segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Capa da Semana: Cascão Nº 106

Uma capa bem pra cima mostrando o bloco de Carnaval do Cascão, com presença do Cebolinha, Jeremias e Cascuda, sendo que a piada fica por conta do tambor do Cascão ser uma lata de lixo, bem a cara dele.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 106' (Ed. Globo, Fevereiro/ 1991).


45 comentários:

  1. Capinha bonita. Mas Cascão com lata de lixo? Nem pensar.... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza iam implicar com essa capa e nunca fariam outra assim.

      Excluir
  2. Quando vemos uma capa ou lemos uma história de antigamente da Turma da Mônica, é inevitável não compararmos com o presente. Não se fazem mais coisas boas como antes! Nem capa, nem histórias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O q resta é recorrer aos gibis antigos, pq os novos não dá. Essa capa é muito legal memso e as hqs incríveis tbm.

      Excluir
  3. Não sei se tenho ainda esse gibi, mas com certeza eu tinha. Detesto Carnaval, mas nos gibis até que eles conseguem fazer histórias divertidas com o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não gosto de Carnaval, mas curtia hqs sobre o tema. Eram muito criativos com capas e hqs assim. Hj raramente tem hqs de Carnaval.

      Excluir
  4. Também não curto carnaval, apenas os gibis de carnaval! hahahaha bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... eu tbm não gosto de Carnaval, mas adorava hqs assim.

      Excluir
  5. É bom saber que existem pessoas inteligentes que não gostam de carnaval, porém a capa está bem legal para essa (infeliz) época do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles caprichavam em tudo naquela época. Bom saber q eu não sou o único q não gosta de Carnaval.

      Excluir
    2. Pois é, e agora eu vou morder minha língua. Eu hoje abomino o futebol, mas um dos meus personagens favoritos é o Pelezinho, pelo fato dele ser de outro universo que não da turma da Mônica. Eu nunca li nenhuma hq com as duas turmas juntas. É isso, odeio futebol mas leio Pelezinho, que de longe é bem melhor que os gibis do Ronaldinho Gaúcho e Peydar, digo, Neymar...

      Excluir
    3. As hqs do Pelezinho eram boas pq mostravam realmente a realidade de crianças brincando e jogando futebol na rua, como era mais comum na época e com todas as situações incorretas.

      Se fizessem hqs com o Pelezinho seria a mesma tosqueira do Ronaldinho Gaúcho e Neymar por causa desse politicamente correto. O Cana Braba, por exemplo, nem iria falar palavrão. E teria ainda aqueles traços horrorosos q estão fazendo no "As melhores histórias do Pelezinho".

      Agora só acompanho a Coleção Histórica do Pelezinho e olhe lá porque não dá pra aturar aquela avacalhação q fizeram com eles.

      realmente a Turma da Mônica nunca contracenou nos gibis do Pelezinho, mas já tiveram aparições do Pelezinho nos gibis da turma. Já nos gibis do Ronaldinho Gaúcho a turma lamentavelmente contracenava com ele nos primeiros números.

      Excluir
  6. Fabiano, eu lembro quando vc fez postagem dessa hq lá. Ela é muito boa sim, só não cocnsidero um marco pq era comum hqs desse tipo da turma fazer planos infalíveis pra dar banho no Cascão.

    Nessa, a diferença q foi o Chovinista q o salvou do banho. Mesmo assim é excelente. Aliás, hqs de plano infalível contra o Cascão sempre eram ótimas, por sinal. Pena q não fazem mais hqs assim.

    Sobre as imagens não abrir no blog é pq o site antigo não existe mais e nem no novo colocaram essa hq de novo. Vc podia ter capturado as telas em vez de linkar, mas tbm nao ia imaginar q iam mudar o site né?

    Se der, eu falo sobre essa hq aqui. Abraços e uma boa semana tbm.

    ResponderExcluir
  7. Capa linda Marcos. É impressão minha ou colocaram na capa só os personagens que mais aparece nas histórias do cascão?

    Marcos vc acaso sabe qual foi a primeira HQ que as irmãs gêmeas Cremilda e Clotilde apareceram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usagi, deu impressão q quiseram inovar em vez de colocarem a Mônica e a Magali q seriam de costume, colocaram o Jeremias e a Cascuda. E deu certo, ficou muito bom.

      Fabiano e Usagi, essa hq do Cascão 49 elas apareceram, de fato. mas a estreia realmente das irmãs Cremilda e Clotilde foi na hq "Mania de Limpar o Cascão", de Cascão nº 1, da Editora Abril, 1982.

      Nela, as irmãs se mudam para o bairro e vê o Cascão pela janela, passando em frente a casa delas e resolvem limpá-lo a todo custo, mesmo sem conhecê-lo direito.

      Excluir
    2. Valeuzão!
      Mas se não for incomodo gostaria de fazer mais duas perguntas:
      E aquela história "Adoro esses dias perfeitos" é de que ano?
      Outra pergunta: A partir de que ano que a turma da Mônica ficou com o visual mais fofinho,como conhecemos hj? Eu pensei que era dês de 79.

