terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cascão e Nimbus: HQ "Amizade... ou Interesse?"

Mostro uma história muito divertida de quando o Nimbus pensou que o Cascão era o seu amigo só para saber da previsão do tempo. Ela tem 10 páginas no total e foi publicada em 'Cascão Nº 206' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Cascão Nº 206" (Ed. Globo, 1994)

Cascão aparece cheio de intimidade quando o Nimbus está conversando com o Xaveco e o Jeremias,  pedindo para eles darem uma volta e contar as novidades. Nimbus diz que não tem nenhuma e o Cascão pergunta se o pai meteorologista dele está bem e se vai chover naquele dia.


Nimbus responde que não, que o tempo vai ficar bom, com nebulosidade, e temperatura entre 20 e 25 graus. Cascão anota a informação na sua caderneta e vai embora. Então, o Nimbus fica com cara de desconfiado e a Mônica aparece perguntando se está com algum problema. Nimbus diz a ela que acha que o Cascão só se aproxima para saber da previsão do tempo. Mônica diz que o Cascão não é falso e Nimbus fala que mesmo assim vai fazer um teste no dia seguinte.


No outro dia, Cascão aparece de novo querendo saber da previsão do tempo com sua caderneta na mão. Nimbus responde que não sabe do tempo porque o seu pai foi despedido e não é mais meteorologista. Diz ainda que arrumou emprego de motorista de táxi. Cascão fica com cara de tacho e triste porque agora previsões do tempo, nunca mais.

Antes do Cascão ir embora, Nimbus pergunta a ele se ainda não quer papear com ele, "o seu grande amigo", e o Cascão responde que não vai dar, que fica para outra hora. Nimbus fica uma fera, confirmando que o Cascão só era amigo por interesse. Por causa disso, resolve fazer um plano para dau uma lição no Cascão.


Nimbus vai para casa, e telefona para o seu pai, perguntando como vai ficar o tempo. Seu Nimbão fala que vai chover muito forte e ele acha ótimo. Quando desliga, o Seu Nimbão estranha o filho achar ótimo que vai chover e até pensa que não era o filho do outro lado da linha.

Em seguida, o Nimbus telefona para o Cascão, que diz a mãe que liga depois porque está ocupado. Nimbus ouve e pensa que o Cascão está o evitando. Nimbus diz a Dona Lurdinha que é sobre a previsão do tempo e o Cascão corre para atender. 


Cascão pergunta se o pai dele não tinha sido despedido, e o Nimbus responde que deu tempo ainda de fazer a última previsão. Ele fala que vai fazer um Sol de rachar e que seria bom ele sair de casa para não morrer de calor. Nimbus desliga o telefone rindo, falando que o Cascão vai sair de casa pensando que vai fazer Sol e vai tomar a maior chuva. Tudo como vingança pelo Cascão ter sido falso com ele.


Mais tarde, o Nimbus está lendo no quarto dele e o Cascão aparece. Nimbus reclama com a sua mãe por ter deixado entrar e foge pela janela para o Cascão não descobrir o seu planoinfalível. Na sala, Cascão vê o Nimbus do lado de fora da casa e corre atrás dele, e consegue pegá-lo pelos pés. 

Cascão avisa ao Nimbus que ficou preocupado com o pai dele foi despedido e foi comprar o jornal, por isso que não queria atender o telefone. Quando o Nimbus falou que ia fazer Sol, ficou aliviado, mas depois foi cinferir, viu que ia chover muito em todo o estado. Achou que por isso que o pai dele foi despedido e a partir de agora, ele compraria jornal todo dia para informar ao Nimbus da previsão do tempo.


Nimbus chora comovido com a atitude do cascão e entrega o plano, falando que mentiu que o pai foi demitido e foi um tudo um plano. E lamenta que agora o Cascão não vai querer nem olhar para a cara
dele. Cascão diz que ele é um bobão, mas perdoa e os dois se abraçam, continuando amigos. Até que nessa hora, troveja e começa uma tempestade para o desespero dos dois e se escondem rapidamente em uma caverna. No final, lá na caverna, Cascão pergunta ao Nimbus se ele é amigo dele mesmo ou só por que ele sempre consegue arrumar bons lugares para esconder da chuva, deixando o Nimbus sem graça.


