sábado, 5 de abril de 2014

Propagandas anunciando gibis (Parte 9)

Eu mostrei uma série de postagens mostrando a evolução das propagandas anunciando as revistas dos 5 principais da MSP da Editora Abril e da Editora Globo a partir dos anos 80. Só que ficaram faltando algumas bem interessantes, inclusive dos anos 70, e que não podiam ficar de fora. Por isso, a série continua e nessa postagem,  mostro propagandas que faltaram dos 5 principais, e também anunciando outras revistas da MSP entre 1978 a 1993.

Uma das primeiras propagandas anunciando um gibi da Mônica de forma fixa foi essa abaixo de 1978, com uma ótima ilustração da personagem segurando o seu gibi com a imagem da própria propaganda. Bem criativa. Propaganda semelhante aconteceu com o Cebolinha nesse mesmo ano. Abaixo, as imagens desses 2 anúncios:

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 71' (Ed. Abril, 1978)

Propaganda tirada de 'Pelezinho nº 14' (Ed. Abril, 1978)

A partir de 1979, para anunciar o gibi do Pelezinho, eles colocaram esse anúncio abaixo com ilustração do personagem bem chamativa. Muito boa.

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 76' (Ed. Abril, 1979)

Os livrinhos "As melhores piadas" compilavam mensalmente tirinhas dos personagens que saíram nos jornais dos anos 70 e 80. Lançado em 1985, a cada mês um personagem tinha o seu pocket nas bancas. As propagandas normalmente anunciavam a capa do pocket do respectivo mês e abaixo uma dessas propagandas anunciando a edição 'nº 9' do Cebolinha.

Propaganda tirada de 'Almanaque do Cascão nº 11' (Ed. Abril, 1986)

Em 1986, vinha essa propaganda anunciando todos os gibis da Turma. Essa, por curiosidade, ocupa metade final da página e a outra metade é a parte da história. Nos gibis antigos, eram muito comum eles incluírem anúncios dentro das histórias, ocupando espaço dos quadrinhos e essa propaganda foi uma delas.

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 162' (Ed. Abril, 1986)

Já na fase da Editora Globo, as propagandas do "Almanacão de Férias" nunca foram de forma fixa, sempre mostravam um texto e a capa do Almanacão do respectivo mês. O mesmo vale para os "Almanacão Turma da Mônica". Para ilustrar uma, dentre várias que existem, separei essa que acho bem interessante que além da capa do 'Almanacão de Férias nº 5', tem uma ilustração do Jotalhão com referência ao tamanho do almanaque.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 67' (Ed. Globo, 1989)

A revista da Magali quando começou era mensal, e quando passou a ser quinzenal em 1989 mesmo, fizeram essa propaganda pra divulgar a mudança. Muito legal.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica nº 15' (Ed. Globo, 1989)

Nessa época, a Globo não costumavam anunciar os almanaques, nem de forma genérica, nem mostrando a capa do mês. Porém, abriram uma exceção para anunciar o lançamento do 'Almanaque da Magali nº 1', de 1989.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 78' (Ed. Globo, 1990)

Em 1991, foram lançados os "Gibizinhos", em formato de bolso e que fez muito sucesso na época. Foram anunciados até na televisão, com um rap muito conhecido. O video que passava na TV pode ser visto aqui. E a sua letra era mostrada na íntegra na versão para os gibis, junto com a capa de um deles correspondentes do mês (já que eram lançados 4 diferentes ao memso tempo). Teve uma propaganda mostrando o 'Gibizinho da Mônica nº 1' e esse que mostro é com o 'Gibizinho do Cebolinha nº 2'.

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 122' (Ed. Globo, 1991)

Na TV, ainda em 1991, trocaram a propaganda para um garoto só cantando o famoso rap do Gibizinho e nos gibis colocaram também as imagens desse garoto da propaganda da TV.

Propaganda tirada de 'Mônica nº 60' (Ed. Globo, 1991)

Quando os Gibizinhos mudaram de formato em 1993 com lombada e 132 páginas, eles trocaram também o anúncio fazendo comparação do Gibizinho com a Mônica e mostrando a capa do 'Gibizinho da Mônica nº 27'.

