domingo, 17 de maio de 2015

Capa da Semana: Cascão Nº 90

Mostro uma capa muito boa envolvendo metalinguagem com o Cascão revoltado e encarando o leitor, depois de ter brigado com o desenhista, que o desenhou ilhado em cima de uma árvore no meio de uma enchente para sacanear. Isso para ele aprender a não brigar com o desenhista. Simples e muito criativa.

De curiosidade, algumas capas tinham balão de texto, normalmente com o personagem interagindo com o leitor e servia para entender a piada, porque só a ilustração não iria ser o suficiente. Tipo, se nessa capa aparecesse só a ilustração do Cascão não teria a mesma graça, e a gente não saberia por que ele estava ilhado na tempestade.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 90' (Ed. Abril, Janeiro/ 1986).


12 comentários:

  1. Excelente capa, Marcos! E você tem toda razão!! Se essa capa não tivesse o Cascão dizendo o motivo dele estar preso na enchente, não ia ter a menor graça!!

    E olha, metalinguagem dos personagens com o pessoal da MSP e com os leitores é excelente!! Se bem que em 1986, teve outra capa do Cascão com metalinguagem, que foi a edição 94, em que ele exagera na sujeira com o carvão, algo que a patrulha do politicamente correto iria ficar chocada! Você conhece essa capa?

    E vou ser franco: Essa capa não seria proibida atualmente? Porque eu acho que personagens brigando com o outro, até mesmo com o pessoal da MSP, seria uma coisa muito feia atualmente. Só não sei se é verdade mesmo, porque não acompanho os gibis atuais.

    Então, enquanto espero suas respostas, um bom domingo e abraços pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa maravilhosa. Na época tinha alguns gibis assim com personagens falando na capa. Era até mais comum na Ed. Abril, mas tiveram algumas na Globo tbm.

      Conheço essa capa do Cascão 94, ele ficou bem sujo. O povo do politicamente correto podia não gostar mesmo rsrs. Já nessa capa aqui da postagem não sei se iam implicar. Hj não é muito comum hqs com os personagens conversando com o pessoal do estúdio, é muito raro de acontecer, mas acho q não é proibido. Só não posso confirmar tbm pq não acompanho gibis atuais.

      Um bom domingo pra vc. Abraços

      Excluir
  2. Kkkkkkkkk....simplesmente demais!! xD

    http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tempos q não voltam mais, sem dúvida. Ainda poderá voltar na Coleção Histórica, só q vai demorar muito tempo, por volta daqui 10 anos ou mais.

    ResponderExcluir
  4. Porra Maurício! Brigou com o Cascão? Pra que deixar o coitado na chuva assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não deve ter sido o Maurício. Talvez deve ter sido com um dos desenhistas do estúdio.

      Excluir
    2. Pelo q deu pra entender a briga foi com o desenhista. E a briga foi tão feia q para se vingar colocou o Cascão ilhado no meio da chuva rsrs.

      Excluir
  5. Teve uma história da Magali que o Maurício apaga e retira toda a comida da história deixando-a com fome por achar que ela estava comendo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já sei! Essa HQ que você citou é Mudando as Características, de Magali # 11, de 1989, não é?

      Excluir