Acho essa história muito engraçada. até dá impressão mesmo que o Cascão se aproximava do Nimbus só para saber da previsão do tempo, até tudo ser esclarecido no final. E dá para notar que não era só o Cebolinha que fazia planos infalíveis, qualquer personagem fazia, de acordo com seus interesses. 

Só ficou um mistério de por que o Cascão anotava as previsões na caderneta. Pode ser para não esquecer do que o Nimbus falou, ou então para cobrar dele, se a previsão saísse errada, ou fazer um levantamento ao final do mês, então isso fica pela interpretação do leitor.


Essa história foram uma das primeiras do Nimbus, que na época eram mais voltadas à meteorologia e o seu medo de raios de trovões. A MSP não devia ter tirado essas características do Nimbus, sempre rendiam histórias ótimas como essa.


Os traços são excelentes, muito bem caprichados. Muito engraçada a cara do Cascão quando descobre que o Seu Nimbão estava desempregado e não teria mais previsão do tempo todo dia, a cara de revolta do Nimbus com raiva do Cascão quando foi embora e também com sorriso maquiavélico depois elaborando o plano infalível. Na história a coloquei completa. Legal também ver o Nimbus falando sozinho e a gente descobrir que ele não gostava de ser chamado de "Nimbão".


Ela é incorreta pelo fato de mostrar desemprego do seu Nimbão, mesmo que foi de mentira. Assuntos sérios da sociedade como desemprego são evitados nas histórias atuais. E mentir sobre uma coisa séria também não é bem vindo.

Para saber mais detalhes sobre o Nimbus e também do Do Contra, entre AQUI.

29 comentários:

  1. "Assuntos sérios da sociedade como desemprego são evitados"

    Ah, assuntos assim também são evitados até pelo nosso Governo, que resolveu mudar o método de pesquisa sobre quem realmente pode ser considerado "desempregado".

    Acho que essa história, hoje, também seria "censurada" pelos Editores em razão de mostrar um Cascão interesseiro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tudo é proibido hj em dia. Tbm acho q não seria publicada por causa do Cascão interesseiro, mesmo q no final foi tudo esclarecido q não. Acho q essa hq, inclusive, nunca foi republicada por causa disso. pelo menos nunca vi.

      Abraços

      Excluir
  2. Eu tenho este gibi com essa HQ Ele é bem legal. A parte que eu mais gosto é quando os dois fogem da chuva juntos. Eu acho que essa característica do Nimbus de medo de raios e trovões foi tirada dele porque ele ficou muito parecido com o Cascão. Até fingir sobre o pai desempregado agora é incorreto? Esse politicamente correto está enchendo o saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Até fingir sobre o pai desempregado agora é incorreto?"

      Infelizmente, sim. Pelo fato do Nimbus mentir, já é errado, e falar de desemprego nas hqs tbm não pode. Maldito politicamente correto.

      O motivo de tirarem o medo de raios e trovões do Nimbus parece q é pq o verdadeiro Nimbus, o Mauro, filho do Mauricio, tinha perdido esse medo na vida real e estava interessado em assuntos de mágica, aí resolveram incorporar isso nos gibis.

      Excluir
  3. Eu lembroooo
    essa era a epoca q tinha assinatura da turma da monica em casa
    30 anos e continuo lendo gibi
    :P
    nimbus magico nao tem muita graça
    essa epoca era mais legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o Nimbus mágico não acrescenta em nada nas hqs. Tudo fraco. Eles até podiam colocá-lo como mágico de vez em quando, mas tinha q ter hqs de meteorologia e o seu medo de raios e trovões.

      Excluir
  4. Tá tudo bem. Sem dúvida, a característica meteorológica do Nimbus era a melhor. Rendiam boas hqs e ainda dava pra aprender alguma coisa sem ser chato. Eles até podiam incorporar o Nimbus mágico, mas tbm ter hqs sobre meteorologia e o seu mendo de trovão. Seria bem melhor.

    Essa hq é muito legal e envolvente sim. Q bom q vc gostou. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Essa hq foi republicada num Almanaque do Cascão da Panini.Mas não lembro se tem algo de incorreto na republicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia disso, Guilherme. Eu imaginava se fosse, seria mesmo nos primeiros almanaques da Panini pq naquela época eles republicavam hqs do Cascão de 1994.

