sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Propagandas Natalinas da Turma da Mônica (Parte 1)

A Turma da Mônica teve várias propagandas clássicas sobre o Natal. Nessa postagem, eu relembro algumas dessas  entre os anos 70 e anos 90,  nostálgicas que marcaram várias gerações.

Em 1979, era lançado o LP "O Natal da Turma da Mônica", com canções de Natal cantadas pela turminha. A propaganda fechou com chave de ouro o ano de 1979, que foi marcado como o "Ano internacional da criança", com direito à selo nas capas das revistas daquele ano. Sem dúvida, esse LP marcou época.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)

"Não esqueça minha Caloi" foi também um marco da propaganda brasileira. Vinculada entre os anos 70 e início dos anos 90, era uma campanha para as crianças espalharem bilhetes em todos os cantos da casa para lembrar os pais de não esquecerem de comprar a bicicleta no Natal. Nos gibis de 1989, eram muito famosas as propagandas das crianças em cima de um muro, e nos gibis de 1990 e 1991, um bonequinho com uma faixa do slogan.

O que poucos sabem é que nos anos 70 era o Cebolinha que era o garoto-propaganda da Caloi, como nessa propaganda rara de 1979 que destaco abaixo:

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)

E ao virar a página, vários lembretes que deveriam ser cortados para serem espalhados pela casa. Chato era ter que estragar o gibi cortando.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)

Em 1980, inclusive, passava na televisão propaganda com o Cebolinha avisando para não esquecer a Caloi. O comercial foi um grande sucesso e ganhou a preferência da garotada. E foi lembrado isso nessa propaganda abaixo de 1980, que aproveitou para divulgar o endereço de departamento de animação do estúdio para outros anunciantes entrarem em contato. Aliás, excelente esse desenho do Cebolinha.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1980)

Em 1983, a Lojinha da Mônica entrou no clima do Natal. Quem comprasse lá no mês de Dezembro, ganharia um brinde. Fica a dúvida qual brinde deve ter sido.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983)

Em 1985, lançaram uma nova propaganda da Lojinha da Mônica, pedindo par ao pessoal comprar presentes lá, com uma linda ilustração, por sinal. Como o texto dela ficou difícil de ler, transcrevo aqui:

"Neste Natal passe na Lojinha da Mônica. Lá você encontra todos os produtos com a Turma da Mônica. Tudo com carinho para as crianças."

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 88' (Ed. Abril, 1985)

Em 1988, era lançado os cartões de Natal da Turma da Mônica da "Petrograph". Eram parecidos com cartão magnéticos, cada um com ilustrações e mensagens variadas da turma sobre o Natal. Todo mundo queria ter o seu. Dá vontade de ter todos.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 24' (Ed. Globo, 1988)

Também em 1988, Mônica e Cebolinha anunciavam nos gibis os brinquedos da marca "Coluna" para comprar no Natal. Brinquedos e jogos clássicos que deixaram saudade até hoje para quem foi criança nos anos 80. Curiosamente, essa propaganda também saiu nas revistas de Dezembro de 1989 e de 1990, como, por exemplo, nas revistas do 'Cascão Nº 77' e 'Nº 102', respectivamente.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 51' (Ed. Globo, 1988)

Em 1991, foi lançado o panetone da Turma da Mônica da "Bauducco". O grande diferencial era que vinha dentro de um lata de alumínio de 500 gramas, que depois de ter comido o panetone, podia ser reutilizado e ainda por cima servia de decoração. Até hoje não lembro que fim levou esse latão que eu tinha. E, aliás, era muito gostoso esse panetone.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 60' (Ed. Globo, 1991)

Em 1993, era lançado em fita VHS o filme "O Natal de todos Nós", com desenhos animados com os personagens falando sobre a data. Curiosamente, as falas dos personagens são os mesmos textos publicados no 'Almanaque da Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1980). Nesse almanaque, teve uma seção "O Natal de todos Nós" dos personagens falando sobre o Natal (em cada página, um personagem falava), antes das republicações das histórias. E esse texto foi aproveitado para esse filme, só que com animação. A propaganda da fita VHS mostro abaixo:

Propaganda tirada de 'Magali Nº 117' (Ed. Globo, 1993)

E, para finalizar a postagem, em 2000 saía essa ilustração da Turminha. dessa vez não anunciando nada, apenas desejando um feliz natal e um maravilhoso Ano Novo aos leitores. Ilustração bem bacana.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 172' (Ed. Globo, 2000)

Como podem ver, foram propagandas clássicas muito boas e bem criativas, cada uma marcando as suas épocas. Cada um vai ter sua preferida.

36 comentários:

  1. Eu não conhecia esse LP de natal da turminha. Muito legal! Quanto a esses cartões se não me engano foram disponibilizados no Portal. Lembro muito dessa propaganda da Caloi rsrs Essa do panettone também não conhecia. Esse VHS me deu uma boa sensação de nostalgia. Bela postagem (como sempre). Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conhecia q existia o LP, mas não conhecia a propaganda até conseguir a revista do Cebolinha e tbm nunca ouvi as músicas dele.

      Nem lembro de ter visto os cartões no Portal da TM, só sei q eles tinham frente e verso, eu tie uns 2 deles. A propaganda da Caloi só conhecia a dos anos 80; essa do Cebolinha, não. O panettone conhecia e o VHS tbm.

      Legal q gostou. Abraços

      Excluir
  2. Marcos, eu comprei a revista de Natal da Magali e quando abri me deparei com aquelas letras de pc. Parece que estão botando tbm nas hqs de abertura :p
    A propósito, esse 'equipe atitude tmj' é meu perfil da minha outra conta. As vezes esqueço que estou logado nela rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pedro, as letras de PC estão cada vez mais presentes nas hqs de todos os gibis. Ficam horríveis assim. Lamentável.

