terça-feira, 4 de novembro de 2014

Propagandas Alimentícias (Parte 1)

A Turma da Mônica sempre tiveram produtos de alimentos  os personagens estampados na embalagem e aproveitavam para divulgar esses produtos nos gibis. Então, resolvi  reunir esses anúncios clássicos que saiam nos gibis e que marcaram gerações em uma série de postagens.

São propagandas nostálgicas afinal quem não comeu alguma coisa na infância, ou se não comeu a criatividade nelas e a ilustração dos personagens já valia a pena. Algumas são clássicas de tanto que que era publicada nos gibis. Para quem não tem os gibis originais, será bom ver também porque na Coleção Histórica, eles colocam em tamanho tão pequeno que não dá para ler nada e aqui terá uma boa resolução. Nessa postagem, mostro propagandas até 1991.

Na Editora Abril, não tiveram muitas propagandas assim. Como eles tinam que anunciar gibis de outros personagens da Editora Abril, mais outros tipos de anúncios, algumas vezes sem a ver com o público infantil, como propagandas de produtos de emagrecer, busca de detetive, Instituto Universal Brasileiro, por exemplo, aí sobrava poucas da turma.

Quando tinham propagandas da turma, prevaleciam anúncios de gibis, brinquedos, além de jogo de cama e produtos de banho. Eram poucas alimentícias, salvo as da "Cica" nos anos 70 que formavam historinhas e os do iogurte "Danone", que formavam historinhas, já mostradas AQUI. Sem contar que produtos alimentícios com os personagens só passaram a ter nos anos 80, já que as propagandas da "Cica" dos anos 70, eles só eram garotos propagandas e os produtos não tinham suas imagens, com exceção do extrato de tomate "Elefante" da "Cica" com o Jotalhão.

Então, a única da fase Abril que não inclui formação de historinhas que encontrei foi essa de 1986 do lançamento do mel de abelhas da marca "Cristal", que mostro abaixo:

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 106' (Ed. Abril, 1986)

Na Editora Globo, até que não tiveram muitos anúncios assim nos primeiros anos, com frequência maior a partir de 1997. Porém, as que tinham, a maioria eram bem divulgadas.

Em 1987, lançaram os refrescos com suco natural da Turma da Mônica, da "Nutrisy". Tinha com sabores uva, laranja e tutti-frutti. Uma boa ilustração e legal o Bidu em pé e com língua de fora pensando "o gostinho gostoso", o slogan do produto.

Propaganda tirada de 'Almanaque do Cebolinha Nº 2' (Ed. Globo, 1987)

Em 1988, voltaram a anunciar o mel da Turma da Mônica, da Cristal, só que agora com a Magali estampando a propaganda. Dá para notar que a embalagem mudou. Continuou de vidro, mas tinha detalhes decorativos no copo ao fundo.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 30' (Ed. Globo, 1988)

As balinhas naturais da Turma da Mônica, da "Sweet" foram lançadas em 1989. Elas não tinham açúcar e eram produzidas com algas marinhas, vendidas em um saquinho com 6 sabores sortidos: morango, uva, limão, banana, laranja e maçã. Só não informou quantas balas vinha em cada saquinho, mas dá para ver que eram muitas.

Essa propaganda foi um clássico, todos os gibis anunciavam. Legal que apenas a embalagem com a ilustração dos personagens formava uma excelente propaganda. E pelo visto a palavra "diet" ainda não existia, porque podiam muito bem colocar a palavra para se referir que não tem açúcar. Era bom não só para as crianças, mas também para quem é diabético ou não quer engordar, desde que não exagere. 

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 64' (Ed. Globo, 1989)

Ainda em 1989, os chocolates da Turma da Mônica, da "Neugebauer" teve uma propaganda muito legal só com onomatopeias para indicar que são uma delícia, com uma linda ilustração da turminha. Tinha 2 versões: um chocolate ao leite recheado com creme de morango e um chocolate-refeição, sem recheio, com um tamanho maior.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 6' (Ed. Globo, 1989)

Em 1990, os produtos da "Perdigão" até então ganharam destaque nessa propaganda, falando que era para gente pequena comer que nem gente grande. Eram hambúrguer, salsicha e mortadela de frango, além de linguiça e presunto, tudo feito especialmente para as crianças. Desses, eu comi os hambúrguer e a salsicha e achava gostoso.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 26' (Ed. Globo, 1990)

