sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Saiba Mais Nº 75: Mônica 50 Anos


Nas bancas, "Saiba Mais nº 75", mais uma edição especial em comemoração aos 50 Anos da Mônica. Nessa postagem comento sobre essa edição e falo um pouco sobre esse título como um todo. 

"Saiba Mais" tem periodicidade mensal, 36 páginas, formato 19 x 27,5 cm, capa em papel couché e miolo em off-set, custando atualmente R$ 5,70. Seu público-alvo são professores, educadores e crianças em fase escolar, ou para quem quer se informar sobre os temas, já que o conteúdo dessas revistas são extremamente didático e educativo. Em cada mês a história é sobre um assunto que serve para trabalhos escolares. Falam sobre Descobrimento do Brasil, Imigrantes, Folclore, Páscoa, etc. 

As histórias costumam ser com um personagem explicando sobre o assunto em questão e essas explicações ficam entre aspas, ilustradas com imagens, e são interligadas por um diálogo da turminha e no final uma piadinha para terminar. As professoras podem, por exemplo, mandar os alunos transcreverem os textos que estão entre aspas para o caderno, que montam perfeitamente uma pesquisa escolar. A imagem abaixo ilustra isso. Transcrevendo os textos, o aluno tem uma pesquisa sobre Biodiversidade.

Imagem tirada de "Saiba Mais nº 46 - Biodiversidade" (Ed. Panini, 2011)

Além das histórias, as revistas vêm com várias páginas de passatempos sobre os temas, como uma espécie de "exercício de fixação". Esses passatempos têm conteúdo do que foi falado na história, então após ler a história, fica mais fácil para resolvê-los. Ou seja, as crianças aprendem, brincando. Vem também um joguinho de montar, que vem nas páginas centrais e nas 2 últimas páginas vêm curiosidades sobre o tema que não foram contadas na história, além de uma galeria de imagens. 

Na Editora Globo, a revista era chamada de "Você sabia?", tinha o mesmo formato e foi lançada em 2004, durando 30 edições. Quando a MSP foi pra Panini a revista se passou a chamar de "Saiba Mais", voltando ao nº 1. E as edições do "Você sabia?" foram republicadas pela Panini, exatamente igual, só mudando a capa. Atualmente, eles fazem edições com temas inéditos que não saíram em "Você Sabia?".  O bom que diminuíram muito as páginas de passatempos. Em "Você sabia?" e nos primeiros números da "Saiba Mais", a metade da revista era só de passatempos e agora ocupam em média 4 páginas. 

Eu não compro essa revista porque não me atrai, justamente por esse caráter didático que eu não gosto. Porém, acho importante que ela exista. Além de serem excelentes para pesquisas escolares, eles deixam de publicar histórias educativas desse tipo nos gibis convencionais e somente quem interessa compra. Antes de existir, histórias didáticas assim, além de saírem nos gibis institucionais de distribuição gratuita, também saíam nos gibis convencionais. 

Quando saíam histórias educativas nos gibis antigos, eram de forma resumida, ocupando em torno de 5 páginas, como as histórias "Adoro gatos" (Magali nº 61 - Ed. Globo, 1991) ou explicando sobre os micróbios (Magali nº 81  - Ed. Globo, 1992). Porém, no final dos anos 90 e inicio dos 2000, já passaram a colocarem histórias didáticas mais longas e logo na abertura, como "A história do gato", uma série de 4 histórias que saíram nos gibis da Magali nº 244 a 247 (Ed. Globo, 1998) e a horrível "A... de Abelha'"(Chico Bento # 404 - Ed. Globo, 2002) com o Chico como bom aluno contando sobre a vida das abelhas. Uma das piores do Chico que já li.

Antes dessa edição 75, comprei apenas a "Saiba Mais nº 60" que era sobre o Pelé. Claro que não comprei para saber sobre a história do Pelé, e, sim, para ter a edição "Pelezinho nº zero" que veio junto nessa "Saiba Mais # 60".

Capa de "Saiba Mais nº 60 - Pelé" (Ed. Panini, 2012)

Falando agora sobre a edição nº 75, segue o estilo das anteriores, com uma história, 4 páginas de passatempos e jogo de montar. Os passatempos são relacionados aos 50 anos da Mônica com o conteúdo que foi falado na história e o jogo é um bolo para recortar e montar.

Sobre a história contada, ela tem 20 páginas, dividida em 2 partes. Infelizmente é toda com aqueles traços e letras digitalizados péssimos que insistem em colocar. Acho que para uma revista especial, os traços podiam ser bem melhores que esses e com letras tradicionais feitas a mão. Era o mínimo. Na trama, é inaugurada uma exposição falando sobre os 50 anos da Mônica no bairro do Limoeiro  e o Maurício guia a turma, contando a trajetória da Mônica desde 1963, quando foi criada, até a atualidade.

