quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Cascão: HQ "Sóóó no ano que vem..."

Mostro uma história de Ano Novo de quando o Cascão se deu mal ao pensar que a Mônica ia demorar muito para chegar de uma viagem. Tem 7 páginas e foi a que encerrou o gibi do 'Cascão Nº 260' (Ed. Globo, 1996).

Capa de 'Cascão Nº 260' (Ed. Globo, 1996)

No dia 31 de dezembro, a Mônica avisa ao Cascão que vai viajar e só volta no ano que vem. Cascão estranha, achando o fato dela voltar só ano que vem será muito tempo. Mônica fala que não é tanto tempo assim e se despede, confirmando que volta ano que vem.


Cascão fica cansativo e encontra no campinho o Cebolinha, o Xaveco e a Magali de boa, brincando normalmente. Cascão chama a atenção deles, reclamando que eles estavam todos sorridentes como  se nada estivesse acontecendo. A Magali pergunta o que aconteceu e o Cascão responde que a Mônica viajou e que só volta ano que vem. 

Eles falam que sabia e continuam brincando. Cascão fica furioso, falando que só ele vai sentir falta da Mônica. Xaveco ainda diz que é pouco tempo, mas ele não dá atenção e continua achando que é muito tempo. Cascão vai embora, sem deixar eles explicarem.


Cascão passa a lembrar momentos com a Mônica, de quando ela o empurrou o balanço e o fez cair no chão por causa da sua força, além das surras que levou e marcas da pele, depois de ter aprontado com ela. Ele até tenta dar desculpas que no balanço foi só intenção de ajudar e a surra foi porque ele mereceu, mas logo se convence que ela exagerava. No caminho, encontra um lápis no chão perto da casa da Mônica e resolve desenhar caricaturas dela e desaforos de bobona, dentuça e que já vai tarde no muro em frente a casa dela.


Mônica acaba vendo, só que quando ia bater no Cascão, o seu Sousa, pai dela, a chama no carro para partir pra viagem, mas ela promete que quando voltar, ela acerta as contas com ele. Como Cascão acha que vai demorar muito para ela voltar, até lá a Mônica esqueceu tudo.


Cascão vai para casa e quando chega a mãe diz para ele trocar de roupa para comemorar o Réveillon. Ele comemora a passagem de ano com a família, inclusive com a avó. Quando abraça a mãe, ele fala que já chegou o ano que vem e aí se toca o que a Mônica quis falar que só volta ano que vem e fica nervoso. 

No final, dois dias se passam e a Mônica está de volta da viagem e diz que queria muito ver o Cascão. Ela sai correndo atrás dele com o Sansão para bater, e ele reclama que aquele ano vai ser muito longo, com muitas coelhadas.


Acho essa história legal, mostra um Cascão meio lerdo, sem ter se dado que era dia 31 de dezembro e que só mais um dia seria Ano Novo. A Mônica quis brincar com ele e, como não se deu conta que ela ia voltar em questão de dias, acabou aprontando com a Mônica e se dando mal. Uma simples ideia da frase "ano que vem" pode render uma boa história.


Engraçado o Cascão ter colocado uma roupa igual a que estava para comemorar o Réveillon. É que os personagens tem só o mesmo tipo de roupa no armário, ou seja, várias roupas iguais de um só modelo. E de curiosidade é que apareceu a avó do Cascão, participando em só em 2 quadrinhos, muito raro de acontecer. Aí, só não dar para saber se é de parte de pai ou mãe. 

Os traços dessa história são ótimos, como sempre na época. Na postagem a coloquei completa. Inclusive, essa foi uma das últimas histórias com o Cascão rabiscando muros sem cartazes, já que infelizmente, a partir de meados de 1997, os personagens começaram a colar cartazes nos muros para xingar a Mônica, dando início ao politicamente correto nos gibis, a ponto de alterar as cenas nos almanaques da Panini, colocando cartazes aonde não tinha nas originais.


Essa já foi republicada em vários 'Mônica Especial de Natal'. São poucas histórias retratando o Ano Novo em todos os tempos e essa até foi uma das últimas que vi. Já deu para notar que já estavam evitando colocar ano corrente, passando a só colocar "ano que vem", "ano novo", "ano velho" no lugar. Eles até costumam também alterar nos almanaques histórias envolvendo ano, colocando o corrente, então para evitar possíveis alterações no futuro, passaram a evitar colocar ano nas histórias.

