quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Propagandas anunciando brinquedos (Parte 1)

No mês das crianças, começo uma nova série mostrando propagandas da Turma da Mônica publicadas nos gibis, dessa vez anunciando os brinquedos lançados. Foram muitos brinquedos anunciados ao longo dos anos e mostrarei as principais propagandas de todas as épocas que marcaram gerações. Como foram muitas, colocarei as que encontrei na minha coleção ou na internet e que achei mais interessantes, nem que seja só por causa da ilustração de fundo. Nessa 1ª parte mostro os anúncios de brinquedos publicados nos gibis da Editora Abril entre 1970 a 1981.

O primeiro anúncio de brinquedo publicado em gibis foi em 1970 da clássica boneca da Mônica, da "Trol", a primeira boneca da Mônica a ser lançada. Em formato grande, o anúncio mostra uma menina ao lado da boneca e destaca, entre outras coisas, que a boneca tem cores vivas, é inquebrável e que aguenta enfrentar até o irmãozinho mais novo.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1970)

Logo depois a "Trol" lançou outros bonecos semelhantes do Cebolinha e do Jotalhão nesse mesmo estilo. Com detalhe que o Cebolinha tinha camisa amarela e bermuda vermelha, diferente da sua tradicional camisa verde e bermuda preta. Para anunciar a novidade, fizeram uma nova propaganda em 1972, reunindo os 3 bonecos com destaque da palavra "chacrinha", muito comum nos anos 70, que significa bagunça.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 31' (Ed. Abril, 1972)

Em 1978, a "Estrela" lançou a coleção de brinquedos do Pelezinho. Com o sucesso do personagem na sua revista, lançaram vários brinquedos como bola, boneco, quebra-cabeça, quadro negro, entre outros. A propaganda mostra como se os brinquedos fosse um filme em cartaz, dizendo que os brinquedos estão em exibição nas lojas de brinquedos de todo o Brasil, no lugar de cinema.

Propaganda tirada de 'Pelezinho Nº 10' (Ed. Abril, 1978)

Em 1979, fizeram um novo anúncio mostrando esses brinquedos da "Estrela", dessa vez com uma ilustração do Pelezinho ao fundo, na sua fase superfofinha que predominava na época e com uma foto do Mauricio de Sousa, do presidente da "Estrela" e do Pelé examinando os brinquedos que seriam comercializados. Raríssima.

Propaganda tirada de 'Pelezinho Nº 22' (Ed. Abril, 1978)

A "Estrela" lançou em 1979 os moldes da Turma da Mônica, que permitia as crianças a produzirem seus bonecos da Turma da Mônica. A criança colocava o gesso no molde e quando tirava já tinha o molde do boneco, que era só pintar com tinta e virava um boneco de verdade criado pela própria criança. Bem interessante. No rodapé do anúncio mostrou como ficava os bonecos da Mônica e do Cascão feitos com esses moldes.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 79' (Ed. Abril, 1979)

O Cine-Show da Turma da Mônica da "Estrela" teve uma propaganda em 1979. Era um brinquedo muito comum nos anos 70, que era uma série de frames com os personagens que juntos formavam um filminho com a Turma da Mônica. Teve também uma versão com o Pelezinho, mostrado anteriormente. No rodapé desse anúncio mostrava também para conferir também a bola da Mônica e um boneco do Bidu, lançados pela "Estrela" na mesma época.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)

Ainda em 1979, a "Coluna" lançou o quebra-cabeça da Turma da Mônica que vinham em uma caixinha de presente com laço de fita, já pronto para os pais darem de presente para os filhos. Eram 4 modelos diferentes de quebra-cabeça para colecionar, mas que tinham poucas peças em cada pacote.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)

Em 1981 teve o anúncio dos carimbos da Turma da Mônica, da "Carbrink". Tinham 4 versões diferentes: Turma da Mônica, Turma do Chico bento, Turma da Mata e Romeu e Julieta, fazendo alusão à história em quadrinhos. E já mostrando que podia ser comprado também na "Lojinha da Mônica", que havia sido lançada há pouco tempo em São Paulo (ainda sem filiais em outros estados). Mesmo sendo anunciado em gibis de 1981, esses carimbos devem ter sido lançado no final dos anos 70, visto que a história "Turma da Mônica no mundo de Romeu e Julieta" foi publicada em 1978.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 138' (Ed. Abril, 1981)

Sem dúvida são propagandas muito legais que valem a pena conferir. Cada um vai ter a sua nostalgia com os brinquedos que tiveram. As que mostrei nessa postagem são muito raras, inclusive. A série continua e em breve posto novas propagandas anunciando brinquedos com a Turma da Mônica.

