quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tirinha nº 10: Cascão

Super-heróis sempre foram presença constante nos gibis da Turma da Mônica. Normalmente, com nomes parodiados, sempre foram motivos de histórias boas.

Nessa tirinha, o "Super-Homão" atende a um chamado do Cascão, mas para sua surpresa não é um serviço que ele acostumado a fazer.

Ela foi publicada originalmente em 'Cascão nº 16' (Ed. Globo, 1987).


25 comentários:

  1. Kkkkk...as historias de herois sao quase sempre muito boas, e de viloes tambem. O almanaque tematico desse mes é sobre super-herois, acho que vou comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano já teve um almanaque temático de Super Heróis

      Excluir
    2. Tirinha legal mesmo. Sobre Almanaque Temático de heróis, ja tiveram vários tanto na Globo quanto na Panini, só q normalmente era com o Cascão, dessa vez é com o Cebolinha.

      Excluir
    3. Eu tenho um almanaque temático do cascão com o tema super heróis. Provavelmente esse que o Pedro Carlos citou.
      E é muito bom.
      Se reparar bem,com o sucesso daquelas séries japonesas nos anos 80,ouve muitas historinhas as parodiando.
      Sim a maioria dos super heróis aparecem nas histórias do Cascão,parodiado ou só como um tipo de citação,quando ele se imagina como o tal herói.
      Lembrado do super herói preferido dele O capitão Pitoco :P
      Realmente diferente esse Super Homão (algumas vezes nos gibis dizem superomão ) com uniforme cinza, essa cor acho que só o Batman usa.
      Pena que raramente vemos uma paródia do Chapolin Colorado XD

      Excluir
    4. Hqs com super-heróis já tiveram com todos os personagens, porém é mais frequente com o Cascão. Eles parodiavam mesmo seriados japoneses, como Jaspion, Changeman...

      Nessa tira realmente não seguiram as cores fieis do Super-Homem. Mas tem hqs q eram idênticas.

      Excluir
  2. Pô hein, Marcos? Essa tirinha do Cascão é sensacional, muito bem criativa. E se não me engano, acho que vi essa tirinha no Almanaque Um Tema Só # 40 - Cascão Super Heróis (Ed. Globo, 2003). Mas foi nesse almanaque mesmo que republicaram.

    Acredito que em 2003, ainda estavam republicando as primeiras histórias da Turma da Ed. Globo de 1987.

    Aproveitando que super-heróis sempre fizeram presença na Turma da Mônica, você devia falar do novo Almanaque Temático do Cebolinha que saiu este mês que é sobre super-heróis, e logo pela capa, começo a acreditar que vou querer compra essa edição. Acho que devem estar republicando histórias velhas da Turma de 1987 a 1992, e acredito que também estão republicando histórias da Ed. Abril.

    Nesse almanaque novo, tomara que estajam republicando a divertida HQ do Cebolinha O Supercebola (CB # 38, Ed. Globo, 1990). O problema é que nunca li essa HQ e nem conheço e nem sei se ela foi republicada. Mas quando eu comprar o almanaque (se eu puder, né), tomara que seja divertida. Você conhece essa história? Sabe se ela já foi republicada? Aguardo resposta.

    Mas é lógico, além do Almanaque Temático, você devia falar dos almanaques comuns deste mês. Mas as HQs de abertura eu já conheço a um tempo.

    No Almanaque da Mônica 43, republicaram a emocionante HQ A Quem Eu Puxei? (MN # 65, Ed. Globo, 1992). Nela, Mônica queria saber a qual parente da família dela ela puxou. Mas eu nem preciso dizer quem foi, pois eu já conheço esta história a muito tempo, quando eu li ela no antigo site da Turma da Mônica. E acredito que você também conhece, né?

    Mas tem um problema: Você sabe se essa história já foi republicada em algum almanaque da Globo antigamente? Eu acredito que foi republicado em um almanaque da Mônica de 1997 ou 1998, já que naquela época, era permitido republicar HQs até 1992. Aguardo ambas as respostas.