Postagem nova agora só no ano que vem. Um excelente Ano Novo a todos!

45 comentários:

  1. Sóóó no ano que vem? Kkkk
    Feliz Ano Novo! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu li essa hq num almanaque de Natal.Poderia falar daquela hq da Tina,de ano novo?

    ResponderExcluir
  3. Marcos, meu grande amigo de fé, amigo do peito e amigo do coração! Parabéns!!!! Sabe por que parabéns? Por você ter falado de uma HQ que eu já conhecia!! Sim, eu conhecia essa HQ do Cascão de Ano Novo, quando ela foi republicada no Mônica Natal # 6, de 2003. Mas mesmo que em 2003, os personagens ainda colavam cartazes nos muros pra zoar a Mônica, pelo menos nos almanaques, eles nem costumavam alterar as cenas, só deixando normal como nos gibis originais, mas se ela foi republicada na Panini, acho que tiveram que colocar cartazes no lugar.

    Já que eu tô falando da Panini, sim! Essa HQ do Cascão da postagem foi republicada também em Mônica Especial de Natal # 5, de 2011. E eu só espero que na re-republicação da Panini, não tenha aquelas alterações toscas, mas se tiver, então eu prefiro melhor o gibi original e a republicação da Globo.

    Mas eu vi no Guia dos Quadrinhos, que além dessa HQ, tiveram outras HQs que já foram republicada em Mônica Natal # 6, como Amigo é Coisa pra se Guardar... (E Não, Pra Com Ele Aprontar) (CB # 108, 1995) E Que Fria! (MN # 72, 1992), mas a outra metade grande de HQs já foram republicadas antes, em Mônica Especial de Natal # 3, de 2009. Então, se você não tiver esse Mônica Natal # 6, procure Mônica Especial de Natal # 3 e # 5 e depois, fale pra mim que eu tava muito certo.

    Voltando a HQ da postagem, eu tava aqui pensado: Tá certo que é raro HQs e capas sobre o Ano Novo, mas será mesmo que a maioria de HQs de Ano Novo eram do Cascão? Tipo assim, HQs de Ano Novo dele tiveram É Hoje! (CC # 36, 1983), Resolução de Ano Novo (CC # 88, 1985), Ano Novo? Baah! (CC # 285, 1997) e muitas outras, mas você sabe de HQs de ano novo que NÃO eram protagonizadas pelo Cascão? Ou será que todas elas foram do Cascão?

    Então é isso, e mais uma vez, te agradeço do fundo do meu coração, por ter falado de uma HQ que eu já conhecia desde criança. E eu juro que quando era criança, eu não sabia qual era o gibi original dessa HQ, e só de olhar os traços, achei que seria uma HQ de 1994, mas anos depois, fui pesquisar é e de 1996. E que ótima HQ pra fechar um gibi de 1996, principalmente de um gibi do Cascão!

    Bom, então eu quero lhe desejar um excelente Ano Novo pra você, um feliz 2015 e aguardo mais postagens pro ano que vem. E lembrando que mês que vem, você faça uma postagem sobre a Marina, porque em janeiro, ela vai fazer 20 anos de criação, assim como o Nimbus e o Do Contra.

    Janeiro também vai ser o mês das 500 edições da Magali, isso é, se tiver mesmo, porque se não tiver, que tal se a gente processar a MSP por fazer uma grande sacanagem que nem essa, que vem por aí? Se tiver mesmo, você faça uma postagem dessa edição, e espero que vale mesmo a pena, que nem que fez a edição 500 da Mônica, de 2011, e do Cebolinha.

    Mas é isso, feliz Ano Novo pra você e muito obrigado por me lembrar uma HQ que marcou muito a minha infância. Ah, aguardo mais postagens pro ano que vem. Abraços e feliz 2015 pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, através de uma publicidade, a Panini revelou as capas de janeiro, e a da Magali é relacionada às 500 edições. ;)

      Excluir
    2. De nada, Daniel. legal q vc gostou dessa hq. Já hqs de Ano Novo não foram só com o Cascão. Já tiveram com a Mônica, Chico Bento, Turma do Penadinho, Turma da Tina, e outros.

