terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pelezinho Coleção Histórica Nº 5


Já nas bancas "Pelezinho Coleção Histórica" nº 5, republicando todas as histórias dos gibis nº 13, 14 e 15 entre Agosto e Outubro de 1978, reunidos em um só volume com lombada.

De comum em todas as edições desse volume, é que foram apenas 4 páginas de passatempos em cada revista, o que é muito bom porque temos mais páginas de histórias no total e é bom saber que estavam produzindo mais histórias dos personagens. Vale lembrar que nos primeiros números, tinham 11 páginas de passatempos por edição. Diferente da 'Coleção Histórica Turma da Mônica', infelizmente não são mostrados nos comentários informações de créditos com nome de roteiristas, desenhistas e arte-final. 

Para quem viu "As Melhores Histórias do Pelezinho nº 8", agora resolveram mudar os traços dos personagens daquele almanaque, tirando os círculos rosados em volta da boca ou os lábios grossos dos personagens negros, ridicularizando e avacalhando com os personagens e que, por isso, não comprarei mais esse almanaque. Ficou combinado que em "As Melhores Historias do Pelezinho" os traços ficarão toscos daquele jeito, mas que na Coleção Histórica permanecerão do jeito tradicional, sem alterar nada dos originais. 

A seguir, faço comentários individuais de cada revista. 

Contracapa com as capas das edições 13, 14 e 15

Comentários gerais:

Nº 13:

Foi até a página 49, incluindo um prólogo do Maurício na página 3 e com 4 páginas de comentários. 

A história de abertura é "O terrível Tonico Fura-Bola", em que um velho que furava as bolas de futebol dos meninos que caía em seu quintal, ao tirar o pó da sua coleção, acaba virando o terrível Tonico Fura-Bola, com poderes, e resolve ajustar as contas com o Pelezinho, de quem foi o único que ele não conseguiu furar a bola quando caiu lá.

Trecho da HQ "O Terrível Tonico Fura-Bola"

Como destaque desse gibi, a história "Meu pedigree" em que o Rex faz de tudo para conquistar uma cadelinha rica. Roteiro ótimo e traços excelentes.

Essa edição marca mesmo por histórias curtas de 1 ou 2 páginas. De 11 histórias no total, com a tirinha final, 6 delas são de assim com 1 ou 2 páginas. Interessante que há comentário de uma história de 1 página, o que não é comum na Coleção Histórica. Também foi só aquela.

Nº 14:

Ocupa 47 páginas do gibi, com 4 páginas de comentários. A história de abertura é "O rapto do recheio". Na trama, Rex cai acidentalmente em uma massa de bolo de uma padaria e acaba sendo recheio do bolo que ia ser levado para uma menina rica, que havia perdido sua boneca. Ao abrir o presente, a menina se encanta pelo Rex, sem saber que era o cachorro do Pelezinho. Só que antes da disputa de quem vai ficar com o cachorro, a menina e o Rex são sequestrados e, então, Pelezinho e Cana Braba vão ter que ajudar os dois a se livrarem dos bandidos.

Com 13 páginas, sendo considerada com muitas páginas para a época, é uma trama bem envolvente e cheio de reviravoltas. Muito bom ver absurdos como o Rex sendo assado dentro do forno, como recheio de bolo, e ver outras coisas inadmissíveis nas histórias atuais, como carro em alta velocidade, sequestro e crianças enfrentando bandidos.

Só não gostei dos traços do bandido negro dessa história, sem colocar círculo rosado na boca ou lábios grossos. Ficou igual como presenciamos com os personagens em "As melhores histórias do Pelezinho nº 8". Olha só como ficou feio.

Trecho da HQ: "O rapto do recheio"

A história toda sem traços ótimos, mas do bandido ficou a desejar. Podiam ter caprichado mais nos desenhos dele. Os negros ficam bem melhores com lábios ou círculo em volta da boca e é raro ter histórias deles sem isso.

Nesse gibi são 7 histórias no total, 3 delas mudas. Mesmo não informando os créditos nos comentários das 3 edições, na história "A grande partida" (em que mostra os personagens em versão baby jogando futebol), é falado quem a desenhou. Realmente os desenhos foram muito bons dessa história.

Nº 15:

Ocupa 52 páginas do gibi, com 5 páginas de comentários e tem 2 páginas de propaganda atual do dossiê "Mônica 50 Anos" (capítulo 10), que podiam ter no lugar páginas de comentários no lugar. Podia ser uma página de comentários a mais em cada edição.

Abre com a história "Cimento fresco". Nela, Pelezinho e Cana Braba ficam presos em um cimento fresco após brigarem em uma partida de futebol e, então, o Jão Balão aproveita para fazer mais um de seus planos infalíveis contra o Pelezinho.

