domingo, 9 de fevereiro de 2014

Capa da Semana: Mônica Nº 109

Nessa capa, Mônica obriga o Cebolinha carregue todas as suas compras sozinho. Mesmo com toda a sua força,  ela podia tranquilamente carregar tudo, uma dama não pode carregar compras sozinha.

Sobrou para o Cebolinha agir como um cavalheiro e, de quebra, também ter um castigo por tudo que ele apronta. Chama a atenção a quantidade de coisas que ela comprou. 

A capa da semana é de 'Mônica Nº 109' (Ed. Globo, Janeiro/ 1996).


16 comentários:

  1. Linda a capa. E essa é uma cena meio que normal,se eu não me engano já aconteceu isso algumas vezes. Mas o que acho bonito também são as cores alegres,mas acho que abusaram demais do rosa e do laranja.
    Difícil vc postar alguma de depois de 95.
    Pensei que nessa capa o código de barra já estava transparente.
    E essa revista me pareceu bem grossa.Ou eu estou enganada?
    Vc sabe a partir de quando os gibis da Mônica tiveram mais histórias,fazendo ele ficar bem grosso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma capa normal, bem desenhada. Os códigos de barra ficaram coloridos nos últimos meses de 1996 e um pouco depois é q ficaram transparentes.

      As revistas da Mônica sempre tiveram 84 páginas. às vezes parecia mais grossa por causa do papel q eram mais grossos, tanto na capa, quanto no miolo. Gostava muito quando os papéis eram grossos.

      Sobre o número de hqs, quase sempre foram os mesmos, em torno de 12 hqs por edição, por aí. Se a hq de abertura fosse mais longa, o normal é ter menos hqs na edição, ou vice-versa.

      Realmente, não coloco muita coisa depois de 95, o mais "novo " q coloquei foi 98. Vou dando prioridade em outras coisas e acabo esquecendo de colocar algo depois de 95. O q é certo é q dificilmente colocarei coisas dos anos 2000 em diante, pq tenho poucos gibis a partir daí.

      Excluir
    2. Por favor pode me dizer quando as revistas da Mônica começou a ter mais páginas e ter papéis mais grossos? Eu achei que era a partir do começo de 2000 ou final dos anos 90.

      Todos os gibis que tu posta é do seu acervo? Não há nenhum com a capa amassada ou semi rasgada? Eu acho muito difícil se livrar disso,até para colecionadores.

      Excluir
    3. Quase tudo aqui são do meu acervo, só algumas poucas hqs q pra facilitar eu tiro da internet em vez de escanear.

      Algumas capas faço tratamento quando tem algumas dobras nos cantos, por exemplo, e ajuste de brilho, e outras não. Essa da Mônica não fiz tratamento algum, tá do jeito q se encontra na minha coleção.

      As revistas da mônica passou de 68 p/ 84 páginas em 1982, ainda na Ed. Abril. Sobre os papéis é uma coisa dificil porque na Globo eles viviam trocando os papeis. Ora ficavam mais grossos, ora menos um pouco. Sei q em 1987 eram bem grossos; já em 1997 já era menos. Os da Panini já são finos demais.

      Excluir
    4. Sobre as HQs ser do seu arcevo: suspeitei dês do principio.:D

      Wow!84 páginas já em 1982! Sabe que eu nunca reparei nisso >_< :P

      E valeu para resposta meu caro amigo. Eu acho q somos amigos né :P XD eheheheh

      Excluir
    5. Ah só corrigindo sobre material pós 95, algo mais novo q coloquei foi uma tirinha da magali de 1999, muito boa sinal.

      De nada, somos amigos sim.

      Excluir
  2. Boa capa e tenho essa edição na coleção! xD

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei das capas de 1996, tem algo especial. Aliás, aqui já chegaram os volumes 3 e 4 do pacote especial monica 50 anos. E até a HQ do emerson abreu(mônica #86, desse mês) está com letras digitalizadas! Menos o título. Lamentával. Antes os letristas apenas desenhar o balão e copiar e colar no computador as palavras do acervo digital da MSP. Ficaria melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1996 as cores ficaram mais fortes nas capas e nos miolos tbm e mais pro final do ano, os códigos de barras ficaram coloridos. Talvez isso atraiu mais, pq as piadas sempre foram ótimas em qualquer tempo.

      O pacote 4 das capas da mônica ainda não chegou aqui, mas o nº 3 já. Sobre as letras dos gibis novos estão péssimas. Todas as hqs estão assim digitais, com traços bons ou não. Até a do Cebolinha. Lamentável mesmo. Pra mim é preguiça de fazer a mão.

      Excluir
  4. Hehehe, capa ótima, coitado do Cebolinha! A HQ de abertura ("Os tênis da Mônica") também é muito boa, até virou filme.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cebolinha sempre sofre com a Mônica. A hq "Os tênis da Mônica" é ótima tbm.

      Excluir
  5. KKKKKKKKK! Coitado do Cebolinha. Também, a Mônica é uma donzela, o Cebolinha que tem que ser o cavaleiro.

    Aliás, nessa edição, há a divertida HQ Os Tênis da Mônica. Ela abre com Cebolinha e Cascão dando um tênis pra Mônica e dizem a ela que esses tênis eram para as Olimpíadas do Bairro (de mentirinha). Aí, eles treinam a Mônica, e no dia seguinte, foi revelado que o Franjinha que fez os tênis, e eles eram utilizados para recuperar a força de alguém para o outro. Daí, eles brigam e brigam, e quando Cebolinha vence a Mônica, Cascão tem vontade de usá-los, mas aí Franjinha diz que os tênis tem de recuperar, daí Cascão fica zangado, resmungando e revelando que toda aquela história de olimpíadas era mais um plano infalível. Aí, Mônica arrebenta eles e quando Cebolinha volta a usá-los, a força do Cascão passa para ele, e o Cascão e o Franjinha se dançam no final. E acho que é isso aí.

    Na verdade, não sei se o enredo da HQ é esse, pois só ouvi falar da história quando ela virou desenho no Cine Gibi 2. Você me fale se o enredo é esse? Porque se não for, corriga pra mim, e também fale dela em algum dia. Me fale também se ela já foi republicada. Parece que ela foi republicada entre 2001 e 2002, já que naquela época era permitido republicar histórias desse tempo.

    Então, é isso e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é exatamente esse. Não sei se republicaram em almanaque convencional de 2001/ 02, mas já vi no gibi do Cinegibi 2. Capaz de vc saber.

      Excluir