sábado, 3 de janeiro de 2015

Propagandas Alimentícias (Parte 3)

Continuando a série de propagandas com alimentos da Turma da Mônica,  nessa postagem mostro propagandas entre 1988 e 1993. Dessa vez foram só 2 produtos, mas várias propagandas relacionadas a eles.

O primeiro produto que mostro é o macarrão instantâneo "Nissin Lámen" da Turma da Mônica da "Nissin Miojo". É o próprio macarrão instantâneo tradicional, só que com embalagens com os personagens e com um tempero em pó mais suave, com menos sal, bem específico para o paladar das crianças, nos sabores: tomate, galinha e carne.

Nessa propaganda de 1988, mostra a comemoração do sucesso de vendas após mais de 2 anos de lançamento do miojo "Nissin Lámen Turma da Mônica", ultrapassando a marca de um milhão de pacotes vendidos por mês. A propaganda ainda recomenda comprar porque eles contêm vitamina A.

Com isso, foi tratada como "a marca vitoriosa". Essas embalagens ilustradas na propaganda foram as primeiras embalagens lançadas. Dá para reparar que curiosamente, a Magali não apareceu em nenhuma embalagem.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 33' (Ed. Globo, 1988)

Em 1989, a propaganda mudou, dessa vez com uma ilustração muito bacana da Mônica como mestre-cuca com colher de pau na mão. O anúncio mostra uma pergunta de como a Mônica prepara o macarrão mais gostoso, respondendo que é com o  "Nissin Lámen Turma da Mônica"e falando dos seus benefícios. E termina perguntando se a criança pediu para mãe preparar o "Nissin Lámen", mostrando as embalagens no final do anúncio, ainda com as mesmas de quando foi lançado. Muito boa essa propaganda. Um clássico.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 26' (Ed. Globo, 1989)

Foram lançadas novas embalagens do  "Nissin Lamen Turma da Mônica" em 1992, e, com isso, fizeram uma nova propaganda, mostrando os benefícios do macarrão e com uma ilustração da Mônica comendo o miojo.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Magali Nº 5' (Ed. Globo, 1992)

O "Nissin Lamen Turma da Mônica" existe até hoje, sempre nos sabores tomate, galinha e carne, só que sempre mudando as embalagens, mas não foram fazendo novas propagandas à medida que lançavam novas embalagens. Muito bom esses miojos, um mais gostoso que  o outro. O meu preferido é o de tomate.

Em 1993, os hambúrgueres de frango da Turma da Mônica da "Perdigão" vieram com bandeirinhas da Turma nas embalagens para recortar e colocar no sanduíche. Tinham, então, o "Chicken Mônica", o "X-Cebolinha", o "Cascão Burguer" e o "Big Magali".

Para cada sanduíche, tinha uma propaganda diferente, mostrando o modelo dos sanduíches, com receitas dos ingredientes dos sanduíches de cada personagem para poder fazer igual em casa, informando também que tem as bandeirinhas para colocar e cita os outros sanduíches.

Interessante que em cada sanduíche o tipo de pão foi diferente e os sanduíches seguiam os estilos de cada personagem, pensando como seria o sanduíche que eles iam pedir em uma lanchonete. Assim, deu para perceber que o Big Magali" foi um supersanduíche, estilo um "Big Mac" do "MC Donalds", tudo a ver com a fome da Magali. Só o do "Cascão Burguer" não mostraram os ingredientes. Abaixo, cada uma dessas propagandas clássicas:

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 75' (Ed. Globo, 1993)
Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 75' (Ed. Globo, 1993)

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 159' (Ed. Globo, 1993)

Propaganda tirada de 'Magali Nº 99' (Ed. Globo, 1993)

Só não teve um com o Chico Bento, mas tudo foi bem pensado na época, Afinal, hambúrgueres industrializados não combina com o Chico, no máximo podia ser uma mortadela.

Como podem ver, são propagandas simples, mas todas bem caprichadas e nostálgicas que valem a pena ver. Em breve, mostro outrass propagandas alimentícias da Turma da Mônica.

