sábado, 7 de junho de 2014

Pipa: HQ "A Espera"

Compartilho uma história muito engraçada da Pipa preocupada com o sumiço do Zecão no dia de um encontro do casal. Ela tem 9 páginas e foi publicada originalmente em 'Cebolinha nº 19' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Cebolinha nº 19' (Ed. Globo, 1988)

Nela, Pipa e Zecão marcam um encontro na casa dela às 8 da noite. Porém, já eram 11 da noite e nada dele aparecer. Pipa fica furiosa e passa a falar sozinha, reclamando que está ás traças em uma 6ª feira à noite, e saiu até cedo do trabalho para se arrumar melhor e o Zecão não dá nem notícias.


Nessa hora, Pipa ouve um barulho do carro estacionando em frente a casa dela. Toda animada, ela corre ao encontro dele, mas chegando lá era apenas um casal que estacionou o carro. Pipa volta pra casa cheia de vergonha e, como já era onze e meia da noite, ela resolve que vai dar um gelo nele e bancar a indiferente, dizendo que nem se lembrava do encontro. Então, ela põe sua camisola e vai dormir.


Até que toca o telefone. Ela já vai gritando que o Zecão era um cretino, idiota e que estava tudo acabado entre eles. Aí se toca que era a mãe do Zecão, dando outra mancada. Pipa diz a Dona Maria que não sabe do filho dela e que eles tinham um encontro e não apareceu. Pipa desliga o telefone e aí começa a ficar preocupada, pensando que havia acontecido alguma coisa com o Zecão, já que não avisou nem a mãe dele. Aí, pensa logo que aconteceu um acidente e fica desesperada. 


Ela resolve procurá-lo em todas os hospitais e delegacias, mas lembra que não tem carro. Ela fala pra não ficar aflita e resolve telefonar para todos os hospitais. Primeiro, ela liga para o hospital "Vai com Deus" e pergunta se deu entrada lá um rapaz alto, bonito, atlético ,charmoso e com nariz proeminente. Perguntam o nome dele, que ela diz José Antonio, mais conhecido como Zecão, e avisam que não está lá. 

Pipa continua a ligar para todos os hospitais, delegacias e pronto-socorros da cidade, e em nenhum lugar o Zecão estava. Só não procurou em um lugar, que seria o cemitério. Ela fica aflita, se recusando a acreditar que o Zecão estaria morto. A partir daí se descontrola de vez e telefona para a Tina, que estava dormindo naquela hora.


Tina atende o telefone e a Pipa, toda chorosa,  já vai dizendo que ficou viúva. Tina pede para explicar a história direito. Após explicar, Tina pergunta se ela quer que vá até casa da Pipa, que fala que não seria necessário e estava desolada e perdido a vontade de viver. Só consegue pensar no seu amado, até que nessa hora ele surge de repente todo sem graça. 

Furiosa, pede licença à Tina, avisando que o cretino apareceu e desliga o telefone.Pipa começa a se atacar com ele, xingando e puxando o seu paletó, cobrando explicações de ter feito esperá-lo aquele tempo todo. Ele fala que teve uma reunião de última hora no escritório e não podia deixar o chefe falando sozinho. Estava exausto, mas não podia deixá-la de ver.


Ela fica aliviada, afinal ele estava trabalhando o tempo inteiro, mas ele estraga o clima falando que depois da reunião todos foram tomar um chopinho para relaxar. Pipa volta a ficar furiosa, querendo bater no Zecão, que se pendura no lustre. Pipa fala que ele tinha que relaxar junto com ela e que um chopinho é mais importante que ela.


No final, Zecão pede desculpas e promete não se atrasar mais nem um minuto. Então, ela marca um novo encontro no dia seguinte, sábado, as 7 da noite sem falta e seria a última chance. Chega o sábado e o Zecão chega no horário que combinaram, mas a Pipa não estava pronta, já que ela encontrou com as amigas e pararam pra tomar um sorvete e se atrasou pra arrumar.


