segunda-feira, 31 de março de 2014

Capa da Semana: Cascão Nº 5

Uma capa com o Cascão tomando banho a seco, com um aspirador de pó, bem ao seu estilo. O absurdo fica por conta de ele fazer isso bem no meio da rua, que podia ter sido em casa, e como ele conseguiu uma tomada na rua para ligar o aspirador de pó. E isso que a torna mais engraçada ainda.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 5' (Ed. Globo, Março/ 1987).


18 comentários:

  1. Talvez a tomada entrou na casa do cebolinha, que entrou debaixo da terra, que entrou na rede elétrica, que entrou na casa da Mônica, que entrou na casa da magali! A mais verdadeira lógica é essa, meu filho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal é não ter lógica, apenas curtir a piada. Nesse caso fica a imaginação de cada um. Isso q é bom.

      Excluir
  2. Já teve outras capas parecidas, não? Mas que ela é legal, isso é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, já tiveram, como a capa da Mônica nº 52 (Ed. Abril, 1974), e são as chamadas capas semelhantes. E hqs e tirinhas envolvendo isso. De qualquer forma é uma ótima piada e essa ilustração ficou show.

      Excluir
  3. kkk... será q existia Polishop naquela época? rsrs... capa muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Todos esses gibis são muito bons, em especial pra mim a partir do nº 49 q foram os primeiros q realmente q tive na coleção e q passei a acompanhar.

    ResponderExcluir
  5. ola marcos! sou eu o Juan daquele tempo lembra ? eu voltei pro blog ,capa maneira na ed.abril já fizeram uma capa parecida a essa nos primeiros números ,fez a postagem daquele dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Cascão nº 8 (Ed. Abril, 1982) teve uma capa parecida, só que com ele debaixo do chuveiro.

      Excluir
  6. Uma capa engraçada do Cascão tomando banho...de aspirador de pó. Só ele mesmo. Agora, havia capas com a temática da Páscoa da época? A pergunta veio pelo motivo de que vi a capa de Mônica #88, uma história de Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capa engraçada mesmo. Sobre capas d ePáscoa tinham sim, só q eram bem raras. Aí faziam piadas sobre a Páscoa ou algum desenho bonito.

      Excluir
  7. Cascão safado, hein? Na rua mostrando o pinto. Se a Magali aparece...

    Sabe uma capa curiosa que acho do Cascão? A n.º 39 da Abril.

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem varias capas da época com ele pelado... e outros personagens tbm. Hj é inadmissível isso.

      A capa da edição 39 é bem interessante. é simples e boa ao mesmo tempo.

      Excluir
  8. Será que tudo isso é para mostrar ao povo que ela pode se limpar tranquilamente sem precisar de água? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma brincadeira do Cascão de que ele se limpa a seco. Muito bacana essa capa.

      Excluir
  9. Vi em varios almanaques que a MSP ta cada vez menos tolerante com nudez entre os meninos da turma, incluindo o chico bento, fazendo mudanças horríveis! Queria uma postagem especial sobre isso, mostrando como eram as hqs antigas que mostravam os meninos pelados sem nenhum pudor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, antigamente eram mais liberais com a nudez das crianças, hj é mais restrito quando não alteram isso nos almanaques. Quando der, falo sobre isso.

      Excluir
  10. KKKKKK, meu Marcos! Não precisava ter lógica nas capas dos gibis da turma, era só fazer graça e pronto! E me diga uma coisa: Será que existia Polishop nessa época? Hehehehe...

    Mas enfim, essa edição com uma capa non-sense, abre com a HQ A Máquina do Tempo. Uma HQ muito boa com o Cascão em uma das invenções do Franjinha. Nela, Franjinha inventa uma máquina do tempo (que parecia mais um relógio de pulso), então o Cascão viaja no tempo, porém só encontra encrenca nos tempos da Pré-História, dos gladiadores romanos e no tempo dos piratas. No final, Franjinha inventa outra máquina do tempo, só que essa era diferente, mudava um dia de sol para um dia chuvoso. Então, o Cascão bem bravo da vida, destrói a máquina, cai um temporal e eles ficam irritados, terminando essa HQ incrível.

    Meu, na minha opinião é uma das melhores HQs do Cascão de todos os tempos. Eu até a conheci no antigo portal da Turma, mas se você tem mesmo o gibi original, pode me dizer se a HQ da máquina do tempo que tô falando é essa daqui: http://web.archive.org/web/20111009061452/http://www.monica.com.br/comics/maq-temp/welcome.htm

    E vale lembrar que essa HQ foi republicada duas vezes: No Almanacão de Férias # 14 (Globo, 1993), junto com Quando Ser Forte Incomoda (MN # 18, Globo, 1988), O Robô Destruidor (CB # 4, Globo, 1987) e Mentira Cabeluda (MN # 7, Globo, 1987), mas como eu não tenho o almanacão, foi nesse que a HQ foi republicada?

    Anos depois, ela foi republicada novamente no Almanaque Temático # 18 - Franjinha Invenções (Panini, 2011), junto com O Cérebro (Cebolinha # 62, Globo, 1992), ARGH! Que Cheiro Horrível (CC # 6, Globo, 1987) e Coelhinho Perigoso (CB # 14, Globo, 1988). Dentre elas, só conhecia a HQ do cheiro horrível, quando ela foi republicada no Almanaque do Cascão # 25 (Globo, 1994), junto com Lambida, Não!, de Cascão # 61 (Abril, 1984). Você conhece a HQ da lambida? Vale lembrar que o absurdo dela é que ao invés do Cascão ser o protagonista, no título da HQ era o Cebolinha que era o protagonista. Você conhece esse absurdo?

    Nesse mesmo ano da HQ da máquina do tempo (1987), também lembro da HQ Fuga Através do Tempo, de Cascão # 23 (Globo, 1987). Ela era parecida com a da máquina do tempo, só que ao invés do Franjinha, eram um cientista louco e seu ajudante burro. E o enredo é o mesmo, o Cascão viajando no tempo e só arrumando confusão. E mesmo não conhecendo no gibi original, fui conhecê-la no antigo portal da Turma e quando ela foi republicada no Almanaque do Cascão # 50 (Globo, 1999). Você também conhece essa HQ? E seria ótimo se ela fosse republicada de novo num almanaque da Panini.

    Enfim, diga se você conhece as HQs que citei, se o enredo delas tá certo e me diga se você conhece essas HQ do almanaque temático do Franjinha da Panini que citei. Ah, não se esquece de falar delas um dia, tá? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço todas pelas originais. Os enredos estão certos.

      Excluir