domingo, 16 de fevereiro de 2014

Capa da Semana: Parque da Mônica Nº 14

Carnaval se aproximando e coloco uma capa em homenagem à data com os personagens fantasiados, cada um com seu estilo, que faz alusão à história de abertura "Cebolobisomem" da revista. 

Na verdade, olhando assim nem parece que é uma revista do Parque da Mônica, porque não foi mostrado um cenário do Parque. É que na história se trata de um baile de Carnaval que ia acontecer no Parque e os personagens estão fantasiados como estão na história. Ficou com um desenho bonito.

Só de curiosidade, a 'Revista Parque da Mônica' era o único título da Globo, que todas as capas faziam referência às histórias de aberturas, mas algumas vezes faziam piadas em cima da história. 

A capa da semana é de 'Revista Parque da Mônica Nº 14' (Ed. Globo, Fevereiro/ 1994).


31 comentários:

  1. Olá, Marcos (de novo)!
    Eu sei que você comentou no meu blog (lucasquadrinhos .blogspot) e eu te respondi, viu? e depois, será que você pode ficar vendo meus posts e me favoritar? agradeço.

    ResponderExcluir
  2. muito boa a capa ,ah você pode fazer um favor ? quero ver a capa de Magali 18 na capa da semana , você pode colocar?

    ResponderExcluir
  3. Ótima capa. Toda bagunçada! Típico do carnaval.
    Nunca fui muito chegado às publicação do Parque....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capas de Carnaval tem q ser assim... ficou muito legal. As hqs do parque na Globo eram boas, muitas eram só o cenário q se passava lá, mas o roteiro podia se passar em qualquer lugar tranquilamente. Na Panini,é q ficou muita propaganda dos brinquedos e aí eram chatas.

      Excluir
    2. Já comigo era diferente: eu justamente adorava as HQs do parque da mônica. Gostava de todas, mas a do parque era imperdível para mim.

      Excluir
    3. Eu tbm gostava muito das hqs do Parque da Globo... os personagens soltavam imaginação, tinha um non-sense diferente, achava bem legal. Na Panini é q mudou isso e ficaram muito focado nos brinquedos, aí estragou.

      Excluir
  4. Sei que não tem muito a ver com o post, mas gostaria muito de saber uma coisa a respeito da Tina: como ela completa 50 anos de criação neste ano, você acha que tem alguma possibilidade de lançarem algum livro especial pra ela como fizeram com o Bidu, Cebolinha, Mônica, etc? Porque na minha opinião seria muito viável uma coletânea com as melhores histórias dela desde que foi criada, afinal ela possuí muitos fãs, foi a personagem que mais teve o visual modificado (quase que um para cada década) e em algumas histórias mais antigas, o leitor pode ter um certo panorama de como era a vida jovem nos anos 70, 80, etc.
    Abraço, e gosto muito desse blog! / André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não sei se vai ter, de certo só a Magali, mesmo com 1 ano de atraso (ela completou 50 anos em 2013).

      Tbm acho q a Tina mereceria um especial 50 Anos por causa de todas as suas mudanças dos traços. Aí seria legal q mostrassem hqs com todos esses traços reunidos em um só livro. Quem sabe tenha, o jeito é esperar.

      Valeu pelo elogio. Abraços

      Excluir
    2. Seria realmente interessante se tivesse um livro de comemoração.
      Eu tenho muita curiosidade sobre as histórinhas antigas,dos anos 70 da Tina.

      Excluir
    3. Vamos aguardar, quem sabe tenha. Adoraria tbm.

      Excluir
  5. As hqs do Parque da Panini já estavam fracas. As da Globo eram melhores. Legal q elas serviram pra sua retomada de ler gibis.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa capa. Bem legal e colorida como o Carnaval.
    Mas fiquei com um certo DejaVu. Pois tenha a impressão que vi essa capa ou uma imagem similar em algum lugar. Talvez naquelas imagens de cartões do antigo site da Mônica.

    Ah!Falando na Tina,no comentário a cima. Eu sempre tive interesse em saber como a Turma da Mônica nasceu em meio a Censura e a ditadura militar. O que mais me encucou foi quando vc Marcos,falou do Garotão e pôs uma tirinha do Cebolinha com uma raquete grande e o Cascão falando "Vai protestar o que?". Podia passar isso?
    Marcos,vc acha uma boa matéria para o blog falar sobre a Turma da Mônica em meio a ditadura militar. Mesmo se tratando de histórias para as crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes eles aproveitavam imagens das capas pra colocarem em outro produto deles, como no site, em cadernos, etc. Aí pode ser isso de vc ter visto em algum lugar.

      Sobre a Turma na Ditadura Militar, eles não eram proibidos em nada, a não ser o caipir~es do Chico q o Mauricio queria q ele falasse caipira nas revistas e proibiam. E, logicamente, fazer piadas com militares devia ser proibido pq nunca vi hqs da época envolvendo militares. Fora isso acho q tinham liberdade total.