É uma história muito hilária em que vemos uma Pipa neurótica, ciumenta e com imaginação fértil. A verdadeira Pipa que conhecemos. Ter uma namorada como ela, haja paciência. O Zecão, por sua vez, também não agiu certo e podia ter telefonado para ela, avisando que iria se atrasar. Mas, pelo motivo que foi, ela não iria aceitar do mesmo jeito. Ou seja, os dois se merecem do jeito deles. Na postagem, está completa.


Tem tiradas ótimas durante a história toda. Muito engraçado ver a Pipa falando sozinha que nem uma louca, as suas mancadas, o nome do hospital chamar "Vai com Deus", a Pipa acordar a Tina para dizer que o Zecão morreu, entre outras. A melhor tirada foi a descrição que ela deu do Zecão pra o atendente do hospital, falando que ele era um "rapaz alto, bonito, atlético ,charmoso e com nariz proeminente". Ou seja, tudo o contrário do que realmente ele é, mas que par aos olhos dela, o Zecão é assim.

Os traços são excelentes da fase consagrada, com a Tina ainda com cabelos na altura dos ombros, que nunca deviam nem ter pensado em mudar esses traços algum dia. Lembrando que a Tina aparece sem óculos só nessa história porque estava dormindo. E muito coerente isso, afinal ninguém dorme de óculos. O normal era ela aparecer sempre de óculos nessa época.


Na época, a Pipa trabalhava como secretária em uma firma e o Zecão em um escritório também , mas sem função definida. Curioso também a gente descobrir o verdadeiro nome do Zecão e também da mãe dele, Dona Maria. Eu sempre pensava que era José Carlos, mas na verdade se chama José Antonio. Enfim, uma história muito divertida que sempre vale a pena relembrar.

28 comentários:

  1. Ah! Eu tinha essa histórinha,mas deve ser em algum almanaque pq não me recordo dessa capa do Cebolinha.
    Obrigada por postar pq eu não me lembrava do que acontecia depois dessa página em que o Zecão chega e Pipa avança nele exigindo explicações.

    Ah é por isso que vc me perguntou se eu gostava do casal? ahahahah
    Espero que um dia vc poste aquela história em que eles se casam e tem filhos,mas aí o desenhista apaga tudo.
    Também tem uma em que a Tuga e o Piteco se casam,mas não sei o final,eu havia visto na banca e folheei,tava num almanaque mas eu não comprei,até hj eu me arrependo disso. Adoraria que um dia tu postasse esse também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa hq é sensacional... hilária demais. Quando perguntei pra vc sobre o casal, além de já estava previsto de postar essa, foi tbm pq vc não tinha citado eles.

      Já sobre as hqs q vc citou não estou lembrando agora, principalmente a do Piteco... a da Pipa acho q tenho vaga lembrança. Se eu encontrar posto quando der.

      Excluir
    2. Eu tinha quase certeza que era isso eheheheh.

      Sim,por favor!

      Excluir
    3. Outra coisa, eu achava que a Pipa tinha dito que o nome do Zecão era José Carlos,José Antonio foi novidade agora.
      E eu já tinha visto a Tina sem óculos algumas vezes e ela não estava indo dormir nem nada,mas foram poucas vezes.

      Excluir
    4. Eu tbm já vi, mas como na MSP não tem muita coerência em cronologia, aí prevalece a hq mais recente, e aí seria José Carlos mesmo.

      A Tina sem óculos era mais comum no final dos anos 90 e início dos 2000, muitas vezes ela aparecia sem.

      Excluir
  2. Vi está historia num almanacão de férias de 98 ou 99 e é muito hilaria mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca a vi republicada, legal saber q já foi. Não tenho Almanacões dessa época aí não sabia. É muito boa.

      Excluir
    2. Pois é, Marcos, também queria saber em qual almanacão essa HQ foi republicada.

