segunda-feira, 5 de maio de 2014

Capas divididas em dois quadros

Nos gibis antigos, prevaleciam capas com piadinhas envolvendo o personagem em questão. Piadas inteligentes e de alta qualidade que deixavam as capas mais caprichadas e que ao comprar o gibi você já estava acompanhando uma tirinha de certa forma.

Para fazer capas com piadinhas, normalmente uma ilustração já dava conta do recado. Porém, em certas ocasiões eram utilizados 2 quadros para formar a piada, formando uma verdadeira tirinha. Então, nessa postagem reuni em sequência todas as capas das editoras Abril e Globo que tiveram esse recurso de divisão de 2 quadros. Foram 8 no total e todas muito boas, por sinal.

'Cascão Nº 15' (Ed. Abril, Março/ 1983):

A primeira a utilizar esse recurso foi essa do Cascão. Nela, no primeiro quadrinho, dá impressão que o Cascão está no fundo do mar junto com um tubarão, mas ao ver melhor era apenas ele vendo uma exposição de aquários.


'Mônica Nº 184' (Ed. Abril, Agosto/ 1985):

Ao ver o aviso de entrar sem bater e como é forte, a Mônica atravessa a porta, atendendo o aviso. Muito legal. Essa capa foi a única da Mônica a utilizar esse recurso, já que nem na Editora Globo ela não teve capas assim. 


'Cascão Nº 28' (Ed. Globo, Fevereiro/ 1988):

Nessa capa, a empregada limpa tão bem o espelho que até o reflexo do Cascão fica limpo. Só assim pra ele se ver limpo. Essa foi a primeira capa da editora Globo com esse recurso. 


'Cebolinha Nº 21' (Ed. Globo, Setembro/ 1988):

Ainda em 1988, Cebolinha tem uma capa assim em que ele vai à barbearia que faz barba e cabelo e lá os barbeiros colocam cabelo e barba postiços nele, mostrando, então, um ótimo trocadilho. Foi o único gibi do Cebolinha com capa assim.


'Chico Bento Nº 63' (Ed. Globo, Junho/ 1989):

Dois gatos surpreendem o Chico Bento e devoram os peixes que ele havia acabado de pescar. Essa pelo fato do fundo ser branco, ficou parecendo de fato uma verdadeira tirinha, só faltaram colocar um código de histórias na lateral.


'Cascão Nº 82' (Ed. Globo, Março/ 1990):

Em 1990, Cascão volta a ter uma capa assim. Dessa vez, em uma época que o Cascão não lavava as mãos, ele faz uma campanha para todos lavarem as mãos, mas não manda seguir o que ele faz. Muito boa.


'Magali Nº 111' (Ed. Globo, Setembro/ 1993):

Magali também teve capa divida em 2 quadros. Nela, ao comer um superbanquete, a sua mãe a manda lavar toda a louça sozinha. Interessante a arte dessa capa com as posições das personagens e gestos nos dois quadros bem semelhantes. 


'Chico Bento Nº 229' (Ed. Globo, Outubro/ 1995):

Essa foi a última capa que utilizou esse recurso. Chico Bento estranha o Zé Lelé parado e uma escada perto do muro e quando vai ver continua sem entender nada, mas tinha o desenho de um jumento atrás do muro. Tinha que ser brincadeira do Zé Lelé mesmo.



Como podem ver, foram capas sensacionais e muito engraçadas dando impressão de tirinhas mesmo. Todas podiam muito bem ser publicadas dentro dos gibis mesmo, mas preferiram colocar na capa. Após essa do 'Chico Bento Nº 229', de 1995, não fizeram mais capas assim nos gibis convencionais e na Panini muito menos, já que agora as capas fazem alusão às histórias de abertura. Porém, em algumas capas do 'Almanaque Historinhas de Uma Página' acontecem isso, só que com mais quadrinhos, formando uma história, até pra atender a proposta do almanaque.

Em relação às imagens das capas mostradas, as dos gibis da Editora Abril eu tirei da internet, já que eu não tenho, e os da Editora Globo são da minha coleção pessoal.