      É até engraçado q na época da ditadura as hqs eram soltas cheias de situações incorretas, até pq tudo eram as coisas mais comuns do mundo... e agora q não tem censura militar e devia ter liberdade total, tem uma série de restrições nas hqs. Vai entender.

      Se der, faço postagem sobre isso.

      Excluir
    2. Mas se teve muita liberdade então não valeria a pena fazer uma postagem.
      Ou eu estou enganada?
      Talvez se vc pesquisa-se muito encontraria alguma coisa sobre o assunto.

      Excluir
    3. Só pesquisando mesmo, só sei q do material q tenho, eles faziam de tudo e ninguem falava nada.... as pancadas da Mônica eram explícitas sem onomatopeias, os pais dos personagens e tbm o Garotão apareciam fumando, Cascão pegava as coisas do chão pra comer, mais presença de bandidos armados, pixações no muro, algumas coisas q apareciam até uns 10 anos atrás, inclusive.

      Excluir
    4. No Almanaque Temático 23 - No Parque, publicado pela Panini, apareceu uma história com coelhada explícita da Mônica. Não sei como não colocaram um "POF" ali.

      Excluir
    5. às vezes eles tiravam o "POF", dependendo do roteiro. E tbm não tinham preocupação de não mostrar coelhada explícita nas hqs em 1993. Colocavam quando bem entendiam. Ainda bem é q não alteraram a cena na republicação da Panini.

      Excluir
  7. Pois é, Marcos. Nem parece que é uma capa do Parque da Mônica. Nem mostram o parque inteirinho. Acho que você tem razão.

    Agora o que me deixa curioso é a HQ de abertura da edição Cebolobisomem. Pelo nome, acredito que nela a Turma vai fazer um baile de Carnaval no Parque. Mas como o Cebolinha vai de lobisomem, creio que alguém faz uma magia nele e sua fantasia se torna real. Aí tudo mundo adora a fantasia, mas depois o lobo começa a atacar geral. Não sei se a HQ é assim, pois eu nunca li ela. Mas se não for, acredito que seja só uma HQ comum do Parque. Me diz aí: Como é a HQ Cebolobisomem? Fale dela algum dia, principalmente na época do Carnaval.

    E eu lembro de algumas HQs da Turma da Mônica que tem tema de Carnaval. Algumas eu li e algumas não li. Aí segue-se a lista. Espero que quando chegar o Carnaval, você fale de alguma dessas HQs de Carnaval. Muitas delas foram republicadas nos almanaques da Abril, Globo e Panini, principalmente em Um Tema Só # 13 - Mônica Carnaval (Ed. Globo, 1996). Aqui vem as HQs:
    - A Mascarada (a primeira HQ de Carnaval da Turma) (MN # 10, Ed. Abril, 1971)
    - O Carnaval do Cascão (MN # 22, Ed. Abril, 1972)
    - Baile à Fantasia (MN # 97, Ed. Abril, 1978)
    - Um Amor de Ratinho (MN # 99, Ed. Abril, 1978)
    - O Guerreiro do Planeta Galo (MN # 2, Ed. Globo, 1987)
    - Qual é a Sua Fantasia? (MN # 122, Ed. Globo, 1997)
    - Aconteceu no Carnaval (MN # 174, Ed. Globo, 2001)
    - Carnaval! Oba! (CB # 38, Ed. Abril, 1976)
    - O Espírito do Carnaval (CB # 85, Ed. Abril, 1980)
    - Gato Pro Meu Tamborim (CB # 98, Ed. Abril, 1981)
    - Cebolinha Vira Serpentina (CB # 110, Ed. Abril, 1982)
    - Justo no Carnaval (CB # 122, Ed. Abril, 1983)
    - Turma, Vamos Formar A Nossa Escola de Samba? (CB # 146, Ed. Abril, 1985)
    - Estripulias no Salão (CB # 74, Ed. Globo, 1993)
    - Um Carnaval Muito Louco (CB # 86, Ed. Globo, 1994)
    - Carnaval no Arraial (CHB # 210, Ed. Globo, 1995)
    - Um Carnaval Aquático (CC # 41, Ed. Abril, 1984)
    - É Carnaval! Cadê o Cascão? (CC # 65, Ed. Abril, 1985)
    E muito mais...

    O mais legal das histórias de Carnaval da Turma da Ed. Abril, é que anos depois foram republicadas nos almanaques da Globo e acredito que na Panini também. Dúvido que você também conheceu essas HQs nos almanaques da Globo.

    E é isso. Essas são minhas recomendações de HQs de Carnaval da Turma (e até algumas que parecem de Carnaval) pra você falar no Blog no Carnaval. Espero que goste deste comentário e me diga se você conhece a maioria das HQs citadas aqui. E eu até lembro de um anúncio do almanaque Um Tema Só 13 - Mônica Carnaval (Ed. Globo, 1996) que vinha nos gibis da Turma lá em Janeiro/96 (quando o almanaque foi publicado), que pra gente conseguir esse almanaque, era só a gente cantar "Mamãe Eu Quero" ou qualquer outra marchinha de Carnaval pra nossas mães que aí a gente ia ter esse almanaque. Muito engraçado. Você também lembra desse anúncio? Me diz aí.

