segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Capas Semelhantes (Parte 15)

Nessa postagem mostro 5 capas semelhantes que saíram nos almanaques. Dessa vez todas da Editora Globo, tanto com o mesmo título, quanto com títulos diferentes.

Almanaque da Mônica Nº 7 X Almanaque do Cebolinha Nº 30

Os personagens reunidos para ler o próprio almanaque em questão. A 1ª versão do 'Almanaque da Mônica Nº 7', de 1988 teve um fundo rosa simples e só aparecem personagens da turma. Já na 2ª versão de 'Almanaque do Cebolinha Nº 30', de 1995, a capa foi ambientada no Polo Norte e apareceram também um urso polar e um pinguim querendo também ler o almanaque.



Almanaque do Chico Bento Nº 11 X Almanaque do Chico Bento Nº 54

Chico desenha personagens no quadro negro da escola. A diferença entre elas é que na 1ª versão, publicada em 'Almanaque do Chico Bento Nº 11', de 1990, o Chico só desenha personagens fora do seu núcleo, colocando corpo inteiro e nome deles enquanto que na 2ª versão, de 'Almanaque do Chico Bento Nº 54', de 1999, ele desenha só as cabeças dos seus amigos da roça e a professora Marocas aparece ao lado.



Almanaque do Chico Bento Nº 14 X Almanaque da Magali Nº 12

O personagem tirando leite da vaca, com os outros vendo pelo lado de fora da janela. Visualmente são bem parecidas, só uma pequena diferença no sentido da piada, já que na versão que saiu no 'Almanaque do Chico Bento Nº 14', de 1991, a intenção do Chico tirar o leite é para compartilhar com os seus amigos, enquanto que no 'Almanaque da Magali Nº 12', de 1997, a Magali está tirando todo o leite da vaca, enchendo vários baldes, para ela mesma tomar.



Almanaque do Cascão Nº 20 X Almanaque do Cascão Nº 47

Os personagens juntos se protegendo da chuva em um guarda-chuva gigante. Foi publicada primeiro em 'Almanaque do Cascão Nº 20', de 1992, com todos com caras felizes e fizeram uma nova versão, que saiu em 'Almanaque do Cascão Nº 47', de 1998, sendo dessa vez com o Cascão com cara de desesperado por causa da chuva.



Almanacão Turma da Mônica Nº 4 X Almanaque do Gibizinho da Mônica Nº 60

Ambientada nos anos 50, Mônica e Cebolinha dançando Rock enquanto Magali toma 3 milk-shakes ao mesmo tempo e Cascão, como balconista, se espantando com a façanha dela. As 2 versões ficaram bem parecidas, com mudanças significativas em pequenos detalhes em que os personagens apareceram em posições invertidas e que na 1ª versão de 'Almanacão Turma da Mônica Nº 4', de 1996, o Cebolinha aparece de óculos na cabeça, enquanto que na 2ª versão, de 'Almanaque do Gibizinho da Mônica Nº 60', de 2003, ele aparece sem óculos e uma curva no cabelo para representar um topete e a Mônica aparece de rabo de cavalo. 



Dessas da postagem, gostei mais das primeiras versões de cada uma delas, com exceção as do Cascão, que gostei da mais da 2ª versão.. Em breve, posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

11 comentários:

  1. Pois é, essas molduras estragam com a arte. Fizeram isso pra diferenciar um gibi convencional de almanaque, principalmente os gibis da Mônica q têm lombada e o mesmo número de páginas q um almanaque. Mas as faixas verticais laterais esquerda, ou estampadas ou só coloridas, já davam pra diferenciar legal. Acho q se forem mudar isso agora, só quando os almanaques reiniciarem numeração de novo, lá em 2023... :(

    ResponderExcluir
  2. Acho que essas postagens são minhas favoritas... é sempre muito gostoso ver essas capas semelhantes e ficar procurando e observando semelhanças e diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem interessantes mesmo. Legal ver uma ao lado da outra e comparar. :D

      Excluir
  3. kkkkk.... de certa forma tem um pouco isso de identificação desde q começaram a colocar a imagem dos personagens ao lado do logotipo nas capas. Nunca fui fã disso, até pq diminuia o tamanho do logotipo. Desde q reiniciaram a numeração pelo menos aumentaram o logo e até estão meio discretas a imagens deles, mas mesmo assim ainda tem.

    ResponderExcluir
  4. As bordas são a melhor parte. hasuhasu #somostodosborda

    ResponderExcluir
  5. Essas bordas já começaram há muito, muito tempo, como o Marcos disse, as pessoas que olhassem rapido poderiam confundir com uma revista normal e seria prejudicial a venda, desde criança eu achava as bordas bonitinhas. A unica coisa que eu não me conformo é com a mudança de aparência do Rolo pra um "carinha estandarte protagonista de malhação" que descaracteriza totalmente o personagem e o deixa sem graça.

    ResponderExcluir
  6. Rolo assim desse jeito perdeu toda a graça.

    ResponderExcluir
  7. gostei das capas ambientadas nos anos 50, com eles dançando. Achei as duas versões criativas e bem bonitas.

    ResponderExcluir
  8. Não só isso, o Rolo foi muito mudado nos últimos anos. Não gostei muito dele trabalhando. gostava mais de quando ele só vivia metido em rolos e não trabalhava.

    ResponderExcluir
  9. Isso de ele trabalhar na certa foi por causa do politicamente correto. As hqs com ele metido em rolos, principalmente com a mulherada, eram ótimas.

    ResponderExcluir