      Creio q não teve nenhuma alteração nessa republicação. É q essa paranoia de alterarem tudo q veem pela frente pra atender o politicamente correto ficou frequente de uns 2 anos pra cá e desde então, só piorando a cada ano. No máximo, colocavam um aviso no rodapé ou falavam algo no frontispício do almanaque.

      Excluir
    2. Foi nesse almanaque,se não me engano http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/ShowImage.aspx?id=87939&path=panini/a/al011106023.jpg

      Excluir
    3. Legal, não sabia mesmo. Valeu!

      Excluir
    4. Guilherme e Marcos, os dois estão absolutamente incorretos!!! Essa HQ foi, na verdade, republicada no Grande Almanaque Turma da Mônica # 2, de 2007, que foi onde li pela primeira vez. Só que eu não lembro se fizeram algum tipo de alteração, porque se fizeram, aí foi o começo da sacanagem.

      Nesse Almanaque do Cascão # 23, foi republicada a HQ Fechou o Tempo!, de Cascão # 239, de 1996. Mas como eu não tenho mais o gibi baixado da Internet, você poderia falar dessa HQ, Marcos?

      Então é isso, eu tô sempre pra corrigir alguns erros que dizerem aqui, principalmente pra você, Marcos, já que acho que você não sabia que essas HQs citadas aqui já foram republicadas. E quando der, queria muito que você falasse da HQ Fechou o Tempo, que realmente mostra as características do Nimbus medroso de raios e trovões. Abraços!

      Excluir
    5. Valeu pela informação, Daniel. Quando der, falo da hq "Fechou o tempo", aí vc descobre o enredo. Abraços

      Excluir
  6. Velho Nimbus em sua essência. Sobre a caderneta do Cascão, eu nem tinha prestado muita atenção nisso rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou diferente o Cascão anotar as previsões do tempo, mesmo assim achei engraçado.

      Excluir
  7. Nem como magico o nimbus aparece mais..se aparece eh em HQs de uma pagina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi folheando nas bancas q ele apareceu na hq de abertura de Cebolinha Nº 93. mas, de fato suas aparições estão poucas em vista do q era.

      Excluir
  8. Boa historia..seria republicada hoje em dia sem modificações?Talvez.Lembrando que ela já foi republicada na panini no Grande Almanaque TM #2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como imaginei, se foi republicada seria nos primeiros almanaques da Panini. Creio q não teve alteração pq em 2007 eles eram mais tolerantes e ainda não tinham paranoia de mudar tudo nas hqs por causa do politicamente correto. Mas, hj não acredito q republicariam de novo, e, se republicassem, teria alterações.

      Excluir
  9. Muito bem, Marcos! Era essa história que eu queria que você falasse! E acho que você tá certo. Histórias do Nimbus com seu medo de raios e trovões são bem melhores do que ele como mágico.

    E eu nem sabia que ela era impublicável. Mas tem um problema: Ela foi republicada sim, foi no Grande Almanaque Turma da Mônica # 2, de 2007, que aliás foi onde eu conheci a HQ. Parece que em 2007, ainda aceitavam republicar HQs sobre desemprego e mentira. Hoje em dia, nem pensar!

    Então, muito obrigado por ter falado dessa história aqui no Blog, eu adorei muito! E tomara que eu encontre Cascão # 206, e tomara mesmo que na republicação da Panini não tenha alterção. Muito obrigado! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ela foi republicada num almanaque de 2016 (do cascão) . Mais eu não me lembro qual edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, foi sim. Não lembro também mas foi recente.

      Excluir
  11. Já tinha lido o gibi original antes, uma amiga minha tinha e me imprestou. Também vem com a famosa história do ''QUEM É RICO E QUEM É POBRE?'' E Não teve alterações no almanaque comparando com a história original.

    ResponderExcluir
  12. Falando em amizade, será que você sabe em que gibi foi publicada a história "A Amizade", do Cascão e do Cebolinha?

    Aliás, seria legal ver a sua visão sobre esta história. Tem muita gente que publica ela, mas se limitam a dizer que é a melhor história e tal, e nada mais. Fica a dica!

    O"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa, se der eu falo dela. Valeu pela sugestão

      Excluir
  13. Alguém sabe qual edição foi publicada a história A Amizade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi publicada em 'Cascão Nº 305' (Ed. Globo, 1998).

      Excluir