segunda-feira, 2 de março de 2015

Capa da Semana: Cascão Nº 69

O Cascão é capaz de tudo para fugir da chuva. Até se esconder dentro da jaula com leões do zoológico. Afinal, para ele é mais seguro ficar com os leões do que se molhar na chuva. Sensacional. Capas assim mostrando as estratégias do Cascão para fugir da chuva das formas mais absurdas eram demais.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 69' (Ed. Globo, Agosto/ 1989).


15 comentários:

  1. São detalhes como esse que faz a gente se apaixonar mais ainda pela Turma da Mônica de antes. Digo de antes porque atualmente esses personagens estão descaracterizados e nem parece mais como foram criados. Legal mesmo essa capa. Valeu por compartilhar! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Heri. Isso q era bom. O verdadeiro Cascão q a gente conheceu. Hj uma capa assim, nem pensar. Abraços

      Excluir
  2. Capa bem legal, achei engraçada a cara do Cascão, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito engraçada mesmo. Um pouco desconfiado com os leões, mas mesmo assim se sentindo mais seguro com eles.

      Excluir
  3. Eu tenho este gibi, ele é bem legal. Gosto da história de abertura, onde o Cascão suja tudo e depois foge e pensa que é procurado, ai tenta assustar a mônica e o cebolinha vestido de fantasma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa hq é muito legal. Se chama "A ameaça pública". Q bom q vc tem esse gibi.

      Excluir
  4. Demais a capa, os traços...os leõs me lembra até o Rei Leonino da Turma da Mata!! xD

    ResponderExcluir
  5. muito bonita essa capa . pena que os tempos mudaram

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, Marcos!! É esse o Cascão que nós conhecemos! As maneiras absurdas dele se esconder da chuva eram muito engraçadas!!

    Mas é esse o problema: Essa capa seria 100% proibida nos dias de hoje, pois criança como o Cascão preso com animais perigosos no zoológico, inclusive leões, nem pensar! Inclusive, tenho toda a certeza absoluta que o pessoal do politicamente correto iria ter um enfarto ao ver essa capa. Por isso que eu não vou nem te perguntar se essa capa hoje em dia é proibida.

    E esse Cascão # 69 é mesmo uma edição muito boa mesmo! Começando com a HQ A Ameaça Pública, que abre essa edição. Nessa história de abertura, muita gente do Bairro do Limoeiro está reclamando que o Cascão está sujando e poluindo a cidade, então ele fica muito triste, foge de casa e vai parar numa floresta. Quando chega Mônica e Cebolinha, o Cascão se veste de fantasma para dar um susto neles, mas aí descobre que os dois estavam sentindo falta e volta pra casa, terminando assim essa história excelente, com uma linda lição de moral no final.

    E esse foi o enredo dessa história memorável! Eu inclusive já conhecia a história, quando eu baixei o gibi original de 1989 pela Internet, por isso que eu tenho certeza que o enredo dela foi esse que eu disse, mas infelizmente, não tenho mais esse gibi.
    Se bem que lá no sebo perto de casa, eles tem esse gibi, então fique torcendo pra que não levem esse gibi pra quando voltar lá no sebo pra compra-lo.

    E por ser uma HQ de 1989, você não acha que essa história foi feita pela Rosana Munhoz? Porque em 1989, a maioria das HQs que ela fazia eram dos primeiros gibis da Magali, mas ela também caprichava nas HQs do Cascão. Por isso que eu acho os traços e o roteiro dessa história incríveis.

    Apesar dessa história ser muito boa e clássica ter um lindo final memorável, eu acho que ela também deveria ser proibida atualmente. Ou seja, não só a capa dessa edição seria criticada hoje, como também a HQ de abertura.

    Mas o engraçado é que ela já foi republicada! Foi no Almanaque do Cascão # 62, de 2001, e juro que se ela fosse republicada de novo na Panini, duvido que tenha aquelas alterações malditas, mas tomara que não republiquem de novo, pela história totalmente incorreta.

    E por ser um gibi do Cascão, claro que não podia faltar uma HQ do Bidu. Nessa edição, foi a HQ Bidu, O Bárbaro, em que o Bidu vive várias aventuras e desventuras como um bárbaro. Essa também é muito boa, e é da época que até as HQs do Bidu e da Turma do Penadinho deixavam os gibis do Cascão muito mais memoráveis.

    E pra finalizar, logicamente não vou nem te perguntar se você conhece essas histórias, pois como você mostrou a capa, tá tão na cara que você as conhece.

    Por isso, dedico muito a esse gibi por ser um dos mais clássicos do Cascão. Por isso, espero que você responda as minhas perguntas e que fale de uma dessas história um dia aqui no seu blog. Ah, não se esqueça de me dar boa sorte pra procurar esse gibi, tá? Abraços e um bom dia pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa, sem dúvida seria impublicável hj. Essa hq A ameaça pública é legal, tbm seria impublicável hj ou com aquelas alterações terríveis.

      Bidu, o bárbaro tbm foi ótima. Quando der, falo delas aqui. Tomara q vc encontre esse gibi ou os almanaques q foram republicadas.

      Excluir