sábado, 29 de agosto de 2015

Capas Semelhantes (Parte 12)

Nessa postagem de capas semelhantes, mostro 5 capas, sendo 2 delas do Cascão, 2 do Chico Bento e 1 da Magali. Todas da Editora Globo, com a exceção as do Cascão em que as originais envolvem a época da Editora Abril e a última do Chico Bento que é da Editora Panini.

Cascão Nº 81 X Cascão Nº 16

Cascão voando para não entrar na água. A diferença entre elas é que na 1ª versão, que saiu em 'Cascão Nº 81, de 1985, o Cascão voa em cima de um ribeirão e o Cebolinha é quem está nadando enquanto que na 2ª versão, de 'Cascão Nº 16', de 1987, Cascão está em um clube, voando depois de saltar de um trampolim, e todos os personagens que aparecem são figurantes. 



Cascão Nº 96 X Cascão Nº 157

Cascão pedindo autógrafos para os garis. Na versão original, de 'Cascão Nº 96', de 1986, os garis estão dando autógrafos e gostando da atitude do Cascão. Já na versão publicada em 'Cascão Nº 157', de 1993, o Cascão está correndo para conseguir o autógrafo do gari, que não entende nada.



Chico Bento Nº 49 X Chico Bento Nº 458

O peixe que o Chico acabara de pescar posa sorridente para a foto. Foi publicada primeiro em 'Chico Bento Nº 49' de 1988, com o Chico e o Zé Lelé estranhando o peixe posar e fizeram uma nova versão em 'Chico Bento Nº 458', de 2006, sendo dessa vez eles estão em um concurso de pesca, o peixe é gigante e só o Zé Lelé estranha o peixe posando, com o Chico agindo normal, como se fosse amigo do peixe



Chico Bento Nº 66 X Chico Bento Nº 3 

Chico em um barco fica entediado porque nenhum peixe morde a isca enquanto o seu acompanhante dá comida para os peixes. Na versão original, de 'Chico Bento Nº 66', de 1989, é a Rosinha quem está dando migalhas do seu pão para os peixes e na 2ª versão, de 'Chico Bento Nº 3, de 2007, é o Zé Lelé quem joga minhocas. 

Curiosamente essa é uma das raras capas da Panini que tiveram piadas. É que nos primeiros números dos gibis do Chico Bento e da Magali ainda tinham, provavelmente porque já estavam prontas antes da transição das editoras e então só aplicaram efeitos de sombras para se adequar ao estilo da nova editora.



Magali Nº 5 X Magali Nº 305

Magali e Mônica brincando em uma gangorra alimentícia. Saiu primeiro em 'Magali Nº 5', de 1989, com a gangorra sendo uma melancia gigante e na 2ª versão, de 'Magali Nº 305', de 2001, o balanço foi uma banana. Interessante que nas 2 capas a Magali está com uma mão para cima e o fundo foi rosa. 



Dessa vez as capas do Cascão eu gostei mais as das segundas versões de cada uma, já as outras eu achei melhor as primeiras versões de cada. E, para constar, a capa do gibi do 'Cascão Nº 96' da Editora Abril e as dos gibis de 2001 em diante foram tiradas da internet porque eu não tenho. Em breve posto mais capas semelhantes no Blog.

8 comentários:

  1. Eu tenho essa do Chico Bento da Panini.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc essa tem Fabiano. Abraços

      Excluir
    2. Também tenho a do Cascão n° 96. Aquelas duas primeiras da postagem, do Cascão um dia quero conseguir também. Assim como também quero a do Chico Bento que está ao lado daquela da Panini que tenho aqui.

      Gosto bastante dessas tuas postagens de capas semelhantes. Parabéns!

      Abraços e bom semana!

      Fabiano Caldeira.

      Excluir
    3. Essas capas semelhantes são bem interessantes sim. E tomara q vc consiga esses gibis. Uma boa semana. Abraços

      Excluir
  2. Eu tenho essa do Chico de 2006.

    Acredito que o fato dessas primeiras capas da Panini não terem chamada a hq de abertura seja porque são HQS difíceis de ilustrar em capa. Por exemplo, nessa do Chico, como q ilustra "O eliminador de pragas"? Ou "Num era pra se ansim"?

    Em Magali: imagine ilustrar uma HQ com o nome "Olhares indiscretos num traseiro censurado", ou "Entra na maletinha".

    É só uma hipótese, pode ser isso q vc falou também.

    Muito legal a postagem, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pode ser por isso mesmo, ou senão também pq as hqs não eram tão relevantes pra ter uma ilustração na capa, ou pq ainda estavam fazendo experiência o q agradava mais. Enfim, tem várias hipóteses.

      Legal q gostou da postagem. Abraços

      Excluir
  3. apesar de achar os efeitos de sombras das capas da Panini bonitos, eu ainda prefiro sem, pois as capas anteriores eram tão bonitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até q os efeitos ficam bonitos, mas eu preferia também sem sombras, sou a favor da simplicidade.As antigas sem eram mais bonitas ainda sem sombra.

      Excluir