      Excluir
    3. Usagi, não tô lembrado dessa hq "Adoro esses dias perfeitos', pelo menos por só por título. Fale um pouco como ela é pra ver se eu lembro.

      Os traços do jeito q a gente conhece foi a partir de 1982, mas eles estavam sendo arredondados aos poucos desde 1977, sem contar a fase dos "superfofinhos" em que apareciam extremamente redondos em algumas histórias entre 1977 a 1979.

      Excluir
    4. Tinha no antigo Site da Mônica. Onde não lembro quais das suas gêmias começam falando que adora aqueles dias ensolarados e alegres,pelo menos até aparecer várias vezes o cascão para estragar o seu dia,principalmente deixa-la suja. Certo momento ela pergunta pq ele não para quieto, então ele relata que o dia está perfeito para sair,brincar e etc...é claro sem sinal de chuva.
      No fim ela acaba gostando dos dias chuvosos e nublados,pois o cascão está trancado em casa.

      Excluir
    5. Ah tah, lembrei dela. É de Cascão nº 303 - Ed. Globo, 1998

      História legal mesmo.

      Excluir
    6. Valeuz!
      Ah eu adoro as histórias com elas e o Chovinista.
      Queria até que vc posta-se uma HQ em que o Cascão quer escovar os dentes do porquinho(P.s.: ele não pôs água na pasta) é que eu não me lembro de final.
      Tenho muito isso,me lembro de histórias de gibis que eu tinha,mas não me recordo do fim >_<

      Excluir
    7. Não sei se tenho essa hq... é da mesma época dessa hq da Cremilda e Clotilde de 1998?

      Excluir
  8. o cascão e as suas divertidas capas e historias , marcos vc não esta tendo tempo para fazer as postagens pq ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas do Cascão eram excelentes. Sobre postagens, eu não sou de postar todo dia, costuma de de 2 a 3 dias, depende do tempo, do trabalho, etc. Postagens mais elaboradas leva um certo tempo pra fazer, nem tanto pra escrever, mais para procurar e escanear as imagens.

      Excluir
    2. vc trabalha com o que ?

      Excluir
  9. Capa muito bacana. Pena que não fazem mais dessas hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fazem mesmo... nem os desenhos são iguais a esse. Uma pena.

      Excluir
  10. Eu achei o Cebolinha estranho nessa capa '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ficou de frente e o nariz ficou voltado pra cima em vez pro lado. Achei bacana.

      Excluir
    2. Também achei o mesmo , o cebolinha ficou os olhos um pouco pra frente .

      Excluir
    3. Podia os olhos ficarem mais ao centro.

      Excluir
  11. Muito boa..não tinha visto essa capa antes...vamos entrar no clima!(vc viu o cd que saiu essa ano de carnaval da turma..pra baixar?)! xD

    ResponderExcluir
  12. Essa capa é muito bacana mesmo... e não sabia desse CD disponível pra baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra quem tem Ipad e essa coisas,rs..ve lá no face! ;D

      Excluir
    2. Tava por fora... no site da Turma da Mônica também tá mostrando. :D

      Excluir
    3. Não, Natalia, pelo q entendi tem q pagar 1 dolar por música.

      Excluir
  13. Tenho esse gibi, mas não tem nenhuma história de "ahrg" Carnaval, e lembra muito a capa da HQ do Cebolinha Nº 74 de 1993, e nessa sim tem uma história de Carnaval, onde o Cascão aparece fantasiado de lata de lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nesse gibi do Cascão 106, só a capa que foi carnavalesca. Já no gibi do Cebolinha 74, a capa fez alusão à hq de abertura. Os 2 gibis muito bons.

      Excluir
  14. Oi, Marcos. Olha, eu achei muito bem criativa essa capa de carnaval do Cascão. Afinal, lixo tem tudo a ver com ele. Mas o Cascão brincando com lixo hoje em dia, nem pensar.

    Aliás, nessa edição, tem uma HQ do Cascão com seu porquinho Chovinista que considero marcante. Se chama Águas Passadas Não Lavam Porquinhos. Nela, vemos que o Chovinista tá mais pra anjo da guarda do Cascão (depois do Anjinho, claro) do que porquinho de estimação, porque ele sempre fareja água quando alguém queria limpar o Cascão, assim como o Cebolinha e a Mônica.

    Aí, cansados do Chovinista farejar água, eles fazem um plano. Eles trocam o verdadeiro Chovinista por um porquinho sujinho chamado Gordurinha, um porquinho de um tal de Paulinho. Só que ao invés de farejar água, ele fareja espiga de milho. Aí, Mônica percebe que sem o Chovinista, o Cascão não iria ter mais alarmes contra banhos.