      Mas mesmo assim, essa HQ é sensacional, mas não pode ser republicada, pelo fato de ter xingamentos de "bandido" e "idiota". E olha que com o xingamento idiota, as Hqs antigas da turma eram mais engraçadas. Quer dizer, pode ser republicado, mas se tiver aquelas alterações estúpidas, prefiro o gibi original.

      Mas nessa edição tem uma HQ que desconheço chamada Cebolinha Programado. Juro que nunca vi essa HQ na vida, nem sei o enredo. Só sei que foi republicada no Almanaque do Cebolinha 39 (Ed. Globo, 1997). Você me conta o enredo.

      Tem uma outra HQ do mesmo ano e que é um pouco parecida, um pouco. É Cebolinha-Bô (CB # 18, Ed. Globo, 1988). Eu não a HQ no gibi original, mas li no Almanaque do Cebolinha 38 (Ed. Globo, 1997). Eu tinha ele, porém até hoje não sei que fim levou o almanaque. Conta pra mim o enredo dessa aí também?

      E pra finalizar, é uma HQ da Magali, mas não deixa de ser boa. Ela é a HQ Programada para Comer (MG # 10, Ed. Globo, 1989). Eu também não conheço, porém ela já foi republicada no Almanaque da Magali # 11 (Ed. Globo, 1996). Você bem que podia falar o enredo dessa.

      Então é isso, responde meus comentários, diga se você conhece as HQs citadas e me diga se o xingamento Idiota deixava as HQs mais engraçadas e que hoje em dia, seria trocado por outro xingamento. Abraços!

      Excluir
    3. Se essa hq da pipa fosse republicada de novo, teria alterações nesses xingamentos, e tbm no fato do Zecão tomar chope. Talvez até não modificariam, mas criarem uma hq semelhante, acredito q não.

      Conheço essas hqs q vc citou... em "Cebolinha Programado", o Franjinha inventa um Cebolinha-robô a pedido do próprio, mas o robõ se inclina pra o mal;;; "Cebolinha-Bô" extraterrestres robôs tentam invadir a Terra e em "Programada para Comer", a Magali é a Mônica são sequestradas por um chef de uma pizzaria... são mais ou menos assim.

      Abraços

      Excluir
    4. Ah, lembrei, Marcos. Esqueci de falar que a HQ Cebolinha-Bô também foi republicada no Almanaque Temático # 11 - Cebolinha Extraterrestres (Panini, 2009). Foi republicada nesse, porque dava pra ver o Cebolinha-Bô na capa do almanaque.

      Mas eu creio que você não tem esse almanaque temático, porque todas as HQs dele você tem nos gibis originais, não é verdade?

      E eu nem preciso falar que essa foi uma das primeiras vezes em que a Panini republicou uma HQ da turma na Ed. Globo de 1987 à 1989.

      Falando nisso, nessa época, foi republicada no Almanaque da Mônica # 17 (Panini, 2009), a HQ O Irmão Mais Velho, de Mônica # 29 (Globo, 1989).

      Como eu não conhecia essa HQ, deve ser assim: A Mônica com ciúmes da Maria Cebolinha ser irmã do Cebolinha, quer pedir ao Titi à ser seu irmão. Na verdade, não sei se esse é o enredo dela, mas caso você tiver o gibi original, diz o verdadeiro ou diz se o meu enredo tá certo ou não.

      E vale lembrar que ela já foi republicada antes, no Almanacão de Férias # 16 (Globo, 1994), junto com outras HQs que tenho certeza que você conhece, como Os Herdeiros do Barão Von Apstrudel (MN # 161, Abril, 1983), Mudando o Guarda Roupa (MN # 15, Globo, 1988), Ciúme Demais (CB # 5, Globo, 1987) e Chico Adão (CHB # 53, Abril, 1984). E sobre a HQ dos herdeiros do barão, acredito que você só a conheceu nesse almanacão mesmo.

