terça-feira, 29 de julho de 2014

Pelezinho Coleção Histórica Nº 6


Nessa postagem comento "Pelezinho Coleção Histórica Nº 6", que republica todas as histórias dos gibis Nº 16, 17 e 18 de novembro e dezembro de 1978 e janeiro de 1979, respectivamente, reunidos em um só volume com lombada.

Em todos os números desse volume apresentaram só 4 páginas de passatempos e, consequentemente mais páginas com histórias do que nos primeiros números. Também tiveram mais páginas de comentários em cada edição, e, com isso, não tiveram propagandas atuais no miolo, como tem que ser. Gostei disso. E infelizmente não são mostrados nos comentários informações de créditos com nome de roteiristas, desenhistas e arte-final, como fazem ultimamente na "Coleção Histórica Turma da Mônica".

A distribuição está cada vez pior. Nunca esse título chegou tão atrasado desde que foi lançado. Esse volume Nº 6 deveria ter sido lançado em abril de 2014 e só chegou em julho. Até no expediente final informa que é de abril. Não dá para entender o motivo de tanto atraso. Por ironia, no frontispício o Mauricio fala que "A Copa do Mundo 2014 já está batendo na nossa porta". Ou seja, atrasou tanto que só chegou depois da Copa e o texto ficou desatualizado. 

Outro ponto ruim da distribuição é que não são todas as bancas que estão vendendo. Até o Nº 4 todas as bancas vendiam e nesse volume, pelo menos aqui no meu bairro, apenas uma banca está vendendo, porém chegou 5 exemplares nela. Dá para perceber, então, que a tiragem ficou menor e bem limitada, e mais raro de encontrar por aí. O ideal era todas as bancas vendessem com tiragem igual a qualquer gibi. 

A seguir, faço comentários individuais de cada revista desse volume:.

Contracapa com as capas das edições 16, 17 e 18

Comentários gerais:

Nº 16:

Foi até a página 50, incluindo um frontispício do Maurício na página 3 e com 5 páginas de comentários. 

Começa com a história "Os Gordinhos", em que Pelezinho e Cana Braba são chamados de gordos e então eles improvisam uma sauna, entrando em secadores de cabelo para emagrecer. Eles acabam dormindo e quando a Bonga abre a porta, eles saem voando e passam vários sufocos.

O gibi teve 9 histórias no total, com a tirinha final. Dá para notar que a temática futebol estava menos presente nesse gibi. Em 5 delas foram outros temas. Mas nas outras edições o tema futebol apareceu em quase todas as histórias, como de costume.

Uma história de destaque que gostei muito foi "Minha trave nova", em que o Frangão ganha uma trave de presente de aniversário, e a partir daí faz de tudo para que não aconteça nenhum mal com a trave, sendo capaz até de agarrar todas as bolas na partida de futebol. E, como não pode deixar de ser nessas histórias antigas, a presença de bandidos para dar mais confusão na história.  

Foi comentada uma história de 1 página do Frangão, coisa não muito comum na Coleção Histórica. Na capa, até que preservaram a cor roxa da camisa do Frangão que nem na original, mas a cor de fundo acabou ficando um pouco diferente. E dá para notar que o Pelezinho era pintado bem mais escuro na Editora Abril em relação a Coleção Histórica. E também não colocaram o texto "Grátis: uma pintura mágica", e esse brinde nem foi citado nos comentários. Abaixo, a comparação das capas, sendo que a original de 1978 encontrei na internet:

Comparação entre as capas da edição Nº 16: a original de 1978 e a da Coleção Histórica

Nº 17:

Ocupa 48 páginas do gibi, com 6 páginas de comentários. A história de abertura é "O fim do mundo", em que há uma noticia que um planetoide vai colidir com a Terra dentro de 6 meses e o Pelezinho é chamado para desviar o planetoide da direção da Terra com suas habilidades de futebol.

Essa edição teve 7 histórias no total, com a tirinha final. Mesmo o gibi sendo de dezembro, não teve nenhuma história de Natal. Na época, não era todos os gibis que tinham histórias sobre a data e em determinados anos o Natal era completamente esquecido.

Teve um comentário errado na propaganda do gibi especial "Romeu e Julieta em quadrinhos" em que o Sidney fala que a história "originalmente saiu dividida nas revistas da Mônica e Cebolinha". Na verdade, ela foi publicada originalmente nesse gibi especial de 1978 da propaganda e foi republicada depois em 1979 nos gibis da 'Mônica nº 115' e do 'Cebolinha nº 82'. 

