sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Rita Najura e Jotalhão: HQ "Um jantar à luz de velas"

Nessa postagem mostro uma história de quando a prima da Rita Najura apareceu para atrapalhar um jantar romântico preparado pela Rita para conquistar o Jotalhão. Ela tem 8 páginas e foi publicada em 'Mônica Nº 92' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Mônica Nº 92' (Ed. Globo, 1994)

Começa a Rita Najura convidando o Jotalhão para um jantar na casa dela, como forma de conquistá-lo. Ele fica sem jeito de início, mas acaba aceitando o convite. Então, à noite, o Jotalhão chega em frente à toca da Rita, com flores na mão, e vê q o jantar era do lado de fora, à luz de velas e já com o champanhe exposto para servir. Afinal, ele não conseguiria entrar no formigueiro.


Jotalhão estranha se era a Rita mesmo, já que não sabia que ela era loira. Rita diz que não é, que tingiu o cabelo só para ele. Quando Rita Najura vai guardar as flores, eis que surge a sua prima, a Matilda Najura. Rita não gosta da surpresa e já trata de expulsar a prima, falando que está com visita. Matilda, na maior cara de pau, já vai se convidando a ficar, indo direto para a comida, mas vê que só tinha champanhe.


Matilda pergunta a Rita se não vai apresentar o Jotalhão. Como não tem jeito, Rita apresenta os dois. Então, Matilda manda a Rita buscar a comida, enquanto ela faz sala para o Jotalhão, ficando claro que a Matilda estava interessada pelo Jotalhão e queria fazer concorrência com a prima. 

Rita vai buscar irritada e a Matilda, bem atirada, já vai perguntando ao Jotalhão qual o signo dele, para qual time ele torce e se é solteiro. Jotalhão acha que ela é bem rapidinha e quer saber qual qual foi a primeira pergunta, quando a Rita Najura chega com o frango assado. Matilda pede uma coxa e a Rita taca com força em cima da prima. Em seguida, Rita pede ao Jotalhão servir um drinque para ela.


Enquanto, a Rita bebe, a taça balança e a Rita pensa que era um terremoto. Era a Matilda balançando depropósito, e faz a Rita cair dentro do champanhe e se afoga. Matilda fala que foi sem querer. Jotalhão salva a Rita, que depois de salva pede respiração boca a boca. Matilda se intromete, falando que é bobagem e faz um exercicios na Rita para ficar boa. Depois dessa, Jotalhão se despede, falando que a noite foi maravilhosa, mas que tinha que ir porque estava tarde. As formigas falam para ele não ir, mas ele diz que tem uma pescaria cedo no dia seguinte.


Matilda entrega o seu telefone para o Jotalhão e ele vai embora. Matilda também diz que vai embora, com as duas se despedindo com falsidade e a Rita desejando que a Matilda se exploda em um canhão, enquanto vai embora. Rita fica uma fera que a sua prima atrapalhou a sua noite romântica com o Jotalhão, só que logo lembra que ele ia a uma pescaria no dia seguinte e resolve aparecer. No outro dia, bem cedo, Rita vai toda preparada para a pescaria, quando encontra a Matilda junto com o Jotalhão para empatar de novo a sua conquista pelo Jotalhão, terminando assim.


Acho essa história muito divertida, com a rivalidade da Rita Najura e sua prima Matilda Najura disputando o amor do Jotalhão. Gosto de histórias com as tentativas frustadas da Rita de conquistar o Jotalhão. A Rita nunca conseguiu conquistá-lo, afinal, ele nunca quis nada com ela, porque ele é um elefante e ela uma formiga, e logo na sua maior chance que ela teve, aparece uma prima para atrapalhar o seu romance.


O roteirista levou tudo com muito bom humor, baseado na realidade acontece isso de amigas e parentes disputando o mesmo cara, com muita rivalidade e falsidade. Como esse tema de intrigas, não é bem visto pela patrulha do politicamente correto, não fariam uma nova história assim. O fato de mostrar bebida alcoólica também não seria permitido atualmente.


Os traços são ótimos, bem caprichados. Legal ver o cabelo da Rita Najura, todo bem produzido e tingido de loiro para ver se agrada o Jotalhão, já que ela sempre aparece com lenço na cabeça. Na postagem a coloquei completa. Muito bom também absurdo de uma formiga como a Rita carregar sozinha um frango assado. 


