sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Bidu: HQ "Cachorro de Aluguel"

Compartilho uma história do Bidu mostrando um pouco dos bastidores das histórias em quadrinhos. Ela tem 6 páginas e foi publicada em 'Cascão nº 111' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cascão nº 111' (Ed. Globo, 1991)

Nela, Bidu está prestes a começar mais uma de suas histórias com bate-papo com a Dona Pedra, quando, de repente, chega um casal de cachorros. Eles já chegam reclamando que o espaço é apertado, empoeirado e mal decorado.


Bidu fica sem entender nada e irritado com o casal por ter interrompido a sua história e pergunta a eles o que estão fazendo ali. Eles respondem que vieram ver o aluguel do imóvel, que no caso eram os quadrinhos da história do Bidu. Eles viram anúncio no jornal e foram conferir. Bidu fica uma fera e fala que não está alugando nada. 

Com isso, o casal mostra o anúncio a ele, inclusive falando que era pra tratar com o personagem principal. Bidu afirma, então, que foi erro do jornal e que ele não está alugando quadrinho nenhum. O casal vai embora, pensando em alugar quadrinho do Chico Bento por ter uma vista mais bonita.


Bidu tenta voltar a história, mas quando vira as costas ver outro cachorrão sentado em cima da Dona Pedra, com jornal debaixo do braço. Ele disse que veio por causa do anúncio do aluguel, e Bidu, já sem paciência e irritado, grita que não está alugando quadrinho nenhum. Quando ele vai embora, Dona Pedra avisa para ele dizer o mesmo para 3 cachorros que estavam a espera para alugar os quadrinhos. Mais uma vez Bidu expulsa os cachorros. E ainda mais um que veio depois.


Quando pensa que tudo se acalmou, eis que surge Bugu para atrapalhar mais a situação. Bidu fala para ele que se já não bastassem os loucos querendo alugar os quadrinhos, ainda tinha que aturá-lo. Bugu pergunta se ele alugou quadrinho para alguém, e aí Bidu descobre que foi o Bugu que colocou o anúncio do aluguel no jornal, sem autorização, só para ganhar um dinheiro à sua custa.  


Bidu pergunta ainda como os leitores iam ficar sem suas histórias e Bugu fala que seria do mesmo jeito, só que os inquilinos ficariam no canto dos quadrinhos e ele só faturando. Bugu lamenta por ter chegado atrasado, e Bidu comenta que errou no anúncio que era para falar com ele. Bugu fala que não, porque quando falou em personagem principal era ele, e não o Bidu. O Bidu podia ser o titular, mas o mais querido era o Bugu. 

Foi a gota d'água pra o Bidu chutar o Bugu, expulsando mais uma vez das suas histórias. E para sacanear mais ainda, no final, o Bidu ainda entrega ao Bugu uma conta de aluguéis atrasados. Afinal, o Bugu o aluga há anos e nunca pagou nada.


Acho uma história bem legal, mostrando a metalinguagem dos quadrinhos. Coloquei completa na postagem. Interessante a proposta dos quadrinhos serem alugados, como se fossem um apartamento ou uma casa. Acho engraçado o Bidu perdendo a paciência com o Bugu. No fundo, ele tem medo do Bugu tomar o seu lugar nas histórias. Gosto também quando o Bidu chutava o Bugu no final das histórias, coisa que infelizmente não tem mais atualmente. 


Os traços dessa história ficaram bem caprichados, são bem grossos e até mostra outros ângulos do Bidu e do Bugu, não muito comuns. Sem dúvida, o Bidu é o personagem mais odiado pelos leitores, junto com o Astronauta e o Horácio. Muitos pulam suas histórias. Eu gosto de todos os personagens. Com bom roteiro, qualquer personagem é bem vindo. 

48 comentários:

  1. Admito que eu pulava as HQs da Tina, do Horácio e do Astronauta :S
    Tenho essa HQ em algum almanaque do meu armário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até q não pulava histórias de ninguém, no máximo podia deixar pra ler no final por ter uma leitura mais complexa. Tbm era raro isso.

      Legal q vc tem essa hq do Bidu. É bacana.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. E ainda tem uma referência à crise economica....kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. nas hqs antigas costumava ter às vezes alguma crítica social. Muito bom.