Nessa história teve um erro nos traços do Zé amigo do Jão Balão que estraga os planos infalíveis contra o Pelezinho. Na página 100, o personagem apareceu sem o círculo rosa na boca em alguns quadrinhos, como mostro abaixo: 

Trecho da HQ "Cimento fresco"

Ficou feio o Zé assim, nem que seja em alguns quadrinhos. Não sei como não perceberam isso na época. Porém, se saiu assim na original, pelo menos mantiveram nessa reedição. Menos mal.

No total, o gibi tem 10 histórias. De destaque, a história "Olhos expressivos", em que a Bonga faz charme para o Pelezinho e ela nota que ele só tem olhos para Neusinha. Então, ela, enciumada, faz um plano para o Pelezinho e Neusinha se separarem.

Para constar, quem resolver comprar, um alerta que dou é que alguns lotes vieram com erro gráfico. Parece que teve falta de tinta na impressora e por causa disso algumas páginas desse gibi Nº 15 ficaram com cores em tons verdes. O marrom ficou verde, o vermelho ficou amarelo e o rosa ficou branco; Foram 15 páginas variadas (não em sequência) dessa edição assim, mas as revistas Nº 13 e 14 ficaram tudo normais. Veja esse erro gráfico em 1 dessas páginas abaixo:

Trecho da HQ "Olhos Expressivos": umas das páginas com erro gráfico nas cores

Na banca que eu comprei tinham 3 exemplares e todos com esses erros e pensava que era assim em todas as edições. Só que outro dia, fui em outra banca e estava normal. Então, fica esse alerta para quem não gosta das cores assim com erro gráfico e sugiro folhear antes de comprar para não ter surpresa. 

Aliás, dessa vez estão vendendo menos exemplares por bancas, então as tiragens estão mais limitadas. Nos volumes anteriores tinham mais exemplares vendidos, inclusive na banca que comprei tinha mais e agora só venderam 3. Só está melhor um pouco que a 'Coleção Histórica Turma da Mônica' porque a do Pelezinho todas bancas no meu bairro vende, enquanto que a da Turma da Mônica só 2 bancas vendem, e quando tem é só 1 ou 2 exemplares por banca. 

Sem contar que vive atrasada, chegando sempre nas bancas de um mês para o outro. Essa mesmo é original de dezembro/2013 e só chegou em meapos de janeiro/14. Distribuição péssima da Panini.

24 comentários:

  1. Nossa! Estão alterando a "Histórica"! Que pena. Tá tudo indo mesmo para o buraco. Esses dias eu estava pensando se iria continuar comprando a CH Pelezinho. Comprei esse quinto número. Mas acredito que será o último. Dispensarei os demais.
    No meu exemplar, não há erro de impressão em "Olhos Expressivos".
    Abraços, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, os erros gráficos no meu foram em umas 15 páginas variadas na edição nº 15. E essa página foi uma delas.

      Sobre as alterações, pelo jeito não foram alterados e desenharam como daquele jeito. Menos mal, porém, a foi desenhado feio, pq ficam bem melhore com lábios ou círculo rosa em volta da boca. Eu espero tudo deles agora, depois daquela burrada no almanaque e é bom ficar de olho.

      Abraços

      Excluir
  2. Eles alteraram os traços dos secundarios por acharem que ninguem iria perceber, mas se enganaram. Ainda bem que a historica do Pelezinho tem uma distribuiçao bem melhor que a CHTM, fiquei sem o volume 38 porque não chegou nas bancas que procurei, agora so pela internet mesmo :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não duvidava nada deles alterarem traços dos secundários. Parece q não foram alterados desa vez.

      Sobre distribuição realmente é menos pior q a TMCH, pelo fato de toda banca ter, mas ainda fraca por ter poucos exemplares por banca e chegarem sempre de um mês para o outro.

      Excluir
  3. Marcos, os traços do bandido (no nº 14) e do Zé (no nº 15) não foram alterados. Eles saíram exatamente assim nas originais. O bandido realmente não tem o círculo rosa na boca e o Zé saiu sem ele só naqueles quadrinhos mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André! É q eles alteram tudo pela frente, q dá pra duvidar. Podiam ter caprichado mais nos desenhos do bandido na época e não ter o erro no Zé. Os negros ficam bem melhores com lábios ou círculo em volta da boca, e é raro ter hqs deles sem isso.

      Excluir
    2. Pois é, alteram. Mas até onde sei, quase nada é alterado na Coleção Histórica. Acho que só erros de colorização, que são devidamente mencionados nos textos do Paulo Back.

      Você quando faz esses (ótimos) textos, geralmente mostra como é na original. Dessa vez, você não tinha. Quando for assim, pergunta quem tem e pode ajudar, pra informação não ficar distorcida e o pessoal não embarcar nessa.

      Excluir
    3. Procuro ver informações reais pra não mostrar errado. Como era raro os personagens negros não terem círculo rosa na boca, aí dav aimpressão q alteravam.

