segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Capa da Semana: Cebolinha Nº 91

As fábulas famosas sempre tiveram presença nos gibis da Turma da Mônica, com paródias tanto em histórias quanto em capas também. Essa capa que eu mostro retrata isso, com a Mônica encarnando a Bela Adormecida pensando que ia ganhar um beijo do Príncipe Cebolinha, que providencia tocar um despertador para acordá-la e não precisar beijá-la.

A capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 91' (Ed. Globo, Julho/ 1994).


9 comentários:

  1. Lembro desta na época..muito boa..kkk xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc gostou Xandro. De fato, é uma capa bacana. :D

      Excluir
  2. Marcos, essa capa eu não preciso falar, só falar que é uma paródia excelente da Bela Adormecida.

    Mas eu acho que o que o Cebolinha iria fazer não foi tão romântico assim. Na minha opinião, quando ele iria colocar o despertador pra acordar a Mônica, ela iria acordar assustada e iria meter o pau - o mesmo que bater - no Cebolinha, e assim iria falar:
    - Príncipe burro! Era pra você me acordar com um beijo, não me acordar com um despartador!

    Em outras palavras, essa é uma daquelas capas em que a gente pode imaginar o que poderia acontecer, ou seja, a gente podia usar a nossa imaginação. Por isso que eu aprovo essa capa, por ela representar a característica pestinha do Cebolinha.

    Pra finalizar, esse gibi começa com a HQ da Máquina de Desejos, que você até falou na postagem do livro Cebolinha 50 Anos de 2010, onde a história foi republicada.

    Nessa história, cansado de muita gente o sacanear por causa do fato dele trocar o R pelo L, o Cebolinha encontra uma máquina que realiza desejos, então ele deseja falar certo, só que isso resulta em todo mundo do Bairro do Limoeiro falar errado que nem ele, causando muita confusão e dor de cabeça.

    Essa história até que não é ruim. Pelo menos, os traços são excelentes e são esses traços que faziam as histórias mais divertidas ainda, fora que é uma história que representa perfeitamente a característica do dilema do Cebolinha falar errado e ninguém entender o que ele está dizendo.

    Quando essa história foi republicada em Cebolinha 50 Anos, infelizmente teve alteração. Como essa história é do tempo em que os meninos ainda rabiscavam nos muros, nessa republicação tiveram que colocar papel e durex, pra ficar fiel ao politicamente correto. Só que essas alterações são terríveis, e é por isso que eu te pergunto: Como é que o Cebolinha conseguiu procurar papel e fita durex tão rápido nessa republicação?! Essas alterações não fazem o maior sentido, não é mesmo?

    Ou seja, é muito melhor ler essa história no gibi original do que na republicação da Panini, né? Só que eu acho que essa história foi republicada antes na Globo, e sem alteração, mas eu não sei se ela foi republicada ou se só foi republicada na Panini, com a rídicula alteração. Se essa história foi republicada em algum almanaque ou almanacão da Globo, então eu não sei qual foi.

    Claro que eu não vou perguntar se você conhece essa história citada, pois como você mostrou a capa da edição, então obviamente você conhece essa história.

    Antes de ir, me diga se realmente é muito melhor ler HQs antigas da turma nos gibis e almanaques da Globo e da Abril do que nos almanaques da Panini.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é muito legal e ainda mais que esse fato de imaginar o que aconteceu depois. Muito bem bolada.

      Sobre essa hq Máquina de Desejos é boa sim, deve ter sido republicada em almanaque da Globo q eu tbm não sei qual foi, talvez por volta de 2001. Essas alterações na Panini irrita, sem dúvida. Melhor ler as originais. Abraços

      Excluir
  3. Que pena, Fabiano. Já eu achei bem criativa. Eu gosto de paródias de contos de fadas com a turma.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho q tá é manjado capas da Mônica com ela girando Sansão para o perigo, fica um repeteco isso e falta de imaginação. Concordo q foi uma colagem de algum lugar. Um desenho quase igual assim foi na nº 77. Até o desenho do Cebolinha tbm vi em algum lugar...como não acompanho gibis novos, tanto faz rsrs

    Quanto a Magali pelo q deu pra ver na sinopse é festa de haloween e elas estão só fantasiadas de bruxas... mas mesmo assim é hq q mexe com imaginação por envolver monstros.

    Em tempo e a quem interessar revista do Neymar oficialmente cancelada. Já vai tarde.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto dessa capa e da história de abertura, "A Máquina dos Desejos". Sobre a Magali, parece que na Turma da Mônica Jovem, ela herdou os poderes da Tia Nena e é bruxa, mas não sei se isso também vale para a Turma clássica - e de qualquer forma, acho essa coisa de bruxa tão não-Turma da Mônica... não acho interessante e, pior, nem consigo achar graça =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa capa do Cebolinha e essa hq A Máquina dos Desejos.

      Hqs com bruxas, sendo bem escrita até q não acho tão ruim. Se tiver muita ação e não for algo muito boba. Sobre ser Magali ser bruxa na fase criança, já foi citado isso recentemente em Magali nº 1 de 2015 em que os meninos pensavam q ela é uma bruxa e no final teve uma citação da tia Nena falando que a Magali já tem uns poderes de bruxas só q ela não sabe. Não gosto muito dessa ligação da TMJ na fase criança.

      Excluir
  6. As capas simples eram melhores, sem comparação.

    ResponderExcluir