Uma propaganda muito legal com a Mônica e o Cebolinha convidando as crianças a participarem de um curso culinário infantil que foi realizado em julho de 1990 e que utilizava os produtos da Turma da Mônica da "Perdigão". Só não informaram aonde foi, provavelmente em São Paulo, mas não se sabe se teve também em outros estados.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Magali Nº 2' (Ed. Globo, 1990)

Em 1991, voltaram a anunciar as balas naturais da "Sweet", com a Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Anjinho falando das balas, cada um do seu modo. O destaque foi do Cascão dizer que o defeito delas é que davam água na boca. Muito bom. Dessa vez, as balas passaram a ser vendidas dentro de uma embalagem redonda e por isso não era embaladas individualmente. e passaram a usar o termo "diet" para dizer que não tinha açúcar.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 63' (Ed. Globo, 1991)

Como podem ver são propagandas bacanas e bem caprichadas que dão nostalgia. Legal vê-las reunidas em um só lugar. Sempre bom relembrá-las.

Infelizmente, há projeto do governo de proibir propagandas direcionadas para as crianças, para não estimular o consumo infantil por causa da imagens dos personagens nas embalagens. Então, não seriam mais produzidos produtos dos personagens, não só alimentos, como brinquedos, escova de dente, edredom ou qualquer coisa voltada ao público infantil e muito menos propagandas assim não será mais permitidas em gibis, o que é uma pena.

Em breve, colocarei outras propagandas alimentícias clássicas aqui.

37 comentários:

  1. Nossa! Postagens de propagandas antigas, é uma das coisas que mais gosto de ver! Eu tenho gibis com os anúncios das balinhas da Turma da Mônica, das Balinhas Naturais e do Neugebauer! Alias, esse da Neugebauer, aparece tanto nos gibis de 1989 até mais ou menos o meio de 1990! A perdigão, teve muitos produtos da Mônica, aliás, foi uma parceria que durou muitos anos! Saudades das propagandas dos produtos da Perdigão que passavam na TV!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm adoro ver as propagandas antigas, eram muito criativas. Algumas ficavam de um ano para o outro mesmo, aí dessa da Neugebauer aparecer tbm em 1990. De fato, a parceria com a Perdigão ficou muitos anos. Hj é a Seara no lugar.

      Excluir
  2. Gosto muito quando você aborda outros assuntos da Turma fora os quadrinhos, e esse das propagandas alimentícias está entre as melhores, não que outras não sejam, claro. Pretende também falar sobre os filmes longa metragens? Só uma correção ortográfica no último parágrafo, é edredom o certo (isso que dá morar com uma professora de literatura e português). Abraço e excelente postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc gostou. Eu gosto de variar, para não ficar falando só de quadrinhos. A intenção é essa. Postagens de propagandas ficam boas, até pq eram muito criativos. Se der, eu falo dos filmes, mas não será agora.

      Consertei o erro do edredom, foi erro de digitação na hora. Valeu pelo toque. Abraço

      Excluir
  3. Opa. Uma nova série de postagens.
    Nunca pensei a respeito do volume de propagandas alimentícias na fase Abril.
    Mas, quanto ao Instituto Universal Brasileiro... Nossa. Às vezes penso que foi o campeão de propagandas nos gibis brasileiros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acabaram as propagandas q formavam historinhas, aí nada melhor uma nova série. Eu gosto das propagandas antigas.

      E com certeza o IUB aparecia em todos os gibis, isso quando não tinha uma história de umas 4 páginas, mais uma página de cupom de envio, tirando a vez de 1 historinha inédita do gibi q a gente estava lendo.

      Abraços

      Excluir
  4. A última propaganda, hoje em dia, seria acusada de preconceito (fala do Cebolinha).

    Como é parte 1, creio que você venha a falar depois, pois é do comecinho dos anos 2000, mas também tinha (não sei se ainda tem) as geleias de fruta da Turma da Mônica que eu adorava passar no pão. Especialmente a de uva e a de pêssego :P

    ResponderExcluir
  5. E sobre propagandas para crianças. Não concordo que sejam abolidas, por mais que tenham a "boa" intenção de não estimular o consumismo. Afinal, os pais podem muito bem dizer não, que não pode comprar, explicar que é algo supérfluo... Assim a criança aprende o valor do dinheiro e que nem sempre vai ter o que quer. Por acaso alguém aqui ficou traumatizado com aqueles comerciais que diziam "Compre isso senão você é um mané"?
    O que acontece é que ninguém mais tem tempo pra nada e preferem delegar a educação dos filhos a terceiros, assim surgiu o politicamente correto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho q iriam falar q é preconceito, buylling, essas coisas. Nem sei se o Cebolinha e os meninos xingam a Mônica de gorducha nos gibis novos. Não duvido nada.