      Se der, faço essas postagens q vc falou. Um Feliz Ano Novo pra vc tbm. Abraços

      Excluir
    3. Ah, Marcos, eu tenho uma boa notícia: Hoje mesmo eu fui no sebo perto da minha casa e tinha esse Cascão 260 lá, então eu levei na hora, só porque acabei lembrando dessa HQ da postagem que tem nesse gibi. Agora sim eu tenho o gibi original!

      Desse gibi, dou destaque para a HQ Bebês Trocados, que abre esse gibi, em que o Capitão Feio faz um plano de sequestrar o Cascão, disfarçado de mãe, deixando os pais do Cascão, Seu Antenor e Dona Lurdes, morrendo de preocupação.

      Pra ser franco, até que eu gostei da história, mesmo eu não ter conhecido antes, nem eu saber se ela já foi republicada. Mas nessa HQ, muita gente chora por causa do Cascão, até a Mônica, Magali e Cebolinha. Ou seja, apesar de ser uma HQ boa, achei ela triste, decepcionante e emocionante demais. Mas eu acho que você deve achar engraçada. Então, se você a conhece, poderia falar dela um dia? Sabe se ela é engraçada ou emocionante? Abraços!

      Excluir
    4. Essa hq Beb~es trocados é boa. Acho normal, sem ser emocionante. Se der falo dela algum dia. Abraços

      Excluir
  4. Gostei dessa história! Vou procurar esse gibi num sebo, quando for! Feliz ano novo pra você Marcos! E que o blog continue tão bom, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Adryz! Eu e o Marcos estamos torcendo pra que você procure esse gibi, ele é todo ótimo. E você, Marcos, também tá torcendo pra que ela encontra esse gibi? Abraços e feliz Ano Novo pra vocês dois!

      Excluir
    2. Procura sim, Adryz, é muito bom esse gibi sim. Um ótimo Ano Novo pra vc tbm.

      Excluir
    3. Obrigada Marcos! Um abraço pra você! Valeu pela torcida, meninos! Beijos! Te desejo um Feliz ano novo, Daniel!

      Excluir
  5. Tenho esta história em um especial de Natal, o 6 de 2003. Ela é muito boa. Feliz 2015 marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência, amigo, eu também tenho essa história no Mônica Natal # 6, de 2003, mas ela também foi republicada no especial de Natal # 5, de 2011. Só espero mesmo que nessa re-republicação da Panini não tenha aquelas alterações ridículas. Abraços pra ti e bom 2015 pra você também!!!

      Excluir
    2. Esse especial de Natal é bem Legal. Tenho só este. Se foi republicada nos da Panini com certeza teve alterações. Abraços Daniel e Feliz 2015.

      Excluir
    3. "Se foi republicada nos da Panini com certeza teve alterações."

      Fato. Nos almanaques da Globo não alteravam isso. Republicavam pichações nos muros normalmente, apesar das hqs inéditas não ter mais. Essa hq é muito legal mesmo. Um ótimo 2015 !!!

      Excluir
    4. Apesar do Politicamente correto imperar na era Panini, no início ele era um pouco mais fraco, pois eu tenho a Edição 2 do Cascão da Panini, Fevereiro de 2007, e nela tem algumas poucas situações incorretas, como na HQ de abertura onde o Cascão balançando numa rede esbarra na sua mãe e a derruba no chão e em seguida o Cascão aparece com um travesseiro na bunda, indicando que a mãe bateu nele. Depois em outra HQ, o Cascão faz um aviãozinho de papel e acerta todo mundo com ele, seus pais, o cebolinha e a mônica, uma banda, o Titi, sendo que este último caiu da bicicleta e falou palavrões, com o balão do xingamento. A HQ termina com um monte de gente correndo atrás do cascão por ele ter acertado uma bolinha de papel, que antes era o avião, em um cara numa escada e depois derrubado um monte de gente.

      Excluir
    5. Os primeiros números da Panni foram feitos alguns meses antes dos lançamentos, quando ainda estavam na Globo, aí alguns momentos incorretos. Nos últimos 3 anos acho q anda muito pior o politicamente correto. Uma pena.