    No Almanaque do Cebolinha 43, republicaram a HQ O Plano Roxo (CB # 107, Ed. Globo, 1995), que pra mim merece ser chamada de clássica. Conta sobre Cebolinha e Cascão fazendo um plano infalível usando a sombra roxa para olhos da mãe do Cascão, pra fingir a Mônica de que eles ainda estão apanhados. Muito boa a HQ. Tanto que li pela primeira vez no almanaque Um Tema Só # 41 - Cebolinha Planos Infalíveis IV (Ed. Globo, 2004). E eu até baixei na Internet o gibi original. E gostaria de saber se você conhece a HQ e, se Deus quiser, você fale dessa história um dia.

    Parece que nos almanaques atuais do Cebolinha estão republicando HQs do final dos anos 90. Eu queria tanto que republicassem pelo menos uma HQ do Cebolinha da Ed. Abril. Você também acharia que deviam republicar essas HQ? Espero sua resposta.

    E pra finalizar, no Almanaque do Cascão 43, republicaram a HQ O Truque das Bolinhas (CC # 386, Ed. Globo, 2001). Essa HQ eu não conhecia, mas acho que mostra o Cascão tentando fazer malabarismo com bolinhas, mas não consegue. Se não me engano, acho que é esse o enredo da HQ. Você também acha que é esse o enredo da HQ? Já leu ela? Aguardo resposta.

    Apesar da HQ de abertura ser nova, acredito que nesse almanaque estão republicando HQs dos anos 80 e 90. Por exemplo a HQ do Rolo Paquera na Praia (MN # 11, Ed. Globo, 1987).

    E é isso, era isso que eu tinha pra falar sobres os almanaques da Turma deste mês. Espero que você fale delas um dia. E sobre o resto das revistas deste mês, nenhuma delas me interessou, a não ser a do Cebolinha e do Cascão. Mas não devem ser boas, eu prefiro os almanaques.

    Então é isso, falei bastante coisa e espero que você tenha gostado e por favor, fale se você as HQs citadas aí e fale se você não está interessado no resto das revistas deste mês. Até logo e muitos abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais temo nesses almanaques temáticos é que as histórias também podem ser editadas.
      Essa história do "Truque as bolinhas" eu tenho em gibi.
      Também tinha o "Quem eu puxei?",mas a revista sumiu,só fui relembrar a história por causa do ex-site de Mônica.

      Excluir
    2. Em 2003, republicavam hqs de 1987, só q não era frequente isso. Creio q republicavam as q estavam faltando pra republicar.

      Eu conheço a hq "Supercebola", com o seu Cebola de herói. Seria legal se republicassem. A hq "A quem eu puxei" foi republicada pela primeira vez no Almanaque da Mônica nº 61, de 1997.

      "O plano roxo" é muito engraçada. "O truque das bolinhas" tbm conheço, da verdadeira revista do Cascão nº 500, contando as 2 editoras. Seria bom se republicassem hqs da Ed. Abril, sim.

      Já as revistas do mês só me interessou a da Mônica. Sobre o Almanaque temático desse mês, só vou fazer postagem se eu comprar, ou se tiver muitas alterações ridiculas como aconteceu no nº 28 do Cascão Brincadeiras.

      Sim, Nick, os Almanaques temáticos podem ter alterações ridículas, como falei aqui:
      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/11/almanaque-tematico-n-28-e-outros.html

      Excluir
    3. Daniel, Os almanaques desse mês eu não comprei nenhum, como sempre, pq tenho todas as hqs. Aí como não comprei, não vou fazer postagem. Mas falo aqui brevemente como eles estão, a quem interessar:

      No Alm. Mônica hq de abertura de MN # 65, de 1992... hqs de miolo variando de 1990 a 1995 e tem outra hq de abertura muito boa, a "Nem Froid Explica", em q eles vão a um psicólogo, de MN # 59, de 1991 no final.

      No Alm. do Cascão, hq de abertura de CC # 286, de 2001 (a verdeira nº 500)... as de miolo do Cascão são de 1990 e 1991, as dos outros personagens 1989 a 91... e tem uma da Tina e Rolo de 2003 pra estragar, com aqueles traços horríveis da Tina.

      No Alm. do Cebolinha, hq de abertura de CB # 107, de 1995 e as de miolo todas dos anos 90, a partir de 1995. O destaque q tem uma hq deles imitando o Coiote e Papa Leguas, de CB # 132, de 1997.

