quinta-feira, 6 de março de 2014

Propagandas anunciando gibis (Parte 8)

Nessa postagem, mostro várias propagandas anunciando os gibis convencionais a partir de 1998 até 2006, quando acabou a fase da Globo. De comum entre elas, é que as capas dos gibis passaram a ser os destaques em vez de uma ilustração nova feita pelo estúdio, como era antes.

Desde 1996, eles passaram a colocar as capas em evidência nas propagandas dos gibis. Pelo jeito, perceberam que as capas serviam de incentivo maior do público querer comprar novos gibis. Parece que quando vê o gibi estampado lá, fica com vontade de ler, nem que seja aqueles gibis estampados.

Seguindo essa ideia, em 1998 circulou essa propaganda anunciando todos os gibis em um só, que convida o leitor a comprar os outros títulos, além da revista que foi comprada. Repare que o gibi do Cascão não aparece nela. É que no caso foi publicada em um gibi dele. Então, se comprar um gibi da Magali, aparecia la as outras 4 revistas, menos a dela, e assim por diante. Para ilustrar, mostro uma dentre desse tipo. Foi ilustrada com capas das revistas 'Cebolinha nº 137', ' Chico Bento nº 293', 'Magali nº 231' e 'Mônica nº 137'.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 294' (Ed. Globo, 1998)

Em 1998, colocaram a capa do gibi do 'Cebolinha nº 143'em destaque para anunciar o gibi dele, montando o texto a partir da capa.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 306' (Ed. Globo, 1998)

Ainda em 1998 fizeram 2 propagandas diferentes para a Magali, com texto específico para ela. Nessa, a capa de 'Magali nº 244' foi a que ficou em total evidência, junto com uma poesia feita especialmente para ela.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 308' (Ed. Globo, 1998)

Já nessa, até chegaram a colocar uma ilustração dela ao lado da capa, mas que foi tirada de alguma história da época. A capa de destaque dessa foi a edição de 'nº 245'.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 309' (Ed. Globo, 1998)

No final de 1998, tiveram propagandas mais fixas, com a capa em destaque e o personagem no rodapé da página, falando com o leitor para que o veja nas bancas. Nessa, cada personagem teve a sua propaganda desse estilo, sendo que ilustro uma do Cascão pra ter uma ideia como era. A imagem do personagem foi tirada de alguma história da época e as capas iam mudando com a revista do mês corrente. A capa de destaque dessa foi de 'Cascão nº 308'.

Propaganda tirada de 'Almanaque do Cascão nº 48' (Ed. Globo, 1998)

Em 1999, vinham uma poesia e, junto, a capa do gibi do personagem do mês corrente em evidência. Para ilustrar esse tipo de propaganda, separei uma do Cebolinha, com a capa da edição 'nº 148', e uma do Chico Bento, com a edição 'nº 315' como destaque.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 316' (Ed. Globo, 1999)

Propaganda tirada de 'Almanaque do Cebolinha nº 49' (Ed. Globo, 1999)

Ainda em 1999, passaram a colocar um design fixo com vários personagens nas laterais e no centro a revista a ser anunciada com um texto referente a edição. Aí só mudavam as revistas, mas o fundo com os personagens eram os mesmos. Nesse que separei está anunciando a revista do 'Cebolinha Nº 158' baseada na capa, mas tinham propagandas que contavam a sinopse da história de abertura, mesmo com a capa sendo uma piadinha.

Propaganda tirada de 'Cascão nº 336' (Ed. Globo, 1999)

Em 2002, como forma de anunciar todos em uma só, colocaram essa mostrando a diferença entre os gibis e videogame, ilustrada com os gibis: 'Mônica nº 170', 'Cebolinha nº 176', 'Chico Bento nº 373', 'Cascão nº 343' e 'Magali nº 297'. O curioso que são revistas dos anos 2000 e 2001, e não atuais, até então.  