      Excluir
  6. Feliz 2015 e que as HQs da Turma seja menos politicamente correta!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bonito, Xandro. As HQs antigas da Turma eram bem melhores! Feliz Ano Novo pra vc e pra sua terra! Abraços!!

      Excluir
    2. Feliz 2015 !!!! Acho q dificilmente terá menos politicamente correto, mas quem sabe né? rs

      Excluir
  7. Nesse gibi on-line uma história que eu queria reler há muito tempo:Tempos pré-modernos do Piteco:
    http://issuu.com/danieldasilva58/docs/ferias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Li agora e não a conhecia. Parece Os Flintstones rs

      Agora vi 2 alterações aí de cara em 2 hqs nesse almanaque, uma na hq "Todos de férias" (CC # 232, de 1995) com cartaz no muro aonde não tinha. E a pior na hq "Ovelha suja da família" (CC # 139, de 1992) trocando o Cascão na lama para ele sentado em uma toalha dizendo que tá tomando banho de sol. E o pior é q redesenharam todas as cenas e texto com ele na lama. Escroto demais. Como eles conseguem estragar as hqs com essas alterações ridículas...

      Excluir
    2. Pois é, né, Marcos? Acho que desde 2007, quando a turma foi pra Panini, eles começaram a fazerem alterações toscas nas republicações. Ninguém merece essas alterações. Abraços!

      Excluir
    3. Ninguém merece mesmo. São terríveis.

      Excluir
    4. E pensei que nesses gibis fracos da Panini nunca iria ver história de Zum e Bum.

      Excluir
    5. Republicações até tem de vez em quando, e muitas com alterações. Agora hqs inéditas nunca mais teve.

      A hq deles desse almanaque é muito engraçada,é da Editora Abril, q foi re-republicada. Muito boa.

      Excluir
  8. Conheço essa HQ,pois tenho ela republicada no Especial de Natal número 05.È a primeira vez que eu vi bater somente no Cascão e não nele com o Cebolinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah hqs q só o Cascão apronta com ela, é normal a Mônica só bater nele. Não foi só nessa. Fica provado q a Mônica não leva desaforo pra casa.

      Excluir
  9. Essa hq é muito legal. Quanto aos Especiais de natal, nada impede de vc comprar durante o ano e não só no final do ano. Costuma ser as mesmas hqs republicadas, aí pra quem não tem, vale. Tenta comprar um quando encontrar.

    Obrigado pelos votos, valeu mesmo... um ótimo 2015 pra vc, muita paz, saúde e realizações pra vc.

    ResponderExcluir
  10. Sim,entendi.Essa história eu tenho publicada em um especial de natal da Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc tem! Ela já foi republicada algumas vezes e não vai demorar muito pra republicá-la de novo, assim como as outras.

      Excluir
    2. ela foi publicada??? poderiam olhar bem na parte que o cascao escreve na parede! censuraram?

      Excluir
    3. Eu não tenho almanaque dela republicada, mas na certa colocaram cartaz na parece nas republicações da Panini.

      Excluir
  11. escrevendo na parede e depois sumia hahahha isso q é historia...

    ResponderExcluir
  12. Marcos, qual é o seu top 10 de personagens favoritos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim: Magali, Chico Bento, Rolo, Pipa, Cebolinha, Mônica, Dona Morte, Cascão, Zé Lelé, Titi.

      Excluir
    2. Legal, agora para outro assunto, o que vc acharia se tivesse episódios de 40 minutos da msp, não só com histórias da turma da Mônica, mas tbm da turma do bidu, turma do penadinho, turma da mata, e outros, eu acho que seria bem legal, vc conhece o canal tudo sobre a turma da Mônica? É um canal excelente, e pra finalizar, eu estou com vontade de ser roteirista na msp, só que eu tenho 13 anos e moro no RJ, mas acho que um dia consigo, então foi isso, aguardo suas respostas

      Excluir
    3. Seria legal se tivesse e passasse na TV ou serviço de streaming, quem sabe um dia. Tomara que consiga ser roteirista lá, mandaria currículo com 18 anos e nem precisaria se mudar ora SP, eles fazem trabalho de casa, só de vez em quando vão pessoalmente no estúdio.

      Excluir
    4. E conheço o canal Tudo sobre a Turma da Mônica eu vejo, é muito bom.

      Excluir