      Na Coleção Histórica há alterações sim, e não só nas cores omo já falei algumas vezes. Alteram principalmente o caipirês do Chico Bento, deixando como é o atual, e não informam q foi alterado nos comentários.

      Excluir
    4. É verdade. Tinha esquecido do caipirês.

      Pô, nem precisava mexer nisso...

      Excluir
    5. Não deviam mexer nunca mesmo. É a linguagem da época e tinham q manter. Na nº 38 mantiveram, vamos ver se seguem sem alterar.

      Excluir
  4. Oi, Marcos, não houve alteração nessa revista, então? Isso é mto bom :) O ruim são as cores erradas...Eu não sou mto fã do Pelezinho, conheci a pouco tempo, mas perguntei por essa revista em uma banca esses dias e o moço me disse que se era de dezembro, já havia sido recolhida. Pelo jeito, ele se enganou, já que está chegando agora. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, tudo indica q não teve, embora eu pensava q nas bocas do bandido e o do Zé fossem.

      A revista é de dezembro, e chegou aqui só em janeiro. Capaz de estar chegando nos próximos dias aí. De qualquer forma já era pra ter chegado. O jeito é aguardar.

      Excluir
    2. Sim, vamos ver se chega. Marcos, vi um link interessante explicando a questão dos desenhos. http://www.revistapontocom.org.br/entrevistas/o-negro-nas-revistas-em-quadrinhos
      Parece que esse tipo de desenho carrega algo preconceituoso, mas não nós percebemos, pois perdemos as referências. É uma pena, porque, sem pensar em referências, eu acho os traços fofos. bjs

      Excluir
    3. Ótima matéria Natália. Eles estão mudando os traços dos negros justamente pq acham q causa preconceito. Sinceramente nunca vi nenhum negro se sentindo traumatizado com os personagens.

      Eu adorava os traços antigos, ficavam muito mais simpáticos. Só eles q nao veem isso. E já q resolveram mudar os traços clássicos, eu me recuso a comprar o Almanaque do Pelezinho, q só serviu pra descaracterizar.

      Excluir
  5. Eu acho que ainda não tenho essa revista do Pelezinho... Má distribuição é outra coisa! Não chegou ainda aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A distribuição é horrorosa. Devia chegar no mesmo dia para o Brasil inteiro e no mês certo. Aqui chegou há uns 10 dias e olha q é uma revista de dezembro. Aguarde q deve tá chegando aí (assim espero).

      Excluir
    2. O jornaleiro disse que até já veio, mas que foram duas e já compraram. Pelo visto, vou ter que comprar na internet.

      Excluir
    3. Se já chegou e já venderam, e não tiver outra banca q vende, o jeito é na internet mesmo. Podiam vender mais exemplares por banca. Até tinha, mas nesse volume 5, a tiragem tá mais limitada, infelizmente. Ou seja, sempre pioram a distribuição.

      Excluir
    4. Agora, em outra banca, tinham uns 12 exemplares desse, comprei. Em fevereiro! No meu, não havia erro de colorização.

      Excluir
    5. Legal q vc conseguiu comprar, embora superatrasado. Distribuição horrível. Teve sorte porque 12 exemplares desse título em uma só banca é raro aqui.

      Excluir
  6. Já tá enchendo o saco essa política hipocrita de politicamente correto da MSP.
    Mauricio de Sousa, meu filho... então vai ter que ser extinta a Turm da Monica, pois "xingar" pejorativamente de gorducha, dentuça, baleia... é preconceito... O Cascão não pode existir, não toma banho.. que pais ele deve ter em casa, cade o Juizado de Menores... conheço gente que mora no sitio e nao fala como Chico Bento... que preconceito com gente do interior.. e bla bla bla..
    Percebem? Por isso que é uma hipocrisia descarada essa historinha de mudar traços e fazer historinhas infantilóides demais...

    P.S.: Não é certo a gente julgar algo sem ler e tal, mas eu, não curto esses projetos elogiadissimos das Graphic Novels MSP. Sinto um arzinho de quebra de magia. Mas é só minha opinião.

    Abraços do Tioli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tioli... o politicamente correto estraga tudo e perde as características dos personagens. Por isso q não dá pra acompanhar gibis novos.

      A Graphic Novels tbm concordo contigo e não gosto, é mais um caça níquel da MSP q nem é feita pelo pessoal do estúdio, só usa os nomes dos personagens. Muitos gostam, mas eu não.

      Abraços

      Excluir
  7. Marcos, aí vai um link bem legal que li hj de manhã, fala sobre o politicamente correto nas historias da TM.
    http://www.gibiblioteca.blogspot.com.br/2012/01/transformacoes-na-turma-da-monica.html

    Gde abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do link, dá uma visão boa do politicamente correto q predomina agora. É raro eu gostar de uma hq nova deles por causa disso. Valeu pela indicação. Abraços

      Excluir