sábado, 31 de janeiro de 2015

Capas semelhantes (Parte 5)

Nessa postagem, mostro 5 capas semelhantes, dessa vez só com o Cascão, sendo todas da Globo. Em todas, eu gostei mais da primeira versão de cada, como costumo gostar nas capas assim.

Cascão Nº 55 x Cascão Nº 183

O Cascão apaixonado pela Mônica depois que ela caiu na lama. Saiu primeiro em 'Cascão Nº 55', de 1989, com uma ilustração maravilhosa e muito bem desenhada, por sinal, e fizeram outra versão em 'Cascão Nº 183', de 1994, sendo que dessa vez a justificativa da Mônica ter caído na lama foi porque estava de patins.



Cascão Nº 87 x Cascão Nº 333

Cascão se esconde na casa do Bidu por causa da chuva, deixando o Bidu com raiva. Na versão original de Cascão nº 87', de 1990, o Bidu aparece com as 4 patas no chão, se parecendo mais com cachorro comum, e mostra só uma nuvem escura e um raio, anunciando que iria cair uma tempestade, enquanto que na 2ª versão de 'Cascão Nº 333', de 1999, o Bidu aparece de pé, típico de histórias metalinguísticas que ele protagoniza, e a chuva já estava caindo, além de tirar a tigela de comida do Bidu.



Cascão Nº 121 x Cascão Nº 403

O cabelo do Cascão serviu como ninho para a mãe-passarinho. Comparando as 2 versões, Ficou bem curioso e interessante que parece que forma uma espécie de continuação entre elas, com o que aconteceu depois. 

Na versão original, de 'Cascão Nº 121', de 1991, mostra a mãe-passarinho chocando os ovos na cabeça do Cascão, que ficou surpreso com a situação.  Já na 2ª versão, de 'Cascão Nº 403', de 2002, os passarinhos já nasceram e a mãe traz comida para eles, e mostra o Cascão feliz e acostumado com o seu cabelo se formar um ninho. 



Cascão Nº 175 x Cascão Nº 210

Cascão tomando banho de areia dentro da ampulheta, relógio de areia antigo. Na versão original de 'Cascão Nº 175', de 1993, o Cascão aparece pelado, enquanto que na 2ª versão de 'Cascão Nº 210', de 1995, ele aparece vestido, dando ideia de que estava brincando em vez de tomar banho.

Essas achei que foi pouco tempo para fazer uma nova versão, levando só 35 edições entre elas, ou precisamente 1 ano e 4 meses entre elas (a primeira foi de setembro/ 93 e a segunda janeiro/ 95). Devem ter sido as capas que levaram menos tempo para repetir de todos os tempos.



Cascão Nº 374 x Cascão Nº 423

Cebolinha recebe toda a sujeira do Cascão quando ficam de frente ao ventilador. Na original, de 'Cascão Nº 374', de 2001, eles aparecem caminhando, passando por acaso na frente de um ventilador, enquanto que na 2ª versão, de 'Cascão Nº 423', de 2003, aparecem parados, com o cascão curtindo o vento do ventilador.

Apesar de ser pouco tempo também para repetir essa piada, mas pelo menos foram quase 2 anos entre uma capa e outra.



Só para constar, as capas dessa postagem de 1999 em diante , eu tirei da internet porque eu não tenho as originais. As demais, são da minha coleção. Em breve, posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

27 comentários:

  1. O Cascão é um dos meus títulos favoritos, tenho mais de 30 revistas dele da editora globo, incluindo os números 1, 100 e 200. A propósito marcos, o que você acha disso?

    http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/07/1312672-cascao-tomou-o-primeiro-banho-ha-30-anos-leia-conto-de-mauricio-de-sousa.shtml

    http://turmadamonica.uol.com.br/cronicas/o-primeiro-banho-do-cascao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro banho? Acho q foi o segundo...

      Excluir
    2. Vê se consegue mais gibis do Cascão até os anos 90, q eram muito bons. pelo menos vc tem algumas importantes.

      Quanto a esse banho do Cascão, achei forçado e não gostei. Podiam ver outros meios pra divulgar a enchente de Santa Catarina. Se bem q não foi o primeiro banho, pq teve uma tirinha de 1964 q ele fala q tomou banho para agradar a mãe no Dia das Mães.

      Excluir
    3. É q eles não podem mais dar mau exemplo, tem q ser tudo perfeitinho, aí fazem essas coisas.

      Excluir
  2. Essa do Cascão Nº 175 e Nº 210 eu já tinha notado, porque eu tenho a 175 e um amigo tem a 210! Até imaginava que você ia falar delas, um dia desses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc já tinha visto essas. Tem bastantes assim, algumas bem parecidas, outras com detalhes q diferenciam mais.