Propaganda tirada de 'Cascão nº 421' (Ed. Globo, 2003)

Também a partir de 2002, ao anunciarem os gibis de um determinado personagem, além de um texto do personagem e a capa dele em evidência, passaram a colocar as capas dos outros também. A capa do personagem em destaque ficava ao centro e era maior que as outras. Ficaram circulando até em 2003. 

Para ilustrar, uma anunciando o gibi do Cascão e do Chico Bento, com texto  e capa dele maior e as dos outros personagens ao fundo. E todas as capas eram as mesmas em todas as propagandas. Foram ilustradas com capas das revistas de 2002: 'Cascão nº 409', 'Mônica nº 194', 'Cebolinha nº 194', ' Chico Bento nº 409'e 'Magali nº 345'.

Propaganda tirada de 'Magali nº 357' e 'Magali nº 358' (Ed. Globo, 2003)

Ideia semelhante aconteceu nos anos posteriores. Os textos eram os mesmos, só mudaram as capas. Assim como as de 2002, as capas não eram atualizadas ao decorrer dos meses, deixando circular até quando quiserem. Então, em 2004 o design das propagandas seguiam esse estilo. Destaquei duas delas, anunciando os gibis da Mônica e do Cascão, que foram ilustradas com capas das revistas de novembro de 2003: 'Mônica nº 209', 'Cebolinha nº 209', 'Chico Bento nº 430', 'Cascão nº 430' e 'Magali nº 366'. 

As 2 propaganda tiradas de 'Cebolinha nº 212' (Ed. Globo, 2004)

Já em 2006, elas ficaram assim. Nem mudavam os textos, apenas o design e as capas mais atuais. Essas propagandas, inclusive, sendo os últimos gibis a serem anunciados na Globo. Mostro duas delas, anunciando os gibis da Mônica e da Magali,  ilustradas com capas das revistas de abril de 2006: 'Mônica nº 238', 'Cebolinha nº 238', 'Chico Bento nº 459', 'Cascão nº 459' e 'Magali nº 395'. 

Propagandas tiradas de 'Magali nº 403' e 'Mônica nº 246' (Ed. Globo, 2006)

Como pode ver, a criatividade foi decaindo nas propagandas ao longo dos anos. As com ilustrações criadas pelo estúdio eram melhores, mas mesmo com as capas em evidência, até que de início não ficou ruim, só que depois não tiveram tanta criatividade e acabou perdendo a graça. Eles podiam ter feito algo parecido com as "Mó legal esse gibi", de 1997, que mostravam ilustrações novas e também as capas do mês corrente.  Ou senão colocava apenas o desenho de alguma capa qualquer, que tenha a cara do personagem, junto com um texto, como fizeram na propaganda "Cascão lama todo mundo", de 1990. Ficaria melhor.

Como são bem semelhantes uma das outras, muitas mostrando as mesmas capas, e também não tenho muitos gibis dessa época, não coloquei todas as versões possíveis, porém todos os tipos de propagandas estão aí. Ainda continuo essa série de propagandas anunciando gibis, mostrando propagandas que ficaram de fora nessa evolução que acabei encontrando ao longo desses meses e colocando propagadas de outros gibis fora dos 5 principais.

27 comentários:

  1. Um grande sentimento de nostalgia se abateu sobre mim ao ver as capas de novembro de 2003, lembro que tive todas, mas as perdi com o tempo e agora estao so na lembrança...Deu pra ver que as propagandas ficaram menos criativas depois de um certo tempo, mas ainda sim eram boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q pena q vc perdeu os gibis. Quem sabe vc consiga em algum sebo.

      As propagandas ficaram menos criativas sim, tinham q escolher uma capa bem bacana pra agradar. Com capa bem escolhida até q ficava boa, mas preferia q tivesse tbm uma ilustração, como da Magali 245 e a dos personagens pedindo pra vê-los nas bancas, por exemplo.

      Excluir
  2. Mais uma postagem digna de um Pulitzer. Eu lembro dessas propagandas, mas já nessa época eu já tinha parado de comprar os quadrinhos da turma, mas sempre dava uma espiada nas bancas. Hoje só compro a coleção em sebo e quando encontro. Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coleção histórica, quis dizer...