      Excluir
    4. Eu coloco nick,pq Usagi chan é o meu nick e não meu nome.
      Eu lembro desse post,sei muito bem que qualquer almanaque pode ter alterações,até temáticos.
      Acho que o único perdoável é os almanaques antigos que mudavam a data na qual aquela história foi publicada originalmente.

      Excluir
    5. É, nos almanaques antigos, só mudavam datas, isso quando alteravam. Hj tá uma paranoia sem tamanho e querem mudar tudo q vê pela frente. Isso estraga completamente as hqs.

      Excluir
    6. A história do Supercebola com o pai do cebolinha como herói saiu no almanaque temático (eu comprei). Tb tem alterações, Marcos (eu não sou boa como vc para reparar, mas vi que colocaram cartazes no muro). Gostei das histórias (a maioria eu não conhecia). Pra mim, valeu a compra! bjs

      Excluir
  3. Pobre super-homão ser chamado por tão pouco! (que pro cascão era mto hahahaha) bjs

    ResponderExcluir
  4. Hahaha...muito boa,nunca tinha visto essa! XD

    ResponderExcluir
  5. Marcos, dei uma boa olhada no trabalho que vc tá fazendo nesse blog e tá showzaço! Os textos estão muito bons, com muitos temas interessantes (achei "personagens esquecidos" sensacional!), várias páginas de gibis escaneadas... Tá excelente! E eu, sendo fã da Turma da Mônica desde que aprendi a ler, preciso te perguntar: lembro de uma história em que o Cascão sofre amnésia, ou algo do tipo, e pensa que é um tubarão (se não me engano, tinha a ver com o filme Tubarão). Lembro que aparecia um "tum tum tum" simulando a música do filme, o cabelo do Cascão tinha a forma de uma barbatana e ele tinha os olhos vidrados. Estou à procura dessa história há anos mas nunca encontrei em nenhum sebo. Você conhece? Se tiver, por favor me avise!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, infelizmente eu não conheço ou não to lembrando dessa hq. Se eu encontrar por acaso, eu te aviso aqui ou em outra postagem qualquer.

      Q bom q tá gostando do blog. Valeu! Abraços

      Excluir
    2. Rodrigo, essa HQ chama-se "Cascão, o tubarão" e é da revista Cascão # 292 da Globo, de 1998. É bem legal, esse eu tenho na coleção.

      Excluir
    3. É mesmo, eu tenho essa revista, mas nem lembrava mais dessa hq. É boa, sim. Valeu Presidente.

      Excluir
  6. Hehehe, tirinha muito boa. Pobre Cascão!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ele uma torneira gotejando é a pior coisa do mundo. Muito legal.

      Excluir
  7. Oi de novo, Marcos! Sabe o que é, é que essa tirinha do Cascão começou a me lembrar da misteriosa HQ Sonhe com Pesadelos, que abre o gibi dessa tirinha.

    Sobre a HQ, fala que o Cascão estava tendo um pesadelo terrível de um diabo querendo dar um banho nele. Aí, como ele ainda tinha esse pesadelo, no dia seguinte, ele sai com uma cara de porco com preguiça (KKK!), e Cebolinha pergunta porque ele estava com aquela cara, e o Cascão responde que teve um pesadelo. Aí, ele tira uma soneca para acabar com o pesadelo. Eis que o diabo do começo aparece de novo, mas Cascão dá um jeito nele, dizendo que diabos não existem. Tudo resolvido, Cascão esquece o pesadelo, mas ele se ferra no final, porque dessa vez é o Cebolinha querendo lhe dar um banho, terminando assim essa história incrível. Muito boa.

    Adorei essa HQ, muito divertida e um pouco tenebrosa. Outra coisa que adoro é HQs com diabos, hoje em dia, diabos em gibis atuais? Meu, é coisa de outro mundo! E é claro que ela é impublicável, pelo fato de ter um diabo nela, mas acredite ou não, ela foi republicada SIM. E foi no Almanaque do Cascão # 37 (Globo, 1997) que acabei conhecendo essa HQ. Você bem que poderia falar dela um dia aqui no blog. E diz se você também acha essa HQ impublicável. Abraços!

    ResponderExcluir