      Excluir
    3. Porém de história, a de abertura está até boa. De resto, mais do mesmo

      Excluir
    4. Essas letras e esses traços desses jeitos estragam os gibis atualmente. Até tem uma ou outra hq boa, mas com essa arte desanima.

      Excluir
    5. Ah bom saber q "equipe atitude tmj" é vc, jurava q era outra pessoa rs.

      Excluir
  3. Eu sempre fiquei imaginando como eram essas Lojinhas da Mônica...
    Fecharam porque faliram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é porquê ela era de temporadas ... ou estou confundindo com a Praça da Mônica?

      Excluir
    2. Pedro, a Praça da Mônica q era por temporada. A Lojinha da Mônica tinha em vários lugares do país, embora nunca fui em uma.

      Ana, parece q quando inauguraram o Parque da Mônica, eles passaram a vender os produtos da TM lá e posteriormente por telefone e na internet no site oficial. Por isso q a Lojinha fechou.

      Excluir
  4. *Corrigindo erro de digitação :P*
    Há alguns meses, só a HQ de abertura tinha letras manuais :T
    Eu gostava muito daqueles títulos personalizados com listras, bolinhas e uma letra de cada cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora uns 90% dos gibis estão com letras digitais, quando não é 100%. E traços tbm. Começou a ter essas letras horríveis em fevereiro/13 aos poucos e agora são os gibis completos assim.

      Excluir
  5. Curioso que nunca vi um vinil da Turma, na casa de ninguém. Mas comprávamos muitos gibis.
    "Não esqueça minha Caloi" foi um lance genial de publicidade. Melhor do que isso só "Compre Batom".
    Não sou chegado em datas comemorativas. Mas o Natal nos dá muito material para nostalgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vinil q eu tive foi o de 1987, com canções-temas dos personagens... esse de Natal nunca vi, até pq não era nascido na época.

      Adorava as propagandas "Não esqueça minha Caloi" e "Compre batom". Bem lembrado. E com certeza o natal é bem nostálgico.

      Excluir
  6. Que legal..agora fiquei curioso pra ouvir as músicas deste disco ai! xD

    E esse panetone? Devia lança todo ano tipo os ovos de páscoa...sobre a fita VHS tive a sorte de assitir alugado na locadora na época...hoje tem ai no you tube pra quem quiser ver..alias acho que já passou tb até na tvglobo! :p

    Enfim e vc já viu o deste ano? kkk..bem montagem de pc, já não basta as HQs!? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, é capaz de encontrar esse LP disponível pra baixar na internet, mas nem procurei, talvez no site 4shared.com

      O panetone devia mesmo ter todo ano, era muito bom. O VHS é muito legal,sim,

      Os desenhos da TM logicamente é tudo digital tbm. Se as hqs estão assim, o q vai dizer de desenho animado.

      Excluir
  7. Achei muito bom o desenho da propaganda da lojinha da Monica de 'Cascão nº 88', gosto desses traços em q os personagens aparecem mais olhudos q o normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm achei esse desenho muito bonito. Tbm gostava de ve ros personagens assim. Os traços eram ótimos.

      Excluir
  8. Essa propaganda da Caloi fez um sucesso estrondoso. Já vi as propagandas com o Cebolinha nos gibis, mas não sabia que ele era o garoto propaganda. Que bom saber...

    Bela postagem. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia q ele foi garoto-propaganda e muito menos q passava comercial na TV. Nem era nascido. Deve ter sido legal. Pena q não encontrei no youtube.

      Excluir
  9. Lembro muito dessa propaganda da Caloi com o Cebolinha. Tanto nos gibis como na TV, que passava várias vezes.

    E só uma correção: 'Mônica nº 24' de 88 é da Globo e não da Abril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André, na hora de copiar e colar, acabou ficando despercebido isso. Já alterei.

      Excluir
  10. Muito boa postagem, Marcos (só pra variar)... a propaganda da Caloi era mato nas revistinhas, mas realmente não me lembro do Cebolinha anunciando ela... que achado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito raro mesmo, eu tbm não sabia disso antes de ver as revistas da Abril. Legal q gostou da postagem.

      Excluir
  11. Eu lembro bem dos lembretes pra Caloi e de um desenho com a Turminha toda cantando aquela musiquinha de Natal " quero ver vc não chorar, não olhar pra trás nem se arrepender do que faz " ... batendo nostalgia aqui !!!! =)

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro bem dos lembretes pra Caloi e de um desenho com a Turminha toda cantando aquela musiquinha de Natal " quero ver vc não chorar, não olhar pra trás nem se arrepender do que faz " ... batendo nostalgia aqui !!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Eu nunca vi esse desenho, deve ser muito bom.

      Excluir
    2. Qual é o nome desse desenho ?
      Acho que é o que eu achei no site

      Excluir
  13. Gente estou louca por este lp e não acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito raro, difícil de encontrar. Quem sabe no Mercado Livre.

      Excluir
  14. Boa tarde, alguém aqui tem ou sabe onde baixo as 4 musicas do compac disc de natal do ano de 1979.Queria baixar para relembrar o que fez parte da minha infancia. 31-988692985 meu zap, se alguem tiver e quiser me passar, agradeço ,

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um cartão petrograph "o cartão é pequenininho..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana. Nunca tive esses cartões. Guarde bem, é raríssimo.

      Excluir