      Excluir
  3. Gostei mais da segunda versão de todos. Quer dizer, a da ampulheta eu gostei mais da primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Marcelo. Já eu costumo gostar das primeiras versões. É mais questão de gosto mesmo, mas sempre ficam bem interessantes as 2 versões.

      Excluir
  4. Acho sensacionais essas postagens sobre as capas semelhantes. Por coincidência hoje estava olhando meus livros "Todas as capas da Mônica" e fiquei notando algumas capas parecidas. Com exceção da primeira capa mostrada, nos outros casos gostei mais da segunda versão. Apesar disso, tanto as primeiras quanto as segundas versões são infinitamente mais legais do que as capas que vemos atualmente. Parabéns pela postagem. Sensacional.

    ResponderExcluir
  5. "tanto as primeiras quanto as segundas versões são infinitamente mais legais do que as capas que vemos atualmente. "

    Sem comparação, mesmo com piadas repetidas, eram muito melhores do q as atuais. Até por causa do desenho, q nas 2 versões saíam bem caprichados.

    As da Mônica tiveram poucas, pq sua revista sempre foi mensal, mas mesmo assim tiveram algumas assim.

    Legal q gostou da postagem. De fato, são capas bem interessantes mesmo. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas capas da editora Globo me causam uma certa nostalgia, pois foi a fase com que tive contato, muito embora acredito que na fase da editora Abril também devem ter tido capas igualmente interessantes e bem feitas...

      Excluir
    2. Pra mim as capas da Globo tbm são mais nostálgicas, mas as da Abril eram muito boas tbm, tiveram ótimas piadas tbm e desenhos bem caprichados.

      Excluir
  6. Autor, queria saber se vc pode me dizer referências sobre Christina Aguilera, Britney Spears, Justin Timberlake, Lindsay Lohan, Spice Girls, e Leonardo DiCaprio. Queria saber se em alguma história já foi falado que algum personagem adulto tem chulé, pq o cascão disse em uma história que queria cheirar o chulé no sapato do pai dele. desculpe, te incomodar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o Marcos mas acho que posso ajudar. X-tina e Britney foram muito citadas em histórias de 1999 á 2001, principalmente as escritas pelo Emerson de Abreu; em especial uma chamada "Quem é o Fã número um?", de 2001. Spice Girls lembro de ter visto algumas citações em uma história do Cebolinha (também escrita pelo Emerson) em que ele coleciona posteres de artistas, nessa história Britney, Christina e DiCaprio também são citados. Outra citação ao Leonardo DiCaprio foi em uma história em que o pai do Cascão leva o Cebolinha e o Cascão para acampar na floresta, e o Cebolinha leva um VHS do Titanic, e pergunta se eles não gostam do "Leonardo de Cabra". Não lembro de ver nenhuma referência ao Justin Timberlake, o pessoal da MSP devia curtir mais o Backstreet Boys, devido ás várias referências nas histórias. Espero ter ajudado :p

      Excluir
    2. Pedro Carlos, será que poderia me ajudar? Sabe dizer qual é o número da edição de 2001 que saiu a história "quem é o fã numero um?" ?? E essa história sobre a coleção de posters dos artistas, saberia me informar qual e de quando é? Sou colecionadora da Britney Spears e procuro incansavelmente por estas edições... muito obrigada!!

      Excluir
  7. Entre Cascão Nº 87 x Cascão Nº 333 e Cascão Nº 374 x Cascão Nº 423, eu preferi a segunda versão. Dessa vez ficou bem igual, ficando dificil dizer qual a mais legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram muito parecidas mesmo, aí a gente julga os desenhos e o jogo de cores nelas.

      Excluir
  8. Fabiano, o intervalo médio nessas revistas quinzenais eram de cem edições ou mais. Só que tinha vezes q levava menos tempo. Só achei mais cara de pau colocarem Cascão 175 e 210 em tão pouco tempo, só um pouco mais de 1 ano.

    Como dessa vez as 2 versões ficaram muito parecidas, fica até dificil de scolher quais ficaram melhores rs.

    Boa semana pra vc tbm. Abraços

    ResponderExcluir
  9. As primeiras capas sempre acho melhor! xD rsrs

    ResponderExcluir
  10. de qual site vc tira as capas que nao tem na coleçao?
    parabéns pelo blog, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, eu tiro procurando na internet, em busca no Google. E tbm em gibis q estão vendendo no Mercado Livre. Legal q tá gostando do blog. Abraços

      Excluir
  11. a primeira capa teve uma história e um desenho semelhantes (mas o desenho não é adaptação da hq)

    ResponderExcluir