sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cascão e Doutor Olimpo: HQ "Um banho telefônico"

Nessa postagem mostro uma história com o Doutor Olimpo e seu assistente Sapóleo e mais uma de suas tentativas de dar banho no Cascão. Ela tem 8 páginas e foi a que encerrou o gibi  'Cascão Nº 169' (Ed. Globo, 1993).

Capa de 'Cascão Nº 169' (Ed. Globo, 1993)

Começa o Doutor Olimpo a fim de contar uma novidade para o seu ajudante Sapóleo: era um telefone que ele inventou para dar banho no Cascão. O Sapóleo, por não saber que era uma invenção, acha que um chuveiro seria mais eficiente.


Para testar, Doutor Olimpo disca o número do telefone e manda o Sapóleo atender, que pergunta para que faria isso se sabia que era o chefe que estava ligando. Doutor Olimpo diz que ele tem razão, e que vão conversar pessoalmente e aí ao se tocar da mancada, fala que era um teste da invenção, mandando o Sapóleo atender. Quando ele atende, a surpresa: um jato d'água o molha todo.

Então, o plano era fazer com que o Cascão atendesse o telefone para levar um banho sem desconfiar de nada. Os dois vão à rua, disfarçados de técnicos, para instalar o telefone em um orelhão na rua e chama o Cascão para testar. Primeiro, o Cascão fala que não porque tem 2 e aponta para suas orelhas.


Doutor Olimpo diz que é um telefone público e quer que o Cascão espere a ligação dele e atender. Doutor Olimpo telefona para lá e ouve um "Chuááá" e pensa que o Cascão finalmente tomou banho. Quando chega no orelhão, era o Sapóleo que tinha atendido porque o Cascão tinha saído para buscar um sanduíche de salame. Doutor Olimpo fica uma fera gritando que ele não tinha que pegar sanduíche de salame nenhum e o Cascão responde que é porque não tinha de mortadela.


Eles voltam a tentar de novo, sendo que dessa vez foi o Sapóleo que vai fazer a ligação e o Doutor Olimpo fica ao lado do Cascão. O orelhão toca e o Cascão tenta atender, mas o orelhão estava muito alto e ele não alcançava. O Doutor Olimpo pega o fone e acaba se molhando com o jato e ainda reclama com o Sapóleo que era para esperar um pouco. Por sorte, o Cascão estava de costas e não viu o jato.


Eles tentam de novo, e dessa vez o Doutor Olimpo levanta o Cascão para atender o telefone. Ele atende e não sai jato nenhum. O Sapóleo, do outro lado da linha, manda o Cascão passar o telefone para o Doutor Olimpo. Quando ele atende, aí sim recebe o jato d'água, já que o Sapóleo deu um tempo, como o Doutor Olimpo havia pedido na outra tentativa. 

Nessa hora, o Cascão vê o jato saindo do telefone e descobre que era o Doutor Olimpo e sai correndo. No final, Sapóleo volta e pergunta se deu tudo certo ao Doutor Olimpo, que da uma surra nele e só resta ao Sapóleo telefonar para o hospital.


É uma história muito divertida, cheia de trocadilhos e trapalhadas. Lembra muito desenhos animados da época. Os traços são ótimos e na postagem coloquei completa. Como o Cascão tem pavor de banho, então foram criados vilões para dar banho nele ao longo dos anos para dar incrementada nas histórias, quando não era o Cebolinha que criava seus planos infalíveis, com ajuda da turma. Alguns vilões apareceram só em uma história e outros se tornaram fixos e o Doutor Olimpo é um deles.


O Doutor Olimpo estreou em 'Cebolinha Nº 42' (Ed. Abril, 1976) e é o verdadeiro arqui-inimigo do Cascão, um cientista neurótico, que tem mania de limpeza e tenta a todo custo dar um banho no Cascão, através de seus inventos, junto com seu ajudante burro Sapóleo, que atrapalha seus planos, sem querer. Afinal, em histórias de planos sempre tem que ter alguém para estragar tudo. O Cascão sempre soube muito bem dos planos do seu arqui-inimigo, diferente das irmãs Cremilda e Clotilde, que no inicio ele pensava que eram boas e só anos mais tarde ele percebeu que a intenção delas era dar banho nele. 


Engraçado nessa história que tem horas que o Doutor Olimpo entrava na onda do Sapóleo, se tornando tão burro e lerdo como ele e, com isso, não conseguiu dar banho no Cascão. Segue aquela ideia de se o Cascão sabia ou não que era o Doutor Olimpo e estava só fingindo que não sabia, ficando, assim, a interpretação do leitor. Para mim, acredito que nessa história, o Cascão foi inocente mesmo e não sabia que era o vilão disfarçado de técnico.

9 comentários:

  1. Uma história sensacional essa!
    Nessas histórias de vilões muitas vezes, realmente a gente para pra pensar se o Cascão está sendo inocente ou se ele já sabe de tudo. E isso que é legal, às vezes deixar uma dúvida no leitor, deixar ele interpretar.
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostava de hqs q tem dupla interpretação e o leitor interpretava do jeito q quiser. Nessa ficou uma dúvida mesmo se o Cascão sabia ou não se era o Doutor Olimpo e por isso fica mais engraçado. Eu fico q ele não sabia.

      Excluir
  2. História muito boa. E não sabia que o Doutor Olimpo era tão antigo! Pensei que ele fosse dos anos 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm jurava q o Doutor Olimpo havia sido criado nos anos 80. Creio q apareceu nas hqs de 1976 e depois ficou sumido, só retornando quando o Cascão ganhou gibi próprio em 1982. Digo isso pq nunca vi hqs com ele dos anos 70 republicadas nos almanaques da Globo.

      Excluir
  3. Eu folheei o Gibi do Cascão 97 da Panini. Nele tem uma história em que uma vilã tenta dar banho no Cascão e quando quase consegue o dr Olimpo e as irmãs Clotilde e Cremilda impedem, porque a vilã não faz parte do clube dos que querem limpar o Cascão e a fazem assinar um documento para entrar no Clube. O que você achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei criativa um pouco, pelo q vc falou, pelo menos o Cascão não tomou banho na hq. Se não fossem os vilões, tinha q aparecer alguém pra impedir o banho. Eu folheei esse gibi, mas não li a hq.

      Excluir
    2. Pelo jeito esses vilões já consagrados não suportam concorrência vinda de fora... E esse capitalismo é tão cruel que até pra dar banho no Cascão é necessário tornar-se sócio de um clube específico!

      Excluir
    3. Só a liga deles, a SUJOCA, que podem dar banho no Cascão.

      Excluir
  4. Cara, eu adoro as histórias do Doutor Olimpo, elas são sempre bem pastelão. Mesmo aquelas partes que não tem lógica você ignora porque a história é engraçada (tipo no começo da última página, que o Cascão diz "quer falar com quem? tá aqui, um momento" - como é que ele sabe que é com o Doutor Olimpo que querem falar, considerando que ele só descobre que é o Doutor Olimpo depois que ele é molhado?).

    ResponderExcluir