18 comentários:

  1. Mais um ótimo post! Esses carimbos só saíram em 1981 ou teve mais posteriormente? Lembro que quando eu tinha cerca de 5 anos, la por 1990 eu tinha alguns carimbos, cujo lembro até o cheiro. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, tiveram vários outros carimbos ao longo dos anos 80 e 90 depois desses. Sendo q à medida que lançavam uma coleção nova, a versão anterior deixava de ser comercializada. Eu não tive esses aí, fui ter outros. Abraço

      Excluir
  2. Eu me lembro que nos anos 90 teve um jogo da Mônica em que com um imã os jogadores pegavam um monte de sansões e levavam para o lado da Mônica e do Cebolinha. Essa boneca que anunciaram na Mônica 7 hoje é um relíquia, como todos os outros brinquedos anunciados nesta postagem. Eu tenho um bonequinho de agarrar do Cascão e um outro boneco do cascão junto ao Chovinista, mas este está um pouco danificado, pois eu o achei na rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, sobre esse jogo que você citou, ele é o Pega-Pega Coelhinho e ele foi lançado pela Grow lá nos anos 90. Mas era só o nome que você queria lembrar?

      Concordo com você que esse brinquedos anunciados na postagem são bem raros mesmo! Por exemplo, essa boneca da Mônica da Trol, apesar de ser clássica, é bem difícil de se achar, ainda mais em excelente estado. Quem me dera eu ter uma boneca assim... Se eu fosse menina, claro!

      E meus pêsames sobre seu boneco do Cascão com o Chovinista, que deve estar bem detonado, não é? Abraço!

      Excluir
    2. Essa boneca com certeza é uma relíquia. Encontrar a original intacta é raríssima. parece q fizeram uma nova versão dela em 2013 nas comemorações dos 50 anos da Mônica.

      Encontrar boneco na rua é normal estar danificado. Quanto a esse Pega Pega Coelhinho nem lembrava mais. Valeu pela ajuda, Daniel. Uma imagem desse brinquedo aqui:

      http://img.olx.com.br/images/15/150521025469717.jpg

      Excluir
    3. Valeu pela informação Daniel. Eu tinha jogado esse jogo quando era criança com a minha professora do Jardim da Infância. Eu não lembrava o nome dele. Esse meu boneco do cascão está com os pés e o nariz do Chovinista roídos, o que indica que algum cachorro o pegou.

      Quando eu era criança tive vários bonecos da tura da Mônica, mas os perdi com o tempo.

      Excluir
  3. O que eu achei interessante era o "Cine-Show da Mônica",porque mostra uma animação,e eu estou aprendendo sobre animação,e quando algo do tipo eu fico louco,mas,Marcos,você já pegou isso,se sim,como era,e a minha pergunta que ninguém irá ligar,quantos frames tem esse brinquedo?!Bom,era isso que eu ia falar e tchau.
    Assinado pelo irmão desse Lucas(-_-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eu não peguei essa época. Tinha várias frames, mas não sei quantos tinha e quanto tempo durava o filminho. De fato, um brinquedo bem interessante.

      Excluir
  4. Acho q esses carimbos q vc teve não tiveram propaganda em gibis. Eles viviam mudando os carimbos, sempre pintavam uns novos. Quebra-cabeças tive outros : um com eles na selva e outro com referência ao desenho da Mônica Ermitã... adorava o deles na selva.

    Essas forminhas realmente tiveram versões da Disney... o Cine-Show tbm teve da Disney tbm. Acho q na época o q a Disney lançava primeiro, a MSP lançava depois (ou vice-versa).

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Marcos, desculpe perguntar uma coisa q n tem nada a ver com o tema do post, mas, oq vc acha das historias do roteirista emerson de abreu (pfv responda)

    ResponderExcluir
  6. Quebra-cabeça era um brinquedo muito legal. E bom saber desses moldes de gesso da Disney. :D

    ResponderExcluir
  7. Voltei ao passado agora com esse post. Muito legal! Tive os moldes e o cine-show, que infelizmente se perderam com tantas mudanças de casa que fiz na minha vida. Os slides do cine-show eram sempre em 6 se eu me recordo, como se fossem uma tirinha. Sério, Marcos, essa postagem me trouxe líquidos para meus olhos. Espero ver mais matérias como esta. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eugenio. Muito bom mesmo ver esses brinquedos.Realmente brinquedos q tivemos trazem lembranças boas. Vou mostrar outros aos poucos, cada um vai ter a sua nostalgia.

      Excluir