      Então, diz aí se você conhece a HQ O Irmão Mais Velho, se sabe o enredo dela e me diz se você conhece essas HQs do almanacão citado. Ah, diga se você tem esse almanacão e me diz como é essa HQ dos herdeiros do barão, pois vi que é uma HQ do Cascão, tá bom? Abraços!

      Excluir
    5. Eu conheço as hqs da Globo até 1997 e não precisa ficar toda hora perguntando se conheço ou não. Fica querendo perturbar.

      Tá na cara q vc conhece as hqs, e só quer me testar. Compra no sebo, aí vc descobre o enredo.

      Excluir
  3. Ótima postagem!
    Sempre gostei dessas historias da Pipa com o Zecão, é uma história que além de divertir, dá também um ar de mistério, pois a cada página dá mais vontade de saber onde o Zecão havia parado. A Pipa descrevendo ele foi bem engraçado, e também a parte em que ele se entrega dizendo ter ido tomar um chopinho, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André, assim sao as hqs boas, dá vontade de ler até o fim pra saber como foi e não se cansar. Essa era de quando a turma da Tina era ótima e dava gosto de ler. Ótimos tempos. Q bom q gostou.

      Excluir
  4. Adorei! Mais uma que eu não conhecia... Devo confessar que tenho um lado Pipa (não suporto atrasos, sempre penso no pior e quase mato a pessoa quando ela aparece ahuauhauhauha). bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm odeio atrasos, mas não a ponto de pensar no pior... só penso q a pessoa é lerda e não cumpre o combinado. rsrsrs... mas dá raiva sim

      Excluir
  5. Esta história valeu ainda pela Tina sem óculos. Como vc mesmo disse, é uma imagem rara. Mas usaram o bom senso de não a deixarem dormir com óculos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Tina sem óculos é algo bem raro mesmo.
      Curti a história!

      Excluir
    2. Nos anos 80, era raro mesmo ela aparecer sem óculos... já no final dos anos 90, deixavam ela aparecer sem óculos mais vezes. Pra mim não ligo muito, porém dou preferência a Tina com óculos.

      Excluir
    3. Sim, Thiago, é uma história muito engraçada, dos velhos tempos da Pipa.

      Excluir
    4. Ah... dou preferência à Tina de qualquer jeito....

      Excluir
    5. A Tina sempre ficou bonita em todas as versões. É a menos pior das mudanças pq sempre fica gostosona de qualquer jeito, exceto as da época de batom preto entre 2003 a 2007. Avacalhação mesmo é o q fazem com o Rolo e Pipa, sempre são os piores.

      Excluir
  6. Excelente HQ! A Pipa leva a historinha praticamente sozinha, como um monólogo. E vou bater novamente na mesma tecla: muito melhor os traços antigos dos que de hoje, que mais parecem carimbos pré-fabricados. E sua postagem também está fenomenal, Marcos. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Eugenio... não dá pra entender como não mantiveram traços assim até hj, principalmente pra Turma da Tina. Se soubessem como assim é muito melhor, nunca pensariam em mudar.

      Valeu q gostou da postagem. Realmente é uma hq espetacular. Gosto de hqs com monólogos, sempre rendem ótimas tiradas, a começar q o personagem já é taxado como louco falando sozinho rsrs.

      Excluir
  7. Ótima hq e ótimos traços desenhos xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Xandro, do tempo q os traços eram excelentes em todas as hqs.

      Excluir
  8. Não sabia o nome mesmo do Zecão...rsrs
    Sempre gostei das histórias com a Pipa, acho o máximo esse casal. E ela ser irritadinha e mega ciumenta é o que faz ela ser tão divertida e cativante. Também sempre curti o fato dela ser gordinha, assim como a mãe do Cebolinha. Nem toda personagem tem que ter curvas perfeitas, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu tbm gostava o fato da Pipa ser gordinha, fugia do padrão de beleza e rendiam ótimas hqs. E as hqs com ela ciumenta são ótimas.

      Excluir