      Sim, farei mais postagens, sendo q as dos anos 2000 serão poucas pq tenho poucos gibis dessa época, embora tiveram mais propagandas assim nessa época, aí na hora eu vejo com o q tenho. Aliás, bem lembrado das geleias, muito boas sim.

      Eu tbm acho proibir propagandas para crianças. Os pais é q tem q educar e não os outros. Uma pena pensarem assim.

      Excluir
  6. Como até hoje o Miojo e as salsichas da Turma da Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Bruno... são muito bons, o tempero em pó do Miojo é mais suave do q a versão tradicional e as salsichas muito gostosas tbm.

      Eu adoro tbm os nuggets de frango da Turma da Mônica, a versão normal sem queijo. São excelentes e bem diferentes do tradicional. Parece q tem mais alho, q eu adoro.

      Excluir
    2. É mesmo, Marcos! Eu adorava o miojo e a linha Perdigão da Turma da Mônica. Comia desde criança e como até hoje.

      Eu sempre adorei comer o macarrão, é muito gostoso! Tem 3 sabores, carne, galinha e tomate. É tanto sabor bom que eu nem sei dizer qual é o melhor. E você? Qual desses sabores do miojo você acha o melhor? Você também comia o miojo da Mônica.

      E eu sempre adorei a linha Perdigão da Turma da Mônica desde criança, sempre foi uma delícia. Eu já sabia que tinha nuggets, salsicha, mortadela, hambúrguer, filezinho de frango, pão de queijo, batata frita, etc... Mas também tinha linguiça, lasanha, almôndega, tinha até kibe. Dentre esses, os que eu mais gostava são os nuggets, hambúrguer, batata frita, pão de queijo e filezinho de frango. Agora que esses produtos foram pra Seara, perdeu a graça, afinal na Perdigão era mais gostoso. E você? Quais desses produtos que eu citei você mais gostava?

      Eu também lembro do Alfajor Turma da Mônica, que também era uma delícia e marcou muito a minha infância. Afinal, lá na minha antiga casa, tinha uma padaria com muitos doces, e o alfajor era um deles. Agora que voltaram a vender o alfajor, minha infância voltou pra sempre. Você também comia o alfajor?

      E entre 1996 e 1997, também tinha o Refrigerante Turma da Mônica. Nunca tomei o refrigerante, mas parecia ser refrescante. Tinha quatro sabores e cada um deles representavam um personagem: Guaraná (Mônica), Limão (Cebolinha), Laranja (Magali) e Grapette (Cascão) Também tinham essas latinhas em versão de Natal, e eram bem menores do que as latas comuns, como dá pra ver nessa imagem aqui: http://mlb-s1-p.mlstatic.com/lote-c-08-latinhas-refrigerantes-turma-da-mnica-237350-ml-14350-MLB2715495259_052012-F.jpg
      E fala aí, você também bebia os refrigerantes da turma?

      Então, quero ver você respondendo as perguntas acima, e me diga se você comia os alimentos e bebia o refrigerante Turma da Mônica, e quando der, espero postar a parte 2 das propagandas alimentícias. Abraços!

      Excluir
    3. Refrigerante e alfajor nunca provei. Da perdigão gostava mais dos nuggets. Do macarrão miojo, mais do de tomate. Abraços

      Excluir
  7. Fale tb do Alfajor(eu amava comer isso no recréio) e dos Refrigerantes da Turma tinha o Guaraná-Monica, Laranja-Magali, Grapete-Cascão e o Limão-Cebolinha tinha muita gente que não gostava dos mesmos, eu mesmo nunca provei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar q vou mostrar sim. Eu lembro desses refrigerantes, mas tbm nunca tomei. Tbm nunca comi o alfajor, mas parecia ser gostoso.

      Excluir
    2. Pois é, Marcos. Bem que você podia falar das propagandas do Alfajor e dos Refrigerantes. Eu nunca tomei os refrigerantes, mas comia muito o Alfajor, e sinceramente, era bom pra caramba.

      E você também podia falar de mais propagandas da Turma da Mônica da Perdigão. Teve uma série de 4 propagandas, eu acho, de 1993, sobre sanduíches com nomes dos personagens, usando o hambúrguer da Mônica. Eu lembro que tinha o Cascão Burger, mas o resto nunca vi. Você conhece essas propagandas de 1993?

      Nessa época, também tinha a propaganda da gelatina da Mônica da Sol, mas nunca comi, porque eu não nasci em 1993. Mas parecia ser gostosa.

