domingo, 21 de setembro de 2014

Capa da Semana: Magali Nº 138

Há exatos 20 anos começou o 3D Virtual nos gibis. A princípio, em setembro de 1994, o recurso era só nas capas e a partir de novembro, passaram a ter histórias também. Em homenagem, mostro uma capa da Magali, com ela pensando nas guloseimas em 3D. De curiosidade, essa foi a única capa da Magali em 3D. 

Há quem nunca conseguiu ver as imagens saltando para fora, mas eu consigo ver tranquilamente, até assim na tela do computador. Para constar, eu já falei detalhes do 3D Virtual aqui no blog.

A capa dessa semana é de 'Magali Nº 138' (Ed. Globo, Setembro/ 1994).


10 comentários:

  1. Marcou época mesmo. Eu achava as capas mais ou menos, só não gostava muito das hqs assim. Mas me divertia vendo as ilustrações em 3D.

    Boa semana! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcos, não tem muito a ver com este tópico, mas queria dividir algo muito debatido aqui no blog. O politicamente correto também está retalhando as antigas histórias da Luluzinha na Editora Pixel. Numa edição recente do gibi dela (compro mensalmente, bem como o do Bolinha), foi republicada uma historinha (provavelmente dos anos 50 ou 60) em que o pai do Bolinha dá uma surra nele e na Lulu, assim que ambos apresentam o boletim cheio de notas vermelhas do gordinho. Porém, na Pìxel, os quadrinhos em que o pai dele dá as palmadas nas crianças foram excluídos sem dó nem piedade, até por ele demonstrar muita fúria no momento. A sequência é que é tosca, com Lulu e Bolinha naturalmente chorando, apenas por terem levado uma "bronca", de acordo com a tradução da Pìxel. Como eu tenho a versão original da historinha numa republicação da Abril, confesso que me senti lesado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, eles mudam tudo q é incorreto q nem a MSP. Lamentável.

      Excluir
    2. A historinha mutilada pela Pixel é da última edição do Bolinha, número 40, que fecha a revista (nome é "A Substituta"). Eu encontrei a história original, de uma republicação da Abril em 1988 (com o título de "Surra Adiada"). Logo eu escanearei ambas para dar uma divulgada e tecer as comparações devidas. Até peço desculpas por ter desviado um pouco o foco do tópico do 3D da Magali, é apenas para mostrar que não é só com a Turma da Mônica que ocorre estes exageros.

      Excluir
    3. Uma vez vi no blog do Heri uma comparação de uma hq do Bolinha, q eles mudaram a fala dos personagens, deixando um ar mais moderno. Tipo, na Pixel colocaram eles falando galera, coisa q na original não tinham. É coisa boba, mas alteraram. Vou ver se encontro e mando depois.

      Infelizmente, essas alterações não é só na MSP. Nunca devia ter. Se fosse para eu comprar os da Luluzinha e Bolinha, procuraria comprar os da Ed. Abril do q os da Pixel.

      Excluir
    4. As mudanças mais significativas da tradução da Pixel são refletidas no excesso de expressões como "amoras-moscadas" (na Abril eram apenas "amoras") e "Goblin" (a qualquer fantasma ou assombração eles se referem assim, eu acho particularmente estranho), além da "pobre menininha" ter se tornado "a menininha pobre".

      Excluir
    5. Ridículo isso. Nada a ver essas mudanças, principalmente trocar "pobre menininha" por "a menininha pobre". O pobre antes dá sentido de coitada, e vindo depois, fica o contrário de rica. Mudando isso, vai perder o sentido, dependendo do contexto. E não vejo problema de omitir a palavra "fantasma". Tudo sem noção.

      Excluir
  3. É o maldito politicamente correto sempre estragando tudo. É pra sentir lesado, sim. Uma pena chegar a esse ponto tbm com a Luluzinha.

    Realmente, lembro q tinham hqs dos personagens levando surra de chinelo dos pais. Eu não acompanhar os gibis da Luluzinha e do Bolinha da Pixel, mas depois dessa, sem chances...

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo ver tranquilamente[2]...tive essa édição na época...seria legal um temático só com as melhores HQs em 3D virtual xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q davam pra colocar todas as hqs em um só Temático pq eram hqs curtas na maioria.

      Excluir