      Excluir
    2. Ô Marcos, se nas HQs antigas tinha às vezes algumas críticas sociais, você sabe se nos gibis atuais as histórias não retratam mais esse tema? Talvez porque é proibido coisa de adulto num gibi infantil ou por causa do politicamente incorreto. Abraços!

      Excluir
    3. Se acontece é raramente pq não acompanho. Dentre os q li, nunca vi. Abraços

      Excluir
  3. "Interessante a proposta dos quadrinhos serem alugados, como se fossem um apartamento ou uma casa"
    Também achei muito interessante isso. Os roteiristas as vezes tem uma visão multidimensional das coisas. E aí surgem roteiros ou ideias, nunca pensados ou vistos. Acho que é bem o caso dessa hq do Bidu. Uma curiosidade que foi gostoso recordar. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os roteiristas tinham boa imaginação. Em uma época q eles podiam tudo e tinha mais liberdade de criação, tinha essas pérolas. Hq muito bacana essa do Bidu. Sempre bom recordar hqs boas assim.

      Abraços

      Excluir
    2. Isso é verdade. Tanto é que em um Almanaque Temático que tenho há avisos de que "o Bidu não solta urina no poste" ou "o Cascão não brinca mais com o lixo.

      Excluir
    3. "o Bidu não solta urina no poste"

      Uma das coisas mais ridículas da MSP atualmente. Agora vão ensinar cachorro a não mijar nos postes. É cada coisa...

      Excluir
    4. Pois é Marcos, eu também prefiria mil vezes a época em que o Bidu e os cachorros da turma soltavam xixi no poste. A MSP tem cada uma...

      "O Bidu não solta urina no poste"

      Abraços!

      Excluir
    5. Muita preocupação boba por parte deles... Abraços

      Excluir
    6. O Bidu não faz mais xixi nos postes desde 83, pois a Turma da Mônica começou a ser vendida no Japão, e lá cachorro não faz xixi nos postes, então a MSP teve que tirar essa mania do Bidu por causa dos japoneses.

      Excluir
    7. Em 88 ainda fazia xixi nos postes sim, como aconteceu na história de Cascão Nº 41,se não me engano, e em outras depois disso ainda. Não sei a data certa quando pararam com isso, mas creio que no final dos anos 90.

      Excluir
  4. Legal essa historinha. Mas achei esquisito uma coisa, depois que o Bidu chuta o Bugu eu sempre achei que ele saia da história,ou de cena mesmo,mas não apareceu ele na outro quadrinho bem mais longe.
    Eu sinceramente sempre gostei das histórias do Bidu simples,aquelas que ele conversava com tudo,exceto os humanos. Mas os enredos dele com o Bugu e o Manfredo também são legais.
    Nunca pulei nenhuma história das outras turmas.

    Fiquei realmente feliz em ver uma história do Bidu e da década de 90. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente quando ele era chutado, ele caía pra fora do quadrinho. Nessa hq, para dar graça, prolongou a cena do chute e aí ele só foi chutado um pouco mais longe, permanecendo na hq. Um ótimo final.

      Tbm gosto das hqs do Bidu conversando com objetos. Ele tem várias faces e não fica só seguindo uma só característica e isso é bom.

      Essa foi a primeira hq do Bidu no blog realmente, mas tem outras hqs dos anos 90 por aqui.

      Excluir
    2. Eu nunca vi uma história em que ele permanecia ainda dentro do quadrinho.
      Alias também nunca havia visto essa história. Para falar a verdade,raramente vc posta uma que eu conheça ou tenha a revista.

      Queria perguntar a ti,se há alguma história do Astronauta em que a Ritinha se arrepende de ter deixado o seu ex-namorado.Nunca vi um enredo assim,geralmente é o personagem principal que sofre e as vezes lamenta não poder estar sempre na Terra e etc. Mas não precisava ser algo nitido,mas que desse essa ideia. Ultimamente eu tenho pensado se haveria um enredo assim, eu gostaria que tivesse.

      Excluir
    3. Sim, tem algumas q o Bugu fica dentro do quadrinho, mas são raras e mais pra dar graça nas histórias, como essa.

      Sobre a Ritinha, tem uma q não chega a ser arrependimento, mas no enredo ela fica lembrando do Astronauta e comentando com o seu marido como seria sua vida se tivesse casado com o Astronauta. É de 'Cebolinha nº 71', de 1992.

      Atualmente, não acredito q façam hqs com esse enredo.