De curiosidade, na Turma da Mônica já tiveram muitas histórias com primos, em quase todos os núcleos já foram mostrados primos dos personagens. Muitos apareceram apenas em uma história e nunca mais foram vistos. Dessa vez foi mostrada a prima da Rita Najura. Sempre rendem boas histórias assim. Foram tantas que não seria ruim se fizessem um Almanaque Temático de primos.

17 comentários:

  1. O Jotalhão é herbívoro, com certeza ele não comeria o frango. kkkkkkkk Já viu a história do primo do Jotalhão que o vem visitar da Índia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É q na MSP não tem cronologia, tem hqs q ele pode não comer carne, e em outras, sim. Aliás, já mostraram q ele é herbívoro? Nunca vi. Tbm não conheço essa hq do primo do Jotalhão que vem da Índia visitar. Não lembro de ter lido...

      Excluir
  2. Muito DEZ e tenho essa edição na coleção!! :D

    ResponderExcluir
  3. São bacanas hqs da Rita Najura tentando conquistar o Jotalhão.

    Ok. Vou ver lá. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Também acho legais as hqs da Rita Najura tentando conquistar o Jotalhão.Acreditam se eu disser que eu nunca imaginei que a turma da Mônica fizesse histórias com bebidas alcóolicas.A lei do politicamente correto parece ter amenizado um pouco,pois o tema principal de Chico Bento Moço 16-Balada á Fantasia são os perigos que o alcóol pode trazer para quem não estar acostumado a beber e toma um "gole" em comemorações.Já na Turma da Mônica Jovem ainda não vi nenhuma história envolvendo bebida alcóolicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, deve ter sido pq essas revistas são voltadas à adolescentes. Nos gibis mensais convencionais, hj nem pensar. Na TMJ já teve revista institucional falando sobre bebidas alcoólicas.

      Excluir
  5. Um bom roteiro do Jotalhão e do amor impossível de Rita Najura. Este tipo de história, caberia perfeitamente no núcleo de Piteco e Thuga, ou quem sabe, adaptando para a turminha numa paquera da Mônica e a Denise por exemplo, ou na Turma da Tina também. O que quero dizer, é que os roteiros podem ser moldados e adaptados aos diversos núcleos de personagens, e acredito que a MSP deveria investir mais em temas adultos como este, ainda que subjetivamente adaptados aos personagens infantis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Paulo. Certos roteiros podem ser adaptados para qualquer núcleo. Nesse tipo de hq, a Mônica e a Denise podiam disputar o Fabinho perfeitamente, por exemplo.

      Infelizmente, eles não apostam mais em temas adultos assim, principalmente envolvendo os núcleos das crianças. No máximo, fariam com o Rolo e olhe lá. Uma pena.

      Excluir
  6. Ótima postagem, adoro as histórias da Rita Najura tentando conquistar o Jotalhão. E no fundo ele gosta dela também, não gosta? Se bem que como seria o namoro de um elefante com uma formiga... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem hqs q dá pra entender q ele gosta da Rita, outras não. mas, tbm acho q no findo ele gosta, mas não namora pq sabe que não daria certo um amor entre formiga e elefante. É um amor platônico.

      Excluir
  7. Oi, Marcos!!! Gostei muito da história que você falou! Nunca tinha lido ela antes, nem sequer conhecia, mas eu achei muito engraçada! A Rita Najura, apesar de pequenininha, é uma gracinha!!!

    E nossa! Não sabia que a Rita tinha cabelos loiros encaracolados! E fala a verdade: Você não acha o cabelo dela parecido com o cabelo do Anjinho? É só pelo fato do cabelo ser encaracolado.

    Saca só: Eu tinha achado o cabelo da Rita parecido com o cabelo da Cascuda, mas é mentira, pois o cabelo da Rita é encaracolado como o cabelo do Anjinho, já o cabelo da Cascuda é todo bagunçado, eu acho.

    Juro pra você que eu nunca tinha visto a prima da Rita, Matilda Najura, na minha vida! Então, essa foi a primeira história que eu vejo ela, mas será que ela já apareceu em outras histórias? Ou ela só apareceu nessa?