Aliás, essa peça estava em alta nessa época, já que tiveram várias propagandas relacionadas nas 3 revistas e, infelizmente, em nenhuma não dá para ler nada do texto de tão pequenas que ficaram. Porém, o anúncio da revista da Mônica vendida nos países latino-americanos como Colômbia e Venezuela, ficou em tamanho grande como forma de preencher os comentários. Era assim que tinha que ser o tamanho de todas as propagandas (ou até maior um pouco) e não em miniaturas que não dá pra ler nada.

A revista teve alguns erros de colorização na original e infelizmente corrigiram nessa reedição, sem falar nada nos comentários. Uma dessas mudanças foi na história "O convencido", em que o Jão Balão arma um plano infalível para que o Rex fique convencido a ponto de abandonar as partidas de futebol do Pelezinho. Nela, o Rex apareceu de cor laranja na original em um quadrinho e agora corrigiram para amarelo. Abaixo, a comparação, com imagem da original enviada por André Felipe:

Comparação HQ "O Convencido": Rex apareceu laranja na original

A outra foi a cor dos olhos do Pelezinho na história "Sem carinho", em que o Pelezinho passa a usar chupeta como forma de chamar atenção de seus amigos que não davam atenção a ele. Na original, O Pelezinho apareceu com olhos brancos quando fechados em um quadrinho, e agora mudaram para marrom. E a Bonga tinha só parte do olho branco  e agora deixaram toda a região dos olhos brancos, descaracterizando a original. Abaixo, a comparação, com imagem da original enviada por André Felipe:

Comparação da HQ "Sem carinho"

Nº 18:

Ocupa 50 páginas do gibi, com 5 páginas de comentários. Na história de abertura, "Tudo virado", Jão Balão arma um plano infalível que faz com que o Pelezinho pense que todo o interior a casa do Jão está de cabeça pra baixo.

Teve 10 histórias no total. Apesar de não mostrarem créditos nos comentários, na história muda "Pelé Adão" (em que um menino de rua pega a roupa do Pelezinho enquanto ele toma banho de rio e a partir daí passa sufoco quando o pessoal o vê pelado) mostrou informação de desenhista e arte-final, mas não mostrou quem foi o roteirista. Realmente a arte dessa história é fantástica, cheia de movimento.

Na última história, "Romance por água abaixo", em que Pelezinho e sua turma arrumam várias confusões quando resolve fazer uma fogueira no quintal da casa do Pelezinho, os traços ficaram do jeito que conhecemos e que ficou consagrado nos anos 80. Nessa fase prevaleciam os traços superfofinhos, e os traços como nessa história era uma novidade e um anúncio que algo estava mudando.

Trecho da HQ "Romance por água abaixo"

Na capa reproduzida dessa Coleção Histórica, mostrou o selo "Ano internacional da criança 1979". Achei bom, porque nessas capas só mostram a ilustração, sem colocar nem a numeração das revistas e muito menos os respectivos textos com promoções e brindes, quando necessário. Para saber de que número se trata tem que ler os comentários.

Esses foram os comentários desse Nº 6. O volume  Nº 7 está previsto para agosto, mas como esse Nº 6 chegou só em meados de julho, vamos ver se o próximo terá ou não outro atraso tão grande como foi esse.

25 comentários:

  1. Aqui praticamente a mesma situação. Poucas bancas recebem, ou então atrasadas e acredita que tem jornaleiro que nem ouviu falar dessa coleção? Muito bacana o post, como sempre. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a reclamação da distribuição é grande. Em toda parte do Brasil chega atrasado ou nem sequer chega. Uma pena, pq fica difícil acompanhar a coleção assim. Aqui tbm tem muitos jornaleiros q nem sabem do q se trata essa coleção, nem a da Turma da Mônica.

      Valeu pelo elogio. Abraços

      Excluir
  2. Essa coleção vem me deixando muito satisfeito. Pena que perdi a número cinco.
    Aliás se alguem precisar de algum dos três primeiros números, eu ainda tenho um exemplar de cada aqui. Já vendi alguns deles ao longo do tempo e agora não há mais procura. Portanto, já sabe... Quem ainda quiser comprar, me avisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As hqs são ótimas, sim, valem a pena. Legal q vc tem disponível os 3 primeiros números, fica aí a dica pra quem procura.