48 comentários:

  1. Eu achei essa da Magali ótima hahahaha
    Dá uma impressão de "Como eu queria, como realmente acontece"

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa da Magali é maravilhosa... dessa vez ela se deu mal kkk. Ela tinha capa muito boas. Abraçois

      Excluir
  2. Eu tive essa da Magali na época...kkk muito boa a do cascão no espelho e do burro no Chico! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q pena q vc perdeu essa da Magali... é muito legal esse gibi. Essas capas do Cascão e do Chico são ótimas tbm. Aliás, todas são engraçadas.

      Excluir
  3. Hahaha, muito boas essas capas!!
    Essa última do Chico eu acho que já tinha visto, mas o resto não conhecia não. Ótima postagem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q vc gostou da postagem. São capas ótimas, q dão gosto de ver.

      Excluir
  4. Muito boas estas capas. Este é um tipo de capa que atrai o leitor para o conteúdo do gibi. Imagine, se dentro das edições, tivessem mais algumas piadas neste sentido. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não fazem referência às hqs, nesses gibis não tem piadas desse tipo. Mas, claro, q depois muitas já aproveitaram a ideia pra criarem hqs em cima disso. O conteúdo de todos esses gibis são ótimos tbm.

      Abraços

      Excluir
  5. Dificil dizer qual a melhor, pois todas sao muito engraçadas. Nao sabia que essas capas eram tao raras, so 8 de tantas ja lançadas é muito pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma melhor q a outra. Realmente capas assim eram raras... até estava um pouco comum entre 1988 a 1990, mas mesmo assim eram raras. Adorava quando mostravam capas com 2 quadros. Não tiveram outras além dessas.

      Excluir
  6. hahahahahaha como sempre o Cascão mandando bem já nas capas hehehehehehe

    Essa cara de expectativa do Zé lelé e depois ele se "rachando" de tanto rir é muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas do cascão eram maravilhosas... as q eu mais gostava eram as capas dele e da Magali. Essa do Chico 229 tbm é muito boa. Capricharam em todas, como era comum na época.

      Excluir
  7. E o gibi de maio do Cebolinha traz uma história com o Diabão!! http://www.paninicomics.com.br/web/guest/productDetail?viewItem=751193

    Espero que traga uma boa moral e com uma ajuda divina, como geralmente acontecia com essas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser algo leve, nada do Cebolinha vender alma para o diabo em troca do plano infalível dar certo. Não espero muita coisa. Nenhuma dessas capas de maio me empolgou. O jeito é esperar chegar pra folhear.

      Excluir
  8. Bem legais essas capas com as piadinhas. Dessas daí tenho as duas do Chico Bento, e nessa época a Abril fazia isso com HQs da Disney também, falo isso porque tenho algumas do Zé Carioca e uma do Pato Donald. Ótima postagem Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já vi capas do Zé Carioca e do Pato Donald com esse recurso. Sempre são bem vindas capas assim. Sem dúvida, capas com piadinhas eram as melhores.

      Excluir
  9. Show! Dessas sei que tenho Chico Bento nº 63 e Cascão nº 82. Essa do Cebolinha tá demais! Primeiro ele indo pra barbearia já é de se pensar, já que ele só tem 5 fios de cabelo. Mas bem bolada a piadinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre engraçado ele ir pra barbearia, mas ele cortava só as pontas. E uma piada dessa com trocadilho ficou mais engraçada ainda.

      Excluir
    2. E, por falar em piadinhas com o Cebolinha em relação ao seu cabelo... Não me esqueço de duas tirinhas épicas!
      Uma delas eu vi na revista especial "As Grandes Piadas do Cebolinha", segundo volume de uma série lançada no fim da década de 80 com seleções das melhores piadas em tirinhas publicadas nos gibis dos personagens. Na terceira página dessa edição do Cebolinha (considerando a capa a primeira página da revista), numa tira de dois quadrinhos, ele entra numa barbearia e pede: "Cabelo!" e, observado pelo cabeleireiro, sai do salão cabeludo, com o penteado igual ao do Chico Bento.
      Outra tirinha com esse tema, com três quadrinhos (a qual vi no site oficial da Turma da Mônica, mostra o Cebolinha indo à barbearia com a Mônica. Depois que eles entram, aparece só a paisagem do lado de fora do salão, com vários "tic,tic,tic,tic,tic..." imitando o som da tesoura cortando os cabelos deles. No último quadrinho, eles saem com suas cabeleiras trocadas - o cabelo da Mônica no Cebolinha e o cabelo do Cebolinha na Mônica. E revela-se quem era o cabeleireiro: Só podia ser ele mesmo... O Louco! Inclusive, na entrada do salão há uma placa onde está escrito "Loucura de promoção! Confira!"
      Marcos, você tem na sua coleção os gibis originais com essas tirinhas ou pelo menos sabe onde elas saíram?