    Depois, o Cascão tira um cochilo e o Chovinista percebe um som de torneira vazando. Só que essa "torneira vazando" é na verdade uma armadilha. Aí, Mônica explica o plano B pro Cebolinha. Eles montaram um super chuveiro cheio de xampus e perfumes, e quando o Cascão pisar no botão, eles mudam o nome dele de Limpão. E pro Gordurinha iria ser fácil, porque perto do botão, tinha umas espigas de milho, como eu já disse que ele os farejava. Mas enquanto isso, o Chovinista achou que roendo a corda da armadilha iria ser o jeito dele sair de lá. Aí, quando o Cascão acorda, o Gordurinha fica louco com as espigas de milho, e nesse momento o Chovinista sai da armadilha, porém Mônica e Cebolinha não os deixam sair. Mas por um triz, Chovinista salva o Cascão de apertar o botão, porém ele empurra o porquinho, deixando ele mesmo apertar o botão. E assim, Mônica e Cebolinha acharam que deram um banho no Cascão, mas foi um banho no Chovinista. Aí, Cascão fica muito triste e tenta dar um banho de lama pra ele, mas ele o recusa. No final, descobrimos que o Chovinista ainda fareja água, mas ele adora quando a encontra.

    Resumindo, é uma HQ muito bem elaborada pra época. Cheia de ação, aventura e emoção, deixaram a HQ mais clássica ainda. Principalmente, pelo fato do Chovinista sempre ter ajudado o Cascão, mas quando ele ficava sujo de vez em quanto, ele sempre tomava banho, deixando Cascão com ciúmes.

    Porém, o que me deixa irritado é o fato de que a capa da edição é de Carnaval. Vamos fingir que tinhamos 5 anos na época. A gente via essa edição num jornaleiro pertinho de casa, ficávamos com vontade de comprá-la, mas quando a gente abria a edição, não tinha de Carnaval. Isso me lembra muito bem as edições Cebolinha # 74 (Ed. Globo, 1993), Mônica # 174 (Ed. Globo, 2001) e Parque da Mônica # 14 (Ed. Globo, 1994), porém as capas da edição fizeram muito bem alusão das HQs de abertura, não como essa do Cascão. Revoltando, não é mesmo?

    Mas não tem problema. Porque tem muitas HQs do Cascão de 1991, que queria que você falasse um dia. Sejam elas clássicas ou sejam elas nem muito clássicas, mas que já foram republicadas um dia. A seguir, segue-se a lista:
    - Tá Morto! Ou Não? (CC # 104)
    - Um Estranho Fora do Ninho (CC # 105)
    - Futemania (CC # 108)
    - Cascão de Braço Quebrado (CC # 109)
    - Coração Sujinho (CC # 110)
    - Influências Opostas (CC # 111)
    - A Arte (CC # 117)
    - O Mais Sujo do Mundo (CC # 118)
    - Papo Sério (CC # 121)
    - Vida de Circo (CC # 122)
    - Luta de Classes (CC # 123)
    - Caidaço de Paixo (CC # 124)
    - Longe de Tudo (CC # 125)
    - O Amnésico (CC # 126)
    - O Dia D (CC # 129)

    Taí então a lista de algumas HQs do Cascão de 1991. Queria saber se você conhece a maioria dessas HQs. Também queria perguntar se a maioria já foi republicada. Por exemplo, a HQ Luta de Classes (CC # 123, Ed. Globo, 1991) já foi republicada no Almanacão Turma da Mônica # 20 (Ed. Globo, 2004). Então, beleza, não se esquece de responder as minhas perguntas e muitos abraços pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a capa não acho revoltante não ter hq de Carnaval no gibi. Afinal, as capas faziam piadas e não tinham obrigação de ter hq de carnaval só pq a capa era com esse tema. E as hqs são ótimas, como essa "Águas passadas não lavam porquinhos". às vezes tinham capas de natal, mas nenhum hq assim por dentro. Ou vice-versa.

      Sobre essas hqs de 1991 são ótimas mesmo, tenho todas. Quanto a republicações a maioria forma republicadas a partir de 2002, e outras nunca foram. Da sua lista nunca vi republicadas "Um estranho no ninho", "Coração sujinho", "A arte" e "Vida de circo", por exemplo.

      Abraços

      Excluir
    2. Bom, Marcos, dessas HQs que você não sabe se foram republicadas, só a HQ Vida de Circo nunca vi republicada. Mas sei que a HQ Um Estranho Fora do Ninho foi republicado no Almanacão Turma da Mônica 17 (Ed. Globo, 2002), a HQ Coração Sujinho foi republicada em Almanaque do Cascão # 73 (Ed. Globo, 2003) e a HQ A Arte foi republicada no Almanacão Turma da Mônica # 18 (Ed. Globo, 2003).

      Eu sei que foram publicadas, pois eu comprei os almanaques na época. Quanto a você, talvez o motivo de não saber foi porque na época, você não lia mais a Turma da Mônica. É esse o motivo? Se não for, diz o motivo de não saber, tá bom?

      Excluir
    3. Sim, eu não colecionava mais naquela época. Valeu pelas informações.

      Excluir
  15. Curiosamente apesar da capa dessa edição ser de carnaval , não teve nenhuma história ligada ao tema . foram todas normais para a sua epóca .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só a capa carnavalesca. Histórias todas normais.

      Excluir