      Excluir
    2. Nessa época eu tbm tinha parado de comprar e atualmente eu costumo mesmo é dar essa espiada nas bancas. Compro só as edições especiais.

      Agora comprar Coleção Histórica em sebo é uma boa, mas chato q não encontra com a caixinha e pode não conseguir todos os exemplares dos boxes.

      Abraços e um bom fim de semana tbm.

      Excluir
    3. Realmente é difícil, mas já consegui alguns números completos com caixa e tudo. :) estou mais focado em encontrar Mônica e Cebolinha da década de 70, porém acabo comprando de todos quando encontro.

      Excluir
    4. Da Coleção Histórica, qualquer um q comprar de qualquer personagem é diversão garantida e vale muito a pena. Até q vc tem sorte de encontrar com caixa e tudo, já q normalmente vendem separados.

      Excluir
  3. Bela postagem marcos gostaria que a ed. Globo fizesem uma propaganda de gibi igual a da ed. Abril. Grande quem criou essas propagandas. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm depois de 98 não lia mais gibis, aí só fui conhecer essas bastante tempo depois... são boas, mas sem aquele brilho dos anos anteriores.

    Sim, os sebos se dão bem atualmente, q é o q nos resta mesmo.

    ResponderExcluir
  5. As capas era bonitas e inteligentes. Nada melhor que aproveitá-las nas publicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas eram tão boas q davam pra formar uma propaganda perfeitamente, e nem era difícil escolher uma capa bacana pra ilustrar.

      Mesmo assim prefiro as q tem uma ilustração do personagem ao lado da capa.

      Excluir
  6. Me lembro bem dessa época, apesar das histórias já estarem decaindo, conseguiam ser melhores que a da era Panini (cuja as únicas histórias que prestam, na minha opinião, são as do Emerson). Não teve propagandas na era Panini não? Que estranho

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as hqs nao eram como até a metade dos anos 90, mas dava pra aceitar, tinham algumas legais. Atualmente, não dá pra dizer isso. As hqs do Emerson costumam ser as melhores hj mesmo.

      Na Panini, quase não teve, colocaram nas edições nº 81 por causa da realidade aumentada e as edições nº 85, e as de inglês/ espanhol costumam ter, sempre mostrando as capas tbm,

      Excluir
  7. Ótima postagem. Não conhecia as cinco primeiras capas. Bom conhecê-las. As propagandas mais antigas eram mesmo melhores que as atuais.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida as antigas eram melhores, até pela ilustração criadas por eles.

      Excluir
  8. Hoje as propagandas colocam os 6 gibis principais em evidência(Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Turma da Mônica) e não são tão criativas quanto as anunciadas. A última propaganda é de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são criativas nem no texto e as capas tbm não ajudam, são fracas para um anúncio de gibi, ó mostrando a hq de abertura.

      Excluir
  9. Também não comprava gibis nessa época, acho que desde 2002 mais ou menos eu não lia quadrinhos. Meu hábito voltou ano passado e com força! Adorooooooo huaauauha By the way, ótimo post! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem gosta, acho q é normal dar um tempo em ler e colecionar gibis e depois voltar com tudo. Comigo tbm foi assim. Bjs

      Excluir
  10. Tirando aquela que tem a Magali dizendo "Comi!" e essa última imagem de propagandas.Eu conheço todas,pelo menos tenho uma vaga lembrança dessa primeira.
    Vc se esqueceu de postar uma dessas de 2003 que abaixo não tinha "Já nas bancas"(isto aconteceu muito depois) antes havia números de telefone de casa estado para conseguir a assinatura.Pelo menos eu me lembro dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho poucos gibis de 2003, aí vou procurar melhor essas e se encontrar mostro em outra postagem.

      Excluir
  11. Nostalgia pura! Apesar de não comprar mais as hqs da Turma, às vezes vejo algumas vendendo nas bancas e nos sebos, apesar que atualmente nos sebos, dificilmente encontro as da Ed.Globo, só as da Panini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm folheio as revistas atuais nas bancas pra ver como tá por dentro. Quanto as da Globo nos sebos realmente cada tempo q passa é mais dificil encontrá-las nos sebos, principalmente as dos anos 80 e 90. Por isso sempre é bom comprar quando encontra alguma, pq quando volta lá já pode ter vendido.