      Excluir
    3. Errata: Essa tirinha onde o Cebolinha aparece com o cabelo igual ao do Chico Bento, a terceira republicada em "As Grandes Piadas do Cebolinha", está na quarta página desse gibi, não na terceira. (A terceira página traz a segunda piadinha nele republicada, com apenas um quadrinho, onde o Cebolinha é desafiado a quebrar uma pequena tábua de madeira - apoiada sobre dois tijolos - com um golpe de caratê, mas fica desconfiado quando vê os outros meninos sorrindo ironicamente, todos com os braços enfaixados.)
      É uma questão de raciocínio lógico: Se, em toda revista em geral, a primeira página da história de abertura é a página 3, a frente da capa já corresponde à página 1 e, consequentemente, o verso da capa - destinado a propagandas nos gibis convencionais e almanaques e deixado em branco nessas edições especiais só com piadas - é a página 2. Logo, as duas faces da contracapa - onde vão as últimas propagandas de cada edição - correspondem às ultimas páginas da revista; a página que traz a tirinha e os créditos de fim de expediente é a antepenúltima. É um detalhe que eu nunca percebi desde que comecei a ler gibis e por todos os anos em que frequentava a escola... E eu era considerado o aluno mais inteligente da classe!

      Excluir
  10. Só conhecia as da Abril. Pensei que esse tipo de recurso era comum, já que muitas revistas Disney também utilizam, como a revista Zé Carioca 1477 (o número 500 do Zé Carioca), infelizmente não é comum. Seria bom ter mais capas, assim não nos resumiríamos apenas há uma tirinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles eram tão criativos q faziam uma piada só com uma ilustração. Mas capas assim com 2 quadros eram sempre bem vindas tbm, pena q tiveram poucas.

      Atualmente, não fazem nem capa com piadas, imagine com 2 quadros. No máximo q pode são nas capas dos Almanaques de Historinhas de 1 Página e olhe lá.

      Excluir
  11. Não sei pq mas eu tenho a impressão de já ter visto essa primeira do Cascão.
    Agora todas as outras nunca havia visto.Não como capa,a do Cascão com um cartaz frente e atrás é eu já vi mas como imagem para pintar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa revista do Cascão 15 da Abril já foi reeditada na Panini na Coleção Histórica, quem sabe vc viu lá, ou então na internet mesmo.

      Eles tem costume sim de aproveitarem imagens das capas nas imagens colocadas nas revistas de colorir, Grande Almanaque de Férias, etc. Quem sabe a da nº 15 vc viu assim tbm.

      Excluir
  12. Na panini eu sei que não foi.Deve ser só falha no cérebro.

    Não,essa capa do cascão com cartazes que eu vi para colorir,não era no almanacão.E sim numa revista própria só com imagens para colorir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops cliquei na parte errada,era para responder.

      Excluir
    2. Sim, nessas revistas eram maiores as chances de encontrar capas de gibis antigas pra colorir.

      Excluir
  13. Só conhecia (e tenho) as da Abril. Não sabia que tiveram outras na Globo. Achava legal esse tipo de capa com pequenas gags porque saía um pouco da mesmice. Nas Disney dos anos 80 tinham muitas. Pena que não se fazem mais hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tiveram na Globo e saiam de vez em quando. Tbm gostava justamente por serem diferentes. Hj em dia não tem nem capas com piadinhas, imagine com 2 quadros. Pena mesmo.