Uma página de "Saiba Mais nº 75 - Mônica 50 Anos" (Ed. Panini, 2013)

Tudo que deveria ser falado no livro "Mônica 50 Anos" foi falado nessa edição. Fala, então, sobre revistas, filmes, o Parque da Mônica, Gibizinhos, Gibizão, entre outras informações, em ordem cronológica, e apenas citando as curiosidades, ou seja, eles não detalharam. Resolveram criar essa revista, provavelmente, para o público ter que comprar mais uma revista. Podia muito bem estar, sim, em "Mônica 50 Anos", que praticamente não teve nada de informações e curiosidades.

Achei que colocaram poucas capas na edição, sobretudo as das revistas da Editora Globo. Podiam, por exemplo, mostrar a capa da revista da Mônica nº 129 (Ed. Globo, 1997) quando cita a Dalila, coelha de pelúcia rosa da Mônica, namorada do Sansão.

Ainda sobre capas, quando mostraram as revistas nº 1 a nº 12 da Mônica da Editora Abril, não sei porque colocaram a maioria das capas tiradas da "Coleção Histórica Turma da Mônica" em vez de colocarem as originais de 1970 e 1971. Apenas as de nº 1, 2, 3, 5 e 9 foram as originais da Editora Abril; as demais foram tiradas da Coleção Histórica.

Uma página de "Saiba Mais nº 75 - Mônica 50 Anos" (Ed. Panini, 2013)

Houve erro quando o Maurício informou que a Mônica nº 100 da Editora Globo é de Abril de 1994. Na verdade é de Abril de 1995!

No final da revista há uma página de outras curiosidades que ficaram de fora da história, comentando um pouco mais detalhado e, não apenas citando. Dentre essas, falaram sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" de 1990. E na página a seguir tem uma "Galeria Mônica 50 Anos", mostrando imagens de várias versões da Mônica.

É uma edição que vale pelo lado histórico e comemorativo e que não precisavam criar esse especial de "Saiba Mais" para contar essas curiosidades. Era para tudo estar em "Mônica 50 anos". Para quem quer conhecer as informações sobre a trajetória da Mônica também acho válido. No geral, achei tudo normal e, sobretudo, podiam ter caprichado nos traços, que ficaram muito a desejar.

21 comentários:

  1. A Mônica Toy da capa me deu medo :X
    Essa edição não me parece muito "comprável", porque eu já tenho outras revistas e livros sobre a história da Mônica.
    Minha favorita, na verdade, sempre foi a Magali. Podiam fazer esses negócios especiais pra ela também, "Magali 50 anos"
    Ela também foi criada em 1963, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o Mauricio disse que "Magali 50 Anos" será lançada no ano que vem - o do Cascão, que deveria ser lançado em 2011, atrasou tudo. E sim, ela também foi criada em 1963, em maio.

      Excluir
    2. Sim, de fato vão lançar o livro "Magali 50 Anos", mesmo q atrasada. Mesmo assim poderiam falar q ela faz 50 anos nesse ano tbm. As homenagens ficam só pra Mônica.

      Achei um erro lançarem os livros 50 Anos do Chico e do Cascão atrasados.

      Excluir
    3. Na verdade, ela foi criada em janeiro de 64 (a data de aniversário dela é 10 de maio, daí confunde tudo).

      Excluir
    4. Sim, agora foi desvendada a confusão.

      Excluir
  2. Resumidamente, na sua opinião, foi apenas marketing e cifras de dinheiro para a MSP. Agora os traços não parecem digitais, mas as letras sim, apesar de estarem melhorando aos poucos. Apenas quando os personagens gritam, insistem em colocar as letras em itálico e muito grossas.

    Olha que coisa: o Lázaro fez uma pergunta no post da capa de natal da Mônica sobre quando sairia a matéria do Saiba Mais! e do Mônica Especial de Natal, e ainda deu uma ótima sugestão de história. Você acabou não respondendo, acho que por falta de tempo, mas olha aí a resposta, mesmo que indiretamente!

    Comprei hoje o pacote especial do Mônica 50 anos e achei bom. Embalaram cuidadosamente (só que não, porque a revista da Mônica ficou amarrotada) com plástico.Não veio com os comentários, realmente, mas gostei. Diferentemente do Saiba Mais!, publicaram as capas na íntegra, sem mudança de texto, nome da editora e o temido politicamente incorreto!

