quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Propagandas anunciando brinquedos (Parte 2)

Nessa postagem mostro propagandas de brinquedos da Turma da Mônica que circularam nos gibis da Editora Abril entre 1984 a 1986.

Com o sucesso do filme "A Princesa e o robô", lançado no final de 1983, tiveram muitos produtos com referência ao filme. Desde quebra-cabeças até artigos temáticos para festas infantis. Então, em 1984 foi lançada a Tela Laser Mágica da Turma da Mônica com tema sobre esse filme. Era uma tela rosa que a criança desenhava e escrevia sobre ela com a caneta própria que vinha com o brinquedo no lugar do papel e se quisesse apagar era só levantar a película plástica. Só não foi informado o fabricante na propaganda.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 53' (Ed. Abril, 1984)

Em 1984 foram lançadas as miniaturas da Turma da Mônica, da marca "Elvy". Eram bonecos em miniatura fofinhos de 9 cm de altura, como se fosse uma espécie de almofada. Tiveram os mascotes da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali para colecionar. 

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 53' (Ed. Abril, 1984)

Em 1985 lançaram os carimbos da Turma da Mônica, da "Grow". Diferente das outras versões, os carimbos permitiam que as crianças criassem uma história em quadrinhos através dos desenhos que vinham nos carimbos. Vinham folhas com os quadrinhos já traçados e aí era só criar as historinhas com os carimbos. Tiveram 2 versões: um para criar história com Mônica e Cascão e outra para criar história do Cebolinha com a Magali. Na propaganda, além de mostrar os itens que vinham em cada caixa, anunciou também o "Grande Concurso Grow", que estava prestes a ser lançado nos gibis e que poderia usar os carimbos para fazer a história em quadrinhos para participar da promoção.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 69' (Ed. Abril, 1985)

Os fantoches da Turma da Mônica e da Turma do Chico Bento, da "Nalle Nil" foram anunciados nos gibis de 1985. Em cada versão vinham 4 bonecos em formato de fantoches. Comprando o da Turma da Mônica tinham fantoches da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Já comprando o da Turma do Chico Bento, tinham fantoches do Chico Bento, Zé da Roça, Rosinha e Zé Lelé.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 88' (Ed. Abril, 1985)

Em 1986 uma propaganda anunciou 3 brinquedos da marca "Coluna". Um quebra-cabeça em cubos, com 6 cenas diferentes dos personagens, um quebra-cabeça de dados em que a criança tinha que testar a sorte para poder montar, além de uma balança mágica para ajudar as crianças na fase de alfabetização a fazer contas básicas de adição, subtração e proporção. Ou seja, aprender, brincando.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 105' (Ed. Abril, 1986)

A "Mimo" lançou 4 versões de bonecas da Mônica em 1986. Elas tinham roupas e expressões diferentes. Então, tinha a Mônica alegre, a sapeca, a sonhadora e a bravinha. Tiveram um anúncio em 2 páginas com texto bem criativo, por sinal, e ilustrado com as bonecas.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 109' (Ed. Abril, 1986)

Foi criada também outra propaganda dessas bonecas em 1986, dessa vez disponibilizada em apenas 1 página. Mesmo assim mostrando imagens de todas as bonecas.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 112' (Ed. Abril, 1986)

Novos carimbos foram lançados em 1986, dessa vez produzidas pela "CarBrink". Com tema de profissões, vinham 12 carimbos diferentes em cada embalagem, com desenhos da Turma da Mônica encarnando profissões diferentes, com intenção de ajudar a criança a escolher sua profissão quando crescer. E foi lançado ao mesmo tempo outra versão de carimbos tradicionais, mostrando só os personagens, sem se preocupar com tema. 

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 164' (Ed. Abril, 1986)

A série continua e em breve posto novas propagandas anunciando brinquedos com a Turma da Mônica.

8 comentários:

  1. Que nostalgia esses anúncios... não tenho lembrança deles nas revistas, são muito antigos, mas tive a Mônica da Mimo de vestido vermelho e sorridente - aliás, ainda tenho :P E tem um detalhe, essa minha Mônica veio com a capa de chuva da Mônica bravinha, coisa que não sei explicar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem nostálgicos mesmo. Quem sabe, a capa de chuva dessa boneca veio por engano ou senão era pra vir mesmo, só o anúncio que não mostrou. :)

      Excluir
  2. Boas lembranças! Ah, Marcos, você poderia comentar sobre a história A Língua de Chico Bento nº 40 (Abril). Tem bons absurdos, caracterisitcos das histórias do Reinaldo, já uma piada é que quando os principais caem do precipício, diz que só fiquem com o som. O absurdo é que o gibi é escrito.

    Tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa hq é muito legal e engraçada, muitos absurdos mesmo. Quando der eu faço.

      Excluir
  3. Os brinquedos da Mônica sempre são legais! Eu tenho uma boneca dela, até hoje! Guardo com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tiveram brinquedos muito bons... pena q não guardei nenhum brinquedo q tive.

      Excluir
  4. Legal ver a propaganda da Mônica da Mimo. Minha irmã tinha uma dessa. Eu sempre quis que tivesse um Cebolinha, he he...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anos mais tarde criaram do Cebolinha, eu tive um.

      Excluir