      Excluir
  12. Olha Marcos, assim como o post de seções e promoções da Editora Globo, irei falar as notas das propagandas acima:

    - "Você tem outros bons motivos para dar boas gargalhadas" (1998) - 6/10: A nota é assim, porque eu nem conhecia essa propaganda.

    - Propagandas com capas (1998) - 6.6/10: Nunca vi essas propagandas também, mas sei que tem uma na edição especial Mônica 35 Anos anunciando o Almanaque da Mônica # 68.

    - Personagens avisando os leitores a lê-los (1998-1999) - 8/10: Até que enfim, propagandas sensacionais. Dentre elas, só conhecia as propagandas com Mônica, Cebolinha, Chico Bento e Cascão. A da Magali eu nem conheço.

    - Propagandas das poesias (1999) - 8.5/10: Bom, as poesias são ótimas e muito bem criativas. Entre elas, eu só conhecia a da Mônica e a do Cascão.

    - Propagandas de 1999/2000 - 10/10: Pois é, Marcos. Essas propagandas foram ótimas, mas não só falavam da capa, como a do Cebolinha acima. Eu lembro que lá em 2000, essas propagandas anunciavam as HQs que foram publicadas nos gibis da época. Tipo assim, como aquele gibi é do Cebolinha # 158, deviam falar da engraçada HQ Papel Machê, que aliás, você devia falar dessa HQ em breve. Aqui vem a lista das HQs dos gibis da época que eu lembro muito bem:
    - O Primeiro Aniversário A Gente Nunca Esquece (Mônica # 161)
    - Tal Pai, Tal Filho (Cebolinha # 157)
    - Um Doente, Sua Irmã e a Grande Competição de Cuspe à Distância (Cebolinha # 160)
    - O Terrível Ladrão de Fumacinhas (Cebolinha # 161)
    - O Presente da Vovó (Magali # 283)
    - A Bruxa de Blé (Chico Bento # 341)
    - Palhóquio (Chico Bento # 345)
    - Silêncio!! (Chico Bento # 346)
    - O Caça-Fantasmas (Cascão # 355)
    Talvez você podia procurar essas propagandas anunciando HQs em alguns dos seus gibis e editar na postagem.

    - "Tão divertidas quanto um videogame" (2001-2003): 10/10: MUITO marcante, na minha opinião. As capas dos gibis também são memoráveis. Mas pra você, nem tanto, pois você nem colecionava mais gibis naquela época.

    - Propagandas dos personagens (2002-2003): 10.5/10: Com certeza, as MELHORES do post. Eu adorava essas propagandas, conhecia todas elas. Provavelmente, elas estavam em todos os gibis da época.

    - Propagandas dos personagens (2003-2006) - 9.5/10: Essas daí também são marcantes. É da época em que os gibis agora tinham os rostos dos personagens. Com certeza, uma das minhas propagandas favoritas.

    - Propagandas dos personagens (2006) - 9/10: Bom, essas daí são mais ou menos, talvez porque era o último ano dos gibis na Ed. Globo e sua criatividade estava acabando.

    Então é isso, taí o meu comentários e notas das propagandas acima, e como algumas são minhas favoritas, é sempre bom ler e revê-las. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Propagandas com capas (1998) as vezes anunciavam as capas de almanaques sim. Começaram anunciar almanaques com mais frequência nessa época.

    Propagandas de 1999/2000: sim, a maioria mostravam como eram as hqs de abertura em vez de comentar a capa. Só q tenho poucas propagandas dessas, aí coloquei uma só pr ilustrar e verem mais ou menos como eram. Dessas hqs q vc citou, só tenho as da "Bluxa de Blé" do Chico, e do "Presente da Vovó" da Magali.

    Q bom q gostou da postagem. Abraços

    ResponderExcluir