sexta-feira, 14 de março de 2014

Uma história filosófica do Horácio

Nessa postagem, eu mostro uma história filosófica do Horácio, feita pelo Mauricio de Sousa, assim como todas do personagem daquela época, e que foi publicada em 'Cebolinha nº 21' (Ed. Globo, 1988).

Na verdade, ela foi tirada originalmente das páginas semanais do Horácio de jornais da Folha de São Paulo e foi republicada nesse gibi. É que quase todas as histórias dele que saiam nos gibis daquela época eram aproveitadas das páginas semanais dos jornais. 

As histórias do Horácio dos anos 80 e 90, que normalmente tinham 1 ou 2 páginas, eram desenhadas exatamente como foram publicadas nos jornais, e as dos anos 70 maiores costumavam ser redesenhadas e tinham também roteiros adaptados para os gibis. Como só o pessoal de São Paulo e que comprava os jornais conheciam as histórias, então nada mais justo colocarem nos gibis para o Brasil inteiro conhecer.

Em suas histórias dos anos 80, raramente a gente dá um "Há" de tão sérias. O Horácio era o ego do Mauricio para expressar suas emoções e críticas. Histórias do personagem não são para rir mesmo, e, sim, para filosofar, pensar sobre a realidade, problemas variados, críticas sociais e a existência humana. Enfim, refletir sobre a vida, tudo adaptada para a Pré-História, daí poucos gostarem do personagem. As crianças, por exemplo, nem entendiam suas histórias, passando a entender só relendo depois de adultos.

Nessa de destaque da postagem, mais uma vez, vemos um Horácio pensativo e filosofando sobre a vida. Dessa vez sobre a origem da vida na Terra, dando uma boa lição de sabedoria no final, que não deixa de ser verdade. Abaixo, essa história  de 1 página:


20 comentários:

  1. antigamente (anos 60), não tinha história do tipo tablete, do horácio. tinha aquelas continuações absurdas, como a do rapto do horácio, que durou uns 11 capítulos (uma página)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias curtas assim foram mais nos anos 80, quando o Mauricio já estava meio sem tempo de criar hqs novas, aí faziam de 1 página, fazendo jus ao nome de "página semanal".

      Nos anos 60 ele criava história, mas publicava só 1 página no jornal e aí ficava aquela novela de uns 4 meses pra o publico conhecer o final. Depois, publicaram nos gibis dos anos 70.

      Excluir
  2. Quando criança, eu realmente não entendia o Horácio... ficava boiando hahaha. É um personagem bastante interessante, o Maurício caprichava muito nele. Só soube da existência do tal "Super Horácio" quando comecei a acompanhar a Coleção Histórica. Morro de inveja dos olhões enormes dele pq os meus são pequeninhos hahaha. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... eu tbm confesso q não entendia nada das hqs dele, só agradava os desenhos. Essa aí mesmo é uma.

      Super-Horácio eu até conhecia, acho q tinha visto uma republicação antes. Os olhos deles eram bons sim. Enxergavam tudo rsrs. Em compensação seus braços eram pequenos demais. Bjs

      Excluir
  3. Antigamente eu nao dava a mínima pras HQs do Horacio, dava ate vontade de pular as historias dele, mas nao consigo deixar de ler nenhuma historia quando compro a revista, por pior que seja. Desde que comecei a acompanhar as historias dele com mais atençao, principalmente com a CHTM, comecei a admirar o personagem e gosto cada vez mais das historias dele. A historia acima é muito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não gosto de pular hqs, mesmo q seja ruim. O personagem q menos gostei foi o Horácio, mas mesmo assim gostava dele. Quando passei a entender as hqs, me agradou mais.

      Excluir
  4. O Horácio é Filosofia até pelo nome.
    Sempre fui antenado em suas histórias, mesmo quando guri. Achava-as bonitas. Prefiro essa Horácio pensador, introspectivo, do que aquela mais antigo, metido em algumas aventuras e com histórias às vezes longas. É um momento de "reflexão" e "poesia" dentro de um gibi da Turma.
    E, por enquanto, estou no aguardo do segundo volume da coleção capa dura do MSP, com o personagem.
    Ótima história.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nos anos 60 e 70 as hqs dele eram mais focadas em aventuras, mas sempre com uma dose de filosofia nelas.

      O 2º volume do livro dele deve sair nesse ano. Capaz de ser no primeiro semestre ainda, ou então vão esperar até a Bienal de SP, visto q nesse ano tem menos lançamentos do q ano passado por causa dos 50 anos da Mônica.

      Excluir
  5. Mesmo quando criança, eu gostava das histórias do Horácio justamente por serem reflexivas, assim como algumas do Astronauta. Eu pulava do Zum e Bum e algumas da Turma da Mata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As do Horácio era a q menos gostava pq não entendia, mas mesmo assim gostava. Zum e Bum eu adorava Eram muito atrapalhados.

      Excluir
  6. Sempre lia todas as HQs da turminha quando pegava o gibi, mas fazia parte da turma dos que não entendiam bem as histórias do Horácio. Depois que passei a entender, gostei muito e passou a ser das minha preferidas. É como o Kleiton disse: trata-se de um "momento de reflexão". Essa da postagem é muito boa! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As hqs dele são mais pra reflexão mesmo. E isso agradava a todo mundo. Essa hq é bacana, sim. Abraço

      Excluir
  7. Marcos, só para complementar, o Horácio era publicado aos domingos no suplemento infantil da Folha de S. Paulo (Folhinha). Foi assim até 1987 quando o Mauricio foi para o Estadão e passou a ilustrar o suplemento infantil do Estadão (Estadinho) desde o lançamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma página por semana. E no Estadinho não durou muito, terminando de publicar suas hqs lá, ficou pouco tempo.

      Excluir
  8. Adoro as histórias do Horácio. Da pra refletir muito. Mas elas não aparecem muito hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São raras mesmo hqs do Horácio. O material das páginas semanais acabaram e raramente fazem hqs inéditas. De vez em quando pinta alguma.

      Excluir
  9. Estranhamente eu não me lembro de ter lido poucas histórias do Horácio. Só mais recentemente. Mas gosto do mesmo jeito e atualmente,ainda mais.
    Agora responda essa quem é mais critico social o Horário ou a Mafalda? E quem é mais filosófico Charlie Bown ou Horácio? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tiveram hqs do Horácio nos gibis, só na Panini q são raras. Sobre quem é mais crítico social e filosófico acho q empata nos 2 casos. Todos fazem seu papel muito bem.

      Excluir
  10. Bela postagem, Marcos! Eu gosto do Horácio, ele é muito bonitinho, mas sei lá! Desde criança, nunca gostei de HQs filosóficas dele, não entendia muito as mensagens que davam, era parecido com a Vó Dita, que eu também não curtia muito quando criança. Eu prefiro as HQs dele que tem humor, ou seja, eu prefiro melhor as HQs engraçadas dele. E você, Marcos? Você também não curtia muito as HQs sérias do Horácio quando criança?

    Pra terminar, saca só: Essa postagem foi postada em 14/03, certo? Mas ela foi postada no dia do meu aniversário!!!! Nesse dia, eu fiz 16 anos, e eu até tinha esquecido de postar um comentário pra você me desejar um feliz aniversário. Então, me deseje parabéns pra mim, apesar de ter passado 9 meses. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc viu aí, não gostava muito do Horácio quando criança. E meus parabéns atrasado rs

      Excluir