quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Tirinha Nº 23: Cascão

Uma tirinha incorreta do Cascão em que ele elogia a fantasia de diabinho do Cebolinha, mas como faltou os chifres, Cascão dá seu toque especial e dá 2 pauladas na cabeça do Cebolinha. Muito engraçada.

Essa tirinha eu tirei de 'Cascão nº 232' (Ed, Globo, 1995), com o degradê em todos os quadrinhos, típicos dos gibis do segundo semestre de 1995. Mas, originalmente é bem mais antiga, saindo primeiro em tiras de jornais e em gibis anteriores a esse. Eles tinham costume de republicar tirinhas do final do expediente dos gibis, só mudando a colorização. 


21 comentários:

  1. Kkkk, muito boa, e os traços excelentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito engraçada rs. Os traços são perfeitos, eles caprichavam.

      Excluir
  2. Essa tirinha também foi republicada no almanaque da globo "um tema só" de carnaval que foi onde eu li mas nao lembro o numero e a propósito ótimo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Um Tema Só de carnaval deve ser a edição 13, de 1996. E lembre-se que essa tirinha já foi publicada antes, em Cascão # 20, de 1983, e também era disponível no antigo site da Mônica. Abraços!

      Excluir
    2. x-eagle, legal q está gostando do blog.Obrigado. Essa tirinha foi bastante republicada, mas como é boa sempre vale a pena.

      Excluir
    3. Valeu pela informação, Daniel

      Excluir
  3. Eu reparei que em várias histórias dos nos 90 o Cascão aparecia vestido de palhaço ou interagindo com eles. Até já vi mais de uma hq em que ele começa criança e no final termina adulto trabalhando em um circo como palhaço. Será que oficialmente o sonho do Cascão na época era ser palhaço quando crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nessa hq especificamente q vc citou pelo jeito ele queria ser palhaço quando crescer. Realmente tiveram muitas hqs do cascão como palhaço ou trabalhando no circo.

      Excluir
    2. uma das minhas favoritas foi Cascão e Cascata.

      Excluir
    3. Muito boa essa. De Cascão nº 177, de 1993.

      Excluir
  4. Fabiano, nos gibis, ela saiu primeiro em Cascão Nº 20 na Editora Abril. Eles republicaram bastante essa tirinha. Muito legal. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu li naquela coleção "As tiras clássicas da Turma da Mônica". Quem nunca leu, recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, só uma correção, ela foi republicada no Pocket L&PM "Cadê o bolo?". Concordo com vc, As Tiras Clássicas e os Pockets L&PM são recomendadíssimos. São diversão na certa.

      Excluir
  6. Olá, só quero corrigir meu comentário acima, eu me enganei, o tema da revista era festas e não carnaval (número 47) e, pelo que parece, saiu em 2005

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Um Tema Só nº 47 foi de 2005. Eu não sabia q tinha sido republicada lá. Valeu pela informação.

      Excluir
  7. Bem que eu tinha reparado que ela tem um jeito de tirinha antiga! Muito engraçada, essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os traços tem mais jeito de anos 80 do que anos 90. Muito legal mesmo.

      Excluir
  8. Se não me engano, teve uma tirinha no gibi dos Trapalhões idêntica a essa, com o Zacarias no lugar do Cebolinha e o Didi no lugar do Cascão, mas vestido de cowboy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Não sabia dessa. As vezes tinham piadas iguais em revistas concorrentes e pelo jeito essa foi uma.

      Excluir
  9. Marcos, meus parabéns por ter postado essa tirinha. É uma das tirinhas que eu racho muito de rir! E que coisa feia que o Cascão fez, né?

    Aliás, além do Cascão dar pauladas no Cebolinha, outro motivo da tirinha ser impublicável é que o Cebolinha tava fantasiado de diabinho, e diabos hoje em dia na MSP são proibidos, né? Se bem que atualmente eles voltaram a produzir e republicar HQs com diabos, se não me engano.

    Mas além desse Cascão # 232 e os jornais dos anos 80, essa tirinha também foi vista em Cascão # 20, de 1983, e no antigo Portal da Turma da Mônica. A diferença é que no portal todas as tirinhas não eram coloridas, ou seja, eram em preto e branco. Você também lia HQs e tirinhas no portal?

    Aliás, esse Cascão # 232 é aquele que tem a HQ Todos em Férias, que eu queria muito que você falasse no blog, é muito boa!

    Além disso, fique torcendo e me deseja boa sorte pra eu procurar esse gibi, ele deve ser muito bom, não é?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tirinha estava em preto e branco no site porque tiraram dos jornais. No pocket L&PM "Cadê o bolo?" tbm colocaram preto e branco, aí pra provar q ela saiu primeiro nos jornais dos anos 80. Eu lia as vezes tirinhas no site antigo.

      Esse gibi do Cascão 232 é legal. Quando der, falo dessa hq Todos em Férias. E tomara q vc encontre esse gibi. Abraços

      Excluir