domingo, 25 de outubro de 2015

Capa da Semana: Mônica Nº 17

Uma capa em clima de Haloween, que se comemora nessa semana, dessa vez sem piada, apenas um desenho bonito e bem caprichado da Mônica e Cebolinha como bruxos voando em uma vassoura à noite.

Foi publicada em maio, mas eles bem que podiam ter reservado essa capa para a edição 'Nº 22' de outubro de 1988. Afinal, eles não se preocupavam em colocar datas comemorativas nos seus respectivos meses. 

A capa dessa semana é de 'Mônica Nº 17' (Ed. Globo, Maio/ 1988).


7 comentários:

  1. Nos primeiros números da Mônica na Globo a maioria das capas eram assim mostrando um desenho bonito em vez de uma piada. Os demais títulos eram piadas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Boa...gostei desta e que curioso não ser capa do mês de outubro! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Normalmente eles colocavam capas com bruxas em qualquer mês, mas essa aí tem a cara do Halloween, seria melhor ter saido em outubro.

      Excluir
  3. Acho que ele quis dizer que não parece da Globo porque o desenho parece antigo, de 1982 pra 1983, época da Abril

    ResponderExcluir
  4. Pode ser isso. Talvez eles aproveitaram alguma imagem antiga do início da década. É uma possibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Uau, Marcos! Que capa tão linda! A Mônica e o Cebolinha realmente ficaram muito bonitos com roupas de bruxos, não é? Eu não gosto muito do Halloween, mas eu diria que essa capa seria perfeita pra data.

    Pra começar, vendo o comentário do Fabiano acima, realmente essa capa nem parece que é da Globo, parece mais uma capa da Abril de 1982 ou 1983, por causa dos traços. Vai ver porque a maioria das primeiras edições da Mônica na Globo tinham desenhos bonitos que nem, já os outros gibis eram apenas piadinhas.

    E eu acho muito curioso eles não terem publicado essa capa em outubro, mas acho que o motivo dela ser publicada em maio é porque o Halloween ainda não era muito conhecido no Brasil. Só depois do final dos anos 90. O que acha?

    Mas não se engane, Marcos! Capas dos gibis com bruxas aparecendo não são as únicas capas que são consideradas capas de Halloween. Quando aparecem monstros, vampiros, fantasmas e até mesmo a Turma do Penadinho, acaba sendo considerado também. Mas sei que teve algumas que tiveram referência á data, como Mônica nº 196 de 2002, Magali nº 270 de 1999 e Chico Bento nº 88 de 1985, mesmo a última ter sido lançado em dezembro.

    O único problema dessa edição é que, por algum motivo, a HQ de abertura O Duelo das Bruxas (que abre esse gibi) fez referência á capa, mesmo a capa não ser semelhante á história.

    Nessa história que eu acabei de citar, uma bruxa viaja ao Bairro do Limoeiro e faz vários feitiços na turma. Eu conheço essa história quando ela foi republicada em Mônica 30 Anos de 1993, mas como eu não tenho essa edição especial e só vi na internet, eu tive que lembrar do enredo, mas como tá bem na cara que você conhece a história, você poderia me dizer se o enredo é esse mesmo?

    Pra terminar, uma pergunta: Vai ter HQ em homenagem ao Halloween? Se não tiver uma HQ boa relacionada ao terror sobrando, será que dá pra você falar sobre essa história citada?

    Então, espero que tenha gostado do comentário e um abraço pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda essa capa mesmo. Pode ser os traços q lembram 1982/ 83 por não parecer capa da globo. Algumas edições da Mônica com capa bonita, eles aproveitavam de alguma imagem q havia saído como aconteceu na nº 16 e nº 37, por exemplo, q já existiam antes, tiradas de passatempos da primeira metade dos anos 80. Essa eu não sei se havia saído em algum lugar, mas pelos traços creio q sim.

      É uma possibilidade de não sair em outubro por que o Halloween não ser muito conhecido nos anos 80. Mas na 2ª metade dos anos 90 já era bem conhecido. Eu tbm considero monstros como Halloween. Específicas com a data, de fato, foram mais essas aí citadas aí por vc.

      Por coincidência a hq desse gibi foi sobre bruxas. A capa teve referência a bruxas, mas não foi semelhante à hq. O enredo uma bruxa quer pegar coisas da Mônica como lágrimas, unhas da Mônica pra colocar em um poção pra ficar forte e se tornar a bruxa mais poderosa, mas um urubu, que na verdade era outra bruxa, transforma Cebolinha, Cascão e Magali em Mônica para a bruxa não conseguir seu objetivo.

      Em homenagem ao Halloween, vai ter hq com participação de bruxa. Abraço

      Excluir