    E aqui vai minha sugestão: publique algumas histórias de Natal que tenham algum teor bíblico. E sacie a curiosidade do colega Lázaro, por favor, ainda mais que agora fiquei com curiosidade também!

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " foi apenas marketing e cifras de dinheiro para a MSP."

      Sim, apenas um caça niquel da MSP, podiam ter colocado na Mônica 50 Anos. Vale pela raridade.

      Os traços, realmente, não são digitalizados, mas são feios assim e as letras daquele jeito só piora.

      Sobre o pacote especial do livro capas da Mônica, não vou comprar. Prefiro comprar as originais de livrarias, com desconto na internet. E de preferência apenas o volume 1 q é o q mais me interessa. Foi uma bola dentro deles colocarem as capas exatamente como foram na época.

      Não vi a postagem do Lazaro antes até vc falar, por isso não respondi. Já respondi lá. Aguarde as hqs de natal, não sei se serão com teor bíblico, mas pelo menos pra mim são boas.

      Abraços

      Excluir
  3. "Porém, acho importante que ela exista."
    Eu tb penso assim. Essa publicação é importantíssima, por seu valor didático utilizando os quadrinhos. Mesmo no fundo do poço em criatividade, o MSP ainda se sobressai no caráter educativo de algumas publicações.
    Vi essa edição, folheei e não comprei. Fiquei tentado. Mas não me interessou tanto assim e já estou com um monte de coisa pra ler.
    Concordo com vc que algo assim poderia ter sido encartado em Mônica 50 Anos. Ficou parecendo, mesmo, um mero caça níquel.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Essa publicação é importantíssima, por seu valor didático utilizando os quadrinhos."

      Concordo. Tudo q estimular o aprendizado é uma boa. Só não acho certo, hqs longas assim nos gibis convencionais. Deixem para revistas especificas, como a Saiba Mais e as revistas instituicionais de distribuição gratuita.

      O conteúdo dessa edição era pra estar mesmo no livro Mônica 50 Anos. Comprei pela raridade mesmo.

      Abraços

      Excluir
  4. Oi Marcos, esta revista Saiba Mais é mesmo importante. Tenho a coleção quase completa, bem como de Você Sabia?, sua antecessora. Porém, a MSP hoje em dia, é isso que já comentamos exaustivamente nos últimos tempos, então, a não ser que façam uma reformulação profunda e retorno dos personagens as suas origens (o que acho muito difícil), os gibis da turminha ficarão na memória, dos bons tempos vividos, inclusive estes do Saiba Mais. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa revista tem o seu público. É importante.

      Tbm acho q eles não vão retornar às origens. É um caminho sem volta. Abraços

      Excluir
  5. Eu até gostei do Saiba Mais!, mas seria melhor sem esses traços. As letras até tudo bem, poucos letristas (dois)... Mudando de assunto: sei que você não gosta da TMJ, mas recomendo comprar a Mônica Especial em Cores, "Lembranças". É bem boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem essas letras me agradam, prefiro mil vezes as feitas a mão. E os traços são bem feios.

      Valeu pela sugestão da TMJ, mas essa não compro. Fora q é muito cara.: R$ 10,90.

      Excluir
  6. Essa eu li todinha descaradamente na banca hehehehe Nem me interessei. Realmente poderiam ter colocado essas informações no livro "Mônica 50 anos". Mas a MSP deve querer aproveitar o máximo dessa fase "50 Ano$$$".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... o cara da banca q nao deve ter gostado rsrs...

      Com certeza, o Mauricio quer aproveitar a data pra ter o seu caça níquel. De qualquer forma tá acabando o ano da dentuça.

      Excluir
    2. E sabe que o cara da banca nem viu? kkk Me sentei num canto longe e comecei a ler kkk

      Excluir
    3. Eu comprei essa revista pelo valor histórico dela. Achei legal, mas fugiu do padrão do saiba mais. Deviam publicar em Mônica 75 que foi horrível.

      Excluir
    4. Também seria uma opção boa essa hq ter saido na Mônica 75 de março.... com certeza foi horrível aquela edição, nada de especial.

      Excluir
  7. Não entendo essa doidice de colocarem as capas da coleção histórica, e não é de hoje isso. Quando não é as capas da coleção histórica é capas sem o logotipo da editora. Nada ver isso. Deviam por as originais, pois elas que saíram na década de 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.... material original, sempre. Nada a ver colocar da Coleção Histórica no lugar ou sem logo da editora...

      Excluir
  8. Na tira em que o Cebolinha tenta pegar o coelhinho pela primeira vez, foi em 20 de setembro de 1967 :D

    ResponderExcluir