      Também fale de propagandas do macarrão da Turma da Mônica da Nissin Lámen. O macarrão já teve muitas propagandas. Eu mesmo comia o macarrão da Mônica, e também era uma delícia, eu como até hoje.

      Então é isso, além dessas, fale de outras propagandas alimentícias da Turma da Mônica que você lembrar. Abraços!

      Excluir
    3. Pode deixar q vou mostrar. Abraços

      Excluir
  8. E ai Marcos! Voce tem uma história ou se lembra que é o seguinte: o Cebolinha sobe numa árvore pra fugir da Mônica e encolhe de tamanho, daí a mônica coloca ele dentro do bolso e leva até o laboratório do franjinha. Essa história tem no almanaque do Cebolinha que a capa aparece alguns personagens vestidos de pirata e com barquinhos de papel na cabeça. O fundo da capa tem a cor roxa. E essa história aparece na verdade num gibi da mônica na década de 90. Gostaria muito de rever essa história. Tem como conseguir pra mim? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, não to lembrando dessa hq, quem sabe alguém aqui sabe ou se eu encontrar qualquer coisa aviso por aqui.

      Excluir
    2. Essa hq que te falei que o cebolinha encolhe é muito boa. Ele sobe numa arvore pra se esconder da Mônica e alguem pega um invento que é uma pistola q faz encolher e mira na arvore.. a arvore encolhe e cebolinha tambem, quando ele ve a mônica bem maior q ele acaba ficando com medo dela. Mônica se aproveita e tira sarro do cebolinha, coloca ele dentro do bolso pra levar pro Franjinha, mas Cebolinha cai e se perde no caminho kkk. Ve se acha essa hq pra mim faz favor! Obrigado

      Excluir
    3. Agora com o enredo, lembrei dela. É a hq "O grande invento que faz tudo ficar pequenininho", de Mônica Nº 47, de 1990.

      Muito legal essa hq. Vc só confundiu o almanaque. Ela foi republicada no Almanaque da Mônica Nº 52, de 1996, com a cena da capa q vc descreveu;

      A Panini até estavam republicando hqs da Mônica de 1990, mas essa não republicou de novo, provavelmente por causa da pistola. Se der, falo dela.

      Excluir
    4. não tem como escanear essa hq "O grande invento que faz tudo ficar pequenininho" e me mandar por email, gostaria muito de rever! eu tinha o gibi da mônica nº 47, mas perdi, nao tenho mais. Se der me mande ou poste aí! Obrigado!

      Excluir
    5. Por enquanto eu to sem tempo, mas se quiser deixa o seu e-mail aí, q quando der mando, ou faço uma postagem tbm quando der.

      Excluir
    6. ok, vou mandar meu email: joaozinhosantos1985@gmail.com

      Quando der me mande, só não esquece, ficarei muito agradecido!! Não acho esses gibis da mônica nº 47 de jeito nenhum pra comprar.

      Excluir
    7. Em sebos, não sei se acha fácil, mas talvez encontre na internet, em sites como Mercado Livre e Estante Virtual.

      Excluir
    8. achei esses gibis nos sites mercado livre e estante virtual, mas nao tenho como comprar, nao tenho cartão pra pagar... se puder escaneia a hq aquela e me manda por email, por favor! obrigado!

      Excluir
    9. No Mercado Livre e Estante Virtual dá pra comprar por depósito bancário, ou ainda transferência, se o vendedor tiver conta no seu banco. De qualquer forma, não vou esquecer.

      Excluir
  9. ok, vou ficar esperando, Marcos!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Marcos! Esses dias fui na casa de um primo meu e achei esse gibi da Mônica numero 47 que tem a história: O Grande Invento que faz tudo ficar pequenininho, muito bom. Lembra que eu tinha pedido pra voce me mandar por email? abraço

      Excluir
    2. Que legal! Lembro sim. Aí ele te deu o gibi?

      Abraço

      Excluir
    3. sim, deu pra mim guardar na minha coleção!

      Excluir
  10. Marcos, adorei essas propagandas!! Mesmo não sendo da época, gostei bastante da criatividade que o pessoal da MSP fazia com as propagandas, o que infelizmente é uma falta nos gibis novos.

    Nessas propagandas, vou dando minhas notas e opiniões de cada um dos produtos das propagandas:

    - Mel de abelhas da Cristal (1986 e 1988): 5/10 - Não gosto muito de mel, mas esse mel da Mônica deve ser gostoso. Afinal, se é da Turma da Mônica, tem que ser bom!