      Abraços

      Excluir
  3. Como são legais estas histórias do Pelezinho. Foi muito boa a ideia de trazer de novo este material para as bancas. A gente lê estas hqs, e automaticamente relembra aquela boa fase dos quadrinhos da Turma da Mônica, e ainda pode curtir a galera toda do Pelezinho, que é muito legal. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, são hqs da fase de ouro da Turma da Mônica, q davam gosto de ler e ver os traços maravilhosos. Abraço

      Excluir
  4. Marcos,vc gosta das hqs da TM com as meninas do bairro das Pitangueiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais ou menos. As melhores hqs mesmo são da Abril e da Globo.

      Excluir
  5. O gibi é ótimo - pena que chegou atrasado. Atrasadíssimo, aliás. Será que o próximo vai lançar em agosto... ou só em novembro? É esperar pra ver. Bom, deixo aqui meus breves comentários sobre a Coleção Histórica nº42: http://espacomauriciodesousa.blogspot.com.br/p/turma-da-monica-colecao-historica-n42.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito atrasado mesmo, vamos aguardar quando será o próximo. Meu palpite é chegar inicio de setembro, mesmo sendo de agosto, mas pode esperar de tudo rsrs.

      Já chegou Coleção Histórica 42 aí? Aqui nem sinal. Vou ver a sua postagem.

      Excluir
  6. Olha só isso: http://www.comix.com.br/images/panini_melhhispelezin_12.jpg Será que o Pelezinho agora vai ter os traços de 1992 (gibizinhos)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua horroroso da mesma forma, um pouco melhor , mas de qualquer jeito está alterado em relação as originais. Uma palhaçada. Continuo não comprando até não alterarem nada.

      Excluir
  7. Sobre a capa original do nº 16 que vc achou na net, Marcos: realmente o Pelezinho tá bem mais escuro, mas ela não tem essa cor esquisita aí não hehehe. É parecida com a da Coleção Histórica, mas acho que é mais um pouco clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, procurei melhor e vi q a original era com fundo alaranjado mais claro q na CHTM. Coloquei uma nova imagem então e essa mais parecida com a original.

      De fato mesmo é q o Pelezinho era pintado mais escuro. A minha intenção mesmo na comparação era tbm mostrar q na original teve o brinde da Pintura Mágica q não foi falado nessa Coleção Histórica.

      Excluir
    2. Agora sim! É essa mesma!

      Sobre a pintura mágica desse número, se não me engano, devia ser um encarte que vinha com uns desenhos que a gente usava um pincel molhado (com água mesmo) e as cores apareciam. O "segredo" era que, nos desenhos vinham pequenas linhas com as cores. Aí, ao passar o pincel molhado, elas surgiam como "mágica". Era bem comum na época. Coisas dos anos 70/80... hehehe

      Excluir
    3. Achei uma imagem dela na net pra quem não conhece: http://www.tunel80.com/2012/12/pintura-magica-com-agua.html

      Só pra constar: eu brinquei com isso. Bateu uma saudadezinha. XD

      Excluir
    4. kkk... eu tbm brinquei com isso, mas não foi com a Turma da Mônica. Foi com personagens da Disney.

      Era para ter falado sobre isso nos comentários dessa Coleção Histórica e mostrar como foi essa Pintura Mágica do Pelezinho ou da Turma da Mônica, seja lá qual foi q saiu nessa edição.

      Excluir
  8. Finalmente!!! Vou essa semana na banca buscar, agora foi recorde de atraso hein, é a primeira coleção de gibis que to conseguindo colecionar desde a primeira edição, quase pensei que iam parar de publicar, mas acho que é meio improvável né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q não vão parar de publicar até o final, assim espero. mas eles podem mudar a periodicidade. Aí em vez de ser quadrimestral, podem passar a ser semestral, por exemplo, para poder durar mais. Mesmo assim, espero q continue como está.

      Excluir
  9. Saiu esses dias mais uma edição do "As melhores histórias do Pelezinho". Vocês repararam que mudaram a boca dele de novo???

    Antes tinham retirado por completo o círculo em volta da boca. Agora colocaram lábios bem pequeninhos, ainda menores do que os do Cana Braba eram no original.

    Acho que eles acharam tão esquisito os personagens sem lábios que resolveram botar de volta. Mas esses lábios minúsculos ainda tão esquisitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ficou um pouco melhor em relação ao q era. Mas, por dentro fica horrível, colocam os lábios bem pequenos, muito mal feitos, aí a boca deles ficam tortas. Sem contar que o Zé e o Seu Dondinho ficam sem lábios.

      Como de qualquer maneira são alterações em relação às originais, e bem toscas por sinal, continuo não comprando esse título.

      Excluir
    2. É, eu parei de comprar também.

      Excluir
    3. Não dá pra comprar assim, sem chances.

      Excluir