15 comentários:

  1. Oi, Marcos! Advinha? Sou o primeiro a comentar sobre essa postagem. Então, sem mais delongas e vamos lá:

    Muito bom estar postando mais propagandas alimentícias da Turma da Mônica. Cada uma é mais nostálgicas do que a outra, mas pra mim as melhores foram a do miojo de 1989 e os dos hambúrguer dos personagens.

    As propagandas da Nissin Lámen de 1988 e a de 1992 até que são boas até, mas eu confesso que não as conhecia.

    E muito obrigado por falar também das propagandas dos hambúrguers de 1993. Dentre todas, só conhecia a do Cascão Burguer, o resto não fazia ideia como era, mas já que você falou, né?

    E só de ver essas propagandas de hambúrguers, deu até vontade de preparar cada um e devorar, assim como a Magali. Só acho uma pena não informarem os ingredientes do Cascão Burguer, mas talvez deve ser assim: 2 hambúrguers de frango Turma da Mônica, pão francês, tomate e alface. Se puder, pode ser com ketchup, mostarda ou maionese também. Você também pensou que esses são os ingredientes do Cascão Burguer.

    Então é isso, valeu por estas propagandas super-nostálgicas. Eu também como até hoje o miojo da Mônica, gosto de todos os sabores, mas o meu favorito é o de carne. E fique torcendo pra que eu prepare esses hambúrguers deliciosos, principalmente o do Cascão Burguer, se eu conseguir, né, porque só de vê-los, dá pra ficar com água na boca. Abraços e aguardo mais propagandas dessas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propaganda do Nissin Lámen de 89 é mais conhecida, mas as outras tbm apareceram bem nos gbis.

      Os ingredientes tudo indica q são esses aí q vc falou. Prepara aí os hambúrgueres aí, só tem q ser com hambúrgueres da Turma da Mônica, q agora são da Seara rsrs.

      Excluir
  2. Eu como esse Miojo até hoje, ele é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência, amigo! Eu também como até hoje o Miojo! Todos os sabores são ótimos, mas pra mim, o melhor é o de carne. Abraços!

      Excluir
    2. Legal! Eu, raramente como. É muito gostoso Miojo, sem dúvida.

      Excluir
    3. O meu favorito é o de Galinha. Abraços amigos

      Excluir
  3. Q bom q vc lembra, Fabiano. São muito boas. Abraço

    ResponderExcluir
  4. O miojo de tomate da Turma da Mônica pra mim é um clássico, confesso que até hoje eu como e continua gostoso.
    Eu lembro até hoje da propaganda da tv dos hamburgueres da turma da Mônica, me remete totalmente à infância. A musica do comercial grudou na mente e não saiu mais.

    Gde abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o miojo e os hambúrgueres de frango são muito bons e clássicos. Nostálgicos, sem dúvida. Lembro vagamente dessa propaganda dos hamburgueres na TV... pena q não encontrei no youtube pra confirmar.

      Abraços

      Excluir
  5. Essa primeira propaganda do Miojo eu lembro de ter visto em gibis. Aliás, o meu sabor preferido sempre foi o de tomate também. Lá pelos anos 80 eu já gostava, minha mãe ou meu pai quando iam ao supermercado (o extinto O Balaio...) quase sempre comprava, quando eu ia junto eu pedia.
    O bom é que até hoje é vendido.
    Valeu pelo post, bem nostálgico mesmo! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Miojo foi uma das delícias q resistiram ao tempo. E o melhor com o mesmo gosto. Tomara é q não vingue uma resolução do governo de proibir comercializar produtos com qualquer personagem infantil, pq senão acaba.

      Sem dúvida, é supernostálgico. Abraço

      Excluir
  6. O que seriam dos formatinhos sem as propagandas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as propagandas antigas eram bem criativas. Davam gosto de ver.

      Excluir
  7. tive a impressão de que teve uma edição especial com o sabor requeijão,terá sido verdade??

    ResponderExcluir