    - Suco de frutas da Nutrisy (1987): 6/10 - Gosto de tomar suco, e talvez esses sucos da Nutrisy eram bons, principalmente o de tutti-frutti. E aprovo bastante a ilustração, pois os traços são excelentes, assim como toda HQ da época.

    - Balas naturais da Sweet (1989): 4/10 - Essa propaganda pode até ser clássica e muito lembrada, afinal todo gibi da época anunciava essa propaganda. Mas sei lá... Balas sem açúcar e feitas de algas marinhas? ARGH, QUE NOJO! Mas aposto que todo mundo, inclusive as crianças, nessa época gostavam bastante dessas balas, principalmente os diabéticos e dietéticos que faziam dieta. Hoje em dia, creio que criança nenhuma deve gostar dessas balas!

    Mas, e você, Marcos? Você comia essas balas? O que você achava delas? Eram boas ou péssimas?

    - chocolates da Neugebauer (1989/1990): 7,8/10 - Até que enfim algo bem melhor de que as porcarias das balas naturais! Se eu fosse criança nessa época, eu queria tanto comer esses chocolates, que tomara que eram uma delícia! Eu aposto que essa propaganda durou nos gibis até a metade de 1990. É verdade?

    - linha Turma da Mônica da Perdigão (1990): 10/10 - AGORA SIM!!!! ISSO É QUE EU CHAMO DE PROPAGANDA CLÁSSICA!!!!! Eu sempre adorei a linha Turma da Mônica da Perdigão desde criança! E essa propaganda era mais clássica do que a propaganda do "Compre Baton!", que também era muito bem divulgada nos gibis da época. Você conhece essa propaganda do Baton?

    E a linha dessa época de 1990 deve ser mesmo um sonho! Olha isso: hambúrguer, linguiça. mortadela, presunto e salsicha!! EITA NÓIS, DEVE SER UMA DÍLICA, SÔ!! - como diria o Chico Bento. É por essa propaganda que eu queria tanto viver o final dos anos 80 e início dos 90!

    Eu já sabia que existia hambúrguer, salsicha e mortadela, mas linguiça e presunto não sabia não! Muito obrigado por me informar.

    Gostei muito da sua opinião! "Desses, eu comi os hambúrguer e a salsicha e achava gostoso."

    Agora, na minha opinião, eu iria dar uma de Magali e devorar todos os produtos! Gosto bastante de hambúrguer, presunto, mortadela e linguiça, mas salsicha é mais ou menos, mas por ser da Turma da Mônica, eu ira comer a salsicha também.

    E aí? O que você achou da minha opinião? E sobre a propaganda, você acha ela clássica? Afinal de contas, ela aparecia em todo gibi da época, inclusive nos almanaques, eu acho.

    - curso de Culinária Infantil (1990): 7,6/10 - Puxa! Se eu fosse criança nessa época, eu queria tanto ter ido nesse curso. Mas se esse curso só aconteceu em São Paulo, seria uma pena, pois eu moro no Rio de Janeiro. Mas se o curso também rolou no Rio, então eu queria tanto ter ido lá! Realmente, foi uma ótima opção nas férias de Julho, não é mesmo?

    - balas naturais da Sweet (1991): 7/10 - CARAMBA! O que aconteceu com as balas naturais? Será que deixaram de ser horríveis e agora acabaram ficando boas e moles que nem ursinhos de gelatina? Se essas balas melhoraram mesmo, então eu queria tanto comer elas, principalmente pra fazer dieta.

    Eu adorei a ilustração fofinha dos personagens nessa propaganda! Eles ficaram muito bem desenhados! Dei muita risada quando o Cascão disse que o único defeito dessas balas é que elas davam água na boca. Boa, hein, Cascão?

    Então, essas foram minhas opiniões sobre as propagandas. Claro que a propaganda da Perdigão de 1990 foi a melhor delas, mas a das balas naturais de 1989 também é clássica, apesar de que elas eram um horror.

    Agora é sua vez: Você gostou das opiniões? Quais produtos das propagandas você mais gostava?

    Espero sua opinião. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal a sua opinião. Eu não comi essas balas. Dessas aí só os da linha Perdigão. As das balas e Perdigão acho clássicas tbm pq sairam em quase todos da época. Acho q esse curso da Perdigão foi só em São Paulo memso, se não eles divulgariam agenda nos próximos meses. Conheço esse anúncio do Batom.

      Abraço

      Excluir
  11. Acredito que a propaganda do suco de frutas era FRUTSI e não Nutrisy como consta no texto. Inclusive, a propaganda desse suco com a Turma da Mônica está no minuto 1:01 desse link: https://youtu.be/ugiXTzG8bAc

    ResponderExcluir