      Excluir
  14. Hehe. Essas capas eram muito boa, gostava muito de capas assim. Pena que tiveram tão poucas. Hoje em dia, então, é ainda mais raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj é praticamente impossível ter capas assim. Uma pena pq eram ótimas.

      Excluir
  15. Marcos, na PANINI houve, sim, capa em dois quadros: foi no Almanaque Temático nº22 (Cascão - Medo de Água). Nessa capa foram quatro quadros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, foram em 4 quadros, e não em 2. Alguns almanaques de Historias de 1 página e semelhantes tbm tem. Mas, nas convencionais não tem mesmo.

      Excluir
  16. Caramba, como sou lerdo! Apesar de já ter visto, e ter algumas, dessas edições da MSP e da Disney, nunca reparei que eram tirinhas! Sempre considerei como uma piada em duas partes, uma "gag" estendida. Mas, realmente, são capas-tirinhas. Muito boas, quando encontrar alguma em sebo darei mais valor a partir de agora. Valeu, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, de certa forma vc nao tava errado, pq as cenas faziam parte de uma piada, e, com isso, são tirinhas tbm. Eram legais capas assim. Q bom q vc gostou. Abraços

      Excluir
  17. Marcos, essas capas em dois quadros também eram muito utilizadas nos gibis da Disney, sendo que nesses, teve capas divididas em três capas até. Já nas da Turma da Mônica, acho que só teve capas em dois quadros.

    Mas essas capas são sensacionais. A melhor de todas essas, na minha opinião, é a da Magali # 111, só porque eu tenho esse gibi, já o resto não tenho, infelizmente, mas o Cascão # 82 eu baixei da Internet e achei sensacional o gibi. E essa foi minha opinião, todas essas capas são brilhantes. E me diga uma coisa: Essas capas também são parecidas com tirinhas, certo? Principalmente, a do Chico Bento # 63. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Marcos, quantos gibis você tem em sua coleção?

    ResponderExcluir
  19. Das capas postadas tive a edição da Mônica, a do Chico de 1989 e a do Cascão de 1990, tenho a CHTM do Cascão. Pena não terem produzido mais capas assim, foram apenas sete em um extenso período de doze anos e sete meses mais ou menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade foram oito, sendo três do Cascão, duas do Chico Bento, uma da Mônica, uma da Magali e uma do Cebolinha. Poderiam ter aproveitado mais o recurso em vez de capas com releituras ou recicladas.

      Excluir
    2. Uma capa única com quatro quadros é de Cebolinha 66 de 1978, a diferença para as de dois quadros além de ter maior quantidade de quadros é que a capa é alusiva à história de abertura e as postadas aqui são nada mais nada menos que capas com tiras.
      Outra capa da TM referente à HQ de abertura utilizando tal recurso, que eu saiba teve mais nenhuma, me refiro capas dos gibis da Editora Abril e Editora Globo, portanto, é de fato uma capa única.

      Excluir
    3. De certa forma a de Cebolinha 66 teve quadros ,só que fazendo referência á história de abertura. essas aí formam tirinhas, ficam diferentes.

      Excluir
    4. A ênfase tá no fato da capa ser única, usar quadros pra se referir à HQ de abertura é um recurso que nunca mais foi utilizado dentro de trinta e seis anos e oito meses que é a soma dos períodos da TM com as duas editoras, 1970-2006, cê até pode futuramente postar a capa de Cebolinha 66/Abril com o tema, Marcos.
      Já o recurso das tiras foi deveras mal aproveitado, poderia ter rendido no mínimo umas trinta capas, evitando assim repetições de gags, não que eu veja como ruim as repetições, até aprovo, pois realmente não abusaram.

      Excluir
    5. As capas com piadinhas e gags não deixavam de ser tirinhas, só que de 1 quadro. Aí quando dividiam em quadros, ai já seriama tirinha real. Acho melhor quando conseguiam formar uma piada só com o desenho, a criatividade era maior. Agora formar uma historinha a partir de história de abertura como foi em Cebolinha 66 acho muito difícil ter de novo, foi diferente isso. Aquelas edições da Melhores/ Grandes Piadas também podem considerar capas com tirinha.

      Excluir
    6. As gags são tiras de apenas um quadro, concordo!

      Excluir