    Eu me vibrei no final totalmente engraçado e 100% inteligente! Até rachei na cara da Rita Najura!

    É por isso que essa história foi demais!!! Muito obrigado por ter falado dela, apesar de eu nunca ter lido antes.

    Mudando de assunto, esse Mônica nº 92, de 1994, é uma edição histórica! Histórica por causa da HQ de estreia de Nimbus e Do Contra, que você até falou numa postagem especial de 25 anos da dupla, que pode ser vista aqui: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/08/os-20-anos-de-nimbus-e-do-contra.html

    Mas tem um problema comigo: Infelizmente, não tenho essa edição na minha coleção, mas eu queria tanto procurar esse gibi, só por causa do valor histórico da estreia de Nimbus e Do Contra. Então, esse é um daqueles gibis tão especiais que são precisos em ter na coleção. Então, me deseja boa sorte pra procurar essa edição histórica!

    Pra terminar, uma curiosidade sobre a republicação dessa HQ do Jotalhão: De acordo o que eu vi no Guia dos Quadrinhos, essa HQ fo republicada no Almanaque do Chico Bento # 50, de 1999, e foi republicada numa época certa! Afinal, em 1999, era permitido republicar HQs de até 1994, apesar dessa HQ ter sido publicada em agosto e o almanaque ter sido publicado em abril. Estranho, não?

    Mas eu não posso confirmar se foi mesmo nesse almanaque, pois eu não tenho ele, mas eu já vi ele no sebo perto da minha casa, mas infelizmente levaram ele antes de eu ter ido lá pra comprá-lo ;(...

    Se você tiver o Almanaque do Chico Bento # 50 na sua coleção, sabe se foi mesmo nesse almanaque que a história da postagem acima foi republicada?

    Então, é isso! Mesmo eu nunca ter lido essa história, te agradeço bastante mesmo por ter falado dela! Espero que você fale de mais histórias da Turma da Mata em breve, principalmente do Jotalhão, que é o personagem que eu mais gosto e o meu favorito dessa turma.

    Um abraço pra você!

    ResponderExcluir
  8. Ah, sim, esqueci de falar: Você até que tá certo! Seria uma boa ideia fizerem um Almanaque Temático de primos dos personagens, inclusive do Primo Zeca, o primo do Chico Bento. Eu ia colocar essa HQ da Rita e Jotalhão acima no almanaque, mas como você disse que essa história é incorreta, por causa de intrigas e de mostrarem bebida alcoólica, então nem preciso colocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo da Rita ficou mais parecido com o Anjinho do q com a Cascuda. É uma hq legal mesmo.

      Essa hq foi republicada nesse ACHB 50. As hqs eram republicadas a partir de 5 anos, mas sem se importar com o mês. Bastava ser 5 anos, sendo completos ou perto de completar.

      Um almanaque temático com primos seria legal. Ou com parentes dos personagens em geral (primos, tios, avós, etc).

      Excluir
  9. Imaginava que debaixo daqueles lencinhos que a Rita Najura usa havia somente a lisura de seu cocuruto, mas não, não é que a danadinha é cabeluda!? Ainda usa tintura, vejam só! Está na cara que "Ciúmes, não!" de Mônica 187 de 1985 inspirou esta história, a prima inconveniente empatou a paquera igualzinho à bedelhuda da Magali, a diferença é que se a mesma tivesse o tamanho delas aquela coxona de frango não seria páreo para ela, inclusive, entre as formigas Magali é considerada persona non grata devido aos piqueniques em que ela frequenta não sobrarem nem farelos.

    ResponderExcluir
  10. Foi uma surpresa ver cabelo da Rita assim sem o lencinho. Deve ter ido ao salão pra ficar um cabelo mais produzido, mas a surpresa é ela ter cabelo grande. E Magali com certeza é terror das formigas em piqueniques rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita deveria sossegar o facho e arrumar um parceiro amoroso compatível com seu tamanho, de preferência de sua espécie, inseto com mamífero paquiderme combina não, Saúvo ou Saulvo era um dos pretendentes dela, mas não, ela ama o elefante mais amado do Brasil que parece não corresponder muito bem às suas investidas.

      Excluir