    Aliás, não esqueçe que Março também é o mês de Aniversário da Mônica e também do seu blog. Além de você fazer um post especial pro site, queria que no dia do Aniversário da Mônica, você falasse da HQ Presente de Aniversário Atrassado (PQMN # 15, Ed. Globo, 1994), que foi lá onde a gente conheceu o Monicão, o cachorro da Mônica. Acho que nela, o Monicão ainda não tinha nome, assim como o Mingau que não tinha nome nas primeiras edições da Magali de 1989, mas iria ter seu nome meses depois. Antes de falar dela, você conhece essa HQ? Já leu ela? Foi exatamente nela onde conhecemos o Monicão? Diz aí.

    Um bom Carnaval antecepado pra você e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa hq Cebolobisomem, os personagens vão a um baile de carnaval o Parque da Mônica e o cebolinha fantasiado de lobisomem se afasta da turma e a Mônica confunde o Lobisomem da Turma do Penadinho, pensando q era o Cebolinha. No final, cebolinha volta e tudo volta ao normal pra curtirem o baile, inclusive com a turma do Penadinho q ficaram mais distante apreciando o espetáculo.

      Sobre as hqs q vc citou, conheço todas, sendo q as da Abril eu as li nos almanaques da Globo. na panini ,essas hqs não foram republicadas, exceção "A mascarada" q foi na Coleção Histórica.

      A turma tiveram muitas hqs de carnaval na Abril e na Globo, vou postar algumas nesse mês. Conheço a propaganda da Um Tema Só 13 , de 1996.

      Quando der, posto essa hq do Monicão, mas não garanto q seja mes q vem. Nessa hq ele já se chamava Monicão, sim.

      Bom carnaval pra vc tbm. Abraços

      Excluir
    2. Ótima capa. As histórias do Parque da Globo eram ótimas, diferente das da Panini, que eram só propagandas dos brinquedos.

      Abraços!

      Excluir
    3. Eram um saco as hqs do Parque da Panini... tbm não gostava. As da Globo eram bem melhores.

      Excluir
  8. Das histórias do parque publicadas na Globo tenho apenas um almanaque temático(AT 23 - Turma da Mônica no Parque), publicado em 2012 pela Panini. As histórias publicadas nele são muito bacanas(principalmente a da Casa do Louco e a da Tumba do Penadinho).

    Há ainda uma história em que o Cebolinha e o Cascão usam armas e também a famosa nota de rodapé: "Nas histórias atuais, não mostramos armas".

    Já pela era da Panini tenho 2 gibis do parque(números 23 e 29) e 4 de depois que o parque fechou(números 82-84). Não parece que é aquele bom e velho parque que conhecemos, e a revista simplesmente continuou porque não era pra acabar a numeração e permanecer como opção de escolha entre os leitores nas bancas, embora não esteja no pacote principal de assinaturas, e sim nos secundários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Almanaque Temático 23 foi interessante pq republicaram todas as hqs de abertura das Revistas Paque da Mônica, do Nº 1 ao Nº 9, de 1993... e colocaram a hq da Nº 19, de 1994 pra ocupar as páginas do almanaque. Ou seja, só clássicos.

      Essa nota q estragou, totalmente desnecessário, porém melhor do q alterar desenhos. As hqs do Parque na Panini eram fracas. Quando o parque fechou continuou com a revista, sendo apenas chamada de "Turma da Mônica".

      Excluir
  9. Eu só tenho uma revista do Parque da Mônica da editora globo, a número 1, consegui encontrar num sebo. Quase não encontro este título nos sebos, exceto da Panini, que tenho 2. Poderia fazer mais postagens sobre a Revista Parque da Mônica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q chato q vc tem só a nº 1 do Parque da Globo. As primeiras edições são dificeis sim de encontrar, mas as ultimas até q nem tanto. Tomara q vc encontre mais. Pode deixar q quando der, posto mais capas e histórias do Parque da Mônica.

      Excluir
    2. O que eu mais gosto nestes gibis, é que eles não focavam num personagem em específico, até a tirinha final era aleatória.

      Excluir
    3. É mesmo, todo mundo ia ao Parque, desde a Turma do Penadinho até a Turma da Mata. Eram muito bons esses gibis do Parque.

      Excluir
    4. sabe me dizer porque em alguns gibis da Mônica do início dos anos 2000 a titinha final era do Bidu e não dela?

      Excluir
    5. Ah deve ser pra promover as tiras dele. Não só dele, como Penadinho tbm. Isso aconteceu nos últimos gibis da Editora Abril e parece q estavam retornando nessa época tbm.

      Excluir