quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Propagandas Alimentícias (Parte 2)

Continuando com a série de propagandas de alimentos da Turma Mônica, nessa postagem mostro propagandas que circularam nos gibis entre 1989 e 1995. 

Em 1989, circulou a propaganda da geleia da Mônica da "Cica", nos sabores de morango e goiaba. Essa saía na contracapa das revistas, após a tirinha final, convidando o  leitor, que tinha acabado de ler a revista, para abrir um pote da geleia da Mônica. Muito legal.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 33' (Ed. Globo, 1989)

Os biscoitos vitaminados da Turma da Mônica, da "Bauducco" foram lançados em 1990, disponível em 2 embalagens: um de pacote para levar aonde quiser, com sabores de morango e de chocolate. e um de caixa,  com sabores de leite com coco e de chocolate. Em ambas embalagens, vinham  estampados os personagens nos biscoitos.

Uma coisa legal nas embalagens das caixas, é que os biscoitos tinham formatos diferentes, como corações, estrelas, ossos, de acordo com o personagem. Por exemplo, a pessoa comia um biscoito do Bidu, com formato de osso e ainda podia escolher qual personagem queria comer primeiro. Além disso, vinham jogos para recortar e passatempos na embalagem para as crianças se divertirem. 

Já os biscoitos de pacote tinham formato circular, com os rostos dos personagens estampados,com cerca de 7 unidades por pacote. Já o de caixa vinham muitos biscoitos, mas nem lembro o certo quantas unidades por caixa. Eram muito gostosos, não era a toa, o slogan "os amiguinhos de toda a hora". Os biscoitos de pacote os dois sabores muito bons, e o de caixa o melhor era o de leite com coco.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 110' (Ed. Globo, 1991)

Em 1991, aproveitando o sucesso desses biscoitos da Turma da Mônica, a "Bauducco" criou o biscoito de milho da Turma do Chico Bento. Só foi vendido em embalagem caixa e o formato era o contorno dos personagens. Tinha 8 formatos diferentes, com biscoitos do Chico Bento, Rosinha, Torresmo, Giselda, entre outros. 

Apesar, de ser semelhante, não fez tanto sucesso como o da Turma da Mônica e durou pouco. Eu mesmo não gostava do sabor desse biscoito do Chico Bento, achava doce demais. Os da Turma da Mônica era muito mais gostosos.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 128' (Ed. Globo, 1991)

Em 1993, os biscoitos da Turma da Mônica ganharam novas embalagens e nada melhor que um novo anúncio para divulgar esses biscoitos da "Bauducco". Dá para reparar que o slogan "os amiguinhos de toda a hora" continuou.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 177' (Ed. Globo, 1993)

O iogurte da Turma da "Danone" ganhou uma embalagem nova em 1993, com tema esportivo, em duas versões: uma com 6 unidades e outra, com 2. Para anunciar a novidade, fizeram essa propaganda, com um desenho bem caprichado, por sinal.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 97' (Ed. Globo, 1993)

A gelatina "Sol" foram lançadas em 1993, em 5 sabores: cereja, limão, morango, uva e abacaxi. E no verso, vinham jogo da memória dos personagens para recortar e colecionar, e, então, quanto mais gelatinas a pessoa comprasse, mais peças do jogo tinha.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 111' (Ed. Globo, 1993)

Os chocolates da Turma da Mônica da "Nestlé" também foram lançados em 1993. Era um chocolate marrom  ao leite, com a imagem do personagem em chocolate branco em relevo. Eram muito gostosos. Tem gente que comia toda a parte marrom para depois comer o personagem.  

Tinha embalagem com unidade individual e também vendiam com 3 unidades por embalagem. E vinha de brinde um cartão-postal exclusivo dos personagens para colecionar apenas nas embalagens de 3 unidades. 

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 80' (Ed. Globo, 1993)

Em 1995, foram lançados novos cartões-postais e para divulgar a novidade, fizeram uma nova propaganda, que mostro abaixo:

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 229' (Ed. Globo, 1995)

Lembrando que em 1998 tiveram novos cartões para colecionar nesses chocolates da "Nestlé", mas não teve propaganda anunciando.

Como sempre propagandas muito nostálgicas. O bom que nessa postagem a maioria não ficou restrita a ter só imagem dos personagens nas embalagens e os produtos tiveram formatos, jogos e brindes com a turminha. Bem ao estilo, comer, se divertindo. 

A série continua e em breve, colocarei outras propagandas alimentícias aqui.

15 comentários:

  1. Marcos encontrei outro gibi da turma da Mônica no lixo, o almanaque do Cebolinha n° 65 da editora Globo e este estava inteirinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q sorte hein, Bruno. Ainda mais inteiro. Legal!

      Excluir
    2. a história que eu mais gostei dele foi "Água dos Céus", em que o são pedro tenta tomar um banho e não consegue. Sabe em que gibi ela foi publicada originalmente? Tem uma dele do Titi chamada "Beijinhos, Beijinhos..." que foi publicada originalmente no Gibi Cebolinha 20 da editora Globo.

      Excluir
    3. Bruno, deixa eu lhe ajudar: Essa HQ Água dos Céus é de Cebolinha # 106, de 1995, e ela também foi republicada de novo, no Almanaque do Cascão # 33, de 2012.

      Esse gibi do Cebolinha # 20 é de agosto de 1988. Abraços!

      Excluir
  2. Muito bacana a arte! Prova de que também há beleza na simplicidade.
    E quando foi que começaram a fazer ovos de páscoa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Ana... apesar de serem simples, são propagandas muito bonitas, desenhos bem caprichados.

      Não sei bem ao certo quando criaram os ovos de Páscoa da Turma da Mônica. Sei q nos anos 90 já existia, com propaganda, inclusive. mas, creio q criaram nos anos 80.

      Excluir
  3. Esses chocolates eram maravilhosos, como eu gostava. Amava também os cartões postais rsrsrs, bons tempos...Só não entendo por que deixaram de fabricar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca entendi porque deixaram de fabricar os chocolates. Capaz de ter sido término de contrato com a Nestlé. A última vez q vi foi em 98.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Eu também acho que os chocolates da Turma da Mônica da Nestlé deveriam voltar! Mesmo não sendo da época (1993), esse chocolate marcou a infância de muita gente. E era, ó, uma delícia! Agora, se ele voltar, eu posso fazer um teste pra ver se é gostoso.

      E você, Marcos? Você também acha que os chocolates Turma da Mônica da Nestlé deveriam voltar? Abraços!

      Excluir
    2. Concordo com vcs. Eram deliciosos. Se voltassem seria uma boa.

      Excluir
  5. Chegou o especial de natal..teve as HQs pircos de natal,as doze badaladas dos sinos de natal e etc...gostei das hqs mais a capa ficou feia

    ResponderExcluir
  6. O biscoito de milho era ótimo. Pelo menos é o que meu paladar mental lembra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era gostoso sim, mas achava doce demais. Gostava mais do leite com coco da Turma da Mônica. O de chocolate, achava mais ou menos.

      Excluir