      Excluir
    4. A mais legal com o Bugu é quando o Bidu dá um chute estilo Mônica,isto é,jogando ele no espaço sideral. XD Foi na história onde esse cachorro amarelo queria entrar no livro dos recordes,o enredo desse é bem bolado.

      Falando nisso agora,eu fiquei pensando se essa história da Ritinha era a que eu vi no Almanaque do Astronauta Número 1. Mas acho que não,pq esse que eu vi,ela não fala como seria a sua vida e sim Bonifácio diz que seria melhor que o seu filho iria querer o Astronauta como pai,por ser famoso e cheio de histórias para contar.
      Eu até gosto das histórias assim do Astronauta em que ele pensa numa vida pacata casado com a Ritinha(No espaço é bem mais interessante), dá uma história bem legal. Até me lembra de uma em que Pipa e Zecão se casam mais no final ele pede para o desenhista apagar tudo,porque pareceria que eles estavam imitando um outro casal,que teve dois filhos e se separou,parece que eles não queriam esse final e sim continuar eternos namorados.Eu queria lembrar direito dela,principalmente a fala final do Zecão.
      Desculpe digitei muito.

      Excluir
    5. Da hq da Ritinha, capaz de ser a mesma sim desse almanaque. Não lembro de muitos detalhes dela. Lembro q começa com a ritinha olhando pro céu e acho q o marido dela se chamava Bonifácio e era loiro. Como não tenho esse almanaque, nao dá pra confirmar.

      Sobre essa hq da Pipa e do Zecão não to lembrado, mas parece q é boa, do tempo q eles tinham hqs boas. Realmente, o Zecão sempre enrolava a Pipa para se casarem.

      Excluir
    6. Vc se lembra do titulo da história? No meu almanaque é "Ritinha e Bonifácio",com a sua discrição eu tenho quase certeza que é essa história mesmo.

      Excluir
    7. Só procurando aqui e depois te falo. Deve ser essa, sim. O marido dela se chamava Bonifácio

      Excluir
    8. Marcos, eu acho que você fez um erro aí: A história Ritinha e Bonifácio não é de Cebolinha # 71, de 1992, ela é de Cebolinha # 70. Sei muito bem, porque eu baixei, há muito tempo, esse Cebolinha # 70 da Internet, porque eu não tenho.

      Então, resolvi corrigir esse erro, e tomara que eu encontre o Cebolinha # 70, ele é muito bom, só histórias boas. Abraços!

      Excluir
  5. Muito boa história! Pra variar, não conhecia essa. Verdade que os leitores costumam pular histórias do Bidu, Horácio etc? Que triste! Gosto muito desses personagens. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Natália... conheço muito gente q pulavam hqs do Astronauta, Bidu, Horácio e até da Turma da Mata, simplesmente porque não gostava dos personagens.

      Eu gosto de todos, só quando criança gostava menos do Horácio por não ter entender as hqs, mas mesmo assim eu não pulava, apenas não entendia. bjs

      Excluir
  6. Eu lia as histórias do Bidu até as de 95, depois ficaram chatos pra cac*te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só o Bidu, mas as hqs de toda a turma começaram a ficar chatas depois de 95. Claro q isso foi aos poucos e desde q foram pra Panini piorou de vez.

      Excluir
  7. Não conhecia essa história, ela é ótima. Gostei da ideia de alugar o quadrinho. Sempre gostei das histórias do Bidu e também nunca pulei histórias de nenhum personagem, sempre li o gibi na ordem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma hq muito legal, sim. Eu tbm lia todas as hqs dos gibis.

      Excluir
  8. Hqs do Bidu mostrando bastidores sempre tiveram, desde a época da Abril. pra vc pode ser q de tão repetitivo aí cansou.

    Hqs de todos os núcleos não estão boas atualmente no geral. Infelizmente, eles preferem do jeito q está. Se não se preocupassem tanto com o politicamente correto, iam ficar melhores. Parece q a intenção deles é agradar apenas as crianças. Não tenho esperanças de melhoras a esse ponto, o jeito é curtir as antigas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu não entendo como o pessoal não gosta das histórias do Bidu. Horácio e Astronauta até tudo bem, ainda dá pra relevar, mas essas do Bidu são pura diversão.

    Essa aí é bem legal. Bugu sempre levando a pior rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gosto do Bidu, principalmente hqs com o Bugu e com o Bidu conversando com objetos.