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 166' (Ed. Globo, 1993)

Como podem ver, são propagandas muito legais que marcaram várias gerações e muitas delas bem raras. Na próxima postagem de propagandas dos gibis, mostro os anúncios de várias revistas da MSP que circularam na Editora Globo entre 1993 a 2006. 

21 comentários:

  1. Bem interessante, Marcos. Gosto muito das suas postagens sobre propagandas antigas. bjs

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Inclusive muito legal os traços das duas primeiras imagens da Mônica e Cebolinha fazendo propaganda! Essa época foi muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostei muito das ilustrações dessas propagandas da Mônica e do Cebolinha. Ficaram bem diferentes e muito boas.

      Excluir
  3. Hoje em dia a propaganda "Gibizinho, Gibizão" não seria permitida porque parece que agora eles proíbem comerciais e propagandas pra produtos infantis que digam que quem não tem aquele produto é um bobão ou "por fora". Disseram que isso é indução ao bullying.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se preocupam com cada coisa boba hj em dia. E é assim mesmo. Lamentável

      Excluir
  4. As propagandas dessa época são comparáveis as propagandas mais criativas da televisão: uma busca incessante por criatividade que hoje não há mais por parte dos publicitários da Panini.

    Dessas propagandas, tenho apenas a do garoto anunciando o Gibizinho, que veio numa revista que ganhei de um falecido colega. A revista era uma do Cascão, de 1992, que tinha como abertura a história "Ao Gosto do Freguês".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah nem dá pra comparar essas propagandas com as da Panini... essas antigas são muito superiores.

      Já a revista do Cascão q vc já teve é a edição nº 130... muito bom.

      Excluir
  5. A minha favorita é a da Mônica de 78

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ilustração dessa ficou espetacular mesmo. Muito criativa.

      Excluir
  6. Esse do gibizinho, gibi e gibizão é simplesmente IMPOSSÍVEL de alguém não ter visto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode muita gente não ter visto, quem não procurou no youtube não viu.

      Excluir
  7. Desculpe por desaparecer,mas eu tinha outras coisas para fazer e acabei me esquecendo de comentar aqui.
    Eu acho que tenho/tinha uns gibizinhos. E acho que já vi o comercial deles em alguma revista, realmente não me lembro da propaganda da TV,mas sei que existiam.
    E eu acho que senti que vc havia esquecido algumas propagandas. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As propagandas dos gibizinhos foram só essas mesmo. Já de outras revistas, coloquei essas e ainda farei outras postagens sobre isso, entao colocarei o maior nº possível.

      Q bom q vc tem alguns gibizinhos.... são muito divertidos.

      Excluir
    2. Ter eu tenho,mas como a maioria dos meus gibis antigos,tão tudo sumidos Ç_Ç

      Excluir
    3. Pelo q entendi vc não está conseguindo encontrar. Tomara q consiga encontrar quando organizar.

      Excluir
  8. onde e q vc tira essas imagens das propagandas pq elas ficaram muito boas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especificamente nessa postagem, eu tirei as da Abril de gibis baixados na internet e os da Globo foram escaneados dos meus gibis. Mas a minha preferência é tirar dos meus gibis.

      Excluir
  9. faltou esse aqui que anunciou o lançamento da Mônica nos anos 70 que pelo jeito ficou muito bom:
    http://3.bp.blogspot.com/-1MsEAIAEO2w/UhkP79z8sVI/AAAAAAAAXBE/Q_i9WP7-pnM/s640/gibi+turma+da+monica+primeiro+1970.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Salvei a imagem aqui e se tiver alguma oportunidade coloco em outra postagem. Por acaso, vc achou essa em qual gibi?

      Excluir
    2. não.eu achei no ''propagandas históricas'' eu não tenho certeza de onde a propaganda provavelmente rodava em revistas da editora abril como a ''veja'' já que ere comum eles anunciarem revistas infantis antes de criarem a ''Abril jovem''.

      Excluir
    3. Pode ser. Ou tbm de alguma do Pato Donald, Zé carioca ou outro da Ed. Abril da época. Acho q já vi essa em algum lugar, talvez no Planeta Gibi. De qualquer forma, valeu por mostrar.

      Excluir