quinta-feira, 20 de março de 2014

Tirinha Nº 12: Chico Bento

Na época da escravidão, os fazendeiros inventavam aos escravos que tomar leite com manga fazia mal para evitar que eles consumissem leite. Hoje sabe-se que não é verdade e que essa mistura não faz mal.

Baseado nisso, o Zé Lelé ainda acredita nesse mito ao tomar leite na casa do Chico Bento em uma ótima tirinha de trocadilho que mostro nessa postagem.

Tirinha foi publicada originalmente em 'Chico Bento nº 150' (Ed. Globo, 1992).


21 comentários:

  1. Nossa, Marcos, não sabia que vinha daí essa lenda! Quantas coisas mais foram inventadas para que essas pessoas não se alimentassem adequadamente! Com relação a tirinha, tinha que ser o Zé Lelé mesmo! haha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma lenda antiga, sempre me falaram dela. Tudo q os senhores achavam q davam prejuizo a eles inventavam para os escravos nao comerem.

      Só Zé Lelé pra dar essas pérolas. Q loucura rsrs

      Excluir
  2. Ótima tirinha! Só o Zé pra fazer essas coisas rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zé Lelé é muito engraçado. Só ele mesmo rs.

      Excluir
  3. E melancia com leite, faz mal? Ótima tira. A história da manga com leite eu ouvia da minha avó, mas não sabia que não era prejudicial até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah manga com leite não faz mal, senão não podia fazer mousse de manga, vitamina com manga e essas coisas. O máximo q poderia dar é dor de barriga e se tomasse muito. Melancia com leite tbm não faz mal.

      Tirinha é ótima mesmo.

      Excluir
  4. Esqueci de dizer. Não sei se tem na cidade de vocês, mas consegui o NIco Demo - Aí vem encrenca, por R$9,90 nas redes de supermercado Mercadorama. Outros da turma também estão nesta faixa de preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei no extra.com 3 livros nessa faixa de preço tb, mas ainda não chegaram em casa.

      Excluir
    2. Legal q vcs conseguiram. Na internet tem bons descontos, tem q pesquisar bem e só é bom tentar encontrar sem frete ou de alguma forma q não ultrapasse os R$13,00 originais de cada volume.

      Excluir
  5. Tinha uma histórinha do chico bento referente á essa lenda. em que gibi ela saiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não to lembrado não, André, ou nunca li.

      Excluir
  6. ahahahahha ótima tirinha. Adoro essas pérolas do Zé Lelé.
    O legal é uma em que ele e o Chico estão brincando de cabra cega, o zé estava de olhos vendados e o francisquinho :P falava "Tá frio! Tá frio!". Aí no final da tirinha o louro ia para uma gaveta pegar o casaco. XD

    Também não sabia que vinha daí essa superstição. Vivendo e aprendendo.

    Na espera de mais tirinhas.Elas são as melhores,para fechar o Gibi com chave de ouro.E muitas vezes dá aquela vontade de ler outro.:D
    Ainda não li a última postagem do Cascão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas tirinhas envolvendo trocadilhos são ótimas. Eles adoram tirinhas assim e fazem muito bem.

      Eu não lembro dessa tirinha aí q vc falou. Já a lenda é coisa antiga, eu sempre soube dela. E a postagem do cascão quando der leia sim q é bem legal aquela hq.

      Excluir
  7. Muito boa essa tirinha, já havia lido ela alguns anos atrás.
    Mas o desenhista fez o Zé Lelé com mangas compridas só para ele poder rasgá-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso... foi de propósito mesmo, já q o normal é a camisa dele com mangas mais curtas. Se fizessem uma camisa normal, para ele rasgar iria virar camiseta. Bem bolado.

      Excluir
  8. Hehehehe! Tenho esse gibi, é muito boa essa tirinha.

    ResponderExcluir
  9. Só mesmo o Zé Lelé pra nos render HQs, piadas, capas e tirinhas super hilárias e engraçadas e sensacionais, que não fazem o maior sentido algum, ou seja, piadas sem sentido e non-sense que são a cara dele, não é mesmo, Marcos?

    ResponderExcluir