      Excluir
    2. Pois é, Marcos! Eu também não entendo por que o pessoal não gosta do Bidu. Pô, eu gosto muito dele. As HQs dele conversando com os objetos e HQs dele com o Bugu são e sempre serão as melhores, apesar de que hoje o Bidu não pode mais chutar o Bugu, porque é violento e agressivo.

      Também não sei porque todo mundo não gosta das histórias do Astronauta e do Horácio. As HQ do Astronauta são excelentes, as do Horácio até que são boas, mas só as engraçadas, já as mais sérias e as mais filosóficas são muito chatas.

      Então, por favor, diga se você gosta muito desses personagens, principalmente o Bidu, porque odiá-los é uma falta de sacanagem! Abraços!

      Excluir
    3. Eu gosto de todos os personagens, a que menos gosto é Turma da Mata, mas mesmo assim gosot rs.

      Excluir
  10. Marcos, eu adorei ver você falar dessa HQ do Bidu. Juro que eu não a conhecia quando criança, mas ela é bem engraçada, dá até vontade de ter o gibi original pra ter na minha coleção.

    Mas caso você não tenha almanaques dessa época, essa HQ foi republicada, de acordo com o Guia dos Quadrinhos, no Almanaque do Cebolinha # 68, de 2002. Só não tenho tanta certeza assim, pois eu não tenho esse almanaque, então não tem como confirmar se foi republicada mesmo ou não.

    Mas sabe, vendo essa postagem, acabei lembrando de outra HQ do Bidu desse ano, 1991, que queria tanto que vc falasse aqui. O nome dela é Tudo Errado, e foi publicada em Mônica # 53.

    Sério, essa HQ do Tudo Errado é tão engraçada, mas tão engraçada, que só de ver o nome errado do Bidu, que no título era Bridu, já deu muitas risadas quando começo a ler, sério!

    O enredo dessa HQ, como o próprio título diz, é quando aparece vários hilariantes erros numa HQ comum do Bidu, e o Manfredo vai ajuda-lo em situações, como o nariz dele que vai se tornando em branco, do nada. E a história fica ainda mais complicada, quando o Bugu aparece para irritá-lo. No final, todos os erros são corrigidos e a história volta ao normal, menos o fim, que aqui foi simplesmente FÃO!!! KKKKKKKKKKKK!!!!!

    Sério, Marcos, uma HQ tão hilariante que nem essa você não pode deixar de fora nesse blog, é muito engraçada, gozada, hilária, enfim, TUDO DE ENGRAÇADO!!!

    E creio que você não sabe se ela foi republicada, né? Sim, ela foi republicada, foi no Almanaque da Mônica # 88, de 2002, mas se essa HQ fosse republicada na Panini, creio que iram alterar os nomes do pessoal da MSP que trabalhava em 1991, como a Rosana Munhoz, que já morreu em 1996, a Olga, o Kazuo, a Marli, etc...

    Então, eu tô espero gentilmente você falar dessa HQ do Tudo Errado, uma das HQs mais hilariantes do Bidu que eu já li. E lembre-se que essa HQ é bem lembrada pra mim, só por causa dos nomes "Bridu" e "Fão". Ah, sim, o Bugu também teve seu nome errado nessa HQ e foi "Brugu".

    Mas é isso, quem sabe vc fale dessa HQ que eu citei, diga se o enredo é esse mesmo e diga se você também acha essa história hilariante de engraçada. Tô esperando, hein? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço essa hq. o enredo é esse. Quando der, falo dela.

      Excluir
    2. Cê tem como postar aquela história sem título do bidu publicada no gibi Nº2 do cascão na abril?

      Excluir
    3. Tenho que procurar aqui pra ver se tenho em algum almanaque, se der eu posto.

      Excluir
  11. O bugu é o meu personagem favorito, eu odeio quando ele se dá mal, mas uma pergunta Marcos, o que vc achou justo terem tirado do politicamente incorreto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bugu é legal, mas até que gostava ele se dando mal, azucrinava demais o Bidu. Foi bom ter tirado maltrato com animais e excesso de bandidos, embora errado terem tirado de vez, uma ou outra vez, sem problema..

      Excluir
    2. Vc tem a história médico canino do cascão 1 da Panini? Pq se tiver, posta

      Excluir
    3. Brunão, eu tenho essa edição. Quando der, eu posto.

      Excluir