sábado, 17 de janeiro de 2015

Tirinha Nº 22: Turma do Penadinho

Uma coisa muito comum e que sempre deu certo na Turma do Penadinho foi misturar os fantasmas e monstros associados a fatos do nosso cotidiano. Essa tirinha retrata bem isso, com o Cranicola fazendo um cadastro, mas que se enrolou quando foi perguntado sua altura. 

Não foi falado cadastro para que ele estava fazendo, mas nem importa. O importante foi a piada, muito divertida, por sinal. Legal ver também o cadastro ainda sendo feito com máquina de escrever. Muito bom.

Dá pra estranhar tirinha do Cranicola em final de expediente. É que nos gibis da Editora Abril dos anos 80, quase não tinham tirinhas no final do expediente, deixando o lugar para anunciar a história da próxima edição ou outras revistas da Editora Abril, sem ser da Turma da Mônica. Em 1986, as tirinhas no final voltaram, mas de vez em quando colocavam alguma do Penadinho, Bidu, Anjinho e Magali (que não tinha revista própria), em vez de ser do personagem da revista. E essa do Cranicola foi uma delas. 

Talvez colocavam para divulgar os pockets "As Melhores Piadas", que estavam em circulação na época. E, curiosamente, tirinhas sem do personagem da revista, retornou nos gibis da Globo de 2003, quando colocavam tirinhas do Bidu e do Penadinho no final do expediente em alguns gibis.

Essa tirinha foi publicada originalmente em 'Cascão Nº 106' (Ed. Abril, 1986).


19 comentários:

  1. Aguardando ansiosamente a resenha de Magali #500.. o q vc achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai ter uma resenha da Magali # 500, semana q vem... só adianto que achei fraca e não gostei.

      Excluir
  2. no gibi da editora Abril que eu tenho, Mônica 159 de 1983, tem uma tirinha da Mônica, mas ela está no meio do Gibi. Isso era comum na época? No final do gibi tem uma propaganda, acho que era do gibi dos smurfs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, parece q nessa época, eles estavam começando a mostrar as propagandas na última página e à princípio deslocavam a tirinha para o meio do gibi. Aconteceu tbm com um gibi do Cascão na época. Mas, logo depois tiraram as tirinhas de vez para deixar só os anúncios. Então, o normal era os gibis não ter tirinhas.

      Excluir
  3. Muito boa! ainda não me acostumei a falar ''Cranicola'' do jeito certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirinha legal mesmo. Pois é, quando a gente se acostuma a ler de um jeito, dificil se acostumar a ler certo. Nem esquenta se não conseguir ler certo. Eu até hj não consigo ler "Tuga" rsrs.

      Excluir
  4. É engraçado que quando criança as pessoas me corrigiam quando eu pronunciava "cranicóla" pra agora eu saber que estava certa, hahahahaha!
    Eu gosto muito do traço do Penadinho dos anos 70, o estilo "pontudo" o fazia parecer mais adulto (ele era até desenhado mais alto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Ana! Eu também pronunciava CraniCOla quando criança, mas hoje em dia, eu pronuncio assim e também CraNIcola.

      Muito engraçado dizer que os traços do Penadinho dos anos 70 fazem parece-lo mais adulto.

      Abraços!

      Excluir
    2. Ana, vc tava certíssima, é CraniCOla mesmo rs. Eu pronunciava CraNÍcola quando criança, mas depois corrigi isso.

      Dava impressão sim ele parecer mais adulto nos anos 70. Nos anos 80, ele ficou mais fofinho.

      Excluir
    3. Exatamente, Marcos! Prefiro mais o Penadinho fofinho a partir dos anos 80 do que o Penadinho feio e adulto dos anos 70. E você?

      Excluir
    4. Gosto mais do Penadinho fofinho dos anos 80, mas não acho feio os traços dos anos 70. As vezes até tinha um contorno azul interno, q ficava muito bom.

      Excluir
  5. Fabiano, o da Mônica foi o q mais me agradou também. Mas gostei tbm do Cebolinha, achando melhor o da Mônica. Tenho todas as edições # 500, até por causa do valor histórico.

    Bom domingo. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Pra mim os gibis estão fracos demais, muito bobos, nada me agrada, principalmente os traços e letras péssimos. Dentre os q vi, pra mim os menos piores são da Mônica e Cebolinha, pq pelo menos ainda tem plano infalível, os meninos levando coelhada, essas coisas. E os piores são do Cascão, q está decadente e completamente descaracterizado.

    Enfim, questão de opinião. E creio q a tendência é piorar a partir do nº 101 em diante. Não vejo melhoras na MSP.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Essas revistas são que você ganhou são respectivamente a #71 (Novembro de 2012) e #78 (Junho de 2013). A Mônica é a única mensal que eu compro regularmente, apesar de não me agradarem os traços e os roteiros de quase todas as histórias. Só pra colecionar mesmo.
    A #71 tem uma interessante homenagem ao ex-narrador Osmar Santos. Em "É ripa na chulipa" aparece um menino chamado Osmarzinho (caricatura do Osmar) que narra uma partida de futebol entre os meninos e as meninas da turminha. Mesmo com aqueles horríveis é bacana a história.

    ResponderExcluir
  8. Fabiano, de fato as hqs da Mônica andam meio pra meninas, as da Magali tbm. Pelo menos as vezes tem planos infalíveis e os meninos ainda se dão mal no final, embora algumas vezes não apanham. Ainda acho melhorzinhos os gibis do Cebolinha, depois da Mônica.

    Sobre essas revistas q vc conseguiu, acho q vc devia ler. Apesar dos roteiros fracos, acho q não dá pra julgar sem ler. Vai q tem uma surpresa boa de gostar das hqs, só não agradando os traços, q deve ser o q está te afastando de ler. Dê uma chance a elas e se não gostar mesmo, doe pra alguém.

    ResponderExcluir
  9. Fábio, nem sabia q fizeram homenagem ao Osmar Santos. Bacana a ideia deles. Espero q o roteiro seja bom.

    Em relação a traços, estão decadentes mesmo, cada vez pioram mais.

    ResponderExcluir
  10. Q bom, Fabiano. Boa leitura e espero q goste dos gibis. :)

    ResponderExcluir