sexta-feira, 31 de julho de 2015

Capas Semelhantes (Parte 11)

Não foram só as mensais que tiveram capas semelhantes, os almanaques também tiveram as suas. Então, nessa postagem mostro 5 dessas capas semelhantes que saíram nos almanaques, tanto com o mesmo título, quanto com a mesma piada em títulos diferentes. Todas da Editora Globo, com a exceção da primeira da Mônica em que a original envolve a época da Editora Abril e a última da Mônica também, que é da Editora Panini.

Almanaque da Mônica Nº 26 X Almanaque da Mônica Nº 28

Jotalhão servindo como escorregador para a turma brincar. É uma piada que foi bastante usada que saiu também em mensais da Mônica e que se repetiu em almanaques. Na versão do 'Almanaque da Turma da Mônica Nº 26', de 1986, aparece o Jotalhão imóvel como se fosse realmente um brinquedo, igual à "Pracinha da Mônica" que existia na época. Já na nova versão, de  'Almanaque da Mônica Nº 28', de 1992, o Jotalhão não está gostando nada das crianças escorregando nele e mostra alguns personagens que não apareceram na 1ª versão e vice-versa.



Almanaque do Chico Bento Nº 10 X Almanaque do Chico Bento Nº 74

Chico Bento se aquecendo com as chamas da Mula-Sem-Cabeça junto com outros personagens folclóricos. Na  versão original, de 'Almanaque do Chico Bento Nº 10', de 1990, o Chico aparece com cara de como se estivesse com medo das figuras folclóricas e era como estivesse obrigado a estar junto com eles, enquanto que na 2ª versão, de 'Almanaque do Chico Bento Nº 74', de 2003,  eles estão à beira de um lago e o Chico está gostando de estar perto deles, agindo naturalmente como amigo deles. 

Por coincidência nas 2 versões aparecem os mesmos personagens: Saci-Pererê, Iara, Curupira, Lobisomem e Mula-sem-cabeça, só que desenhados bem diferentes uma capa da outra, com destaque na Iara, que na versão de 1990 ela ser adulta, morena e sensual com insinuação de seios de fora enquanto que na versão de 2003 ela foi desenhada como uma criança.



Almanaque do Cascão Nº 14 X Almanaque da Mônica Nº 69

Em uma partida de futebol, Mônica chuta a bola em direção ao gol e os personagens formam uma barreira assustados com a força que a bola vai passar. A 1ª versão saiu em 'Almanaque do Cascão Nº 14', de 1991, com os personagens presentes só do universo da Turma da Mônica mesmo. Já na 2ª versão, que saiu em 'Almanaque da Mônica Nº 69', de 1998, apareceram também personagens secundários e dessa vez com eles com escudos personalizados ao seus estilos para ver se controla melhor e não se machucarem com a bolada.



Almanaque de Férias Nº 13 X Almanaque do Cebolinha Nº 68

Os personagens empinado pipas com as caras dos personagens em cada uma das pipas. Na 1ª  versão de 'Almanaque de Férias Nº 13', de 1993, foram a Mônica, o Cebolinha e 2 personagens figurantes que estavam empinando as pipas enquanto que na nova versão de 'Almanaque do Cebolinha Nº 68', de 2002, quem estava empinando era o Cebolinha, Cascão e Xaveco. Praticamente os mesmos personagens nas pipas apareceram nas 2 versões, só tiveram uma troca entre Cascão e Mônica, tanto nas pipas quanto quem estava empinando, e Franjinha e Horácio não apareceram na 2ª versão.



Almanaque da Mônica Nº 68 X Almanaque da Mônica Nº 38

Mônica brincando de jogo-da-velha com os personagens em destaque. Saiu primeiro em 'Almanaque da Mônica Nº 68', de 1998, com o Cascão, Franjinha e Xaveco com olhos roxos formando o "X"  e com os personagens secundários fora do universo da Turma da Mônica preenchendo os espaços vazios. Já nova versão, de 'Almanaque da Mônica Nº 38', de 2013, Magali, Marina e Cascuda formaram o círculo e os meninos aparecendo com "X" para representar que as meninas que ganharam o jogo.



Dessas da postagem, gostei mais das primeiras versões de cada uma delas. E para constar, as imagens das capas de 'Almanaque do Cebolinha Nº 68' e 'Almanaque do Chico Bento Nº 74' da Editora Globo e de 'Almanaque da Mônica Nº 38' da Editora Panini foram tiradas da internet porque eu não tenho. Em breve, posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

12 comentários:

  1. Apesar da idéia da capa folclórica do Chico Bento da Primeira versão ser de ele ficar com medo,esqueceram o detalhe que fica perto do olho,que é tipo uma olheira.E por coincidencia,enviou a capa no mês do folclore.Ou será que não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa capa do Chico colocaram um detalhe de sombras representando as partes não iluminadas pelas chamas da mula-sem-cabeça. Muito bem caprichada essa capa.

      E foi apenas coincidência por ser perto do mês do Folclore, intenção mesmo foi colocar capas semelhantes sem ser relacionada a data.

      Excluir
  2. Gostei dos efeitos da claridade nos personagens no Almanaque do Chico Bento 10, bem legal esse clarão amarelo. O Lobisomen da capa do Almanaque do Chico Bento 74 parece com o da turma do penadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse efeito ficou muito bom. Esses pequenos detalhes é q faziam a diferença. Concordo com vc que o Lobisomem na 2ª versão ficou parecido com o da Turma do Penadinho.

      Excluir
  3. Como o Jotalhão aguentou o Cheiro do Cascão na capa do Alamanaque da Mônica 26? talvez ele tenha desmaiado depois que o Cascão escorregou, por isso o Cascão não apareceu na capa do Almanaque 28. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk...pois é, difícil alguém aguentar o cheiro do Cascão, nem o Jotalhão suporta. rs

      Excluir
  4. Muito boas essas capas, principalmente a do Almanaque do Cascão Nº 14, que ficou muito engraçada, mas não sei como os meninos deixaram a Mônica jogar com uma coisa perigosa dessas! E falando em coisas antigas, hoje consegui comprar em um sebos aqui perto todos os números 1 da primeira série da Panini, até os Almanaques, todos por 5 reais cada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah na certa eles foram obrigados deixar a Mônica jogar senão levariam coelhada. Sem dúvida muito perigoso rsrs

      Legal q vc conseguiu todos os "Nº 1" da Panini. Só o preço achei meio caro, mas tá valendo por serem Nº 1. :D

      Excluir
  5. Interessante em se tratar de almanaques, algo que achei que não fosse comum copiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiveram também com almanaques, claro que aí demoravam mais tempo para ter outra igual porque a periodicidade era maior. E ainda pode acontecer, já q os almanaques da Panini têm piadinhas.

      Excluir
    2. Verdade. Os almanaques da Panini tem piadinhas e não tem aquele efeito super tecnológico na coloração. Graças a Deus!

      Excluir
    3. Com certeza. Na Panini os almanaques são bem melhores q as mensais. :D

      Excluir