando ao almanaque, quando der um tempo, será que você poderia falar da HQ Jornada nas Nuvens, que abre esse almanaque?

    Ela foi publicada originalmente em Cascão nº 52 de 1989, e se eu não me engano, o enredo dessa história é que a Mônica chuta a bola do Cascão pra bem longe, lá no céu. Então eles vão resgatá-la, mas lá aparece um diabo dizendo que só vai devolver a bola se o Cascão vender sua alma pra ele.

    Eu não tô lembrado se o enredo dessa história é esse, porque a primeira vez que li essa história foi na re-republicação da Panini pelo Almanaque Temático nº 14 de 2010, mas esse almanaque eu li online, e me parece que ele não está mais disponível pra ler, o que é mesmo uma pena. Acho que nem pra fazer download não tem mais.

    Mas se não for esse enredo verdadeiro, ou se eu errei em alguma parte, vê se me corrige.

    Pra terminar, como o verão tá no ar, gostaria muito que você falasse de histórias relacionadas a essa estação, principalmente com os personagens na praia. Queria muito que você falasse de histórias tipo A Ilha Misteriosa/A Ilha da Baixaria (MN nº 72, 1992), Vamos à Praia? (MN nº 12, 1987) e Semana na Praia (CHB nº 181, 1993). Sem dúvida, devem ser histórias sensacionais!

    Além disso, me deseje boa sorte na procura dos gibis citados no comentário, principalmente o Almanaque do Cascão nº 48, beleza?

    Uma boa noite pra você! Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conheço essa capa do Cascão Nº 65 da Abril. Muito boa. A HQ "Jornada nas Nuvens" é esse enredo mesmo, só não sabia q havia sido re-republicada na Panini. Capaz de ter tido alterações toscas rsrs.

      Quando der, falo dessa hq e das outras de praia q vc citou. Boa sorte na procura desses gibis. Boa noite. Abraços

      Excluir
  5. Eu não acho que a borda atrapalha nas capas dos almanaques. Eu acho que fica até melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas servem mesmo pra diferenciar almanaque de um gibi normal. Legal q vc gosta das bordas. Podia, quem sabe um dia, ter umas extremidades menores.

      Excluir